Especialização Marketing digital e comércio eletrônico
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Artigo Científico Acesso aberto O uso das redes sociais para o marketing digital de clínicas de fisioterapia(2017) Colpo, Leonardo AraújoComo fazer uso das redes sociais para o marketing digital de clínicas de fisioterapiaArtigo Científico Acesso aberto As dificuldades das pequenas corretoras de seguros com o marketing digital(2017) Telschow, Aline Rossana SCom o advento do marketing digital, o mercado como um todo precisou e ainda precisa se adequar. O marketing digital trouxe uma revolução para o mercado, uma vez que tornou o marketing mais igualitário permitindo que todas as empresas desde as micro até as grandes tenham acesso a ele. Antigamente somente as grandes empresas, com alto poder financeiro, tinham seu próprio departamento de marketing ou mesmo podiam pagar pela contratação dos serviços através de agências, além é claro de ter valores expressivos para investir com mídias e propagandas que eram bem mais caros do que atualmente. Com a redução de mídias impressas e a opção da utilização das mídias digitais, o marketing se tornou muito mais acessível a todos, pois seu custo hoje é bem menor. Com base nesse conceito, vamos abordar as pequenas corretoras de seguros considerando suas restrições para propor formas de se engajarem no mundo digital.Artigo Científico Acesso aberto Mobile marketing e a internet das coisas(2017) Souza, Sabrina da Silva Costa deO Marketing está inserido em todos os aspectos de nosso cotidiano e não poderia ser diferente nos dispositivos móveis, que através do avanço da internet oportunizaram mais um canal para divulgação de produtos e serviços. Através de aplicativos como ferramentas de localização, games e mobisites; o marketing pode ser promovido com propagandas e mensagens que instigam atividades de comércio instantaneamente. Isso se torna mais atrativo quando falamos da Internet das Coisas (IoT), a nova revolução da internet que ocorre pela interconexão entre os dispositivos eletrônicos, com ampla capacidade analítica das buscas realizadas na internet e na obtenção de informações privilegiadas para o desenvolvimento de ações de marketing mais assertivas. Diante do tema apresentado, será apresentada a relação entre o marketing mobile e a Internet das Coisas.Artigo Científico Acesso embargado O aperfeiçoamento do site da loja Primeiros Passos Bebê de acordo com o marco civil da internet e legislações que regem o E-commerce(2017) Dias Júnior, Ilson LuizThe research focused on the website improvement of the Primeiros Passos Bebê store in accordance with the laws that rules the use of the Internet in Brazil and the titles pertinent to the subject in the Brazilian Civil Code of 2002 and in the Brazilian Consumer Protection Code of 1990. The main idea was to improve the website to be in accordance with the normative acts, bringing the benefit to both, to the owner and its consumers. The credibility of the business also depends on the adequacies according to the established in the laws. For this, was used a method of deductive thinking approach with a qualitative nature and a method of monographic and comparative procedure, with bibliographical and documentary research technique. From the legislative analysis, the ecommerce website needs improvements in what concerns the repentance right and policies of merchandise exchanges, with clear explanations according to what establish the Brazilian normative acts.Artigo Científico Acesso embargado A importância das redes sociais para o marketing digital da Marinha do Brasil(2017) Dantas, Cristiane OliveiraA evolução da sociedade e dos meios de comunicação através da tecnologia fez com que a internet fosse incorporada ao cotidiano. As barreiras e as fronteiras dos meios de comunicação já não existem mais e é possível que as pessoas possam interagir de qualquer parte do planeta, desde que se tenha uma conexão à internet disponível e um dispositivo, preferencialmente móvel, que permita essa interação. Os esforços para a manutenção e o fortalecimento da imagem institucional da Marinha do Brasil (MB) para a sociedade, utilizando-se as redes sociais, é uma possibilidade de relativo baixo custo frente aos seus possíveis resultados. A influência dos meios de comunicação baseados nas redes sociais é patente. A compreensão e o uso adequado dessa potencialidade podem ampliar a divulgação da MB, firmando como um novo cenário para as atividades de Comunicação Social. Deve-se, então, avaliar a atuação da Comunicação Social da Marinha quanto ao uso das redes sociais, abordar a estratégia adotada, tecer considerações e identificar oportunidades de utilização das mais modernas ferramentas disponíveis, de forma a demonstrar a importância desses novos meios de comunicação da sociedade e ampliar o seu alcance de divulgação como uma poderosa ferramenta de comunicação social.Artigo Científico Acesso aberto Lavy uma lavanderia mais