Engenharia de Produção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 27
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Aplicação da metodologia DMAIC na análise de tensão residual através de ensaio de nitrato mercuroso
    (2023-12) LIMA, Henrique Nicaço
    A metodologia Seis Sigma é atualmente adotada por diversas empresas com o objetivo de reduzir custos organizacionais e melhorar significativamente a qualidade e produtividade dos produtos e serviços. Para implementar a metodologia Seis Sigma em uma empresa, uma variedade de técnicas e ferramentas devem ser aplicadas para analisar e resolver problemas. DMAIC é uma metodologia que ajuda a definir e determinar a causa de um problema, mapear seus processos atuais, melhorar e controlar o desempenho dos processos. O objetivo apresentado neste artigo se remete à avaliação da eficiência desta ferramenta, tratando-se de compreensão técnica e eliminação da causa raiz para as ocorrências de fendas na munição .50 (12,7x99mm) durante ensaio de nitrato mercuroso. A ocorrência de fenda durante ensaio é considerada crítica pela norma internacional NATO STANDARD AEP-97. Este artigo foi desenvolvido a partir da coleta de dados para a realização de um estudo de caso, sendo este, um estudo técnico de modo que seja obtido amplo e detalhado conhecimento sobre o processo de fabricação e a influência de cada operação em gerar tensão residual no produto. Os dados coletados tornaram explícita a necessidade de otimização de algumas operações, na qual resultou em análises que validaram as causas raízes e possibilitam a resolução do problema apresentado. Os resultados obtidos concluem a eficácia da aplicação da ferramenta, apresentando resultados positivos expressos em eliminação da falha, redução de custos e melhoria contínua.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Pesquisa de mercado para tomada de decisão em empresas: o impacto dos vieses; como identificar e anular, o quase oculto, viés de amostragem criado em método quantitativo com amostra de respostas não obrigatórias.
    (2023-06-19) Magri, Bruno; Zerbinatti Ferreira, Caio Augusto; Cassiano, Gabriel Angelo; Fonseca, Igor; de Souza Cruz, Matheus; de Carvalho Cortes, Pedro; Ramalho Pereira, Vinicius Fernando
    A pesquisa de mercado exerce um papel primordial para tomada de decisão em empresas, disponibilizando, quando bem elaborada, insights valiosos sobre o mercado, os clientes e a concorrência. No entanto, é essencial garantir resultados e análises confiáveis e asserti-vos, evitando a influência de possíveis vieses que possam existir comprometendo, assim, a validade e confiabilidade. Este artigo traz um estudo de caso real com a oportunidade de imergir através de análises descritivas, diagnósticas e prescritivas na relação de atuação em pesquisas de mercado quantitativas, evidenciando a importância do seguimento das metodologias ideais para seleção de convidados. Além de garantir que o volume de res-pondentes a ser analisado apresente estatisticamente uma confiança e margem de erro agradável, se faz necessário aprofundamento e entendimento das personas e clusters que estão por trás deste número alcançado, assegurando que a amostra a ser analisada ou ta-bulada represente fielmente o público-alvo e todos os estratos de segmentos selecionados para estudo inicialmente.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise e previsão de vendas da Adidas utilizando o modelo Sarima
    (2023-06-20) Doria, Giovanna; Cordaro, Gabrielle; Aoki, Vinícius; Leite, Marco
    Este artigo apresenta um estudo de caso que tem como objetivo analisar a demanda dos produtos da empresa Adidas nos Estados Unidos, durante os anos de 2020 e 2021. Através da utilização do modelo SARIMA no Python, juntamente com as bibliotecas Numpy, Statsmodels e Pandas, foram coletados dados de vendas e realizada uma análise. O modelo SARIMA permitiu prever a demanda futura, considerando os componentes integrados, de média móvel e sazonais dos dados. Os resultados obtidos fornecem insights valiosos para a Adidas, contribuindo para a gestão eficiente de estoques, otimização do planejamento de produção e desenvolvimento de estratégias de marketing direcionadas. Este estudo demonstra a aplicação prática do modelo SARIMA no contexto empresarial, destacando sua relevância para a tomada de decisões informadas e assertivas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Desafios e Benefícios da Adoção do Scrum: Um Estudo de Caso em uma Equipe de Desenvolvimento de Software
