Letras - Inglês
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Letras - Inglês por Autor "Gomes, Lara Prazeres Ribeiro"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Monografia Acesso aberto A percepção do professor sobre a contribuição do ensino da língua inglesa nos anos iniciais para o desenvolvimento do aprendizado nos anos finais do ensino fundamental(2023-06) Esmeraldino, Rosana Germano; Anselmo, Zelma Boaventura BitencourtA Língua Inglesa vem se destacando por sua relevância e contribuição com a inclusão social e cultural. Portanto, é interessante a inserção dessa disciplina já nos primeiros anos escolares, uma vez que sua aprendizagem é capaz de trazer inúmeros benefícios aos alunos. Vale ressaltar, que é nessa fase que o indivíduo consegue absorver com mais facilidade uma nova língua, adquirir novos conhecimentos e informações diversas, para uma melhor interação social e profissional. Dessa maneira, o presente estudo objetivou analisar a perspectiva do professor sobre a contribuição do ensino da Língua Inglesa nos anos iniciais para o desenvolvimento do aprendizado nos anos finais do ensino fundamental. Realizou-se, então, uma pesquisa bibliográfica, bem como um estudo de caso com três docentes do ensino fundamental de três escolas localizadas em Jaguaruna/SC, sendo uma da rede Estadual de ensino e outra da rede Municipal. Além disso, elaborou-se um questionário, realizou-se entrevistas e observou-se o comportamento dos professores e estudantes em sala de aula. E, por fim, contatou-se que a inserção da Língua Inglesa nas séries iniciais do Ensino Fundamental configura-se como aspecto importante para que o estudante construa uma base, sobre a qual serão erigidos novos conhecimentos a serem acessados nas séries finais do Ensino Fundamental.Monografia Acesso aberto Tecnologias e o isolamento social: o uso da plataforma Google Classroom durante a pandemia de covid - 19 nas aulas de língua inglesa(2023-06-22) Barbosa, Vanessa Marcelino; Peçanhuk, DeborahTomando-se uma linha de abordagem qualitativa, apresenta-se nesse trabalho de conclusão de curso o relato de uma professora de Inglês dos anos finais do Ensino Fundamental que, lecionando em quatro escolas públicas estaduais de Santa Catarina, durante o ano de 2020, usou a plataforma Google Classroom como principal ferramenta de trabalho durante o período de isolamento social. Através deste relato, buscou-se compreender e interpretar a relevância do uso dessa ferramentas para o período de isolamento social. As evidências apontam que o período de isolamento social mostrou a resiliência e a capacidade de se reinventar de professores e alunos. Além disso foi um período com muitos aprendizados e, dentre eles, a certeza de que o uso das tecnologias é indispensável pelos benefícios que elas podem agregar, proporcionando aulas mais dinâmicas e interativas.