Letras - Inglês

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  • Monografia Acesso aberto
    A percepção do professor sobre a contribuição do ensino da língua inglesa nos anos iniciais para o desenvolvimento do aprendizado nos anos finais do ensino fundamental
    (2023-06) Esmeraldino, Rosana Germano; Anselmo, Zelma Boaventura Bitencourt
    A Língua Inglesa vem se destacando por sua relevância e contribuição com a inclusão social e cultural. Portanto, é interessante a inserção dessa disciplina já nos primeiros anos escolares, uma vez que sua aprendizagem é capaz de trazer inúmeros benefícios aos alunos. Vale ressaltar, que é nessa fase que o indivíduo consegue absorver com mais facilidade uma nova língua, adquirir novos conhecimentos e informações diversas, para uma melhor interação social e profissional. Dessa maneira, o presente estudo objetivou analisar a perspectiva do professor sobre a contribuição do ensino da Língua Inglesa nos anos iniciais para o desenvolvimento do aprendizado nos anos finais do ensino fundamental. Realizou-se, então, uma pesquisa bibliográfica, bem como um estudo de caso com três docentes do ensino fundamental de três escolas localizadas em Jaguaruna/SC, sendo uma da rede Estadual de ensino e outra da rede Municipal. Além disso, elaborou-se um questionário, realizou-se entrevistas e observou-se o comportamento dos professores e estudantes em sala de aula. E, por fim, contatou-se que a inserção da Língua Inglesa nas séries iniciais do Ensino Fundamental configura-se como aspecto importante para que o estudante construa uma base, sobre a qual serão erigidos novos conhecimentos a serem acessados nas séries finais do Ensino Fundamental.
  • Monografia Acesso aberto
    Remina: sócio-histórico-cultural japonesa
    (2023-06-16) Marcelino, Thierri Bardini
    O objetivo deste estudo é analisar a força da estética de Junji Itō, renomado autor de mangás de horror, para que possamos nos aprofundar mais em sua obra “Remina”. É importante entendermos o contexto sócio-histórico-cultural que envolve o artista para que possamos analisar a sua produção. Para tal, aprofundamo-nos através de pesquisa bibliográfica e documental na cultura idol japonesa, no que é horror para o japonês e na história da crucificação no país. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, cujos objetivos metodológicos são descritivos e exploratórios. O horror no Japão está na quebra da ordem social. Associado a isso, a eminência da destruição humana em Remina causam a inquietação no leitor. O Japão possui uma história longa com esse tipo de pena de morte e tortura que perdurou até o início do século passado sendo utilizada de forma quase satírica para punir cristãos, logo entender a história da crucificação no país é crucial para entendermos os elementos culturais presentes nessa obra. A análise da práxis de Itō e do Japão é o suficiente para entendermos a questão sócio-histórico-cultural que envolve a obra, entretanto Remina possui outros elementos importantes para a compreensão da obra sob outro ponto de vista. Sem conseguir esgotar o tema, sugerimos que o erotismo em Remina seja objeto para uma pesquisa voltada a analisar os desejos recalcados e a forma como esse artista utiliza sua arte como forma de sublimação desses.
  • Monografia Acesso aberto
    Habilidades de língua inglesa em exercícios de dez duolingo histórias: análise orientada pela relevância
    (2023-06-22) Laureano, Danilo Dutra; Fernandes, Giséli de Oliveira
    As Duolingo Histórias do curso de inglês para falantes de português são esquetes de temas do cotidiano contendo exercícios objetivos para desenvolver habilidades de compreensão oral e escrita do idioma-alvo. Neste trabalho de conclusão de curso, utiliza-se a teoria da relevância de Sperber e Wilson (1986, 1995) como ferramenta descritivo-explanatória para examinar as habilidades cognitivas necessárias para os aprendizes processarem os exercícios das dez primeiras histórias da versão iOS de 15 de outubro de 2022 da plataforma. O objetivo é identificar e compreender as habilidades cognitivas específicas demandadas pelos exercícios e como elas são utilizadas nesse processamento. Replicando os resultados de Nascimento (2021), as evidências apontam que a plataforma propõe interpretações que extrapolam a decodificação de enunciados do idioma-alvo, e demandam pelo desenvolvimento de suas formas lógicas (explicaturas) e, a partir desses explicaturas tomadas como premissas implicadas, pela projeção de conclusões implicadas (implicaturas).
