Jornalismo
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Jornalismo por Autor "Bitencourt, Luciano Gonçalves"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Monografia Acesso aberto A disrupção no jornalismo: para onde estamos indo?: perspectivas de caminho e o caso do Portal Catarinas(2016) Vilvert, Cassiane BastosO presente trabalho tem como objetivo avaliar os efeitos da disrupção no ecossistema jornalístico, desde a forma de produção, distribuição e consumo de notícias até as suas consequências para o mercado, para a profissão e para o futuro do campo de atuação. Para isso são abordados e debatidos aspectos teóricos acerca do tema, sobre a possibilidade de o jornalismo colocar-se como uma forma de conhecimento, a sua nova relação com a audiência, uma nova visão possível para a profissão e novos aspectos de notícia. Também foi realizada a observação de uma nova proposta prática para o jornalismo com o veículo de mídia independente Catarinas.info, sendo este um estudo de caso que retrata os efeitos da disrupção, lacunas à serem preenchidas e um novo horizonte para o campo. Tudo isso sem a pretensão de concluir, mas de levantar os efeitos e as novas perspectivas que a revolução digital proporciona para o jornalismo.Monografia Acesso aberto O jornalismo de marcas como alternativa de atuação jornalística: um movimento híbrido de jornalismo tradicional, marketing e relações públicas(2018) Quaresma, ElioEl periodismo de marcas es un movimiento caracterizado por la actuación de profesionales periodistas y producciones periodísticas para instituciones no mediáticas. Originado en 2003 en los Estados Unidos, la actuación ha sido ampliamente difundida y asimilada en países europeos y norteamericanos, pero todavía es poco desarrollada en el ámbito académico nacional y incipiente en el mercado brasileño. El presente trabajo se propone discutir el periodismo de marca como una potencial actividad alternativa al profesional periodista, que posibilita suplir nuevas demandas en el campo de actuación y expande la actividad profesional del campo de la comunicación. Durante el trabajo se discutirán orígenes del movimiento, la relación de marketing y periodismo, movimientos comunicacionales similares en la historia del periodismo, la perspectiva de la narrativa de géneros periodísticos como producto, las directrices y competencias de la formación del profesional periodista que respaldan la especialidad en narrativa, y los mercados potenciales para esa actuación. El objetivo es traer al ambiente académico brasileño, en especial a las instituciones catarinenses, el debate ya frecuente en el escenario internacional, sobre todo europeo, en torno a las definiciones sobre lo que es contenido de marca (branded contents), periodismo de marca (brand journalism) y marketing de contenido (content marketing), las oportunidades que este mercado ofrece, su desarrollo en el ámbito internacional y sus características dentro del espectro de actuación en el periodismo. Hay la intención de promover el debate sobre las perspectivas de formación en el área y servir como material de apoyo para las futuras investigaciones sobre el tema, proponiendo discusiones sobre adaptaciones a las directrices formativas del profesional periodista frente a los cambios frecuentes del mercado de la comunicación.Paper Acesso aberto Jornalismo literário e memória: construindo uma narrativa individual com impacto social(2020) Narcizo, TiagoMeu trabalho buscou mostrar a relevância das histórias individuais como narrativa jornalística, tendo como fio condutor o protagonismo social, cuja importância extrapola, de maneira singular, a trajetória de um indivíduo. E para alcançar meus objetivos precisei transformar as lembranças da personagem em memória social. Ou seja, as informações que relacionei a questões sociais foram trazidas pela personagem, e inspiradas em sua trajetória, o que é pouco comum em narrativas jornalísticas, que buscam além dos depoimentos, outras perspectivas, dados e formas de compor uma história.Paper Acesso aberto Mulher, jornalismo e futebol: a desigualdade e a luta de jornalistas que atuam no meio futebolístico(2018) Petinelli, Marina VieiraO presente projeto, que constitui-se em formato de livro-reportagem, traz as dificuldades, obstáculos e barreiras de mulheres jornalistas ao atuarem em uma profissão ainda muito masculinizada, como é o caso do futebol. Com base em entrevistas e pesquisas, a função do presente projeto é compreender e relatar os desafios enfrentados pelas mulheres que atuam como jornalistas, no campo esportivo, tendo o futebol como referência.