Engenharia Mecânica
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Navegando Engenharia Mecânica por Autor "Bartex, Sérgio Luiz Telles"
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Estudo de Caso Acesso aberto Análise da viabilidade de manter motores ciclo diesel em operação nos serviços extrapesados, diante da atual deficiência energética apresentada por baterias(2023-06-30) Kalsing, Jordan EnzoHistoricamente, há uma estreita ligação entre transporte e petróleo: 93% da energia utilizada nos transportes provem de derivados de petróleo. Esse é o motivo em que se baseia a transição energética que vem ditando os passos do futuro, uma vez que, a nível global, o setor dos transportes é o segundo maior contribuinte para as emissões antropogênicas de gases com efeito estufa. Diante da preocupação com os gases estufa, governos do mundo todo começaram a impor normas limitando a poluição, afim de controlar as emissões. O presente trabalho busca evidenciar se é possível uma transição total imediata para operações de navios extrapesados, baseando-se, principalmente, em graneleiros da classe Suezmax. Utilizando de bibliografia nacional e estrangeira, das quais livros seminais, legislações vigentes, legislações futuras, catálogos de fabricantes e pesquisas na área, foram selecionados artigos e dados condizentes com o tema proposto nesta pesquisa. Para a seleção dos dados a serem validados, foi utilizada a observação e uma análise cruzada das informações obtidas. Como resultados, foram obtidos dados constatando que o navio apresentado se enquadra nos níveis de emissões estipulados, apenas utilizando a redução de energia pelo EPL. Com a utilização do EPL, reduzindo algo em torno de 33,5% da potência do motor, foi possível reduzir em 53,5% as emissões de CO2. Para isso, a rotação do motor foi reduzida em 10 rpm. Da mesma forma, foi calculado o tempo de viagem na rota Paranaguá, Brasil – Roterdã, Holanda, para ver qual seria o impacto da redução de velocidade de cruzeiro no tempo final de viagem. Houve 22,5% de aumento. Entretanto, para o cálculo suposto de baterias, estas ainda se mostram extremamente inviáveis. Quanto ao custo da bateria, essa seria a maior inviabilidade, pois o valor gasto para adquirir uma unidade com as características necessárias, seria da ordem de grandeza de que o navio poderia fazer aproximadamente 3.700 viagens na rota mencionada, ao mesmo custo da aquisição. Isso sem mencionar os custos em decorrência de modificações, instalação, treinamento de pessoal e carga da mesma. Diante do que fora obtido, conclui-se que no atual momento, é impensável a substituição da propulsão a diesel nos serviços extrapesados.Monografia Acesso aberto Análise de flexibilidade computacional: Análise de tensões em tubulações industriais(2023-06-16) Cantú, Vinicius Domingos FagundesO presente trabalho visa simular através de métodos computacionais a distribuição da flexibilidade de uma tubulação para outros equipamentos e/ou tubulação na qual a mesma possa estar unida, seja ela feita com conexões (flanges, luvas, curvas) ou soldada. A análise da flexibilidade foi realizada através de softwares e normas específicas. Para o desenvolvimento desse projeto utilizou-se como modelo a simulação de uma tubulação em alta temperatura saindo de um digestor até um tanque de armazenamento, o software CAESAR II, normas ASME B31.3 (Code for Pressure Piping), PETROBRÁS N-57 (Projeto Mecânico de Tubulações Industriais) e PETROBRÁS N-1673 (Critérios de Cálculo Mecânico de tubulação). Demonstrou-se um problema e a solução através da simulação, para que se possam evitar tensões excessivas decorrentes do processo, chamadas de tensões secundárias. Viu-se, que, as tensões na tubulação Verde Claro (com suporte) manteve-se abaixo das mínimas aceitáveis para a operação e as tensões na Tubulação Verde Oliva (sem suporte) ultrapassaram os valores admissíveis pela norma. Com isso pode-se concluir que, a análise dá uma alta segurança de operacional de qual elemento suportante deverá ser utilizado na tubulação, que o dimensionamento de uma tubulação não se restringe somente em velocidades do fluido, velocidades de escoamento e na compatibilização de materiais, mas também em seus esforços oriundos de comportamento estrutural, sendo eles tensões primarias e tensões secundárias.Monografia Acesso aberto Carga térmica para o dimensionamento de um sistema de ar-condicionado de uma igreja: estudo de caso(2022-12) Anjos, Matheus Fiescki dosEste trabalho teve como objetivo realizar um projeto de carga térmica para uma igreja situada na cidade de Canoas, visando o conforto térmico dos ocupantes do local. Para o projeto foi realizado um estudo de caso, para descrever o ambiente, analisando a planta da edificação, a localização, número de ocupantes, horário e ações que ocorrem durante o culto. Com o auxílio computacional do software HAP 4.9 da carrier, foi alcançada a carga térmica para o recinto no valor total de 42,76 TR. Com a carga térmica calculada foi possível determinar um sistema de ar condicionado do tipo split piso teto para a igreja, e um custo estimado para a instalação dos equipamentos no valor de R$ 92.997,70.Monografia Acesso aberto Dimensionamento e análise de um sistema de aeração para silos armazenadores de grãos(2022-12-13) Germann, RenanA produção de grãos é um dos principais segmentos do setor agrícola tanto no cenário nacional quanto no internacional. Devido ao imenso potencial brasileiro para o aumento do cultivo de grãos, há a necessidade de minimizar perdas, preservando a sua qualidade durante o armazenamento em silos. Uma das boas práticas agrícolas de conservação é por meio do correto dimensionamento do sistema de aeração de silo armazenador, o qual consiste na movimentação forçada de ar ambiente, que promove a diminuição e padronização da temperatura dos grãos armazenados. Nessa perspectiva, o presente trabalho descreveu o método de cálculo para o dimensionamento de um sistema de aeração para milho ou soja armazenados em silos de concreto com 16 metros de altura e 16 metros de diâmetro, baseado na reconhecida obra do autor Érico Aquino Weber, denominada de “Excelência em Beneficiamento e Armazenagem de Grãos (2005)”. Transcorreu através de validações das vinte e sete equações, oriundas da metodologia de Weber (2005), as quais foram divididas em três etapas: valores para a capacidade dos silos e dos produtos armazenados; cálculos da aeração; e cálculos dos dutos aeradores. Além disso, foram esclarecidos os valores para a pressão estática e a potência. Assim, o volume total de grão para o respectivo silo foi de 2.635 toneladas. Os tamanhos dos canais L1 e L2 foram determinados em 0,5 x 0,6 metros e 0,6 x 0,35 metros, respectivamente. Já o canal de distribuição definiu-se por 0,9 x 0,5 metros e o último canal por 1,46 x 0,5 metros. Por fim, 73,66 mm coluna d’água é o valor da pressão estática e o ventilador escolhido para atender o projeto é o de 15 CV. Concluiu-se que houve êxito deste trabalho no dimensionamento de um sistema de aeração para o respectivo silo armazenador, sendo inclusive economicamente viável.