Educação Física- Licenciatura
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Navegando Educação Física- Licenciatura por Autor "Acco, Luciane Lara"
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Artigo Científico Acesso aberto Avaliação do conhecimento em primeiros socorros de acadêmicos dos cursos de educação física – bacharelado e licenciatura da Universidade do Sul de Santa Catarina(2020) Ritta, Raniele da SilvaIn recent years, with the increase in violence, traffic accidents, suicide attempts, drowning, hypertension, choking in public and busy places such as school environments, these urgent and emergency situations lead to the need to address issues and the interventions by people who have minimal knowledge in the field of first aid. Therefore, it is expected that the Physical Education professional is prepared to perform emergency procedures quickly and safely, always with the objective of protecting the physical integrity of his students and all who attend his work environment. The study aimed to evaluate the knowledge of Physical Education students - Bachelor and Physical Education - Degree from the Universidade do Sul de Santa Catarina on first aid. The sample was for non-probabilistic convenience containing 69 Physical Education students of both sexes, over 18 years old. The research instrument was a questionnaire with open and closed questions, in order to verify the students' knowledge about first aid. According to the analysis of the data obtained, it was found that most academics are theoretically qualified to act and provide first aid if necessary.Artigo Científico Acesso aberto O ensino remoto na educação física escolar em tempos da pandemia da covid-19: uma pesquisa bibliográfica(2021-12-09) Pacheco, Rafaela RibeiroA chegada do Coronavírus no Brasil afetou o país inteiro em diversos setores, inclusive nas escolas e universidades de ensino presencial. A grande maioria dos professores tiveram que repensar e adaptar sobre os seus métodos de ensino juntamente com as escolas, com isso os professores tiveram que se reinventar, ou seja, criar estratégias, metodologias e planejamentos para que seus alunos participassem de suas aulas. Por conta deste momento que infelizmente estamos vivendo de pandemia, foi feito uma pesquisa bibliográfica utilizando artigos encontrados no site de periódicos do capes (site oficial do governo brasileiro de conteúdos científicos) sobre o ensino da educação física escolar em tempos de pandemia da COVID-19. A pesquisa abordou sobre as dificuldades que os professores de educação física encontraram durante suas aulas, e também sobre os planejamentos e atividades ministradas pelos professores de educação física durante o ano letivo, no qual o ensino foi de forma online. No artigo A foram realizadas atividades utilizando poucas ferramentas e pouco espaço por conta dos alunos, além disso também foram realizadas atividades em vídeos e imagens e videoaulas de até 10 minutos por semana. No artigo B foi relatado o desleixo dos alunos na realização das atividades propostas, foram realizadas várias atividades relacionadas sobre “o que é o esporte?” e também videoaulas, discussões e debates. Essa pesquisa foi realizada de forma que pudéssemos contribuir para a realização de novos artigos, e também é de suma importância lembrarmos que essas dificuldades que os professores encontraram durante a pandemia nas suas aulas servirão de experiências, pois essa pandemia nos deixou um grande aprendizado em nossa área.Artigo Científico Acesso aberto A importância do domínio dos professores de educação física em executar manobras de primeiros socorros nas escolas no município de Laguna-SC(2021-12-08) Netto, VitóriaA todo momento estamos expostos a possíveis acidentes, e no âmbito escolar não é diferente. É necessário ter professores preparados e que tenham conhecimento sobre como se portar em situações de urgência e emergência, sendo leves ou graves. Com a finalidade de mostrar a importância de aprofundar o conhecimento sobre as manobras de primeiros socorros, esta pesquisa de campo tem como principal objetivo investigar o domínio dos professores de educação física ao socorrer de forma rápida e segura uma pessoa dentro do ambiente escolar. A amostra foi composta por 10 (dez) professores atuantes no município de Laguna, pessoas com idade entre 23 e 50 anos. O instrumento de pesquisa foi por meio de um questionário online disponibilizado através da plataforma do Google Forms, contendo perguntas objetivas que visam verificar o conhecimento sobre a temática de primeiros socorros. A metodologia foi de forma descritiva. Com a análise os dados coletados cerca de 85% dos profissionais da amostra estão teoricamente preparados para executar manobras de salvamento em uma emergência. Porém, mesmo que 90% dos profissionais estejam atuando na área da educação a mais de 5 anos, é preocupante que 80% dos profissionais ainda não buscaram atualizações sobre primeiros socorros após o fim da formação acadêmicaArtigo Científico Acesso aberto Inclusão do deficiente visual nas aulas de Educação Física(2021-06-30) Netto, Marcos Vinicios BelmiroSegundo a UNESCO a inclusão e participação são essenciais à dignidade e ao exercício dos direitos humanos, principalmente no campo da educação, por este motivo o presente estudo tem como objetivo verificar o nível de conhecimento dos professores de educação física, acerca de práticas educativas interativas, para estudantes deficientes visuais (DV), do ensino fundamental anos iniciais da rede municipal de Laguna SC. