Especialização Marketing digital e comércio eletrônico
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Navegando Especialização Marketing digital e comércio eletrônico por Autor "Manfroi, Luciana"
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Artigo Científico Acesso aberto Anonimato na internet: mapeando negócios locais de prestação de serviço no município de Braço do Norte - SC(2019) Matos, Paula Grassi OuriquesA utilização das mídias sociais para divulgação de produtos e serviços não é mais algo exclusivo de grandes empresas. Com a pesquisa de campo realizada através deste trabalho, podemos demonstrar que pequenos negócios locais podem e devem divulgar seus serviços através destas mídias, de forma orgânica, com orientação profissional, se necessário, para que seu negócio seja reconhecido pela população local e lembrado por seus possíveis clientes quando eles necessitarem de seus produtos ou serviços, deixando assim, de recorrerem a serviços em outras cidades, por desconhecerem o profissional ou empresa local. As mídias sociais quando utilizadas de maneira profissional, programada, prestativa e humanizada, tendem a gerar um retorno positivo a curto, médio e longo prazo. Basta atender o cliente online, com a mesma atenção e cuidado que atenderia um cliente no local físico.Artigo Científico Acesso fechado Campanhas eleitorais e mídias digitais: uma análise do papel das redes na eleição de uma deputada estadual(2019) Poerner, Caroline FrancieleCom o aumento da presença dos usuários nas redes sociais, novas estratégias de campanha eleitoral vêm sendo traçadas para utilização destes espaços. O presente artigo buscou discutir o uso destas plataformas como ferramenta de campanha eleitoral, tendo como objeto de análise o conteúdo propagado pela candidata a Deputada Estadual de Santa Catarina, Ana Paula da Silva, a “Paulinha” (PDT). Por meio de avaliação dos perfis da candidata no Facebook e Instagram, analisando a linguagem, número de postagens, tipo de postagem, recursos financeiros utilizados, engajamento, dentre outros, além de entrevistas com a própria Deputada e sua equipe de campanha, buscou-se identificar qual foi o papel das redes sociais na estratégia traçada pela equipe de comunicação, e como as plataformas auxiliaram na comunicação com os cidadãos/ eleitores catarinenses.Artigo Científico Acesso fechado E-book estratégias de marketing digital para redes sociais(2019) Oliveira, Ires Aparecida deO e-book consta em tendências estratégicas de marketing digital para redes sociais, como cativar e engajar Leads.Monografia Acesso aberto E-commerce no Marketplace(2017) Takahata, Leonardo EidyThe evolution of the e-commerce went through several phases, from items sold informally in the early days of the internet through HTML and e-mail pages, the advent of e-commerce, and finally, the advent of marketplaces and the adherence of big retailers from the internet to this online business model. This article aims to explain the characteristics of e-commerce into the marketplaces, and to help a prospective entrepreneur to understanding its challenges, but in return, to benefit from its advantages and possibilities, based into a solid infomations. Although there are several marketplaces today, the focus of this article is the MercadoLivre, the Latin America's largest marketplace, which, due to its 18 years of operations, provides concrete information and sufficient quantity for a thorough analysis.Plano de Negócio Acesso aberto Estratégias de marketing digital para alcançar mais clientes: empresa Andréa Convites(2018) Silva, Andréa AparecidaNeste estudo é apresentado como a empresa Andréa Convites aplicou as melhores estratégias de marketing digital para o nicho de convites de casamento econômicos, como aumentou o interesse dos clientes em potencial nas mídias sociais da empresa e como conseguiu mais clientes, aumentando o lucro e preparando o terreno para futuras vendas.Estudo de Caso Acesso aberto Estratégias de marketing digital usadas no E-commerce para impulsionar as vendas: estudo de caso da empresa Viagema(2019) Areias, Karilayn CarvalhoEste trabalho acadêmico tem o propósito de analisar se o objeto estudado, no caso a loja virtual Viagema, utiliza estratégias de Marketing Digital para efetuar vendas. A empresa em questão comercializa produtos para e sobre viagem através de seu site e redes sociais. Entre os objetos vendidos estão almofadas, mapas de viagem, imãs, cordões, entre outras peças, que sempre remetem ao universo viajante. E, neste trabalho, analisaremos e apontaremos quais e de que forma essas táticas são implementadas, com o intuito de converter e gerar lucro. Para isso, será