    (2023-06-23) Gonçalves, Jonas Martin; dos Santos, Ana Clara Cabral; Pellegrino, Leonardo Favaro
    O ambiente de negócios atual exige que as empresas adotem estratégias eficien-tes para lidar com a complexidade e a dinâmica, e os métodos ágeis, como o Scrum, têm se mostrado promissores nesse contexto. Este trabalho busca anali-sar os benefícios e desafios da implementação do Scrum em um projeto de de-senvolvimento de software, por meio de entrevistas qualitativas e coleta de da-dos quantitativos. O estudo visa identificar os benefícios, como engajamento da equipe e adaptação às mudanças, e compreender os desafios enfrentados, como resistência e falta de alinhamento. Os resultados fornecerão insights valiosos para empresas interessadas em adotar métodos ágeis, visando melhorar a produ-tividade, qualidade e satisfação dos clientes.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Análise e Previsão de vendas da Adidas Utilizando o Modelo SARIMA
    (2023-07) Aoki, Vinícius; Cordaro, Gabrielle; Doria, Giovanna; Leite, Marco
    Este artigo apresenta um estudo de caso que tem como objetivo analisar a de-manda dos produtos da empresa Adidas nos Estados Unidos, durante os anos de 2020 e 2021. Através da utilização do modelo SARIMA no Python, juntamente com as bibliotecas Numpy, Statsmodels e Pandas, foram coletados dados de vendas e realizada uma análise. O modelo SARIMA permitiu prever a demanda futura, considerando os componentes integrados, de média móvel e sazonais dos dados. Os resultados obtidos fornecem insights valiosos para a Adidas, contribu-indo para a gestão eficiente de estoques, otimização do planejamento de produ-ção e desenvolvimento de estratégias de marketing direcionadas. Este estudo demonstra a aplicação prática do modelo SARIMA no contexto empresarial, destacando sua relevância para a tomada de decisões informadas e assertivas
  • Estudo de Caso Acesso fechado
    Desenvolvimento de software para controle de estoque de matéria-prima em uma indústria têxtil de pequeno porte
    (2023-06-20) Gouvea, Camila; Henryke, Carlos; Bonfim, Clarissa; Bernardes, Igor; Ferrari, Stella; Zolezi, Vinicius
    Através de um estudo de caso em uma empresa têxtil e as diversas pesquisas sobre estoque e sua importância, foi constatado que o estoque interfere diretamente em diversos pontos de uma empresa (produtividade, lucratividade, organização, entre outros). Analisando o alto custo de implementação de sistemas eficazes para gerenciamento e controle desse recurso, criamos um software para microempresas que não possuem verba para implementar e manter os softwares de grandes empresas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Gestão de estoque e uma proposta de melhoria em uma Siderúrgia-CSN
    (2023-06-12) Franzoni, João; Gomes, Isabela; Soueid, Weslley
    A gestão de estoque é uma ferramenta estratégica para as empresas e um de seus grandes desafios é encontrar o ponto de equilíbrio entre a indisponibilidade do produto e o custo para mantê-lo em estoque. Para que a gestão de estoques seja eficiente é necessária uma boa logística para a redução de custos garantindo o melhor nível de serviço. Uma das dificuldades enfrentadas pelas empresas é como mensurar a viabilidade eco-nômica de um acordo comercial em relação ao custo de manter estoques. Este trabalho apresenta uma ferramenta de melhoria no processo de gestão de estoque e logística. Para elaboração dessa ferramenta foi aplicado um modelo aplicado pela empresa Natura e, o desenvolvimento de software de Estoque e Logística. Através deste trabalho foi possível apresentar uma possível melhoria no mapeamento logístico e, os custos relativos à manutenção dos estoques.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A importância do estudo do Lean Manufacturing e suas ferramentas para as organizações.
