Psicologia

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  • Artigo Científico Acesso aberto
    Diagnóstico tardio do transtorno do espectro autista (TEA): impactos na vida adulta e necessidades de intervenções
    (2024-06) TRINDADE, Franciele Oliveira; MARCELO, Geiziane Cristovam da Cunha; MATOS, Laerte Maceno; BATISTA, Thaíse Regina Santos
    O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno neurobiológico caracterizado por déficits persistentes na comunicação e interação, além de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. O interesse na temática surgiu devido à escassez de pesquisas, evidenciada por diversos autores. Este estudo visa investigar os impactos do diagnóstico tardio do TEA na vida adulta e identificar as necessidades de intervenção. O método utilizado nesta pesquisa envolveu uma revisão sistemática, por meio da metodologia qualitativa, foram realizadas pesquisas através de livros, artigos como Google Acadêmico, Scielo, e biblioteca virtual da Faculdade AGES. As questões de pesquisa exploram os efeitos do diagnóstico tardio nas habilidades sociais e emocionais, os impactos psicossociais e o efeito sobre os membros da família, especialmente os pais e cuidadores. Hipóteses sugerem que adultos com TEA enfrentam dificuldades para estabelecer independência, organizar suas vidas e enfrentar mudanças, enquanto pais e cuidadores podem experienciar níveis elevados de estresse e dificuldades em encontrar apoio adequado. Este estudo visou preencher lacunas na literatura, fornecendo insights sobre os desafios enfrentados por adultos diagnosticados tardiamente com TEA e suas famílias, além de destacar a importância de intervenções eficazes e políticas públicas voltadas para essa população.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Os impactos psicológicos do uso abusivo das redes sociais na adolescência
    (2024-06) CERQUEIRA, Franciele Brito; RIOS , Maria Da Conceição M.; MASCARENHAS, Sandoval Augusto Rocha; MORAES, Watanna Larissa
    O século XXI testemunhou uma revolução tecnológica que trouxe as redes sociais como uma das facetas mais marcantes dessa transformação, conectando bilhões de pessoas e proporcionando um novo espaço para compartilhamento de informações. O artigo destaca o papel das redes sociais na intensificação de problemas psicológicos, especialmente em adolescentes. Com o aumento do uso dessas plataformas, surgem preocupações crescentes sobre seus impactos na saúde mental, associados a sentimentos de isolamento, ansiedade e depressão. O artigo investigou fatores de risco, estratégias de intervenção e prevenção. A pesquisa visou não apenas examinar evidências existentes, mas também antecipar desafios futuros na interação entre tecnologia e saúde mental. Destacou-se a importância de abordar o uso equilibrado das redes sociais, envolvendo empresas, influenciadores e usuários. A metodologia envolveu uma revisão sistemática da literatura científica, com análise qualitativa dos dados coletados. O engajamento nas redes sociais proporciona chances de estabelecer conexões, entretanto, traz consigo desafios que demandam a consciência e a moderação por parte dos usuários.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Ausência paterna e seus impactos no desenvolvimento infantil
    (2024-05) MOURA, Denise Costa Fernandes; CORREIA, Geisa Matos; MIRANDA, Isadora Dantas Motta
    A ausência paterna no desenvolvimento infantil é um assunto complexo e impactante. Torna-se crucial reconhecer que a ausência da figura paterna pode manifestar-se de diversas maneiras e ter diversas razões, desde a morte prematura ou a separação, até questões relacionadas ao trabalho ou outras circunstâncias familiares. Esta pesquisa investigou os impactos da ausência da figura paterna funcional, no desenvolvimento infantil, com o objetivo de identificar a importância desta figura paterna e descrever como a participação desta figura pode contribuir para o desenvolvimento psicossocial infantil. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica utilizando uma abordagem qualitativa. A partir dessas análises, ficou evidente a importância desse estudo para a compreensão das dificuldades enfrentadas pelos sujeitos que não têm a presença paterna em suas vidas no decorrer de seu crescimento. Esta pesquisa buscou também oferecer informações bastante significativas acerca do tema em questão, para profissionais de psicologia que lidam com o público infantil e para os próprios pais, visando proporcionar um suporte mais eficaz e compreensivo aos indivíduos que vivenciam ou vivenciaram essa ausência paterna.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Plantão psicológico escolar: uma estratégia de cuidado mental dos profissionais da educação.