feito uma análise bibliográfica dos meios utilizados pela Viagema para a conversão de leads em clientes.Estudo de Caso Acesso aberto Gestão de Crise Skol: Campanha "Viva Redondo"(2020) Rodrigues, Luciane VolpattoEste trabalho tem como objetivo analisar a campanha “Viva Redondo”, da marca Skol, que causou polêmica quando internautas acusaram a marca de apologia ao estupro. A partir disso, a pesquisa se baseia em quais estratégias de comunicação a Skol utiliza para gerenciar a crise. Para isso, o método parte de um referencial teórico de autores como Bueno (2014) e Teixeira (2011), Tavares (2010), Crescitelli e Ogden (2007) que abordam crise, comunicação organizacional e comunicação de marketing, respectivamente. Nessa perspectiva, pesquisas nas plataformas digitais da marca sustentam a análise que a Skol reformulou a proposta de suas campanhas e a forma de se comunicar com seu público, se mostrando mais atenta diante de um novo consumidor mais exigente.Artigo Científico Acesso embargado Implantação de E-commerce em médias empresas: conhecimentos específicos necessários aos profissionais de marketing(2017) Costa, Maurício Diniz daEste artigo busca através de pesquisas, propiciar aos profissionais de marketing, os conhecimentos necessários sobre a implantação de lojas virtuais em empresas de médias no Brasil. Tendo como linha condutora, o conceito de “BOLO” com três camadas para a representação do e-commerce. A primeira o negócio, base de sustentação da empresa. A segunda, a tecnologia, essencial para que todo o e-commerce possa operar. E a terceira, a comunicação, responsável por comunicar e integrar o consumidor ao e-commerce. Apresentando de forma central o ecossistema do e-commerce, identificando os pontos críticos, os principais erros cometidos no processo de implantação, além da identificação da cadeia de fornecedores. Tratam-se também os temas: lojas, plataformas e sistemas personalizados; e-commerce e e-business; infraestrutura; TI – ERP, segurança de dados; integração entre ferramentas; pagamento, ticket-médio; política de preços; taxa de conversão; tributação; gestão de conteúdo; faturamento; gateway; fraudes; logística; logística reversa; investimentos; o profissional de marketing e e-commerce.Artigo Científico Acesso embargado A importância das redes sociais para o marketing digital da Marinha do Brasil(2017) Dantas, Cristiane OliveiraA evolução da sociedade e dos meios de comunicação através da tecnologia fez com que a internet fosse incorporada ao cotidiano. As barreiras e as fronteiras dos meios de comunicação já não existem mais e é possível que as pessoas possam interagir de qualquer parte do planeta, desde que se tenha uma conexão à internet disponível e um dispositivo, preferencialmente móvel, que permita essa interação. Os esforços para a manutenção e o fortalecimento da imagem institucional da Marinha do Brasil (MB) para a sociedade, utilizando-se as redes sociais, é uma possibilidade de relativo baixo custo frente aos seus possíveis resultados. A influência dos meios de comunicação baseados nas redes sociais é patente. A compreensão e o uso adequado dessa potencialidade podem ampliar a divulgação da MB, firmando como um novo cenário para as atividades de Comunicação Social. Deve-se, então, avaliar a atuação da Comunicação Social da Marinha quanto ao uso das redes sociais, abordar a estratégia adotada, tecer considerações e identificar oportunidades de utilização das mais modernas ferramentas disponíveis, de forma a demonstrar a importância desses novos meios de comunicação da sociedade e ampliar o seu alcance de divulgação como uma poderosa ferramenta de comunicação social.Artigo Científico Acesso aberto Inbound marketing: o planejamento para a implementação da metodologia(2017) Almeida, Marcela BoniniA internet influenciou o comportamento do consumidor e fez com que as empresas tivessem que se adaptar a esta nova realidade. Agora, a escolha entre comprar ou não passa pela pesquisa online sobre o produto ou serviço, a empresa e a opinião dos outros consumidores. Neste sentido, o Marketing Digital e a metodologia do Inbound Marketing surgem com suas estratégias de posicionamento online. Porém, como realizar efetivamente este planejamento de marketing, pode trazer diversas dúvidas para as organizações. Dessa forma, o presente artigo teve como objetivo analisar como funciona a implementação da metodologia do Inbound Marketing em um passo a passo e aplicá-lo em um estudo de caso real.Artigo Científico Acesso fechado Interação e curtidas no instagram em tempos de pandemia: o estudo de caso de empresa da cidade de Tubarão (SC)(2021) Maria, Guilherme CorrêaA importância das redes