Especialização em Design de Produto na Era Digital
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Navegando Especialização em Design de Produto na Era Digital por Autor "Filho, Mauro Faccioni"
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Artigo Científico Acesso embargado Aplicação do design thinking na construção de um modelo de negócios para conectar cooperativas de crédito e fintechs(2018) Dias, Antonio Carlos LacerdaO cenário do setor bancário mundial está sendo modificado por novos entrantes com a proposta de um modelo de negócio mais robusto, enxuto, detentores de tecnologias de ponta, especializados e centrados na experiência do cliente. Os Bancos Cooperativos são possuidores de uma estrutura complexa, regido por regulamentações e com soluções de produtos focadas na otimização do seu processo. As Fintechs são empresas robustas e ágeis, não regulamentadas pelos órgãos competentes, que são focadas na entrega de serviços financeiros com alto valor agregado ao cliente. Diante deste contraste de oferta de produtos e serviços financeiros, os Bancos Cooperativos estão procurando soluções que possam acelerar seu negócio e trazer uma experiência diferenciada ao cliente.Artigo Científico Acesso aberto Design Thinking para a formação de autores na educação a distância(2018) Andrade, Andréa de OliveiraDevido à explosão do acesso à informação com a internet, torna-se importante a reflexão sobre a construção de materiais didáticos na Educação a Distância (EaD). Através de uma metodologia ativa, esse processo pode favorecer o crescimento da interação entre o autor-leitor. Muitos conteudistas utilizam como recurso para seus projetos pedagógicos, buscadores de conteúdos viabilizados pela internet, levando-os a diversas fontes, podendo ser confiável ou não. É importante frisar que, na EaD o material didático, também conhecido como instrucional, organiza a dinâmica de todo o processo de ensino-aprendizagem. Os profissionais que pretendem atuar nessa modalidade precisam construir materiais mais dinâmicos e reflexivos, pois estamos em uma era totalmente conectada e informada. Essa construção pode ser feita com o apoio do Design Thinking, metodologia ativa que aborda a inovação e criatividade centrada no trabalho colaborativo, no usuário e na resolução de problemas. Este artigo descreve o quão pode ser eficiente utilizar a metodologia do Design Thinking na Formação de Autores para Educação a Distância (EaD).Estudo de Caso Acesso aberto O impacto da internet das coisas no design de ambientes comerciais: estudo de caso da loja Omniera(2018) Santos, Danubio Fontoura dosO varejo utiliza a ambientação dos espaços comerciais para comunicar-se com seus consumidores. O design de lojas e merchandising tem o poder de criar essa “linguagem das lojas”, por meio de elementos perceptíveis e imperceptíveis que compõem o espaço. Tais elementos influenciam o comportamento de compra do consumidor provocando estímulos e sensações baseados na comunicação dos sentidos. A inter-relação do consumidor com o ambiente comercial está diretamente relacionada aos estímulos e sensações perceptíveis no espaço. A aplicabilidade da Internet das Coisas no varejo está promovendo uma revolução nesse segmento, no que diz respeito à forma de abordagem do consumidor e ambientação desses espaços. Através da integração de tecnologias, melhorias significativas estão sendo percebidas tanto na performance das lojas como também nas áreas de logística, manutenção preditiva, gestão de estoque, marketing, entre outros. Ambientes interativos e tecnológicos são resultados da integração de canais online às lojas físicas. Em estudo de caso da Loja OMNIERA, considerada a loja do futuro, observaremos esse espaço de conceitos e tendências tecnológicas direcionadas ao varejo. Analisaremos o impacto que as tecnologias integradas à Iot causarão na ambientação dos espaços comerciais, em termos de abordagem do consumidor e percepção espacial. Perceber essas transformações e adaptar-se a elas tem sido o grande desafio desse segmento, e essa análise é o tema central deste trabalho.Artigo Científico Acesso aberto Produtos digitais (infoprodutos): definição, processos criativos, mercado(2018) Machado, Carlos HenriqueOs constantes avanços tecnológicos nos permitiram vislumbrar novas perspectivas de inovação em praticamente todas as áreas do conhecimento humano. Com o desenvolvimento exponencial da tecnologia computacional e a contínua ascensão da internet, atualizamos um mundo antes completamente analógico e mecânico, para um mundo digital e virtual, dos softwares e aplicativos, permitindo assim que produtos, serviços e informações fossem acessados e adquiridos através de dispositivos conectados à internet. Neste mundo digital, surgiram os produtos digitais, também conhecidos como infoprodutos, que oferecem recursos, serviços e conteúdos que podem ser adquiridos a preços atrativos e até mesmo de maneira gratuita, bastando para isso um simples download. Mas o que são os infoprodutos? Este trabalho aborda o tema e apresenta uma definição clara para os produtos digitais bem como técnicas criativas utilizadas durante seu desenvolvimento e o que podemos esperar deste mercado.Artigo Científico Acesso embargado Simulação de atividades práticas por meio de laboratórios virtuais(2018) Mesquita, Noemia SouzaO presente artigo aborda o conceito de laboratórios virtuais para práticas e simulação de atividades, onde a aprendizagem é mediada por meio de tecnologias em um ambiente controlado para o desenvolvimento de práticas experimentais que auxiliam o meio pedagógico a transmitir conhecimentos variados. Neste contexto será explorado o tema da realidade virtual, onde há simulação de um ambiente educacional, empresarial e profissional para a imersão do usuário. Um laboratório de aprendizagem tem como objetivo principal complementar a construção do conhecimento do estudante, por meio do reconhecimento explícito dos processos envolvidos na atividade de ensino. O artigo visa ainda situar como uma prática laboratorial de experimentação pode ser simulada/construída por meio de tecnologias atuais para auxiliar alunos/usuários a testarem seus conhecimentos e auxiliarem os processos de ensino-aprendizagem.