    (2024-06) MEDEIROS, Fernanda Silva de; ALMEIDA , Rayssa Gabriella Santiago de Carvalho; VIEIRA, Tatielle De Souza
    O presente artigo relata a importância do cuidado mental do docente usando como estratégia o plantão psicológico escolar, trazendo a relevância de olhar para esse profissional que na grande maioria é esquecido, deixando suas queixas e demandas descuidadas e por meio do atendimento breve e singular, acolhendo este profissional através da escuta qualificada. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a importância do plantão psicológico como estratégia de cuidado mental do profissional de educação, investigando os fatores desencadeantes do adoecimento mental do professor e demonstrando os benefícios do plantão psicológico como cuidado para com o professor nas escolas. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica através de exploração em artigos onde foram selecionados e estudados na íntegra 13 artigos como base teórica acerca do assunto exposto. Sendo um tema vasto e bastante importante para a atualidade, a importância do cuidado mental do docente através do plantão psicológico nas escolas é uma possibilidade para que haja qualidade para o indivíduo como pessoa e como profissional. Reiterando, dessa forma, a importância do plantão psicológico como uma intervenção psicológica nas escolas, a qual busca acolher o docente no momento de sua urgência, proporcionando acolhimento e escuta empática como necessária.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A transição escola universidade: os desafios psicológicos dos alunos
    (2024-06) ALMEIDA, Maria Eduarda Rodrigues de Paula; BRITO, Rosilene de Souza; FREIRE, Ludmilla Batista
    A transição escola-universidade marca uma fase crucial na vida dos adolescentes. Esse artigo teve como objetivo analisar qual o impacto dos desafios enfrentados pelos alunos na sua vida acadêmica e pessoal na transição escola-universidade. Para isso, a metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, que teve como critérios de inclusão artigos com validação científica e como critérios de exclusão documentos não acadêmicos e estudos exclusivamente em grupos etários diferentes, os quais não abrangem a proposta deste trabalho. No decorrer dessa pesquisa, foram explanadas estratégias de apoio eficazes para enfrentar esses desafios em conjunto com o acompanhamento psicoterápico, como com técnicas de autocuidado frisando a sua importância atrelada à manutenção da saúde mental, podendo servir tanto como estratégia de prevenção, quanto como estratégia para redução de danos e/ou manutenção.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Mulheres-mães e interseccionalidade: Uma perspectiva da psicologia sobre a maternidade e suas implicações na saúde mental
    (2024-06) FERNANDES, Úrsula Sousa
    A construção de gênero, sobretudo o feminino se constitui associado à maternidade e ao trabalho doméstico sob a influência de transformações sociais. Nesse sentido, o presente estudo se fundamenta na importância de compreender tais aspectos sociais, a fim de identificar romantização da maternidade sob a perspectiva sócio-histórica e os impactos causados na saúde mental materna, seus processos de subjetividade, culpa e as dificuldades enfrentadas pelas mulher(es)-mãe(s). Foi desenvolvida uma revisão de literatura, adotando a metodologia de pesquisa bibliográfica, priorizando publicações que questionam padrões e normas estruturais do papel da mulher e suas implicações na sociedade no qual, constatou-se um déficit sob a perspectiva dos estudos psicológicos e sociais acerca da maternidade, que apontam indicadores de uma atuação profissional que foca majoritariamente nos impactos que a atuação do papel materno pode/poderia trazer para as crianças, seja no âmbito psicológico, emocional e/ou comportamental, deixando de evidenciar com mais vigor conteúdos como subjetividade e singularidades do maternar, as demandas e a promoção e prevenção da saúde mental das mulheres-mães. Diante disso, observa-se a necessidade de reconhecer a importância do assunto como um dilema público e político, além de direcionar e ampliar o foco dos estudos para a influência e os impactos negativos que a estrutura social pode causar à saúde mental materna, tendo como prioridade desconstruir a romantização da maternidade e seus respectivos potencializadores de adoecimento mental.
