Engenharia Mecânica

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 27
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Estado da arte das metodologias de soldagem e perspectivas para o futuro
    (2023-06-20) Silva, Geanderson; Souza, Guilherme; Dutra, João
    O processo de soldagem caracteriza por aquecimento termico localizado em uma determinada região da peça que através desse processo provoca tensões e deformações, e é definido pela AWS (AMERICAN WELDING SOCIETY) como processo de união de materiais usados para obter a coalescência (união) localizada de metais e não-metais, produzida por aquecimento até uma temperatura adequada, com ou sem a utilização de pressão e(ou) material de adição. A prática da soldagem é utilizada nos mais variados campos de atuações, devido a sua grande utilidade com relação à produção de materiais para as atuações dos profissionais, entidades e afins. O presente artigo foi elaborado para que se possua o entendimento da soldagem naval, com foco em perspectivas para o futuro e também mostrar um pouco do vasto universo da soldagem, falando sobre alguns tipos de soldagem e citando algumas aplicações. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, pesquisas em sites e fóruns relacionados ao tema.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Inspeção interna e externa de tanques de armazenamento de combustíveis
    (2023-06-15) Mendes, Paulo Roque
    Este artigo pretende apresentar um estudo realizado com a finalidade de através dos seus levantamentos, dados técnicos coletados proceder uma inspeção interna e externa, analisar a condição física e concluir com uma correta avaliação a integridade de um equipamento. Levantar através de um “RELATÓRIO DE INSPEÇÃO” os problemas, identificar, informar, orientar todas as medidas para correção e a programação de manutenção Corretiva, Preventiva ou Preditiva. O “RELATÓRIO DE INSPEÇÃO” vai conter um histórico e deve seguir alguns passos previamente definidos para sua confecção e posterior implementação de medidas corretivas programadas ao longo do período definido. Podemos fazer a inspeção visual ou através de equipamentos de C SCAN para uma varredura e mapeamento de corrosão (PIT’s), indicação de espessura dos anéis e problemas nas juntas soldadas. Esta varredura levará em consideração as chapas do fundo de tanque, costado e teto, nas partes interna e externa do equipamento. Os processos de varredura podem necessitar da utilização de andaimes para facilitar o acesso aos anéis superiores, também vai contemplar a inspeção e a visualização de porcas, conexões, parafusos, tubulações, válvulas e boca de visita (BV) para se avaliar as condições de conservação e operação de todos esses acessórios. A varredura também visa determinar o tipo de corrosão para que seja estimada a extensão do desgaste, como este se dispõe pela área a ser varrida e quais são os agentes de desgaste que estão atuando tanto na corrosão localizada quanto na generalizada (NR 13 – 4 jul 2022).
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Engenharia Mecânica: uma visão baseada no desenvolvimento sustentável 2023
    (2023-06-21) Negreiro, Luiz; Silva, Christyan; Junior, Gilson
    Neste presente artigo, temos como objetivo informar e discutir a respeito da necessidade de estratégias sustentáveis nas atividades econômicas mundiais sobre o conceito de desenvolvimento sustentável relacionado à indústria e à engenharia mecânica. As questões ambientais, nos últimos anos, se tornaram um dos temas mais debatidos pela sociedade e de discussões de Países através de reuniões temáticas e órgãos supranacionais, com grande destaque para o papel da Organização das Nações Unidas (ONU). O desenvolvimento sustentável é uma ideologia que defende um modelo de desenvolvimento global que promove a satisfação das necessidades das gerações atuais, sem que estas ponham em risco a possibilidade de gerações futuras satisfazerem as suas. Apresentaremos ideias que estão atualmente sendo aplicadas e projetos que estão sendo desenvolvidos, com o interesse de discutir esta problemática ambiental em escala global, com abordagens críticas seja elas abrangendo todas as engenharias e com foco na engenharia mecânica, de forma que um desenvolvimento sustentável venha a progredir, desde ações cuja finalidade é ser menos poluente e menos consumista, com indicadores da situação atual e as probabilidades do nosso futuro. Por fim, no desenvolvimento do nosso trabalho de conclusão de curso, percebemos a importância e a necessidade atual do planeta, toda a população precisa da consciência e tentaremos explicar a importância da agilidade da mudança de nosso estado atual.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Manutenção preventiva em feixes de trocadores de calor em refinarias