    (2023-07-05) Silva, Arthur de Mello; Filho, André Roberto Pozelli; Mendonça, Emanuel Bezerra; Chen, Johnny Henry; Maiorano, Marcelo Dota; Bertoni, Rodrigo Monari
    O artigo aborda a importância do estudo de Lean Manufacturing e suas ferramentas para as organizações. Ele destaca que a metodologia tem sido amplamente utilizada em empresas de diferentes setores, incluindo manufatura, serviços, saúde, facilities, e tem se mostrado eficaz na melhoria da competitividade e no aumento da satisfação do cliente. O texto também enfatiza que a aplicação das ferramentas deve ser feita visando um resultado específico e que depende dos colaboradores envolvidos. Além disso, o artigo destaca que a implementação do Lean Manufacturing pode impactar positivamente na eficiência e qualidade dos produtos. No entanto, é importante superar os desafios comuns enfrentados pelas empresas ao adotar o Lean Manufacturing, como resistência à mudança e falta de treinamento adequado. O texto conclui que o Lean Manufacturing é uma ferramenta útil para melhorar os processos de produção das empresas, mas sua aplicação deve ser cuidadosamente planejada e executada.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Análise do processo de empenho de matéria-prima em uma indústria gráfica
    (2023-06-26) Flauzino, Mayara; Santoro, Micaelle; Garcia, Beatriz; Nascimento, Ana Beatriz; Vasconcelos, Pedro Henrique
    O presente estudo aborda a aplicação de conceitos e ferramentas gerenciais visando à redução de desperdícios no setor de estoque de uma empresa do ramo gráfico, aprimorando sua administração. Com base na utilização de técnicas desenvolvidas para a indústria, o objetivo deste trabalho é confirmar a efetividade dessas técnicas no processo produtivo. O estudo foi conduzido no setor de produção e estoque de matéria-prima da empresa, utilizando o Diagrama de Causa e Efeito para encontrar as principais fontes de problemas no processo de apontamento de empenho de matéria-prima (MP), ferramenta 5S, entre outras. Através do método proposto, foi identificado que a gestão do almoxarifado e processos de fabricação, se tornaram mais organizados, com melhoria nos apontamentos do sistema, visualização dos níveis de produtos em estoque com clareza e limpeza.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Previsão de demanda de produto acabado em uma empresa fabricante de pneus agrícolas
    (2022-12-06) Simões, Caio; Teixeira, Douglass; Silva, Lucas; Batista, Pedro; Santos, Asheley
    Definir uma estratégia de previsão de demanda é ponto chave para o planejamento e controle da produção dentro das empresas, com a aplicação de modelos quantitativos e qualitativos para encontrar a melhor previsão com o menor erro possível, sendo assim, o trabalho tem como objetivo aplicar o modelo de Holt-Winters, que considera os fatores de nível, tendência e sazonalidade, para prever a demanda futura de um dos produtos do portfólio da empresa escolhida, que atua no segmento de fabricação de pneus agrícolas. Foram usados como base os anos de 2015 até 2019, desconsiderando as vendas ocorridas durante a pandemia do Covid-19, onde a amostragem apresenta dados aleatórios. Após aplicação do modelo, os resultados obtidos são analisados e comparados com os resultados de outros modelos comumente aplicados no mercado. Por fim, propõe-se a adoção de uma estratégia de estoque de segurança calcada na produção superior ao previsto, para que se tenha maior segurança na aplicação do método dentro da empresa, seja para esse produto em específico ou na expansão do uso em demais produtos com características e histórico de vendas semelhantes.
