Educação Física - Bacharelado
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Navegando Educação Física - Bacharelado por Autor "MARQUES, Bruna Gabriela"
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Monografia Acesso embargado Doenças crônicas não transmissíveis e a atividade física como alternativa de prevenção(2023-12) VANDERLEI, Guilherme; PORTIOLI, Gustavo; EDUARDO, Jorge; MINARELI, GuilhermeO objetivo deste estudo é identificar e analisar os benefícios da atividade física, envolvendo a prática esportiva e o exercício físico como alternativa de prevenção contra as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), sendo elas: a hipertensão arterial, os diferentes tipos de câncer, a diabetes mellitus, e as diferentes doenças respiratórias crônicas. Para isso, foram realizadas revisões bibliográficas de artigos científicos, com o intuito de esclarecer as melhores formas de prevenção. Ao longo deste estudo, também foi discutido o papel dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, as metas para a “Agenda 2030”, os fatores de risco para DCNT, as especificidades de cada doença crônica, os determinantes sociais em saúde e as diferentes formas de monitoramento e controle dessas doenças por meio de políticas públicas em saúde.Monografia Acesso aberto MOTIVAÇÃO E COMPARAÇÃO SOCIAL NAS MULHERES PRATICANTES DE DANÇA NO CONTEXTO RECREACIONAL(2023-12) CHOMA, Bruna MerinoA literatura aponta que a prática da dança pode contribuir para promover a melhora no físico e mental do ser humano. Foi abordado os motivos que podem acarretar o indivíduo na realização da prática da dança e adquirir constância. No entanto, ambientes destinados à prática da dança podem gerar percepções, sentimentos e comportamentos diversos devido a alguns fatores. Neste sentido, a comparação social pode influenciar percepções em relação à aparência e função física nos praticantes de dança desencadeando julgamentos, experiências e comportamentos nem sempre positivos. Este estudo, de acordo com o da Teoria da Autodeterminação (TAD), buscou compreender os impactos de comportamentos autônomos versus não autônomos do indivíduo e as influências da comparação social na motivação para a prática da dança em mulheres no contexto recreacional. Foi utilizado o método de uma abordagem qualitativa na qual mulheres praticantes foram submetidas a uma entrevista semiestruturada e posteriormente os dados foram analisados mediante as diretrizes da análise temática. Foi identificado que a comparação social no contexto recreativo da dança parece não interferir na motivação para a prática, reportando na maioria, a satisfação das Necessidades Psicológicas Básicas (NPB) e motivação mais autónoma, apontando que fatores da comparação social podem ser positivos para o aprimoramento da dança.