  • Monografia Acesso aberto
    Experiências pedagógicas com as tecnologias digitais de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa: um estudo de caso
    (2023-06-20) Mafioletti, Cleber Elias
    A presente monografia tem como tema as experiências pedagógicas com as tecnologias digitais de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa. Tendo como objetivo analisar quais são as possibilidades pedagógicas utilizando as TDICs no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa. Para isto, fez-se um recorte nas publicações no periódico da CAPES, estabelecendo um recorte entre 2018 e 2023 com artigos relacionados a educação básica. Na perspectiva metodológica, realizou-se uma revisão integrativa utilizando o método Systematic Search Flow. Sendo selecionados quatro artigos para análise final. Constatou-se que as TDICs são um fator inerente da educação contemporânea, uma vez que sua importância ganha destaque cada dia mais rápido. Importância essa que cresceu durante o período da pandemia com início em março de 2020 no Brasil. Ficou evidente que os recursos tecnológicos são diversos, tais como jogos online, ferramentas de criação de texto e desenho, quizes online e ferramentas do pacote google voltadas para educação. Porém, na maioria dos casos são utilizadas apenas como uma atividade da aula. Ainda, observa-se que a tecnologia possibilitou o engajamento e a motivação dos alunos nas aulas de língua inglesa, bem como a assimilação do conteúdo estudado.
  • Monografia Acesso aberto
    "Contos de fadas" e "fantasia" sob a perspectiva dos gêneros literários
    (2023-06-16) Pedroso, Francine Mates; Silveira, Handel Bertoldo Alves da
    Nesta pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, foram analisadas as classificações de contos de fadas e de fantasia a partir da literatura especializada sobre gêneros literários, buscando compreender os critérios utilizados para classificá-los em conjunto ou diferenciá-los. Conforme Souza (2012), considerando o ritmo e o enredo, os contos de fadas e as fantasias podem ser considerados como exemplares do gênero narrativo. Em comum, verificou-se que não há consenso sobre as definições de contos de fadas e obras de fantasia. De origem incerta, os contos de fada caracterizam-se por serem histórias curtas com poucos personagens, contendo elementos mágicos e veiculando lições morais. De origem romântica, as obras de fantasia possuem características estruturais mais próximas das novelas, embora compartilhem conteúdos e efeitos de recepção semelhantes aos contos de fadas. Consequentemente, há argumentos para considerar contos de fadas como fantásticos e vice-versa. Em função disso, constata-se que não consenso para considerá-los como exemplares de um mesmo gênero ou como gêneros separados.
  • Monografia Acesso aberto
    A formação inicial do professor de língua Inglesa no contexto da educação brasileira: uma revisão integrativa.
    (2023-06-19) Seabra, Débora Lessa Serrão; Sá, Miriã Medeiros
    O presente trabalho, cujo tema é a Formação Inicial do professor de Língua Inglesa no contexto da educação brasileira, teve como objetivo analisar os desafios que permeiam a formação dos referidos professores na atualidade, com base na produção acadêmica nacional. A escolha desse tema surgiu da necessidade de compreender como se dá a formação inicial do professor de Língua Inglesa e quais os desafios do futuro docente que vai atuar na Educação Básica. A metodologia adotada foi a revisão integrativa, desenvolvida por meio de uma investigação bibliográfica sistematizada no banco de dados da plataforma CAPES, no período compreendido entre os anos de 2017 a 2022. Foram encontrados na amostra inicial 239 trabalhos acadêmicos, dos quais foram identificados os títulos e, na sequência, analisados, primeiramente, os resumos e as palavras chaves, resultando na exclusão de 229 trabalhos que não estavam de acordo com o tema proposto pela pesquisa aqui apresentada, resultando em uma amostra final de duas teses e oito dissertações. O estudo incluiu, ainda, a leitura dos documentos norteadores do ensino no Brasil, como as LDBs, os PCNs e a legislação vigente para os cursos de Licenciatura em Letras Inglês. Como referencial teórico foram utilizados Chagas (1967),Mazza (2011), Teixeira e Finardi (2013) e Fadini (2016). Assim, o trabalho apontou seis desafios mais recorrentes nos textos analisados, sendo estes: i. o distanciamento entre teoria e prática em relação à realidade das escolas; ii. a insuficiência da carga horária para que os alunos sejam proficientes na Língua Inglesa; iii. a ausência de uma reflexão sobre a prática do ensino do Inglês; iv. a pouca oportunidade dos graduandos em licenciatura de contato com o contexto escolar, além do estágio supervisionado que é ofertado nos últimos semestres do curso; v. falta de disciplinas que contemplem aprendizagem usos das tecnologias em sala de aula; vi. ausênciado Ensino do Inglês para Educação Infantil nos currículos de licenciaturas. A partir desses resultados, conclui-se que, a maioria dos desafios encontrados por meio da revisão integrativa apontaram fragilidades e lacunas nos currículos dos cursos de formação inicial, os quais influenciam na qualidade do ensino da Língua Inglesa na educação básica. Para mudar esse cenário, é preciso haver novos debates acerca da temática deste trabalho, para que seja possível evidenciar ainda mais essa realidade e refletir sobre soluções para as lacunas existentes.