  • Estudo de Caso Acesso fechado
    Gestão de Estoque
    (2022-12) Silva, Matheus Olinto da Pátria; Oliveira Dias, Amanda; Molineiro, Lorenzzo Magri; Loezer, Matheus Lemos
    Este projeto tem como objetivo apresentar um estudo de caso sobre a gestão e controle de estoque em uma empresa têxtil, que foi realizado com o auxílio de ferramentas como Ishikawa e Matriz GUT (Gravidade, Urgência e Tendência). O trabalho abordará também o tratamento de defeitos de produtos, pedidos cancelados e fazer uma correlação analisando quanto isso poderia trazer em retorno financeiro para a empresa em decorrência dessas mudanças, ampliando assim o escopo do projeto. A última etapa consiste no desenvolvimento de um plano de ação de modo a alcançar esse estado futuro, este constituído por um conjunto de propostas de melhoria como Just-in-Time, trabalho padronizado e gestão visual para alcançarmos os principais objetivos.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Análise do lançamento de um novo produto farmacêutico: Um estudo correlacional com a teoria de gestão de desenvolvimento de Henrique Rosenfeld
    (2022-12-06) Henrique Gallesco, André; Franco de Souza Minussi, Larissa; Do Nascimento Lima, Relaine
    Este artigo consistiu em uma pesquisa correlacional entre as estratégias realizadas por uma indústria farmacêutica, no lançamento de novas marcas no mercado brasileiro, durante o ano de 2021, e a teoria de gestão de desenvolvimento do produto, de Rosenfeld et al (2006). Este estudo possibilitou conhecer como pode ser aplicada essa teoria em um caso real de lançamento de um produto. Utilizou-se como ferramenta a análise dos dados e resultados compartilhados pela empresa, de forma sigilosa, e as biografias de Rosenfeld et al (2006) e outros autores pertinentes. Como resultado, percebeu-se que a indústria apresentou algumas falhas durante o seu processo de planejamento de seus lançamentos, além de sofrer com os impactos da nova variante da Covid-19, Ômicron, entretanto por se tratar de marcas ainda muito novas no mercado, não foi possível afirmar se o lançamento foi um sucesso ou não. Frente a isso, ficou evidente que o planejamento estratégico ainda na fase de pré-lançamento é imprescindível para o sucesso e consolidação de novas marcas no mercado brasileiro
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Aplicação da metodologia DMAIC visando o aumento da produtividade em um indústria de perfumes.
    (2022-12-06) Santos, Igor Antonio de Oliveira; Araujo, Ester Rocha; Fiori, Gabriel Guimarães; Duarte, Giliane Avelino da Silva; Figueiredo, Guilherme Eduardo de Melo; Pini, Mariana Lopes
    O crescimento da indústria de perfumes tem mostrado um aumento considerável no mercado, sendo necessária a aplicação de ferramentas de qualidade para manutenção da competitividade das empresas. Esse estudo tem como objetivo otimizar a capacidade de produção, buscando o aumento da disponibilidade do produto Senciência. O histórico da empresa demonstra que a demanda possui um crescimento médio anual que ultrapassa a capacidade produtiva no ano de 2021. Neste trabalho foi desenvolvido um estudo de caso que aplica a melhoria contínua na linha produtiva da indústria Sweet Perfume, por meio das metodologias Lean Six Sigma e DMAIC. Desta forma, sua aplicação é fundamental para analisar os processos produtivos e otimizá-los, resultando assim no aumento da capacidade para não impactar a margem, se mostrando uma alternativa eficiente frente a um investimento para uma nova linha produtiva, garantindo atender a demanda para os próximos anos e adiando investimentos com novos ativos produtivos.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Estudo de caso de implementação do lean manufacturing em uma loja de materiais de construção
    (2022-12-16) Teixeira, Natália; Oliveira, Hellen
    Com o mercado cada vez mais competitivo, tornou-se necessária a adoção de modelos de gestão que tornassem as empresas cada vez mais produtivas. O presente trabalho tem como objetivo o estudo do Lean Manufacturing aplicado a uma loja de materiais de construção de pequeno porte. Com base nos conceitos do Lean Manufacturing, foram feitos estudos e oportunidades de melhorias foram identificadas na empresa. Foram realizadas atividades de 5S e criada uma planilha para controle e gestão do estoque e das finanças da loja. As melhorias facilitaram o trabalho dos funcionários, e vão de encontro ao modelo de gestão proposto.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Sociedade 5.0: um estudo sobre iniciativas Smart Cities no Brasil
    (2022-12-06) Silva, Adan; Sanchez, Bruno; Queiroz, Laura; Ribeiro, Mariane; Santana, Mayara
