Jornalismo

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 36
  • Paper Acesso aberto
    Feministas versus Militares
    (2022-12-13) Bikel, Diane
    O presente trabalho investiga a atuação dos movimentos feministas, que marcaram a luta das mulheres e tendem a ser esquecidos e minimizados, dentro da imprensa considerada clandestina, imprensa feminista, durante a ditadura civil militar no Brasil, período em que se usou o corpo, a sexualidade e a maternidade como formas de intensificar a tortura das mulheres militantes. O Mulherengo, podcast que materializa o estudo, propõe que todas as mulheres ganhem voz aos fatos ocorridos, para que sejam devidamente divulgados. Este trabalho, ainda, focaliza a experiência das feministas que fizeram parte do combate contra a ditadura e ao se tornarem ex-presas políticas procuraram a imprensa feminista como forma de dar continuidade na luta, mesmo que fazendo parte de outro grupo atacado: a imprensa. A partir de relatos de Amelinha Teles e Rosalina Santa Cruz costurados com duas historiadoras e especialistas no tema, Renata Cavazzana e Joana Maria Pedro destaca-se a coragem de dizer a verdade, mesmo em situações de risco, para seguir na luta feminista contra o período militar, permitindo a articulação do movimento até os dias atuais. O primeiro episódio deste projeto é chamado de Feministas versus Militares e mostra o embate, ainda que não “visível aos olhos da sociedade”, entre as mulheres e o governo militar, ao trazer os traumas causados à elas que foram torturadas e tiveram sua individualidade arrancada, e mesmo nesta situação decidiram seguir na luta e ir conta o que pregava a ditadura civil militar fazendo parte de jornais alternativos e escrevendo textos que chegassem nas mulheres que não tinham acesso à informação, como a periferia, por exemplo. Durante a conversa, o podcast também propõe uma reflexão acerca de como era sobreviver no período dentro da imprensa feminista depois da prisão e traz uma comparação com os dias atuais no mundo.
  • Monografia Acesso fechado
    Um olhar analítico sobre os discursos científico, político e jornalístico, nos filmes Impacto Profundo e Não Olhe para Cima
    (2022-12-15) Machado, Ellinton
    Essa análise colocará em evidência as formas como os discursos científico, político e jornalístico são apresentados, já que ambos os filmes abordam uma história similar, passando em épocas diferentes, com elementos narrativos a respeito do descobrimento, por meteorologistas, de um meteoro vindo em direção a terra, desde o momento da localização do fenômeno, até as formas de contornar a situação de armagedom.
  • Paper Acesso aberto
    Mães que deram à luz na pandemia
    (2022-06) Costa, Ana Carolina
    Este estudo teve como objetivo produzir um documentário mostrando o impacto do coronavírus em gestantes e puérperas durante a pandemia, trazendo reflexões sobre como se dão as relações das mães que tiveram Covid positivo, os seus desafios e dificuldades como mulheres e mães em meio a uma pandemia. São histórias que relatam as suas lutas, sofrimentos e medos. Mas que também retratam o esforço para sua recuperação, a vontade de viver por seus filhos, e, acima de tudo, a crença de que tudo ficará bem. O formato de documentário foi escolhido por acreditar que é uma das formas mais humanizadas, no qual é possível registrar essa realidade de mulheres que vivem uma gestação durante a pandemia.
  • Monografia Acesso aberto
    Violência doméstica sob uma perspectiva jornalística: Uma análise sobre a importância do tema nos jornais
    (2022-12-06) VIEIRA, Emanuela Lima
    Fundamentada em bases patriarcais, a sociedade segue marcada por discursos que privam mulheres de usufruírem seus direitos, determinando a elas posições de submissão em relação aos homens. Esse discurso, repetido por anos, permanece trazendo consequências às mulheres, que, em muitos casos, são agredidas por pessoas que estão dentro ou próximas ao seu ciclo familiar e que se validam das ideias construídas pelo patriarcado para praticar violência doméstica contra elas. No incentivo à reflexão sobre essa realidade, a comunicação se destaca como uma importante ferramenta para a formação da opinião pública sobre o assunto. Desse modo, a abordagem jornalística do tema se materializa como um importante fator na reivindicação dos direitos humanos, assim como contribui no enfrentamento à violência.