sociais para o engajamento do público com as empresas se tornou ainda mais importante durante a pandemia de covid-19, que teve início em março de 2020. Num momento de surpresa, empresários se viram tendo que abordar formas diferentes de atrair consumidores durante um período ímpar na história recente. Com as lojas fechadas ou com a implementação de restrições no número de clientes, visando evitar aglomerações, a internet caiu como uma luva para que comércios, de diferentes tamanhos, pudessem continuar interagindo e vendendo em meio ao caos provocado pelo novo coronavírus. Esse trabalho mostra como uma empresa de Tubarão/SC, o Lojão da Construção, lidou com isso e viu aumentar o número de curtidas e de alcance do seu Instagram.Artigo Científico Acesso aberto Marketing digital aplicado em um e-commerce de pequeno porte no ramo de moda feminina e acessórios(2018) Flores, Waldo AbrahãoMuitas pessoas desejam abrir o próprio negócio, depender somente de si para sobreviver e acabam escolhendo a internet para começar, pois os dados mostrados em mídias especializadas são animadores para este tipo de comércio. Em contrapartida especialistas em comércio eletrônico, não aconselham o investimento em e-commerce para empreendedores iniciantes porquê o prejuízo pode ser grande e rápido. Segundo o SEBRAE a taxa de mortalidade entre as Microempresas (ME) e Microempreendedores Individuais (MEI) são de aproximadamente 60% antes de completar 2 anos. Este artigo mostra a razão das empresas falirem em poucos anos mesmo em um cenário de crescimento do comércio eletrônico, e como uma pequena loja virtual de acessórios femininos utiliza o marketing digital para continuar sobrevivendo na internet.Artigo Científico Acesso fechado Marketing social na era digital: estudo de caso do Instituto do Câncer Infantil(2018) Prass, Flávia JacobsEste artigo tem como principal objetivo abordar o marketing social na era digital em que estamos vivendo. Momento em que as novas tecnologias geraram e continuam gerando diversas transformações na vida das pessoas, tornando o acesso à informação mais rápido, além de possibilitar maior interatividade. Em tempos em que cada vez mais o terceiro setor emerge como alternativa para suprir a ineficiência do Estado diante das grandes demandas da sociedade civil, o digital mostra-se um eficiente meio de divulgação e fortalecimento de marca, em especial através da transparência e mobilização social, não esquecendo o famoso “boca-a-boca” que ainda se mostra eficiente. Neste artigo são abordados assuntos ligados ao tema, como o terceiro setor, o conceito de marketing, marketing digital e marketing social, bem como o objeto de estudo: o Instituto do Câncer Infantil e o resultado da pesquisa realizada. Chegamos ao final da pesquisa comprovando que o marketing digital, pode contribui de forma significativa para o marketing social, não deixando de dar importância para as outras formas de divulgação / mobilização.Artigo Científico Acesso aberto As mudanças no perfil do e-consumidor no período de 2008 a 2017(2018) Richter, JocianeO presente artigo tem como objetivo apresentar as principais mudanças que ocorreram no comportamento do e-consumidor no período entre 2008 e 2017. Para chegar ao resultado, serão apresentados alguns conceitos referentes ao comércio eletrônico, consumidor digital e marketing, e também serão analisados relatórios anuais que apresentam dados sobre o mercado de e-commerce, e sobre o perfil dos e-consumidores. Tais fatores analisados serão relevantes para profissionais de marketing entender os principais fatos que influenciaram essas mudanças, e também para conhecer quais são as melhores estratégias para abordar, conquistar e satisfazer consumidores com excelência. As práticas adotadas pelas lojas online devem levar em consideração a experiência do cliente antes, durante e principalmente, após a compra, de tal forma que os transforme em verdadeiros defensores da marca.Artigo Científico Acesso embargado O novo consumidor digital: como o aumento das compras online impactam no mercado de shopping centers(2019) Almeida, Liliane SchmittEm 2018 o e-commerce cresceu 12% no país enquanto que as vendas tradicionais tiveram um crescimento de apenas 4,3%. Já é irrefutável que o crescimento acelerado do comércio digital e seus impactos sobre as vendas tradicionais são visíveis, intensos e inevitáveis. Desta forma, torna-se inevitável que o comércio tradicional se adapte para garantir seu crescimento e existência nos próximos anos. Um dos segmentos mais afetados com este novo comportamento do consumidor é o mercado de shopping centers que vem perdendo o alcance até mesmo em novos empreendimentos. Se em anos