    (2023-06-16) Costa, Thiago
    Os trocadores de calor são fabricados em diversos materiais para suportarem as mais variadas condições de trabalho que operam. Como por exemplo, tipo de fluido de trabalho, pressão e temperatura de operação. Devido a essas condições desses materiais, os feixes dos trocadores de calor sofrem muitos desgastes devido aos produtos que entram em contato diretamente com os mesmos. Devido a isso, é necessário a contratação de serviço de manutenção preventiva ou corretiva com empresas especializadas, conforme as normas específicas desses equipamentos, pois as mesmas garantem a qualidade do serviço devido a estrutura que possuem e a experiência dos profissionais que executam a atividade. Durante a manutenção dos feixes são inspecionadas as ranhuras de vedação da placa espelho para a eliminação de possíveis vazamentos nas regiões de assentamento das juntas de vedação, realizando a usinagem dos espelhos quando necessário para recomposição das ranhuras, avaliação dos tubos antigos e substituindo parcialmente ou plenamente os que estão com desgaste por novos, mandrilagem e/ou soldagem dos tubos no espelho utilizando procedimentos específicos. Dessa forma, é possível assegurar a confiabilidade e a vida útil dos equipamentos. Outra etapa importante, são os ensaios não destrutivos para as ligações soldadas, pois garantem que os tubos estejam estanques na placa espelho. Os mais utilizados são o ensaio visual e o ensaio por líquido penetrante. Seguindo estas etapas, é possível uma redução do custo da empresa e um aumento da vida útil do equipamento.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Importância das ferramentas PDCA e CMMS para benefícios do planejamento de gestão de manutenção
    (2023-06-25) Neves, Everton Leite; Santana, Jerffeson Bhergue de Oliveira; Simão, Thyago Phellyppe de Moura
    Para sobreviver ao mercado competitivo, as empresas estão buscando por ferramentas que ofereçam um diferencial e agregue valores significativos diante da concorrência, desse modo, tem-se a seguinte questão: como o planejamento de gestão de manutenção pode ser uma estratégia positiva para garantir uma melhoria significativa na produtividade e lucratividade das empresas? À medida que as organizações investem em projetos, planejamentos, programas e gestões voltadas a conservação e manutenção das suas máquinas e equipamentos fazem com que sejam agregados muitos valores para a capacidade produtiva da empresa, estão fazendo com que os seus resultados esperados sejam alcançados, atingindo a demanda do mercado. Esta pesquisa tem por objetivo propor um estudo sobre a importância do planejamento de gestão de manutenção para as empresas, evidenciando seus benefícios e vantagens competitivas através de uma pesquisa bibliográfica que considere estudos e pesquisas publicadas recentemente em sites de repositórios acadêmicos. Os resultados encontrados indicam que a gestão de manutenção atua contando com ferramentas que podem otimizar seus processos, entre essas ferramentas, estão o PDCA e o CMMS que contribuem tanto com a tomada de decisões dos processos de gestão como a melhoria contínua do setor produtivo. Desse modo, conclui-se que uma gestão de manutenção possibilita as empresas redução de custo com manutenções, prevenção de possíveis falhas entre máquinas, aumento da vida útil dos equipamentos, maior economia para as empresas e outros.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A Importância da Manutenção de Veículos Automotores
    (2023-06-22) Silva, Luciano Lourenço da; Santos, Edcarlos Damião dos; Torreão, Aety Augusto Castello Branco
    A manutenção adequada de veículos automotores é essencial para garantir a segurança dos passageiros, prolongar a vida útil do veículo e reduzir os custos de reparo a longo prazo. Tal revisão bibliográfica, proposta de pesquisa do artigo, apresenta que existem muitos fatores que afetam a manutenção de veículos automotores, incluindo as condições de operação do veículo, a qualidade do combustível e dos lubrificantes, e o uso adequado de peças de reposição. Outra questão importante abordada é a utilização de peças de reposição de qualidade, peças de má qualidade podem comprometer o desempenho do veículo e causar problemas, com isso, o artigo tem como objetivo principal apresentar a importância da manutenção como um dos principais fatores para a conservação do veículo automotor. Quanto à abordagem, se classifica como uma pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa e descritiva.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Transição para veículos elétricos: Implicações e desafios energéticos.