  • Paper Acesso aberto
    Jornalismo literário e memória: construindo uma narrativa individual com impacto social
    (2020) Narcizo, Tiago
    Meu trabalho buscou mostrar a relevância das histórias individuais como narrativa jornalística, tendo como fio condutor o protagonismo social, cuja importância extrapola, de maneira singular, a trajetória de um indivíduo. E para alcançar meus objetivos precisei transformar as lembranças da personagem em memória social. Ou seja, as informações que relacionei a questões sociais foram trazidas pela personagem, e inspiradas em sua trajetória, o que é pouco comum em narrativas jornalísticas, que buscam além dos depoimentos, outras perspectivas, dados e formas de compor uma história.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Violência e racismo na Casa Grande de Florianópolis: A reprodução da senzala no cotidiano das mulheres negras
    (2020) Sampaio, Ruth
    The Course Conclusion Work brings the historical deepening of the life and daily life of black women in society and in greater Florianópolis, compared to the present day. It addresses the relationships of these cases that involve situations of hierarchy with historical, cultural and sociological questions from the colonial period. it reflects on the permanence of patterns of slavery and patriarchal conduct in domestic work relations, such as that of maids. The impact of colonialism on the political, economic and ethical social relations of the Brazilian people is reflected in the recognition of rights, happiness and the very survival of individuals. Thus, a set of cases and reflections in the form of a book-report, in an inventory of stories, brings a reflection that allows understanding the current context.
  • Paper Acesso embargado
    Doação de sangue: um gesto que salva vidas
    (2020) Boeira, Cecília Maria
    O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) destaca a importância da doação de sangue. A grande reportagem divulga exemplos de doadores ativos e inativos, histórias de pacientes que recebem sangue e, também, em meio à pandemia de Covid-19, traz as mudanças na vida de jornalistas que tiveram que se reinventar para manter a rotina de trabalho. Um blog jornalístico foi criado para que o público possa ter acesso ao material final (ceciliaboeirajornalista.wordpress.com).
  • Monografia Acesso aberto
    Videoativismo: Uma Narrativa Documental de Resistência
    (2015) Teixeira, Thaís G,
    Através da análise do documentário Impasse, esta monografia aborda a produção audiovisual dentro do ciberespaço, sob um viés alternativo. Com a revisão bibliográfica do gênero documentário e do jornalismo alternativo, a pesquisa traz o modo como conceito e linguagem se unem para dar origem ao videoativismo. Além disso, ela propõe um pensamento sobre o potencial social e político que esse tipo de produção tem hoje.
  • Paper Acesso aberto
    Sonho de Criança
    (2019) dos Santos, Bruno Atanazio Contesini
    O documentário “Sonho de Criança”, com duração de 18 minutos, apresenta histórias de jovens que sonham em ser jogador de futebol e mostra a trajetória a que se submetem para construir esse projeto no futebol masculino. A produção audiovisual aborda temas como o distanciamento familiar, escolaridade, pressão psicológica e mobilidade social. O objetivo do vídeo é contar histórias particulares e também mostrar os obstáculos que adolescentes enfrentam para conseguir realizar seus sonhos, se desenvolver profissional e pessoalmente e trazer reflexão sobre o tema. O Avaí Futebol Clube foi o time escolhido para a realização do documentário por ser um clube referência na formação de atletas e, também, por questão de logística.
  • Paper Acesso aberto
    O corpo que dança
    (2020) Bohn, Laura Fontana
    Trabalho de Conclusão de Curso de Jornalismo. Se trata de um paper e um audiovisual, sobre dança. Foram entrevistadas algumas bailarinas que contaram suas experiencias na dança e a relação com o corpo.