  • Monografia Acesso aberto
    Tecnologias e o isolamento social: o uso da plataforma Google Classroom durante a pandemia de covid - 19 nas aulas de língua inglesa
    (2023-06-22) Barbosa, Vanessa Marcelino; Peçanhuk, Deborah
    Tomando-se uma linha de abordagem qualitativa, apresenta-se nesse trabalho de conclusão de curso o relato de uma professora de Inglês dos anos finais do Ensino Fundamental que, lecionando em quatro escolas públicas estaduais de Santa Catarina, durante o ano de 2020, usou a plataforma Google Classroom como principal ferramenta de trabalho durante o período de isolamento social. Através deste relato, buscou-se compreender e interpretar a relevância do uso dessa ferramentas para o período de isolamento social. As evidências apontam que o período de isolamento social mostrou a resiliência e a capacidade de se reinventar de professores e alunos. Além disso foi um período com muitos aprendizados e, dentre eles, a certeza de que o uso das tecnologias é indispensável pelos benefícios que elas podem agregar, proporcionando aulas mais dinâmicas e interativas.
  • Monografia Acesso aberto
    Imersão em língua inglesa via recursos eletrônicos e o desenvolvimento da oralidade em crianças com transtorno do espectro autista: o caso Rafael.
    (2023-06-16) Oliveira, Lais Camila Bento; Souza, Tuane Antunes de
    No presente trabalho de conclusão de curso, foi investigado como a imersão em língua inglesa por meio de recursos eletrônicos pode facilitar o desenvolvimento da oralidade em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), utilizando o estudo de caso de Rafael como referência. Rafael, diagnosticado com TEA em grau severo durante a infância, enfrentava dificuldades típicas de socialização e comunicação na língua materna. No entanto, ao se envolver em vídeos e jogos em língua inglesa, ele passou a se comunicar nesse idioma. O trabalho revisa a literatura relacionada ao tema e analisa o caso de Rafael, levantando a hipótese de que a imersão repetitiva no idioma, facilitada pelos diversos recursos eletrônicos disponíveis para uma criança com hiperfoco, pode ser um fator contribuinte para explicar seu desempenho oral em língua inglesa. Ao examinar estudos anteriores e considerar o contexto de Rafael, constata-se que a imersão em língua inglesa por meio de recursos eletrônicos pode proporcionar um ambiente estimulante e propício para o desenvolvimento da oralidade em crianças com TEA. A exposição constante ao idioma, por meio de vídeos e jogos, possibilitou a Rafael adquirir habilidades linguísticas em inglês de maneira surpreendente, mesmo enfrentando dificuldades na língua materna. São necessárias abordagens individualizadas no processo de alfabetização em inglês de crianças com TEA. O presente trabalho se classifica como exploratório, pois a pesquisa exploratória é uma etapa na qual o pesquisador tem como objetivo principal familiarizar-se com o objeto de estudo, normalmente envolvendo um assunto ainda pouco conhecido.
