Ciências Econômicas
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Navegando Ciências Econômicas por Autor "Cardoso, Cilene Ribeiro"
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Monografia Acesso aberto A educação como pilar do desenvolvimento econômico brasileiro(2021-12-16) Ribeiro, Lucas Henrique MarquesEste estudo busca analisar se é por meio de uma educação de qualidade que se conquista uma transformação social e econômica, especificamente sobre a possibilidade da transformação na vida dos sujeitos envolvidos nesse processo. Acredita-se, enquanto hipótese, de que a educação possa ser um pilar para o desenvolvimento econômico brasileiro, baseado na justificativa de que os resultados brasileiros sobre o índice de progresso técnico e da produtividade do país tem reduzido anualmente, ocasionando perdas em seu nível de competitividade frente outros países. Nesse sentido, esta pesquisa usou a metodologia qualitativa e quantitativa para tanto fundamentar o estudo, quanto para refutar ou não a hipótese testada, por meio de gráficos atualizados para entender esse fato. Diante as literaturas analisadas, bem como os dados coletados e quantificados que a educação é a ferramenta que prepara os futuros trabalhadores para desempenharem suas funções nas empresas de forma efetiva, pois quando a mão de obra é de qualidade, a produção das empresas crescem juntamente com a economia do país, mesmo por que, quando a população tem bons empregos e melhores condições competitivas, elas acabam conquistando um maior poder de compra. Assim, conclui-se que somente se terá um significativo crescimento econômico quando o Brasil entender que tudo depende do produto final que a educação depositar ao longo dos anos.Monografia Acesso aberto Mecanismos para combater a inflação e a desvalorização da moeda(2021-12-16) Varrese, DanielO mercado reage de forma diferente a vários fatores que vão desde a política econômica, e sociocultural. Os preços das ações das empresas cotadas são afetados positivamente ou negativamente por vários fatores que ocorrem dentro ou fora do sistema econômico. Este documento avalia os desafios enfrentados pelo regime de metas de inflação no Brasil. O quadro de metas de inflação tem desempenhado um papel crítico na estabilização macroeconômica. Destacamos dois importantes desafios: a construção da credibilidade e a volatilidade da taxa de câmbio. As estimativas indicam os seguintes resultados: (i) as metas de inflação funcionaram como um importante coordenador das expectativas; (ii) o Banco Central reagiu fortemente às expectativas de inflação; (iii) houve uma redução no grau de persistência da inflação; e (iv) a transmissão da taxa de câmbio para os preços "administrados ou monitorados" é duas vezes maior do que para os preços "de mercado". Os resultados sugerem que a estrutura de metas de inflação ajudou a ancorar as expectativas, com a dispersão das expectativas de inflação diminuindo consideravelmente, particularmente durante períodos de alta incerteza. Também descobrimos que, além da meta de inflação, a postura da política fiscal, tal como é representada pela relação entre o superávit primário consolidado e o PIB, tem sido fundamental na formação das expectativas. A importância da inflação passada na determinação das expectativas parece ser relativamente baixa, e as evidências empíricas gerais não sugerem a presença de inércia substancial no processo de inflação.Artigo Científico Acesso fechado O processo de decisão sob a perspectiva da economia comportamental e do neuromarketing(2022) Martins, Isabella de Morais; Imlau, Gabriela Thereza MartinezO processo de decisão frente a diversas alternativas é orientado por vieses inconscientes, que afastam a racionalidade e o senso de necessidade humano, sendo estimulado pelas estratégias de marketing amplamente utilizadas, principalmente, pelos líderes de mercado. São investidos recursos sem moderação, a fim de explorar a influência neurológica que determinadas ações de marketing têm no comportamento do consumidor, não somente para a produzir campanhas satisfatórias, como também para obter uma previsibilidade assertiva em relação ao consumo. Hoje, considerando o cenário pandêmico, a necessidade de consumo imediato e de larga escala vêm sendo acelerada e com fortes tendências de crescimento. As prioridades de compras, a evolução do e-commerce e o fortalecimento das marcas nacionais, são fatores que trouxeram questionamentos aos ofertantes sobre o novo modo de tomada de decisão do consumidor e as tendências de consumo. Torna-se indiscutível a importância do estudo da economia comportamental e do neuromarketing pelas empresas, considerando a pluralidade das preferências do público e a intensa concorrência do mercado.