  • Paper Acesso embargado
    Guerreiras de Oxum: o papel da mulher nas religiões de matriz africana
    (2019) Speck, Larissa Santos
    Guerreiras de Oxum é um trabalho de conclusão de curso que tem como produto um documentário de 12 minutos e 20 segundos sobre mulheres praticantes de duas religiões: a umbanda e o batuque. O projeto tem o objetivo de quebrar paradigmas e preconceitos acerca das religiões de matriz africana. Além disso, pretende-se mostrar qual o papel ocupado por essas mulheres dentro de seus terreiros e casas de religião, evidenciando a particularidade e singularidade de cada personagem. Este documentário propõe trazer histórias pessoais de cada personagem dentro de sua respectiva religião, contando, assim, fatos marcantes e sua trajetória religiosa, de forma a destacar o valor da fé em suas vidas. Temas como intolerância religiosa e preconceito também são abordados. O principal objetivo desse projeto é desmistificar preconceitos e mostrar o empoderamento feminino dentro do contexto fé.
  • Paper Acesso aberto
    Elas falam com as mãos
    (2019) Pereira, Ana Karolina Schoeller
    O livro-reportagem Elas falam com as mãos realiza, a partir do diálogo com três mulheres surdas e uma intérprete de libras, uma imersão na cultura surda. Dividido em quatro capítulos, explora o conhecimento dessas mulheres sobre sua própria condição, valorizando suas vivências, particularidades, reivindicações, relacionamento com a família, pertencimento à comunidade surda e dificuldades de comunicação no mundo dominante dos ouvintes. Discute com essas mulheres, os aspectos polêmicos da chamada educação inclusiva e da adoção da linguagem de sinais, mostrando sua importância histórica e cultural para a comunidade surda. Desde o princípio, o livro se assume como o esforço de uma repórter ouvinte para ampliar o seu horizonte de públicos e sujeitos de linguagem, em direção a uma comunicação heterogênea e inclusiva.
  • Paper Acesso aberto
    Narradores de Ouro: uma cidade viva na memória
    (2019) Faccin, Matheus Nunes
    As páginas que compõem Narradores de Ouro: uma cidade viva na memória nos levam a uma viagem no tempo, guiada por sonhos, fatos, memórias e epopeias de pessoas que construíram uma comunidade com o melhor de si. O livro revela-se na valorização da memória dos seus habitantes, com o cuidado de fazer uma história do vivido e do narrado pautada pelo zelo na apuração das informações. Procura remover a densa poeira dos tempos esquecidos, dos poucos registros da história de Ouro e eternizar por meio de uma memória de papel, aspectos extraordinários vividos por seus habitantes em tempos passados. Reconstituir a história de um povo é permitir que a atual e as futuras gerações fortaleçam seus laços com o lugar conhecendo os feitos e o modo de ser de sua gente.
  • Paper Acesso fechado
    Teatro: onde as diferenças são indiferentes
    (2019) Heinz, Wellinton Oliveira
    O Trabalho de Conclusão de Curso consiste em uma produção multimídia, a qual o objeto de pesquisa foi sobre o grupo de teatro Arte Para Todos em Joinville/SC, que tem o foco na inclusão da pessoa portadora de deficiência no meio artístico. Também foi abordado sobre a inclusão nos cursos de graduação de Teatro/Artes Cênicas da UFSC e da UDESC.
  • Monografia Acesso fechado
    Brincando de crescer: a história de crianças que cresceram na comunidade do bairro Brejarú, Palhoça - Santa Catarina
    (2019) Cruz, Kerolaine Morgantti da
    Este Trabalho de Conclusão de Curso é um documentário sobre crianças que vivem no Brejarú, um bairro carente localizado em Palhoça, região litorânea de Santa Catarina. O foco da pesquisa é sobre o projeto educacional em que elas participam, a escola onde estudam, tudo isso conectado com a história do bairro Brejarú, local onde as crianças moram.