  • Monografia Acesso aberto
    Exaustão materna: o impacto da sobrecarga na saúde mental das mulheres-mães
    (2024-05) FRANCO, Joaciara de Almeida; PORTUGAL, Juliette Mendes Lima; SANTOS, Thiago Ribeiro Antunes
    A exaustão materna se caracteriza por um esgotamento emocional e físico recorrente da sobrecarga das atribuições e compromissos da maternidade, tendo em vista os desafios e exigências influenciados pela cultura na criação e desenvolvimento da relação com os filhos, além da expectativa gerada em torno da concretização particular ligada a formação dos descendentes. Discutiu-se a exaustão materna e as implicações para a saúde mental de mulheres-mães, evidenciando a relevância contemporânea da temática com o objetivo de analisar as crenças sociais que definem o papel da mulher-mãe e que estão relacionadas aos sentimentos que contribuem para o sofrimento psíquico. Para o desenvolvimento deste trabalho, foi utilizado o método de revisão bibliográfica, que consiste em leitura de artigos, livros, revistas digitais e textos relacionados a maternidade, sua romantização, pertinentes ao tema proposto, descrevendo crenças sociais que definem o papel da mulher-mãe para compreender e ressignificar a experiência do esgotamento materno. Levando em consideração a pesquisa realizada, percebeu-se que gestar e criar filhos são dimensões humanas que tem se transformado historicamente, e que mesmo assim, a maternidade ainda precisa responder a um ideal de mãe infalível.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Transtorno de ansiedade social em estudantes de pós-graduação: ocorrência e variáveis associadas
    (2024-06) SOUZA, Andreia Analice de; SILVA, Eliza Cedro da
    Este estudo tem como objetivo apresentar dados investigativos acerca do Transtorno de Ansiedade Social bem como os construtos intolerância à incerteza e frustração em discentes de pós-graduação stricto sensu. A pesquisa realizada teve caráter quantitativo, foram utilizados questionamentos e escalas para mensurar os dados das variáveis. A partir das informações obtidas constatou que há uma correlação entre Transtorno de Ansiedade Social, as variáveis tolerância a incerteza e baixa frustração entre discentes de pós-graduação stricto sensu impactam na percepção de mundo e visão de futuro. Neste cenário acadêmico, compreender as variáveis, bem como rastrear o transtorno supracitado se faz importante no sentido de trazer informações estatísticas e aspectos probabilísticos nas variáveis para incentivar novas pesquisas e promover intervenções mais assertivas nesse contexto.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Gestalt-terapia no manejo do TEA Transtorno do Espectro Autista em crianças
    (2023-12) LUZ, Carla Cinara da Silva; SOUSA, Luana Jeimile Nunes de; Queiroz, Vanessa Magalhães; SOUSA.
