Pedagogia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Pedagogia por Autor "Ávila, Vitória"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso aberto Alfabetização na educação de jovens e adultos: um olhar voltado para a formação docente(2021-07) Ávila, VitóriaEste artigo propõe compreender a formação inicial e continuada dos professores que lecionam em turmas de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos, a fim de traçar uma análise dos elementos que qualificam esses profissionais para a prática docente, frente a essa modalidade de ensino. A questão norteadora da investigação foi como os professores alfabetizadores da Educação de Jovens e Adultos são qualificados para atuar com os sujeitos da EJA. Para isso, a amostra foi de 4 (quatro) professoras que atuam em turmas de alfabetização de três municípios - Braço do Norte, Laguna e Tubarão. Em razão da pandemia do Covid-19, a pesquisa foi realizada remotamente e efetivou-se por meio de questionário, via Google Forms. Nos moldes de pesquisa dialética, trata-se de um estudo de caso. Percebemos que, embora tivessem graduação em licenciatura, todas relataram ausência de disciplinas sobre a EJA na formação inicial ou falta de subsídios metodológicos, revelando a necessidade de atualização do currículo dos cursos de formação de professores. Evidenciamos, assim, que a formação continuada assume papel essencial e fundamentador para a prática na Educação de Jovens e Adultos.