    (2023-06-21) Silva, Danilo Vieira de Souza; Silva, Lucas Augusto S. da; Silva Junior, Valdir Jose da
    A importância e destaque atual dos automóveis elétricos no mundo está cada vez mais evidente. É fundamental considerar as questões ambientais relacionadas à preservação dos recursos naturais e do ecossistema. Ao mesmo tempo, a globalização requer tecnologia, velocidade e otimização máxima do tempo, onde o transporte é fundamental. Nesse contexto, várias tecnologias estão sendo desenvolvidas e aprimoradas para uso em diferentes tipos de veículos movidos a eletricidade. Portanto, muitas empresas fabricantes de veículos originalmente movidos a combustíveis fósseis estão investindo recursos financeiros e humanos em avanços nessa área. Em um contexto dinâmico como esse, é necessário discutir e compreender esse novo modelo de transporte, levando em consideração a matriz energética tanto a nível global quanto nacional, bem como as contribuições e impactos que esse novo modelo de transporte gera e continuará gerando nos mercados e na sociedade em que estão inseridos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Gerenciamento e controle de qualidade na montagem de maquinas
    (2023-06-20) Silva, Paulo Rogerio Pinheiro
    RESUMO O controle e a gestão da qualidade da montagem de máquinas é uma parte importante do processo de produção industrial. Consiste numa série de práticas e procedimentos para garantir que as máquinas são montadas corretamente e de acordo com as normas de qualidade estabelecidas. Alguns dos passos e estratégias comuns utilizados neste contexto são: Planejamento do processo de montagem; seleção de fornecedores e materiais de alta qualidade; formação e qualificação dos trabalhadores; inspeção e controle de qualidade durante a montagem; testes finais e verificação; documentação e rastreabilidade; feedback e melhoria contínua. Estes são apenas alguns dos passos e estratégias para gerir e controlar a qualidade da montagem de máquinas. É importante adaptar estas práticas às necessidades e requisitos específicos de cada organização. A gestão e o controle da qualidade na montagem de máquinas desempenham um papel fundamental para garantir a qualidade do produto final e a satisfação do cliente. Sendo assim, a gestão e o controle da qualidade de máquinas são essenciais para garantir a conformidade, a eficiência, a segurança e a satisfação do cliente. Estas práticas contribuem para a redução de defeitos, otimização dos processos produtivos e melhoria contínua, resultando em produtos de elevada qualidade e competitividade no mercado. Palavras-chave: Gerenciamento. Controle. Qualidade. Montagem. Máquinas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Braço Robótico por Módulo de Sensoriamento de Cor
    (2023-06-19) Melo, Vinicius
    Este trabalho de conclusão de curso apresenta um projeto de um braço robótico por módulo de sensoriamento de cor, com foco no desenvolvimento de sua construção física e programação. O objetivo principal do projeto é criar um sistema modular capaz de detectar núcleos e utilizar essa informação para executar tarefas específicas na indústria. A construção do braço robótico envolve a criação de uma estrutura mecânica flexível, que permitia movimentos precisos e versáteis. Além disso, serão utilizados sensores de cor de alta precisão, que fornecerão informações sobre as características cromáticas dos objetos manipulados pelo braço. O processamento desses dados será realizado por meio de técnicas de processamento de dados. A programação do braço robótico será desenvolvida para interpretar as informações de cor fornecidas pelos sensores e tomar decisões com base nesses dados. Serão implementados algoritmos de reconhecimento de núcleos e lógica de controle para executar tarefas específicas, como classificação, separação e montagem de objetos com base em suas características cromáticas. A capacidade do braço robótico em identificar e manipular objetos com base em seus núcleos permite um aumento significativo da eficiência e precisão nas tarefas de produção. Portanto, espere-se que esse projeto contribua para o avanço da automação industrial, fornecendo uma solução tecnológica viável e eficaz para a indústria moderna.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Lean Manufacture
    (2023-06-15) Silva, Samuel Justino da
