Psicologia
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Navegando Psicologia por Autor "MARTINS, Laisa Aquino"
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Artigo Científico Acesso aberto A inserção dos jovens com dislexia no mercado de trabalho(2023-12) OLIVEIRA, Tainá Lima; SILVA, Isabela Gomes daResumo: O tema aborda a inserção dos jovens com dislexia no mercado de trabalho, e tem por objetivo identificar as dificuldades enfrentadas por esses indivíduos na busca da realização profissional. Essa pesquisa utilizou-se de abordagem qualitativa, trazendo a compreensão através de estudos que a dislexia é uma desordem neurobiológica que compromete a aquisição e o desenvolvimento da linguagem escrita, decorrentes de vários fatores, entre eles, afetivos, sócio educacionais, pedagógicos, linguísticos, culturais e políticos. Os resultados levam a entender que o comprometimento efetivo dessas aprendizagens contribui para prejuízos futuros, no âmbito acadêmico e profissional do referido público em questão. Desse modo, os desafios encarados limitam as oportunidades de uma possível chance de profissionalização, bem como dificultam o índice de inserção no mercado de trabalho.Artigo Científico Acesso aberto Gestalt-terapia no manejo do TEA Transtorno do Espectro Autista em crianças(2023-12) LUZ, Carla Cinara da Silva; SOUSA, Luana Jeimile Nunes de; Queiroz, Vanessa Magalhães; SOUSA.O presente estudo relata o manejo da Gestalt-terapia e as possibilidades dessa prática dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA), tendo como objetivo principal: Investigar as possíveis contribuições da gestalt terapia na compreensão do TEA (Transtorno do espectro autista) em crianças. A Gestalt terapia é uma abordagem psicoterapêutica fundada por Fritz e Laura Perfs na década de 1940, a mesma utiliza o consciente como um mecanismo de trabalho de busca da emoção. Assim, a Gestalt-terapia considera o autismo como uma perturbação da função id do self. A partir disso, foram feitas pesquisas em livros, artigos e busca com profissionais que comprovam a eficácia da Gestalt-terapia no manejo com crianças autistas, sendo assim, ficou explícito como a GT entende o TEA e tem estratégias de cuidado eficazes, trabalhando o desenvolvimento dessas crianças de maneira mais lúdica para que assim o processo seja mais leve.