Enfermagem
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Enfermagem por Autor "Bernardo Leonel, Evellyn"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso fechado Primeiros socorros para professores da educação infantil e do ensino fundamental: uma revisão integrativa(2021-11-29) Rubia Alievi, Ágata; Bernardo Leonel, EvellynIntrodução: Embora existam programas e políticas públicas que viabilizem a promoção de saúde e prevenção de agravos com a finalidade de minimizar os índices de mortalidade infantil e de crianças, verifica-se atualmente o aumento de agravos relacionados a causas externas. Desta maneira é notório que os profissionais da educação infantil e do ensino fundamental possuem um papel importante nos cuidados prestados em situações de urgência e emergência em ambiente escolar. Objetivo: Verificar o conhecimento dos professores a respeito dos primeiros socorros no ambiente escolar na educação infantil e fundamental. Método: Trata-se de um estudo de revisão integrativa, o qual utilizou uma questão norteadora para posterior busca nas bases de dados eletrônica PubMed/Medline, SciELO e LILACS. Resultado e discussão: Dentre os 88 artigos identificados inicialmente, foram selecionados 17 para participar da revisão, sendo em sua maioria estudos da Índia e Brasil. Além disso, verificou-se um predomínio de publicações nos anos de 2017 e 2018. A partir da análise dos dados extraídos, houve a divisão dos artigos nas seguintes classes temáticas: primeiros socorros, avulsão dentária, instrumentos utilizados para intervenção, efeito da intervenção. Tendo em vista a análise dos dados, pode-se concluir que há carência de embasamento teórico e prático nas situações de urgência e emergência que necessitam da intervenção dos profissionais da educação, sendo necessário a realização de capacitações e preparo dos docentes para enfrentar as ocorrências de primeiros socorros na infância.