    Manutenção é definida como a ação de manter, conservar, sustentar, corrigir alguma coisa ou algo. Diante do cenário atual, onde as indústrias são desafiadas à alcançar metas de produtividade e qualidade melhores, levando-as a buscar a redução de custos e garantir uma melhor disponibilidade e confiabilidade dos seus equipamentos, iremos falar sobre Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC), com algumas ferramentas que auxiliam a implantação de um programa de manutenção sistemático, é possível alcançar os objetivos exigidos pelo mercado competitivo com eficiência, melhorando a relação custo benefício. A manutenção Centrada em Confiabilidade através de uma metodologia estruturada, combina vários tipos de manutenção e ferramentas para alcançar a melhor atuação da manutenção, reduzindo as atividades de manutenção preventiva, aumentando a disponibilidade dos sistemas bem como o aumento da vida útil dos equipamentos e redução dos custos
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    TPM e Manutenção Planejada: Estudo de caso em um Indústria de biscoitos
    (2023-06-19) Melo, Larissa; Mendes, Gabriela; Souza, Márcio
    A metodologia do TPM (Manutenção Produtiva Total) foi largamente utilizada pelos japoneses após a primeira guerra, e que devido a sua eficácia se espalhou pelo mundo, primeiro se enraizou na indústria automobilística, mas tendo introduzido a manutenção preventiva nas indústrias de processo, chegando até as indústrias de biscoito brasileiras. Um dos pilares do TPM é a ação dentro da manutenção, ou o pilar da Manutenção Planejada, e como a metodologia é aplicada para alavancar os resultados de uma unidade. A manutenção planejada trabalha sobre os princípios de manutenção preventiva, manutenção de oportunidade, manutenção preditiva e manutenção baseada no tempo. Para isso foi necessário estudar a influência da instituição da manutenção planejada dentro dos resultados de manutenção, contando com auxílio da medição dos resultados. Para executar a comparação entre o antes e o depois da instituição da manutenção planejada se utilizou a indisponibilidade, o MTBF (Tempo médio entre falhas) e o MTTR (Tempo médio para reparo após uma quebra), chegou-se a um resultado de percentual de paradas (indisponibilidade) próximo a 0,3%. Neste trabalho associa-se os resultados à utilização da manutenção preventiva e planejada, com sua metodologia e antecipação das quebras, ao resultado obtido na indisponibilidade dos dois pontos focais da linha em estudo: O forno e as embaladoras.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Implantação da Metodologia de Manutenção Autônoma em Indústria Farmacêutica
    (2023-06) Carvalho, Ayane; Fragoso, Elizangela
    Este trabalho propõe a implantação dos passos 1 e 2 da Manutenção autônoma em uma indústria de grande porte do ramo farmacêutico, no setor de embalagem de sólidos, localizada em Pernambuco. Por ser uma planta nova, está sendo iniciado o pilar de MA (Manutenção Autônoma) em todas as linhas de embalagem de sólidos.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    A Importância e Aplicabilidade Da Gestão Da Manutenção Na Indústria 4.0 Com o Desenvolver Da Internet Das Coisas
    (2023-06-19) Pinheiro Filho, Inaldo
    RESUMO O presente artigo busca uma abordagem sobre a gestão da manutenção aplicada à indústria 4.0 e a importância da manutenção no processo de produção e eficiência dos resultados. O objetivo é analisar a importância e aplicabilidade da manutenção na indústria 4.0, baseada em manuais descritivos, livros, revistas e dissertações mencionados nesse artigo. Com a evolução da gestão da manutenção podemos ver o aumento da disponibilidade dos equipamentos nas indústrias, através das aplicações da manutenção corretiva, preventiva, manutenção preditiva e os cálculos indicadores que são utilizados para saber a eficiência e rendimento dos equipamentos que contribuem para o melhor funcionamento da cadeia produtiva. Contudo referente à gestão da manutenção na indústria 4.0 não se pode esquecer o avanço das tecnologias aplicadas ao processo de manutenção, através da organização na produção e com o avanço da internet das coisas, que tem grande possibilidade de disponibilizar dados dos equipamentos por parte de utilização e tempo de paragem. Visto que o dinamismo e a confiabilidade dependem sempre da preservação dos equipamentos e processos, assim como o gerenciamento e planejamento do setor de manutenção, sempre tem que estar em constante evolução e com as tecnologias presentes nesse artigo, que são responsáveis pelo futuro da indústria.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O impacto tecnológico da indústria 4.0 no Brasil: Alguns benefícios, consequências e desafios
    (2023-06-16) Silva Júnior, Paulo