anteriores, as lojas âncoras, em geral dos segmentos de vestuário, calçados, eletrodomésticos e eletrônicos, ocupavam um grande espaço nestes empreendimentos, atualmente já vemos as mesmas migrando para o universo online, buscando recuperar reduzir custos e aumentar as vendas. Para entender melhor o novo comportamento do consumidor foi realizada uma pesquisa quantitativa composta por dez questões de múltipla escolha através da ferramenta SurveyMonkey e que foi respondida por 246 entrevistados.Artigo Científico Acesso aberto Personificação da marca como estratégia nas mídias sociais: um estudo de caso da Netflix(2018) Philippi, Grazieli LochEste artigo apresenta um estudo de caso sobre a estratégia de personificar a marca (brand persona) para gerar aproximação e interação com os clientes, uma forma de fortalecer os laços no relacionamento marca x consumidor. As mídias sociais se tornaram hoje um forte aliado para interação e de reconhecimento de uma marca. Para tanto, é contextualizado os conceitos de marca, redes sociais, consumidor e personificação da marca. A pesquisa se deu a partir da apresentação de um estudo de caso sobre algumas marcas que utilizam desta estratégia para envolver e transformar seus clientes em fãs e defensores, com foco na empresa de streaming Netflix, que conseguiu de forma satisfatória cumprir sua estratégia de aproximação, principalmente no Brasil. Também são citadas outras empresas, apontando erros e acertos do posicionamento da marca junto as mídias sociais e o que deve e não ser feito.Artigo Científico Acesso aberto Planejando o marketing digital da empresa Somática Educar utilizando o método 8 Ps(2019) Barasuol, Fabiana FagundesEste artigo busca através da pesquisa elaborar subsídios seguindo a metodologia 8 Ps do Marketing Digital para a Empresa Somática Educar. A empresa atua no ramo de cursos de capacitação e profissionalizantes a distância abrangendo diversas áreas do conhecimento, desde educação, engenharias, ciências mortuárias ,área naval, aérea dentre outras. No delineamento da pesquisa optou-se pela pesquisa quantiqualitativa, uma vez que buscou-se o embasamento no conhecimento de autores referente aos assuntos estudados, dados fornecidos pela empresa e o aprofundamento quantitativo com relação aos posicionamentos de palavras-chaves, utilizando-se ferramentas de rankeamento como ubersuggest, answerthepublic e semrush. No decorrer deste trabalho apresentaremos toda a pesquisa feita, o planejamento de marketing digital para essa empresa, sendo todos os resultados comentados ao longo deste documento.Artigo Científico Acesso aberto As redes sociais como ferramenta de divulgação no lançamento de novos produtos no setor odontológico(2017) Pinheiro, Luciano AmaralThis article intends to study the relationships between clients of the Quimidrol dental sector, who had some purchase made in 2016 and their new product launches, also in this sector, through the various social networks. It is intended to ascertain the motivation of these clients about the proposed theme, as well as to verify what types of content posted on social networks are more relevant to this specific audience, taking into account their universe of expectations and professional relationships. In this way, we intend to gather data that are sufficiently relevant to implement a well-structured marketing campaign focused on new products for the dental sector that has the desired impact.Artigo Científico Acesso aberto O uso das redes sociais para o marketing digital de clínicas de fisioterapia(2017) Colpo, Leonardo AraújoComo fazer uso das redes sociais para o marketing digital de clínicas de fisioterapiaArtigo Científico Acesso aberto Visitação no E-commerce e SEA: um estudo de caso sobre a otimização On-page da loja online Casas Bahia(2017) Bagatini, Francine ZaninConsiderando a importância dos mecanismos de busca para o tráfego de uma loja online, o presente estudo tem por objetivo identificar os fatores de ranqueamento relevantes para a indexação orgânica de um e-commerce no Google. Por meio de observação, estabeleceu-se um comparativo entre os principais fatores de ranqueamento identificados pela pesquisa “Rebooting Ranking Factors Google.com” realizada em 2016 pela empresa Search Metrics e os fatores efetivamente presentes no e-commerce das Casas Bahia (www.casasbahia.com.br), loja online utilizada para esta análise. Entre os 22 fatores SEO on-page analisados, identificou-se a experiência dos usuários, o contexto e a localização das palavras-chave como pontos principais a guiar um e-commerce em sua otimização interna, favorecendo o crescimento em relação à posição na indexação orgânica do Google.