Engenharia Mecânica
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Navegando Engenharia Mecânica por Autor "Costa Neto, Luiz"
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Artigo Científico Acesso fechado A Importância e Aplicabilidade Da Gestão Da Manutenção Na Indústria 4.0 Com o Desenvolver Da Internet Das Coisas(2023-06-19) Pinheiro Filho, InaldoRESUMO O presente artigo busca uma abordagem sobre a gestão da manutenção aplicada à indústria 4.0 e a importância da manutenção no processo de produção e eficiência dos resultados. O objetivo é analisar a importância e aplicabilidade da manutenção na indústria 4.0, baseada em manuais descritivos, livros, revistas e dissertações mencionados nesse artigo. Com a evolução da gestão da manutenção podemos ver o aumento da disponibilidade dos equipamentos nas indústrias, através das aplicações da manutenção corretiva, preventiva, manutenção preditiva e os cálculos indicadores que são utilizados para saber a eficiência e rendimento dos equipamentos que contribuem para o melhor funcionamento da cadeia produtiva. Contudo referente à gestão da manutenção na indústria 4.0 não se pode esquecer o avanço das tecnologias aplicadas ao processo de manutenção, através da organização na produção e com o avanço da internet das coisas, que tem grande possibilidade de disponibilizar dados dos equipamentos por parte de utilização e tempo de paragem. Visto que o dinamismo e a confiabilidade dependem sempre da preservação dos equipamentos e processos, assim como o gerenciamento e planejamento do setor de manutenção, sempre tem que estar em constante evolução e com as tecnologias presentes nesse artigo, que são responsáveis pelo futuro da indústria.Estudo de Caso Acesso aberto Manutenção preventiva em feixes de trocadores de calor em refinarias(2023-06-16) Costa, ThiagoOs trocadores de calor são fabricados em diversos materiais para suportarem as mais variadas condições de trabalho que operam. Como por exemplo, tipo de fluido de trabalho, pressão e temperatura de operação. Devido a essas condições desses materiais, os feixes dos trocadores de calor sofrem muitos desgastes devido aos produtos que entram em contato diretamente com os mesmos. Devido a isso, é necessário a contratação de serviço de manutenção preventiva ou corretiva com empresas especializadas, conforme as normas específicas desses equipamentos, pois as mesmas garantem a qualidade do serviço devido a estrutura que possuem e a experiência dos profissionais que executam a atividade. Durante a manutenção dos feixes são inspecionadas as ranhuras de vedação da placa espelho para a eliminação de possíveis vazamentos nas regiões de assentamento das juntas de vedação, realizando a usinagem dos espelhos quando necessário para recomposição das ranhuras, avaliação dos tubos antigos e substituindo parcialmente ou plenamente os que estão com desgaste por novos, mandrilagem e/ou soldagem dos tubos no espelho utilizando procedimentos específicos. Dessa forma, é possível assegurar a confiabilidade e a vida útil dos equipamentos. Outra etapa importante, são os ensaios não destrutivos para as ligações soldadas, pois garantem que os tubos estejam estanques na placa espelho. Os mais utilizados são o ensaio visual e o ensaio por líquido penetrante. Seguindo estas etapas, é possível uma redução do custo da empresa e um aumento da vida útil do equipamento.Estudo de Caso Acesso aberto TPM e Manutenção Planejada: Estudo de caso em um Indústria de biscoitos(2023-06-19) Melo, Larissa; Mendes, Gabriela; Souza, MárcioA metodologia do TPM (Manutenção Produtiva Total) foi largamente utilizada pelos japoneses após a primeira guerra, e que devido a sua eficácia se espalhou pelo mundo, primeiro se enraizou na indústria automobilística, mas tendo introduzido a manutenção preventiva nas indústrias de processo, chegando até as indústrias de biscoito brasileiras. Um dos pilares do TPM é a ação dentro da manutenção, ou o pilar da Manutenção Planejada, e como a metodologia é aplicada para alavancar os resultados de uma unidade. A manutenção planejada trabalha sobre os princípios de manutenção preventiva, manutenção de oportunidade, manutenção preditiva e manutenção baseada no tempo. Para isso foi necessário estudar a influência da instituição da manutenção planejada dentro dos resultados de manutenção, contando com auxílio da medição dos resultados. Para executar a comparação entre o antes e o depois da instituição da manutenção planejada se utilizou a indisponibilidade, o MTBF (Tempo médio entre falhas) e o MTTR (Tempo médio para reparo após uma quebra), chegou-se a um resultado de percentual de paradas (indisponibilidade) próximo a 0,3%. Neste trabalho associa-se os resultados à utilização da manutenção preventiva e planejada, com sua metodologia e antecipação das quebras, ao resultado obtido na indisponibilidade dos dois pontos focais da linha em estudo: O forno e as embaladoras.