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário elaborado pelo autor no Google Forms e encaminhado a professores ACTS e efetivos da rede municipal de Laguna. Por meio deste estudo foi possível verificar que há uma maior necessidade de abordagem acadêmica sobre educação inclusiva e um maior investimento em políticas públicas para pessoas com deficiência visual no ambiente escolar.Artigo Científico Acesso aberto Métodos de avaliação dos professores de educação física no Ensino Fundamental II na cidade de Tubarão/SC(2020) Dos Santos, Gabriel; Miranda, AndersonPor meio deste analisamos a importância da avaliação feita por professores de educação física no ensino fundamental. Objetivo desse estudo é saber qual o método de avaliação mais utilizado pelos professores de educação física do ensino fundamental II na cidade de Tubarão SC. É uma pesquisa de estudo descritiva de abordagem quantitativa no intuito de saber qual o método e avaliação dos professores de educação física no ensino fundamental II na cidade de Tubarão SC. Participaram da pesquisa 06 professores da rede municipal de Tubarão SC. Foi enviado um questionário online com 11 perguntas. A coleta de dados foi feita através de um questionário online relacionado ao método e avaliação dos professores de educação física no ensino fundamental II na cidade de Tubarão SC. A análise de dados foi a partir de uma estatística descritiva com valores de medida central e dispersão das variáveis quantitativas e frequências absolutas e relativas das variáveis qualitativas e utilizamos no Excel. Com os resultados obtidos através de um questionário online feito com estes professores citados acima, chegou-se a constatação de que os mesmos utilizam a avaliação processual ou formativa como seu método de avaliação preferido.Artigo Científico Acesso aberto A motivação de alunos em práticas pouco utilizadas na educação física escolar no ensino fundamental II(2020) Alegre, Douglas Alves; Rechia, Elísio TessmannDiante das nossas vivências constatamos que há uma grande falta de motivação em outras práticas não tão populares nas aulas de educação física. O objetivo desse estudo é verificar a motivação de alunos do sexo masculino e feminino do ensino fundamental 2, entre 12 e 15 anos, em práticas esportivas pouco utilizadas na educação física. É uma pesquisa de estudo descritiva de abordagem quantitativa com propósito de evidenciar dados. Fizeram parte da amostra um total de 14 estudantes do ensino fundamental II. Foi entregue o questionário online com 10 questões referentes ao tema. A coleta de dados foi realizada através de questionário online semiestruturado relacionado a Motivação de alunos em práticas pouco utilizadas na educação física escolar no ensino fundamental II. Foi a partir de uma estatística descritiva com valores de medida de tendência central e dispersão das variáveis quantitativas e frequências absolutas e relativas das variáveis qualitativas e utilizamos Excel. Como se pode notar pelos dados apresentados, os alunos se sentem extremamente motivados com relação a prática de educação física e praticam as atividades por prazer. A pesquisa demonstrou que a atividade que mais agrada os alunos é a prática do futsal, a uma certa rejeição dos alunos com relação ao atletismo e ao basquetebol, e como era esperado o futsal ficou com o menor índice de rejeição em aula pois é considerado o esporte mais trabalhado pelos professores.Artigo Científico Acesso fechado Níveis de atividade física e níveis de exposição a comportamentos sedentários em estudantes do curso de Educação Física – Licenciatura da Universidade do Sul de Santa Catarina, no município de Tubarão - SC(2021-12-08) Santos, AndersonResumo: A tecnologia desde o seu surgimento vem transformando o modo de vida da sociedade, mas o seu uso excessivo tem se tornado prejudicial a saúde das pessoas. Estudos apontam que indivíduos que frequentam as universidades se expõe a um maior período em frente a telas. Por conta disso, o objetivo geral desse estudo é, analisar os níveis de atividade física e os níveis de exposição a comportamentos sedentário em estudantes do curso de Educação Física – Licenciatura. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de campo, com abordagem de dados quantitativos e de corte transversal. Foi utilizado um questionário internacional de atividade física (IPAQ) na sua versão curta para avaliar os níveis de atividade física e os níveis de comportamento sedentário dos acadêmicos. Para a análise de dados, foi utilizado a classificação do nível de atividade física do IPAQ. Os indivíduos participantes da pesquisa são acadêmicos do curso de Educação Física - Licenciatura da Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul. Os resultados encontrados foram satisfatórios sobre os níveis de atividade física, sendo a maior parte deles fisicamente ativos conforme a classificação do nível de atividade física do IPAQ.Artigo Científico Acesso aberto Nível de conhecimento em primeiros socorros de profissionais graduados no curso de educação física licenciatura atuantes da rede estadual de Tubarão Santa Catarina(2020) Cunha, Camila ZuchinaliIt is extremely important that the Physical Education professional has knowledge and is able to meet the needs related to first aid in school institutions. The objective of this research was to verify if the Physical Education professional graduated in degree, performed some training in first aid after graduation, and also to know if he is able to perform first aid. For the sample, 5 physical education teacher of both sexes, working in the state network of Tubarão - SC, were interviewed. This data collection was done through questionnaires with 15 questions interspersed in open and closed. The survey seeks to make participants aware of the importance that the search for updates can provide, as well as the benefits. This analysis was quantitative and qualitative with data collection, thus seeking results and percentages of the qualification of the knowledge of physical education teacher. It is concluded that physical education professionals are neither prepared nor able to deal with situations that require first aid, and that the majority did not seek any kind of updating after graduation.Artigo Científico Acesso aberto Pesquisa sobre o nível da prática de exercícios físicos durante a quarentena da pandemia de Covid-19 em 2020 da população da região “AMUREL” de Santa Catarina.(2020) Rinaldi, Carlos DanielThe world was quarantined in early 2020 by the rapid spread of the new corona virus, and social detachment forced the majority of the population to be isolated in their homes to prevent mass contamination. The aim of the research is to seek to know the level of physical activity of the residents of the “Amurel” region during this period, and to know if there is an awareness that food and physical exercises during the “lockdown” periods are essential to maintain the Cheers. The work method included the application of an online questionnaire via Google Forms for 106 participants, with content of 8 questions aimed at assessing the level of physical activity of the population. It was concluded with the research that the level of physical activity had a significant drop, which is alarming and must be treated with extreme importance by the academic environment of the Physical Education course, and by the professionals already trained in the area.