    Atualmente o mundo está passando por uma grande revolução tecnológica e esse fato não se limita apenas as indústrias ou as formas de trabalhar, tal tema tornou se tão maior que agora há uma nova sociedade. Este artigo tem como objetivo analisar essa sociedade atual, mais precisamente o impacto das tecnologias Smart Cities dentro do Brasil. Visto que o mundo vem se moldando para tornar-se mais inteligente, o Estado brasileiro ainda está defasado nesse aspecto, porém há exemplos que podem ser estudados como pioneiros, apresentados neste trabalho, enfatizando então sua importância como contribuição bibliográfica. Concomitan temente foi realizado o método Survey com a população das cidades abordadas como estudos de caso, a fim de constatar se a implementação das tecnologias e iniciativas Smart Cities, surtiram efeitos na qualidade de vida. Além disso foi apresentada uma entrevista com os representantes das cidades, com o objetivo de detalhar os projetos implantados.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Impacto da Gestão de Serviço em uma Empresa de Tecnologia
    (2022-12-15) Soares, Beatriz Guzella; Damas, Gabriel Ribeiro; da Silva, Mayara Pereira; Marques, Nathalia Maria Lavisio da Cruz; de Oliveira, Talita Cristina Silva
    O presente trabalho apresenta um estudo de caso utilizando a metodologia DMAIC para serviços, em uma empresa de tecnologia, analisando a relação entre ocorrências de gargalos, quantidade de projetos ativos e a influência do engajamento dos colaboradores, com o objetivo de reduzir os atrasos nas entregas dos projetos. O cenário atual do mercado indica a necessidade da busca por melhorias e otimização de processos para diminuir os custos e aumentar os lucros. As ferramentas de qualidade estão cada vez mais presentes e eficazes para os negócios, proporcionando diversos processos de melhoria na gestão de projetos. Por meio das ferramentas da metodologia são identificadas as causas-raiz e é realizado o mapeamento das falhas para elaborar planos de ações de correção e melhoria. Foram utilizadas ferramentas como o Mapa de raciocínio, Sipoc, Fluxograma, 5 porquês, Ishikawa, Matriz Esforço x Impacto, Diagrama de dispersão, Diagrama de Pareto, entre outras, que compõem o método DMAIC. Os resultados apresentaram reduções de gastos excedentes em 95% e de prazos estendidos em 48%, tendo a meta em grande parte atingida, exceto pelo tempo de adaptação ser maior do que o esperado em alguns times.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Redução de riscos e acidentes de trabalho aplicando a segurança baseada em comportamentos
    (2022-12-06) Giacomini, Antonio Augusto; Queiroz, Felipe; Faraco, Gabriel; Pereira, Gabriel; Oliveira, Guilherme; Santo, Lucas
    Este trabalho tem como objetivo apresentar o estudo da aplicação do método de segurança baseada em comportamentos em uma empresa de grande porte como ferramenta para antecipação de possíveis riscos e prevenção de acidentes de trabalho. Foi observado que é comum em empresas deste porte a abordagem de segurança centralizada e reativa, baseada em um departamento único, na figura do Técnico de Segurança do Trabalho, desta forma, foi realizada a implementação e disseminação do modelo de segurança descentralizada e proativa, com base em dados estáticos e ferramentas de análise que geram insights a partir dos comportamentos observados durante o dia a dia dos colaboradores desta empresa. A implementação abordada consiste desde o treinamento das equipes, até o fornecimento das ferramentas para gerar as análises necessárias para o processo.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Utilização de ferramentas da qualidade para melhoria da gestão de estoque de uma empresa metalúrgica
    (2022-12-13) Oliveira, Gabrielle Gloria; Simões, Beatriz de Oliveira; Santos, Caio Profeta dos; Yatabe, Carolina Vaz; Jacubavicius, Gabriella Maria da Silva; Lopes, Nicole Gonçalves
    O presente trabalho refere-se a um estudo de caso realizado em uma empresa do ramo metal mecânico localizada no município de Mairiporã – SP, onde foi aplicado a ferramenta PDCA para controle dos processos da empresa, além da implantação do programa de qualidade denominado como 5S, a fim de manter limpeza e organização das áreas de trabalho. A gestão do estoque em empresas desse segmento é fundamental para que não haja a superprodução e estoque em excesso, que são considerados uns dos 7 desperdícios do Lean Manufacturing. Deve-se manter um bom gerenciamento do estoque para assegurar a máxima eficiência dos processos das áreas envolvidas garantindo, dessa maneira, que não ocorra nenhuma complicação na produção. Diante disso, este trabalho tem o objetivo de analisar e propor soluções de melhoria na gestão de estoque da empresa, com o auxílio da ferramenta de qualidade PDCA e implantação do programa 5S. Os resultados obtidos após a utilização dessas ferramentas demonstraram ser eficientes e significativos na organização e limpeza do espaço de trabalho, otimização do controle do estoque, criação de autodisciplina entre os funcionários da área, além da eliminação dos desperdícios de superprodução, movimentação e estoque definidos pela filosofia Lean, transformando o ambiente de trabalho em um local mais produtivo e livre de complicações na produção por problemas vindos da gestão do estoque.