ativa nas redes sociais(2017) Majewski, Taisi MendesResumo: Este artigo aborda o uso do Marketing digital em uma Lavanderia. Devido ao aumento no número de usuários de internet e de pessoas cada vez mais conectadas por meio das redes sociais, definiu-se por estudar o assunto para posteriormente implantar estratégias de marketing digital com o objetivo de aumentar o número de clientes da empresa, consequentemente aumentando seu faturamento e consolidação da marca na região. A metodologia utilizada para alcançar o objetivo proposto terá como base a pesquisa bibliográfica, reunindo autores e conteúdos atuais, visto que esse é um tema recente e de extrema importância no mercado. Inicialmente, será analisado o cenário histórico da internet e do marketing. Após, será realizada uma abordagem mais ampla do marketing digital, com o objetivo de que se tenha melhor visão estratégica e conhecimento das ferramentas para melhores resultados junto aos consumidores. Finalizando, contextualiza-se alguns pontos sobre o comportamento do consumidor, e suas mudanças. Essa interatividade com a internet já é hoje um dos meios de comunicação que mais influenciam os consumidores, e cresce a cada dia exponencialmente, pois promove a interatividade entre as pessoas por meio de redes sociais, blogs, e outros meios de comunicação instantânea, facilitando assim as discussões sobre suas experiências de consumo e compra.Artigo Científico Acesso embargado Implantação de E-commerce em médias empresas: conhecimentos específicos necessários aos profissionais de marketing(2017) Costa, Maurício Diniz daEste artigo busca através de pesquisas, propiciar aos profissionais de marketing, os conhecimentos necessários sobre a implantação de lojas virtuais em empresas de médias no Brasil. Tendo como linha condutora, o conceito de “BOLO” com três camadas para a representação do e-commerce. A primeira o negócio, base de sustentação da empresa. A segunda, a tecnologia, essencial para que todo o e-commerce possa operar. E a terceira, a comunicação, responsável por comunicar e integrar o consumidor ao e-commerce. Apresentando de forma central o ecossistema do e-commerce, identificando os pontos críticos, os principais erros cometidos no processo de implantação, além da identificação da cadeia de fornecedores. Tratam-se também os temas: lojas, plataformas e sistemas personalizados; e-commerce e e-business; infraestrutura; TI – ERP, segurança de dados; integração entre ferramentas; pagamento, ticket-médio; política de preços; taxa de conversão; tributação; gestão de conteúdo; faturamento; gateway; fraudes; logística; logística reversa; investimentos; o profissional de marketing e e-commerce.Artigo Científico Acesso aberto As redes sociais como ferramenta de divulgação no lançamento de novos produtos no setor odontológico(2017) Pinheiro, Luciano AmaralThis article intends to study the relationships between clients of the Quimidrol dental sector, who had some purchase made in 2016 and their new product launches, also in this sector, through the various social networks. It is intended to ascertain the motivation of these clients about the proposed theme, as well as to verify what types of content posted on social networks are more relevant to this specific audience, taking into account their universe of expectations and professional relationships. In this way, we intend to gather data that are sufficiently relevant to implement a well-structured marketing campaign focused on new products for the dental sector that has the desired impact.Artigo Científico Acesso embargado Transmedia storytelling: o compartilhamento de saberes a partir do Projeto Conversas que Ficam(2017) Collaco, Gabriel HenriqueAbstract: The action research presented a way of sharing knowledge, using transmediastorytelling, from the project Conversas que Ficam, being the practice creative and innovative, using active methodologies that initially mobilized teachers who wish to work with the teaching strategy based on telling stories for meaningful learning. Still, according to the methodological procedures, the research had an inductive thinking approach and qualitative nature, being the applied type, of an exploratory nature and with a bibliographical technique. Thus, with the use of transmediastorytelling, teachers and students realized the construction of narratives in a certain context of learning atmosphere, evaluating and identifying elements of critical reflection about new knowledge and attitudes.Artigo Científico Acesso aberto Publicidade na era do consumidor digital: como o crescimento das mídias sociais vem interferindo no modo de fazer publicidade(2017) Figueredo, CristianeCom consumidores cada vez mais digitais, o que tem mais influência sobre suas escolhas? Hoje eles buscam informações antes de tomar qualquer decisão e normalmente esta busca ocorre na internet: em comunidades virtuais, sites oficiais ou redes sociais. Criou-se uma nova linguagem para se comunicar