  • Monografia Acesso aberto
    Uso do gênero textual digital fanfiction como instrumento de incentivo à aprendizagem e à leitura da língua inglesa
    (2023-06-19) Fernandes, Kassiany da Silva; Velho, Daniela Aparecida
    O presente trabalho de conclusão de curso, no formato de monografia, teve como objetivo compreender de que maneira as fanfictions podem auxiliar os professores de língua inglesa no ensino do idioma, possibilitando a introdução de leituras em inglês a seus alunos. Como gênero literário e digital, as fanfictions permitem o acesso gratuito a leituras originais em inglês, além de proporcionar a participação em uma comunidade engajada, permitindo que seus leitores se tornem participantes de debates argumentativos. Para embasar teoricamente este trabalho, utilizamos as obras de Alves, De Souza, Doneda e Vargas, por meio de pesquisa bibliográfica. Além disso, realizamos uma pesquisa exploratória utilizando um questionário, que foi analisado à luz dos teóricos mobilizados. Utilizamos o referido questionário para realizar uma entrevista com um convidado do campo de ensino, a fim de conhecer e analisar sua perspectiva e experiência no ensino de língua inglesa no ensino básico, abordando as dificuldades, metodologias utilizadas e como as novas tecnologias contribuem para o ensino de línguas.
  • Monografia Acesso aberto
    Análise sobre práticas pedagógicas inclusivas para estudantes imigrantes: Um estudo de caso na Escola Municipal de Educação Básica João Paulo I – (CAIC) - Tubarão/SC
    (2023-06-16) Gonçalves, Luana Lopes; Fernandes, Nara Rosani Cardoso
    O presente estudo analisou as práticas pedagógicas inclusivas para estudantes imigrantes. Assim, tem-se como objetivos específicos: identificar e descrever as práticas pedagógicas inclusivas adotadas pela gestão escolar para estudantes imigrantes; identificar e descrever as práticas pedagógicas realizadas pelos docentes para inclusão dos estudantes imigrantes; e analisar os dados levantados em cada categoria da pesquisa. Como problema de pesquisa trouxemos: Quais são as práticas pedagógicas inclusivas para estudantes imigrantes da Escola Municipal de Educação Básica João Paulo I (CAIC)? Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa com pesquisa de campo. A pesquisa de campo foi realizada na Escola Municipal de Educação Básica João Paulo I (CAIC), no município de Tubarão – Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa com pesquisa de campo. O questionário foi aplicado presencialmente, constituído de 11 questões, sendo 5 questões direcionadas à diretora da escola e 6 questões direcionadas à professora. A pesquisa baseou-se em autores como Cavalcanti (2017), Oliveira (2017), Gadotti (1994), bem como dados da Polícia Federal e legislação vigente no país. Após a pesquisa realizada, observou-se que a escola em questão não tem práticas pedagógicas inclusivas para estudantes imigrantes e a professora justifica a ausência das práticas pedagógicas pelo fato de ter a possibilidade de os estudantes imigrantes se sentirem excluídos com a aplicação das mesmas. Palavras-chave: Práticas pedagógicas inclusivas. Estudantes imigrantes. Escola.
  • Monografia Acesso aberto
    Reflexões sobre o ensino de inglês como língua franca: ouvindo os professores da rede pública
    (2023-06-16) Silva, Carlos Miguel Correia
    Este estudo tem como objetivo avaliar como tem sido as práticas pedagógicas para os professores de língua inglesa, após a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2018, estabelecer o status de língua franca para o inglês. O aporte teórico do estudo consiste em contribuições realizadas por pesquisadores da área como Baumgartner (2019), Byram (2013), Cogo (2011), Cox e Assis-Peterson (2007); Dewey (2011), El (2010), Gimenez (2008), Hu (2013), Jenkins (2007, 2009, 2011), Jordão (2014), Kachru (1985), Lopes (2019), Salles (2008), Seidlhofer (2001) e Siqueira e Anjos (2011). O Inglês como Língua Franca (ILF) no contexto de ensino pode resultar em alunos mais confiantes ao fazerem uso do inglês e professores mais livres, excluindo a necessidade de reproduzir as pronúncias e normas do inglês do nativo. Através da aplicação de um questionário com quatro professoras de quatro escolas públicas da cidade de Capivari de Baixo, foi possível chegar à conclusão de que alguns professores das escolas públicas, ainda não conhecem totalmente o ILF e não conseguem abordá-lo de maneira efetiva em sala de aula. Como sugestões para o problema levantado, são sugeridos cursos e projetos que valorizam a discussão sobre ILF e maior acesso a recursos didáticos.
  • Monografia Acesso aberto
    Imagens da negritude: análise comparada das obras “o olho mais azul” e “corra!”