    : Esse artigo expõe alguns pontos sobre a nova revolução industrial, também conhecida como Indústria 4.0, na qual se investiga suas potencialidades, desafios e dificuldades no Brasil. Com a indústria 4.0, se espera aumentar os índices de produtividade, flexibilidade e inteligência dos meios de produção por meio da automação principalmente, assim se resultaria em fábricas mais inteligentes e automatizadas. Este trabalho investiga os benefícios e os efeitos positivos e negativos de implementações de uma estrutura automatizada e inteligente para a produção manufaturada. Por fim, esse artigo avalia um pouco as expectativas e desafios, na visão das empresas no Brasil e no mundo, acerca desta nova etapa da produção industrial. O trabalho mostra que há uma gama de benefícios para se incorporar da nova revolução industrial no Brasil, entretanto, também existem grandes desafios a serem superados para sua maior difusão.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Cadeira de rodas automatizada por comando de voz
    (2022-06-21) Silva, André; Honório, Gabriel; Lima, Tallyson
    Este projeto aborda a cadeira de rodas automatizada por comando de voz, além de mostrar a importância do avanço tecnológico nos tempos atuais, dando destaque a sua utilização na vida de pessoas com dificuldades de locomoção. O nosso objetivo é implementar melhorias, mecanismos e funcionalidades em uma cadeira de rodas, sempre pensando na vida dos portadores de necessidades físicas especiais, dando-lhes maior autonomia, mobilidade e conforto. O nosso projeto por tanto propõe usar diferentes tecnologias como o uso do reconhecimento do comando por voz, e a implementação de recursos que possibilita percorrer terrenos com acessibilidade reduzida. Criando assim, uma cadeira de rodas motorizada que permita ao usuário a busca pela autonomia em sua locomoção, com consequências positivas para a sua autoestima e inclusão social. A causa para o desenvolvimento do projeto é devida à escassez de opções que o mercado concede para os deficientes físicos, ligado com o exorbitante preço que esta tecnologia está vinculada. A partir disso, o nosso projeto tem como propósito ser uma cadeira de rodas que cumpra os princípios básicos, tendo como diferencial um sistema que possa ser controlado pela voz do usuário e que execute algumas ações de forma autônoma. Então concluímos, que esse projeto chegou para tornar a vida dos PCD mais fácil e agradável, tornando as coisas possíveis, transformando a incapacidade em ação. Por isso optamos pela a realização desse projeto, pois vimos que a melhoria na qualidade de vida dos deficientes está ligada as tecnologias.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Aplicação do Ciclo PDCA na Manutenção de Plataformas Aéreas
    (2022-06-20) Arthur Jose de Lima, Djalma Oliveira Barbosa
    Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo da aplicação do ciclo PDCA na manutenção de plataformas. O aluguel de plataformas aéreas tem grande relevância na economia local, porém, ainda enfrenta barreiras no que diz respeito a manutenções preventivas, elaboração da padronização dos seus procedimentos e principalmente na redução de custo no processo de liberação. Dessa forma, visando atenuar esses problemas foram utilizadas as etapas do ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act) para solucionar a causa raiz de uma falha constante presente na etapa das plataformas aéreas (E450AJ), relacionado especificamente com o desgaste natural do seu sistema hidráulico e/ou elétrico em decorrência do tempo de funcionamento e da não intervenção necessária. Decorrente de uma manutenção preventiva não eficiente e uma liberação prematura para as empresas contratantes, acaba muitas vezes gerando uma parada inesperada no equipamento, que constantemente ocasionavam uma perda elevando os custos da empresa. Para isso, foi desenvolvido um plano de ação para atacar à problemática e observou-se que a falha foi eliminada com êxito. A partir disso, incluiu-se na rotina da manutenção a realização de algumas atividades para se utilizar a capacidade máxima das plataformas e prevenir que ela viesse a ter uma falha na empresa contratante, alterando assim, a qualidade final do serviço. Também foram utilizados os seguintes indicadores e ferramentas: 5 porquês, 5W2H. Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo da aplicação do ciclo PDCA na manutenção de plataformas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Seleção de um sistema de bombas para uma linha de produção de uma indústria produtora de embalagens PET.
