Vespasiano
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Vespasiano por Autor "ALVES, Luciana Silvestrini"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso aberto A Saúde Mental dos Estudantes de Medicina: uma revisão bibliográfica(2023-06-13) MACHADO, Giordana Urbanin; AYRES, João César Zakur; OLIVEIRA, Laura de; ALVES, Luciana SilvestriniO presente trabalho tem o intuito de investigar e discutir os aspectos relacionados à saúde mental de estudantes de Medicina. Devido à expansão de vagas no curso de medicina no país, faz-se essencial gerar mais conhecimentos quanto às modalidades de compreensão das enfermidades psíquicas, seus condicionantes e seus desencadeadores, assim como suas ações atenuantes de auxílio a essas circunstâncias. O presente estudo teve como objetivo mapear a produção científica quanto à temática no Brasil. Para isso, adotou-se a revisão narrativa da literatura através das bases eletrônicas de dados PubMed, SciELO e Medline, aplicando descritores sobre a saúde mental dos estudantes de medicina em um período temporal dos últimos 25 anos, no idioma português. Após aplicar o teste de relevância, foi possível selecionar 47 artigos científicos completos e com livre acesso. Os artigos científicos foram analisados integralmente e retratam estudos transversais e quantitativos desempenhados, principalmente, nas regiões sudeste e nordeste, em universidades públicas, e a maior fração deles foram publicados entre os anos de 2011 e 2015. Os aspectos das enfermidades mentais são o foco da grande maioria dos artigos científicos estudados que dissertam quadros e indicadores de risco de Transtorno Mental Comum (TMC), como depressão, ansiedade, estresse e prejuízo na qualidade de vida dos estudantes de medicina. As principais ferramentas utilizadas nos artigos científicos quantitativos foram SRQ 20, Whoqol-bref e BDI. Os sintomas da enfermidade e as atitudes de auxílio são os principais temas dos artigos científicos. Os condicionantes e desencadeadores emergem nos artigos científicos como uma contextualização do surgimento da enfermidade, porém poucos artigos científicos possuem foco nesses elementos e suas relações que auxiliaram na configuração de métodos de compreensão do fenômeno. A revisão bibliográfica demonstra que, para compreender adequadamente o fenômeno de adoecimento mental dos estudantes de medicina, é necessário identificar métodos para enfrentar as circunstâncias de sofrimento, sendo necessário a expansão de estudos longitudinais e qualitativos sobre a temática e amadurecer modelos analíticos para avançar a compreensão e a intervenção.