Educação Física - Licenciatura
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Navegando Educação Física - Licenciatura por Autor "Oliveira Guimarães, Larissa"
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Monografia Acesso aberto A educação inclusiva na educação física escolar e o papel do professor(2021) da Silva, Ingrid Yane AndradeA Educação Física é uma modalidade de ensino muito importante para o desenvolvimento humano, principalmente quando alcança a igualdade e a inclusão. Todas as questões voltadas à Educação Física Escolar e a Educação inclusiva são fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem, uma vez que a mesma viabiliza a interação e a participação, além de estreitar os laços afetivos. Os profissionais atuantes da Educação Física na Educação Inclusiva precisam ser profissionais capazes de intervir quando o preconceito apontar no ambiente escolar, também é imprescindível adaptar e adequar os conteúdos pedagógicos que fazem parte do currículo escolar para melhor atender a todos. E assim, fazer com que o ensino da Educação Física escolar inclusiva seja relevante e auxilie no processo de ensino e aprendizagem dos alunos portadores de necessidades educacionais especiais. Através da inclusão é possível assegurar o direito de igualdade e de oportunidades, permitir que além de crianças, todo portador de deficiência possa se relacionar e interagir com outras crianças e outras pessoas que não apresentam necessidades especiais e vivenciar trocas que auxiliem em seu crescimento pessoal e intelectual. Nesse contexto, o professor tem o papel de mediar, e tem o objetivo de apontar para o aluno o caminho do aprendizado e da inclusão. Mesmo com o passar dos anos é possível perceber que os passos dados em direção a inclusão nas escolas brasileiras ainda não são suficientes para atender a essa população e, nesse sentido vale, ressaltar que algumas instituições foram criadas na tentativa de atender pessoas com necessidades educacionais especiais, porém as políticas públicas existentes não atendem adequadamente. Para tanto é importante que o professor conheça a realidade de seus alunos para a educação inclusiva fazer sentido no ambiente educacional.Monografia Acesso aberto Os impactos da prática de atividade física nas funções motoras dos alunos idosos da educação para jovens e adultos.(2021) Souza de Santana, JosellanO corrente trabalho tem a intenção de discutir os benefícios que a prática da Atividade Física proporciona para a saúde, autonomia, bem estar e qualidade de vida dos alunos idosos da Educação para Jovens e Adultos. Nesse sentido, foram elencados alguns benefícios extraídos da literatura científica, que podem ser adquiridos pelos estudantes da terceira idade, diante da adoção de uma vida próativa e menos sedentária. O objetivo geral é pautado em identificar os principais impactos positivos que a prática de atividade física pode promover nas funções motoras dos alunos idosos da EJA. A ferramenta metodológica utilizada deu-se por meio de pesquisa bibliográfica, a qual possibilitou a análise de estudos científicos os quais evidenciaram que os indivíduos que praticam atividade física apresentam menos limitações físicas nas fases mais avançadas da vida, ou seja, na velhice. Assim, a prática de atividade física apresenta efeitos potenciais para diminuir a ocorrência de doenças crônicas e degenerativas e atua na redução do comprometimento emocional comuns aos idosos como em quadros de isolamento social e depressão. Além disso, sabe-se que as habilidades motoras costumam limitar e comprometer a saúde de idosos, especialmente daqueles sedentários cuja baixa mobilidade acarreta na falta de autonomia, na redução da qualidade de vida e bem estar e, posteriormente, proporciona o encurtamento da vida. Desta forma, a prática de atividade física também se mostra favorável para melhorar este quadro. Por tudo isso, compreende-se que a Atividade Física merece ter o mesmo espaço dado às demais disciplinas na grade curricular da EJA, com professores capacitados e formados na área que possam orientar e instruir os estudantes idosos ou não nos cuidados com o corpo e, principalmente, com a saúde.