  • Estudo de Caso Acesso fechado
    Aplicação da metodologia OKR em uma startup de delivery para gestão da melhoria de processos financeiros
    (2022-12-06) Fernandes Jr, Antonio Valerio; Martins, Gabriel Bettim; Zago, João Vitor Marinho; Jesus, Marcelo Deny Batista de; Lima, Matheus Henrique Soares de; Lima, Vinicius Arantes Lares
    O presente trabalho é um estudo de caso baseado em um OKR da área de contabilidade de uma empresa pioneira de entrega de comida via aplicativo, tendo como objetivos: analisar a gestão de metas da empresa; descrever o ambiente estudado e; principalmente, analisar os impactos gerados, sejam positivos, negativos ou neutros. O método aplicado para realizar o estudo de caso foi uma pesquisa qualitativa para aprofundar o conhecimento sobre o funcionamento e comportamento de uma metodologia ágil aplicada dentro da empresa com cultura tecnológica. Tendo resultados positivos, o objetivo de analisar gestão de metas foi alcançado com sucesso e a ferramenta implementada na empresa teve apenas 2 das 8 iniciativas não avançadas completamente, o que foi um resultado positivo dada as circunstâncias e grandes metas estabelecidas. Além disso, outra métrica para o resultado foi uma entrevista com responsáveis internos da metodologia, onde foram feitos apontamentos positivos e tiveram como maior dificuldade a conciliação de pessoas, devido aos compromissos cotidianos de cada área relacionado com o OKR.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    TI verde
    (2022-06-20) Rodrigues de Souza, Rafael Augusto
    Este trabalho tem como objetivo analisar a aderência das práticas de TI Verde por parte dos usuários domésticos de equipamentos eletroeletrônicos. Com o aumento do consumo, acompanha-se também o aumento do descarte irregular, devido a obsolescência dos equipamentos antigos. Com isso, equipamentos antigos ou “ultrapassados” são substituídos, armazenados ou descartados, muitas vezes junto ao lixo orgânico ou em locais inadequados, tornando-se um REEE (Resíduo de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos). Diante da complexidade do problema, uma pesquisa individual com usuários domésticos foi realizada, constatando que a grande maioria dos equipamentos obsoletos eram jogados fora de maneira irregular, em lixo comum, ou simplesmente ficavam armazenados em algum canto, sem nenhuma utilidade. Após analisar o comportamento do usuário, o trabalho de conscientização do descarte adequado teve início, mostrando os malefícios ao meio ambiente e à saúde humana, decorrentes da forma incorreta do descarte. Com isso, buscou-se identificar quais são os fatores que influenciam os usuários a substituir equipamentos e tornar a TI Verde um fator decisivo no processo de tomada de decisão do usuário, demonstrando todos os seus benefícios, como: menor consumo de energia, resultando na redução de combustíveis fósseis, preferência por equipamentos gerados com base na produção de energia sustentável, reduzir as emissões de dióxido de carbono e incentivar os usuários domésticos a descartar adequadamente os equipamentos obsoletos e reduzir gradualmente a geração de resíduos tóxicos.