    (2023-06-16) Santos, Jéssica Freitas dos
    Está pesquisa tem como objetivo investigar a imagem da negritude e as formas de representação. O aporte teórico para a revisão bibliográfica foi construído com base na obra “Crítica da razão negra” de Achielle Mbembe (2018) e “Cultura e representação” do autor Stuart Hall (2016). São obras atuais para o cenário de investigação do tema. As análises partiram de duas produções, o romance “O olho mais azul” de Toni Morrison (2019) e o filme “Corra!” de Jordan Peele (2017). Em ambos os enredos o negro é retratado com protagonista, no entanto, a forma em que são representados é diferente. Independente da distinção, os protagonistas vivem o enclausuramento que a cor os condena. A metodologia do trabalho foi de procedimento bibliográfico, desenvolveu-se com base em materiais de obras já publicadas. Sendo do nível exploratória e qualitativa. Não se buscou resultados numéricos, a intensão era corroborar com o estudo literário e cinematográfico acerca do tema da imagem da negritude. Os resultados esperados foram obtidos no fim do estudo, comprovou-se as fragilidades da imagem e das representações, mostrando através da análise as mazelas que os personagens carregam por serem negros.
  • Monografia Acesso fechado
    A "aquisição" da leitura e escrita: uma análise da obra Tarzan of the apes
    (2023-06-01) Nunes, Gabriel Vargas
    O estudo apresentado tem como objetivo principal analisar o enredo da obra Tarzan of the Apes do autor Edgar Rice Burroughs, problematizando o processo de aquisição da leitura e da escrita do personagem principal, sem haver qualquer forma de mediação. Para a realização da proposta, nos filiamos as discussões de Eco (1994), quanto aos leitores e o pacto ficcional, Eagleton (2017), sobre aspectos da interpretação do texto literário e Aristóteles (1984) para as reflexões sobre verossimilhança. No que se refere à aquisição da linguagem falada e a aprendizagem da leitura e escrita, o estudo recorreu a autores como Vigotski (2005), Chomsky (1998, 2005), Pinker (2004), Soares (2016), Oliveira (1997) e Ferreiro e Teberosky (1999). Com isso, chegamos à conclusão de que o enredo da obra pode comprometer o pacto ficcional de leitores mais atentos ao processo de aquisição da linguagem, o que, porém, não torna a obra inverossímil, enquanto ficção.
  • Monografia Acesso aberto
    A sociedade do século XIX e a arte teatral: uma leitura do legado e das mazelas na obra como se fazia um deputado de França Júnior
    (2009) Rodrigues, Aline Ferreira; Rodrigues, Joyce Nandi; Frasson, Mainara Borati; Souza, Sheyla Elias Joaquim de
    This study presents a reading of Brazilian theatrical textuality produced in the nineteenth century. To this end, it was developed as general objective to analyze the aspects of the theatrical play Como se fazia um deputado, (1863), by França Júnior (1838-1890), with emphasis on the representation of politics and society in the nineteenth century. The specific objectives sought to discuss some elements of the theory of the theater as well as to investigate the inclusion of slave songs, discuss the concepts of political and social behavior, in order to assess how the theatrical plot illustrates the transition moments of the scene to the politics and society of that time. This work is qualitative, considering the assumptions set by the bibliography research, in which it was intend to develop theoretical reflections that provided support for the analysis undertaken. The choice of theme was made by checking the relevance of the study of theatrical plays as a possibility for the evaluation of societies in the times and places. Thus, studies of art, moments in the history of Brazil and particularly the attitude of the characters, which indicate the presence of cultural aspects of what is called "Coronelism", bring to the scene the author's view on moments of history of the Brazilian society and the politics of the nineteenth century. This perspective offers the opportunity to also evaluate if their recurrence occurs in the society of our time. The development of the bibliographic study searched to include elements of theatrical theory, plot, characters, space, environment and time. We emphasize that the piece Como se fazia um deputado detached considerations noted playwright França Júnior on the political dealings, slavery, immigrants and marriage arrangements of the nineteenth century, and these recur in our society. It was conclude, from this study, the importance of research on the theatrical art, specially França Júnior¿s work. The author, colored by their creativity and originality, reveals the subjective and the universal character of his play, showing the capacity, from his time, prompting reflections on aspects of this legacy of the nineteenth century, still observed nowadays.