Educação Física- Licenciatura
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Educação Física- Licenciatura por Autor "Acco Jr, José"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso aberto Dificuldades encontradas pelos professores de educação física para ministrar aulas práticas durante a pandemia do COVID-19: uma revisão bibliográfica(2021-12-09) De Souza, Jéssica DandoliniCom a situação atípica gerada pela pandemia do Covid-19, as aulas foram suspensas, fazendo com que os professores e alunos precisassem buscar novos métodos de ensino-aprendizagem. Os professores de Educação Física se viram diante de um novo desafio, ensinar a cultura corporal de movimento para crianças e adolescentes através do uso de tecnologias e, ainda, buscar mantê-las motivadas para realizar as atividades propostas. O presente estudo teve como objetivo principal identificar as dificuldades e desafios encontrados pelos professores de Educação Física nas aulas práticas durante a pandemia do Covid-19. Através do método de revisão sistemática, foram verificados 2 estudos na plataforma SciELO e 10 na ferramenta de busca Google Acadêmico. Após aplicar os critérios de exclusão, 5 estudos foram selecionados para o presente estudo. Os resultados apresentaram que os professores enfrentaram diversas dificuldades como a dificuldade de adaptação para as aulas online e de dominar ferramentas tecnológicas, resistência dos alunos quanto a ligar a câmera e à participação nas aulas, dificuldade em obter devolução de atividades e de lidar com as reclamações das famílias quanto ao ensino. Porém, por ser um tema muito recente, faz-se necessário novos estudos para agregar informações a este.Artigo Científico Acesso aberto O ensino do futsal escolar e o desenvolvimento da cognição : uma análise sobre os métodos de ensino(2021-06-30) Farias, André Antonio deResumo: O futsal é um esporte apaixonante que está incluído no ambiente escolar e traz inúmeros benefícios aos seus participantes seja no aspecto físico, cognitivo ou social. O objetivo deste estudo é analisar os métodos de ensino para o futsal escolar que estimulem o desenvolvimento da cognição e a compreensão do jogo, também se pretende apontar possibilidades de intervenções mais motivantes aos alunos. Através de métodos inovadores de ensino como o dos Jogos Condicionados, TGfU e o Método Situacional, analisaremos como esses métodos são importantes e auxiliam na aplicação de aulas utilizando jogos e incluindo a tática juntamente no ensino da técnica, o que favorece o entendimento e compreensão do jogo pelo aluno. Foi realizada uma revisão de artigos em português onde se trata do tema método de ensino do futsal. As buscas referentes ao objetivo do estudo foram realizadas sem restrições de ano, nos portais de periódicos CAPES, SCIELO e no GOOGLE. Para esta pesquisa foram selecionados 10 artigos que atenderam os critérios de inclusão e que fazem parte deste trabalho. Diante do referencial levantado, pode-se concluir que as metodologias citadas trazem inúmeros benefícios no ensino do futsal. Ao analisar os resultados encontrados conseguiu-se comprovar a eficácia dos métodos, onde se percebeu inúmeros pontos positivos quando bem planejados, proporcionando o crescimento da capacidade cognitiva e entendimento de jogo.