Letras - Inglês
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Navegando Letras - Inglês por Autor "Domingues, Chirley"
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Monografia Acesso fechado A "aquisição" da leitura e escrita: uma análise da obra Tarzan of the apes(2023-06-01) Nunes, Gabriel VargasO estudo apresentado tem como objetivo principal analisar o enredo da obra Tarzan of the Apes do autor Edgar Rice Burroughs, problematizando o processo de aquisição da leitura e da escrita do personagem principal, sem haver qualquer forma de mediação. Para a realização da proposta, nos filiamos as discussões de Eco (1994), quanto aos leitores e o pacto ficcional, Eagleton (2017), sobre aspectos da interpretação do texto literário e Aristóteles (1984) para as reflexões sobre verossimilhança. No que se refere à aquisição da linguagem falada e a aprendizagem da leitura e escrita, o estudo recorreu a autores como Vigotski (2005), Chomsky (1998, 2005), Pinker (2004), Soares (2016), Oliveira (1997) e Ferreiro e Teberosky (1999). Com isso, chegamos à conclusão de que o enredo da obra pode comprometer o pacto ficcional de leitores mais atentos ao processo de aquisição da linguagem, o que, porém, não torna a obra inverossímil, enquanto ficção.Monografia Acesso aberto A formação inicial do professor de língua Inglesa no contexto da educação brasileira: uma revisão integrativa.(2023-06-19) Seabra, Débora Lessa Serrão; Sá, Miriã MedeirosO presente trabalho, cujo tema é a Formação Inicial do professor de Língua Inglesa no contexto da educação brasileira, teve como objetivo analisar os desafios que permeiam a formação dos referidos professores na atualidade, com base na produção acadêmica nacional. A escolha desse tema surgiu da necessidade de compreender como se dá a formação inicial do professor de Língua Inglesa e quais os desafios do futuro docente que vai atuar na Educação Básica. A metodologia adotada foi a revisão integrativa, desenvolvida por meio de uma investigação bibliográfica sistematizada no banco de dados da plataforma CAPES, no período compreendido entre os anos de 2017 a 2022. Foram encontrados na amostra inicial 239 trabalhos acadêmicos, dos quais foram identificados os títulos e, na sequência, analisados, primeiramente, os resumos e as palavras chaves, resultando na exclusão de 229 trabalhos que não estavam de acordo com o tema proposto pela pesquisa aqui apresentada, resultando em uma amostra final de duas teses e oito dissertações. O estudo incluiu, ainda, a leitura dos documentos norteadores do ensino no Brasil, como as LDBs, os PCNs e a legislação vigente para os cursos de Licenciatura em Letras Inglês. Como referencial teórico foram utilizados Chagas (1967),Mazza (2011), Teixeira e Finardi (2013) e Fadini (2016). Assim, o trabalho apontou seis desafios mais recorrentes nos textos analisados, sendo estes: i. o distanciamento entre teoria e prática em relação à realidade das escolas; ii. a insuficiência da carga horária para que os alunos sejam proficientes na Língua Inglesa; iii. a ausência de uma reflexão sobre a prática do ensino do Inglês; iv. a pouca oportunidade dos graduandos em licenciatura de contato com o contexto escolar, além do estágio supervisionado que é ofertado nos últimos semestres do curso; v. falta de disciplinas que contemplem aprendizagem usos das tecnologias em sala de aula; vi. ausênciado Ensino do Inglês para Educação Infantil nos currículos de licenciaturas. A partir desses resultados, conclui-se que, a maioria dos desafios encontrados por meio da revisão integrativa apontaram fragilidades e lacunas nos currículos dos cursos de formação inicial, os quais influenciam na qualidade do ensino da Língua Inglesa na educação básica. Para mudar esse cenário, é preciso haver novos debates acerca da temática deste trabalho, para que seja possível evidenciar ainda mais essa realidade e refletir sobre soluções para as lacunas existentes.