    (2022-06) Renato Embiruçú Lyra Filho, Renato
    Este artigo tem como objetivo a seleção de um sistema bombas hidráulicas afim de atender de forma mais eficiente a demanda específica de uma linha de produção, indo desde o sistema de refrigeração dos componentes das máquinas até a troca de calor, com produto final da conformação plástica. Por se tratar de uma indústria de embalagens em poliestireno (PET), os componentes mecânicos que formam a linha de produção sofrem com altas demandas energéticas, sendo necessário um sistema de resfriamento eficaz para evitar possíveis falhas internas ou dificuldades na sua operação, que podem gerar desde não conformidades na qualidade do produto final, atrasos no prazo de entrega para os clientes e baixa de indicadores que controlam os níveis de excelência na produção. Para a escolha do equipamento que mais se adequa as necessidades e que tenha menor custo de manutenção foi feita uma análise de cada tipo de bomba, levando em consideração suas principais características, para que cenário ela mais se encaixa e quais são suas principais vantagens e desvantagens.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Gestão estratégica de manutenção: análise das ferramentas aplicáveis no ambiente produtivo
    (2022-06-21) Silva, Efraim; Alves, Roberto
    Muitos autores destacam o impacto favorável que uma abordagem estratégica nos processos de manutenção, assim como em qualquer outra área dentro de uma organização, tem como importância por poder apresentar diferenças positivas nos resultados de desempenho da empresa além de possibilitar que as mesmas se posicionem de maneira proativa ao contrário das ações reativas que muitas utilizavam antigamente, segundo os mesmos desta maneira é possível evitar situações importunas, como também se preparar previamente para que a solução destas situações sejam feitas de maneira mais rápida e eficiente, ocorrendo com linearidade e sem complicações. A constante evolução no ramo de tecnologia permite que as empresas evoluam, se desenvolvam e se aprimorem cada vez mais melhorando assim questões como produtividade, rendimento, desempenho, entre outros. Porém, isto não elimina a necessidade de manutenção nos equipamentos utilizados na empresa, o que torna importante o planejamento deste processo para que não afete negativamente os resultados finais.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Implantação do plano de manutenção nas bobinadeiras Lohia
    (2022-06) Guedes, Edicleiton; Medeiros, Ernandes
    Esse trabalho possui o intuito de apresentar a melhoria de um equipamento através das práticas de manutenção sendo elas elaborada pela equipe de planejamento e executada pelo mantenedor responsável do equipamento, sabendo que esse mesmo projeto pode ser realizado em qualquer máquina que possua a oportunidade de haver uma manutenção em seus componentes. O trabalho apresentado vem sendo feito devido a oportunidade de melhoria no processo, que respectivo ao número de refugo apresentado no processo subsequente, se criou a necessidade de mudar, e melhorar os seus cuidados. Foi verificado no equipamento após a identificação do problema algumas práticas de manutenção que não vinham sendo realizadas, tipo, a falta de manutenção preventiva nos equipamentos. Devido a essa situação foi determinado junto com a gerencia a adoção de um plano de manutenção e o recondicionamento das peças danificadas desses equipamentos. Após a decisão e o início das novas práticas adotadas em um lote de amostragem, foi visto que tivemos uma melhoria significativa aonde foi notório o aumento na qualidade das bobinas desenvolvidas nesses equipamentos. Com essa mudança foi possível melhorar os indicadores de confiabilidade e produtividade, e consequentemente diminuir o refugo gerado na sequência do processo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Evidências do aproveitamento dos oceanos como forma alternativa de energia renovável
    (2022-06-22) Junior, Erivaldo; Firmino, Dara
    Nos últimos anos, foi constatado um aumento de impactos ambientais ocasionados principalmente pela utilização dos combustíveis fósseis como fonte para a geração da energia elétrica, por isso a busca por soluções que diminuam os fatores prejudiciais ao meio ambiente também aumentaram. Contemplando a importância da utilização das Fontes energéticas renováveis para a produção da eletricidade no Brasil e no mundo, evidenciam-se os inúmeros benefícios gerados ao meio natural ainda cumprindo as metas energéticas necessárias. Diante desse âmbito de pesquisa, os projetos de sistemas de Energia Oceânica vêm com a proposta de aproveitar um recurso que não se esgota, que são os oceanos, para trazer a preservação ambiental gerando eletricidade, mas que, ainda assim, atinge pouquíssimo espaço no mundo, principalmente pelo alto custo inicial de implantação. Tendo em vista a importância do tema, o presente trabalho, através de uma pesquisa descritiva se propõe a destacar o uso dos oceanos como uma fonte confiável e segura para produção de energia elétrica, apresentando os principais tipos de dispositivos para geração de energia, bem como os desafios para implantação dos sistemas e suas vantagens e desvantagens. Através dos conceitos e pesquisas foram possíveis assegurar maiores inclusões desta fonte no mercado energético, projetando visão para um futuro promissor em que pode-se contar com uma fonte de energia renovável, eficiente e que traz benefícios para o meio ambiente.