    O presente estudo relata o manejo da Gestalt-terapia e as possibilidades dessa prática dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA), tendo como objetivo principal: Investigar as possíveis contribuições da gestalt terapia na compreensão do TEA (Transtorno do espectro autista) em crianças. A Gestalt terapia é uma abordagem psicoterapêutica fundada por Fritz e Laura Perfs na década de 1940, a mesma utiliza o consciente como um mecanismo de trabalho de busca da emoção. Assim, a Gestalt-terapia considera o autismo como uma perturbação da função id do self. A partir disso, foram feitas pesquisas em livros, artigos e busca com profissionais que comprovam a eficácia da Gestalt-terapia no manejo com crianças autistas, sendo assim, ficou explícito como a GT entende o TEA e tem estratégias de cuidado eficazes, trabalhando o desenvolvimento dessas crianças de maneira mais lúdica para que assim o processo seja mais leve.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A inserção dos jovens com dislexia no mercado de trabalho
    (2023-12) OLIVEIRA, Tainá Lima; SILVA, Isabela Gomes da
    Resumo: O tema aborda a inserção dos jovens com dislexia no mercado de trabalho, e tem por objetivo identificar as dificuldades enfrentadas por esses indivíduos na busca da realização profissional. Essa pesquisa utilizou-se de abordagem qualitativa, trazendo a compreensão através de estudos que a dislexia é uma desordem neurobiológica que compromete a aquisição e o desenvolvimento da linguagem escrita, decorrentes de vários fatores, entre eles, afetivos, sócio educacionais, pedagógicos, linguísticos, culturais e políticos. Os resultados levam a entender que o comprometimento efetivo dessas aprendizagens contribui para prejuízos futuros, no âmbito acadêmico e profissional do referido público em questão. Desse modo, os desafios encarados limitam as oportunidades de uma possível chance de profissionalização, bem como dificultam o índice de inserção no mercado de trabalho.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    As contribuições do estilo de vida saudável para saúde mental: uma revisão bibliográfica
    (2023-12) VITORINO, Ana Paula Gomes dos Santos; SANTOS, Márica Trindade dos; SANTOS, Valdeir Jesus
    O artigo apresenta as contribuições do estilo de vida saudável para saúde mental considerando os impactos do período pandêmico do COVID-19 e os pilares do estilo de vida saudável.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Os impactos da privação do sono nos trabalhadores blasters em jornada de turno
    (2023-12) MURICI, Bárbara Caroline Moreira; OLIVEIRA, Carlos Antonio Sousa; SANTOS, Paulo Henrique da Silva; VALOIS, Iago Pedroza da Cruz
    O estudo em questão tem como objetivo investigar as diversas implicações advindas do trabalho em turnos e da consequente desregulação do ciclo circadiano, que é um relógio biológico interno que mantém as atividades e processos biológicos dos corpo humano, o qual é influenciado por alguns fatores externos como a exposição a luz natural, é responsável por gerir o metabolismo, sono, pressão sanguínea, apetite, e hormônios pelo período de 24 horas, com foco específico nos trabalhadores blasters, responsáveis pelo manuseio de explosivos em operações de mineração. Além dos aspectos biológicos relacionados à má qualidade do sono, o trabalho por turnos exerce um impacto significativo na esfera sociofamiliar, restringindo a participação do indivíduo em eventos familiares e sociais. Foram analisados artigos científicos, dissertações, teses e livros pertinentes ao assunto. A literatura consultada corrobora a premissa de que a má qualidade do sono tem efeitos nocivos sobre a saúde dos trabalhadores submetidos a turnos alternados. Nesse contexto, ressalta-se a importância da promoção da saúde nas empresas, tanto para assegurar a qualidade de vida dos colaboradores quanto para mitigar os custos institucionais relacionados às questões de saúde.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A Influência da liderança na saúde mental dos colaboradores
    (2023-12) VILAS BÔAS, Maiara França Carneiro; LIMA, Jéssica Paloma Silva; RODRIGUES, Sávio Ferreira
