Engenharia de Produção
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Navegando Engenharia de Produção por Autor "Cassettari, Eder"
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Estudo de Caso Acesso aberto Análise e Previsão de vendas da Adidas Utilizando o Modelo SARIMA(2023-07) Aoki, Vinícius; Cordaro, Gabrielle; Doria, Giovanna; Leite, MarcoEste artigo apresenta um estudo de caso que tem como objetivo analisar a de-manda dos produtos da empresa Adidas nos Estados Unidos, durante os anos de 2020 e 2021. Através da utilização do modelo SARIMA no Python, juntamente com as bibliotecas Numpy, Statsmodels e Pandas, foram coletados dados de vendas e realizada uma análise. O modelo SARIMA permitiu prever a demanda futura, considerando os componentes integrados, de média móvel e sazonais dos dados. Os resultados obtidos fornecem insights valiosos para a Adidas, contribu-indo para a gestão eficiente de estoques, otimização do planejamento de produ-ção e desenvolvimento de estratégias de marketing direcionadas. Este estudo demonstra a aplicação prática do modelo SARIMA no contexto empresarial, destacando sua relevância para a tomada de decisões informadas e assertivasArtigo Científico Acesso aberto Aplicação da metodologia SMART de análise de decisão multicritério para a seleção de ações de investimentos(2022-06-15) Rocha, Thainara; Nicolau, Thamires; Nascimento, Jeovanira; Lima, SaraO cenário de investimentos no Brasil, ainda é pouco explorado, uma das causas raízes está relacionada ao baixo conhecimento da população sobre o assunto, isso faz com que muitos brasileiros hesitem adquirir investimentos quando precisam tomar uma decisão ou contratarem uma empresa para auxiliá-los nesse momento. Diante da necessidade da realização de escolhas assertivas diárias, inclusive no mercado financeiro, mediante critérios estabelecidos, identifica-se a oportunidade de aplicar Análise de Decisão Multicritério (MCDA – Multi Criteia Decision Analysis), a fim de proporcionar uma escolha estratégica embasada por meio da pesquisa operacional e da estatística. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo a aplicação da metodologia SMART (Simple Multiple-Attribute Rate Technology) técnica simples de classificação de múltiplos critérios usando classificações de exploração, para a seleção de ações de investimentos no mercado financeiro, realizado por meio da utilização de dados públicos referente às empresas brasileiras.