Especialização em Inovação da Educação
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Especialização em Inovação da Educação por Autor "Corrêa, Diandra Costa"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso embargado A contribuição da gamificação no processo de alfabetização e letramento de crianças do primeiro ano do ensino fundamental: reflexões e possibilidades.(2020) Corrêa, Diandra CostaO presente artigo tem como objetivo compreender o processo de desenvolvimento da alfabetização e letramento dos alunos, das turmas de primeiro ano do ensino fundamental de forma lúdica. Faz-se uma reflexão sobre como a gamificação pode auxiliar nesse processo de alfabetização das crianças. Para atender o objetivo proposto, foi utilizada uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, de natureza básica. A análise foi feita por meio de uma abordagem dialética com base no referencial teórico. Serviram para esse referencial: Soares (1998), Vygotsky (1991), Ferreiro (2001, 2003), Freire (1982), Proposta Curricular de Santa Catarina (2014), entre outros. Também, foram apresentadas algumas sugestões de jogos, no sentido de contribuir, para o trabalho de professores alfabetizadores. A partir da análise empreendida neste artigo, verificou-se que o jogo é um recurso que contribui com o processo de alfabetização e letramento, e, por meio das sugestões aqui apresentadas, os jogos são recursos lúdicos, que envolvem o aluno, dando-lhe a oportunidade de aprender de maneira significativa e atrativa. Ainda, ressalta-se que, embora haja avanços nos estudos sobre alfabetização e letramento, é imprescindível que se atente para esses processos, levando em consideração as tecnologias digitais/os jogos digitais (ou não) e o desenvolvimento da autonomia do aluno, de modo a promover o seu aprendizado, sem perder se vista as práticas discursivas de leitura e escrita e sua função social.