    Este artigo, investiga a relação entre a liderança e a saúde mental dos colaboradores em ambientes organizacionais. O objetivo principal foi investigar como diferentes estilos de liderança influenciam na saúde mental dos funcionários. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão de literatura integrativa que nos permitiu sintetizar conhecimentos independentes sobre um mesmo assunto, através de análise sobre os tipos de liderança e como estas interferem nas relações do ambiente de trabalho. Os perfis que foram examinados nos levou a concluir que, o estilo de liderança afeta a saúde mental dos colaboradores, confirmando assim as nossas hipóteses acerca do assunto. Os resultados revelam que a presença de uma liderança baseada na transparência, empatia e apoio aos colaboradores, está correlacionada positivamente com níveis mais altos de estabilidade mental do colaborador. Por outro lado, as lideranças caracterizadas por comportamentos abusivos, falta de comunicação e ausência de apoio no ambiente de trabalho, contribuem para uma relação direta com o aumento do estresse, ansiedade e outras questões de saúde mental nos funcionários. Conclui-se que a partir deste estudo, o papel do líder exerce uma influência substancial na saúde mental dos colaboradores. Portanto, estratégias de desenvolvimento de liderança voltadas para promover um ambiente de trabalho saudável são fundamentais para o bem-estar geral dos funcionários e para o desempenho organizacional. Desta forma, este estudo contribui para o entendimento sobre a influência da liderança na saúde mental dos colaboradores, destacando a importância de práticas de uma liderança saudável para a promoção do bem-estar dentro das organizações.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA CONTRA MULHERES QUE NÃO QUEREM SER MÃES: a opressão à maternidade
    (2023-12) MELO, Barbara Lavinie Silva de; SANTOS, Mikelle Hanna Silva Rios
    O presente artigo tem por objetivo analisar os impactos biopsicossociais da violência psicológica em mulheres e sua relação com a escolha da não maternidade, abordando a violência psicológica e a sua relação com a violência de gênero, investigando como a maternidade compulsória afeta a saúde psicológica da mulher e identificando como a violência psicológica afeta as mulheres que decidem não ter filhos. Para isso foi utilizado o método de revisão bibliográfica da literatura, que consiste em uma busca de um determinado objeto de conhecimento através da análise de todo material pertinente ao desenvolvimento do artigo. Desta forma, teve como finalidade evidenciar a manifestação da violência psicológica em mulheres que não anseiam pela maternidade e as problemáticas psicossociais que perpetuam essa abordagem. Os artigos estudados foram delimitados de 2018 a 2023.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Burnout em trabalhadores da Enfermagem e os impactos da COVID-19
    (2023-12) PEREIRA, Ana Clécia Souza; LOPES, Graciela Souza Sampaio; RODRIGUES, Nathália Cristina Matos
    A Síndrome de Burnout (S.B) é um adoecimento psíquico, originado pelo excesso de fatores estressantes provenientes das condições de trabalho do indivíduo. Nesse sentido, pensou-se em realizar o presente trabalho, colocando em destaque os profissionais da Enfermagem, tendo em vista, as longas jornadas de trabalho destinadas a esses, bem como a grande responsabilidade sobre eles depositada, o que por consequência gera estafa, a qual pode-se transformar em uma S.B. Levando em consideração o período pandêmico, momento em que o trabalho desses profissionais fez surgir sobrecarga abundante devido o alastramento do vírus, buscou-se investigar através de uma revisão bibliográfica integrativa, a incidência de casos de Síndrome de Burnout em profissionais da Enfermagem e os impactos da pandemia, mais especificamente da COVID-19 no surgimento desses casos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Procedimentos estéticos e seus impactos na construção da identidade de mulheres jovens
    (2023-12) MENDES, Aline Caroline Oliveira; OLIVEIRA, Camilla Brasileiro; FERREIRA, Júlia Gomes Silva
    Este artigo teve como objetivo analisar o aumento das intervenções estéticas e sua correlação com a construção da identidade (subjetividade) feminina, investigando os fatores que influenciam a demanda por procedimentos estéticos e os possíveis impactos sociais, culturais e psicológicos na esfera da saúde mental. A pesquisa, de natureza exploratória, consistiu em uma revisão da literatura existente sobre o tema, os efeitos dos procedimentos est éticos na construção da identidade e na saúde mental, seguida por uma análise crítica dos dados coletados, além da formulação de hipóteses e conclusões a partir dos resultados obtidos, buscando entender como padrões de beleza influenciam a percepção de identidade e seus impactos no psicológico. A pesquisa evidencia a complexidade da pressão social para se conformar a esses padrões, afetando a vida de diversas mulheres, ressaltando a importância nde discutir os efeitos dos procedimentos estéticos e reconhecendo os desafios contemporâneos associados à busca pela perfeição estética.