  • Paper Acesso aberto
    (IN) visibilidade do futebol feminino
    (2019) Weingärtner, Pâmela
    O presente trabalho, que se constitui em formato de grande reportagem, traz a história da jogadora Luiza de Jesus, jovem eleita duas vezes a melhor goleira do mundo, segundo a Federação Internacional de Futebol 7. Com base em pesquisas e entrevistas, este Trabalho de Conclusão de Curso mostra quais os desafios que as mulheres enfrentam para viver do esporte no Brasil. E como a transmissão da Copa do Mundo de Futebol Feminino e as novas regras da CBF e da Conmebol vêm dando mais visibilidade a modalidade.
  • Paper Acesso aberto
    Mulher, jornalismo e futebol: a desigualdade e a luta de jornalistas que atuam no meio futebolístico
    (2018) Petinelli, Marina Vieira
    O presente projeto, que constitui-se em formato de livro-reportagem, traz as dificuldades, obstáculos e barreiras de mulheres jornalistas ao atuarem em uma profissão ainda muito masculinizada, como é o caso do futebol. Com base em entrevistas e pesquisas, a função do presente projeto é compreender e relatar os desafios enfrentados pelas mulheres que atuam como jornalistas, no campo esportivo, tendo o futebol como referência.
  • Paper Acesso embargado
    O que acontece com os adolescentes que completam a maioridade e precisam sair dos abrigos institucionais em Palhoça
    (2019) Sousa, Maria Luiza
    O presente trabalho, que constitui-se em formato de grande reportagem multimídia, traz a história de dois jovens que completaram a maioridade em um abrigo do município de Palhoça e uma jovem que se prepara para o momento do desligamento. Com base em pesquisas e entrevistas, este Trabalho de Conclusão de Curso mostra quais os desafios que os adolescentes encontram ao sair dos abrigos, como a falta de repúblicas na Grande Florianópolis que prejudica os jovens. Além disso, aborda o Programa Novos Caminhos e o Centro de Recuperação Nova Esperança como opções de apoio para o tão esperado 18 anos.
  • Paper Acesso aberto
    3x mulher: o empoderamento feminino a partir da fotografia de jovens mulheres
    (2018) Sinhorini, Ysttéphani Jurak
    3x mulher trata sobre o empoderamento de jovens mulheres que se encontram no âmbito acadêmico a partir das suas experiências de vida. E que quebram os modelos de magra e cabelos lisos que a sociedade e mídia impõem para as mulheres. O processo da construção do trabalho conta com fotografias e entrevistas, onde as convidadas relatam sobre sua vida, formas que se empoderam e quebram as barreiras impostas e trazem um pouco do que fazem, onde se sentem bem e o que fazem por meio das fotos que são o produto final deste trabalho.
  • Monografia Acesso aberto
    A propagação de notícias falsas e seu poder de influenciar a opinião pública em processos eleitorais
    (2018) Pinho, Natalia Santos de
    As eleições estadunidenses de 2016 ficaram populares devido ao grande volume de compartilhamento de fake news consideradas responsáveis pela vitória de Donald Trump. No Brasil, o processo eleitoral também foi permeado por notícias falsas. Este trabalho apresenta uma discussão com base em teorias e indícios de como a propagação de notícias falsas têm poder de influenciar a opinião pública em processos eleitorais e quais as suas consequências. O trabalho baseia-se em estudo de caso das notícias falsas que impactaram durante o processo eleitoral brasileiro e que influenciaram na intenção de votos da opinião pública, interferindo no resultado das eleições. A partir de registros em veículos de imprensa e agências de checagem de fatos, foram analisadas notícias falsas que impactaram nas opiniões sobre o processo eleitoral e consolidaram a polarização política no país.