com o público-alvo. E isso está afetando o modo como as agências de publicidade trabalham o offline. Além disso o online está ganhando cada vez mais espaço. São duas mídias que estão se unindo e se complementando, por isso profissionais de planejamento e criação precisam se reinventar e entender cada vez melhor a nova linguagem da publicidade e redescobrir modos de trabalhar para superar as dificuldades.Artigo Científico Acesso aberto Visitação no E-commerce e SEA: um estudo de caso sobre a otimização On-page da loja online Casas Bahia(2017) Bagatini, Francine ZaninConsiderando a importância dos mecanismos de busca para o tráfego de uma loja online, o presente estudo tem por objetivo identificar os fatores de ranqueamento relevantes para a indexação orgânica de um e-commerce no Google. Por meio de observação, estabeleceu-se um comparativo entre os principais fatores de ranqueamento identificados pela pesquisa “Rebooting Ranking Factors Google.com” realizada em 2016 pela empresa Search Metrics e os fatores efetivamente presentes no e-commerce das Casas Bahia (www.casasbahia.com.br), loja online utilizada para esta análise. Entre os 22 fatores SEO on-page analisados, identificou-se a experiência dos usuários, o contexto e a localização das palavras-chave como pontos principais a guiar um e-commerce em sua otimização interna, favorecendo o crescimento em relação à posição na indexação orgânica do Google.Monografia Acesso aberto E-commerce no Marketplace(2017) Takahata, Leonardo EidyThe evolution of the e-commerce went through several phases, from items sold informally in the early days of the internet through HTML and e-mail pages, the advent of e-commerce, and finally, the advent of marketplaces and the adherence of big retailers from the internet to this online business model. This article aims to explain the characteristics of e-commerce into the marketplaces, and to help a prospective entrepreneur to understanding its challenges, but in return, to benefit from its advantages and possibilities, based into a solid infomations. Although there are several marketplaces today, the focus of this article is the MercadoLivre, the Latin America's largest marketplace, which, due to its 18 years of operations, provides concrete information and sufficient quantity for a thorough analysis.Artigo Científico Acesso aberto Inbound marketing: o planejamento para a implementação da metodologia(2017) Almeida, Marcela BoniniA internet influenciou o comportamento do consumidor e fez com que as empresas tivessem que se adaptar a esta nova realidade. Agora, a escolha entre comprar ou não passa pela pesquisa online sobre o produto ou serviço, a empresa e a opinião dos outros consumidores. Neste sentido, o Marketing Digital e a metodologia do Inbound Marketing surgem com suas estratégias de posicionamento online. Porém, como realizar efetivamente este planejamento de marketing, pode trazer diversas dúvidas para as organizações. Dessa forma, o presente artigo teve como objetivo analisar como funciona a implementação da metodologia do Inbound Marketing em um passo a passo e aplicá-lo em um estudo de caso real.Artigo Científico Acesso aberto A Logística reversa no e-commerce(2017) Silva, Tamara daThis article is based on research and reflections about reverse logistics in e-commerce. It is an issue that has not been discussed widely, but it is extremely important for a virtual store. At first, the article presents an explanation about e-commerce, logistics and reverse logistics in e-commerce. Then it shows the results of a questionnaire survey that was sent to several companies of the most diverse sizes and line of business in Brazil. The questionnaire contained questions about the importance of reverse logistics in e-commerce and tried to understand how it is used in most companies and whether it can bring positive results to an e-commerce.Artigo Científico Acesso aberto Personificação da marca como estratégia nas mídias sociais: um estudo de caso da Netflix(2018) Philippi, Grazieli LochEste artigo apresenta um estudo de caso sobre a estratégia de personificar a marca (brand persona) para gerar aproximação e interação com os clientes, uma forma de fortalecer os laços no relacionamento marca x consumidor. As mídias sociais se tornaram hoje um forte aliado para interação e de reconhecimento de uma marca. Para tanto, é contextualizado os conceitos de marca, redes sociais, consumidor e personificação da marca. A pesquisa se deu a partir da apresentação de um estudo de caso sobre algumas marcas que utilizam desta estratégia para envolver e transformar seus clientes em fãs e defensores, com foco na empresa de streaming Netflix, que conseguiu de forma satisfatória cumprir sua estratégia de aproximação, principalmente no Brasil. Também são citadas outras empresas, apontando erros e acertos do posicionamento da marca junto as mídias sociais e o que deve e não ser feito.Artigo Científico Acesso aberto Marketing digital aplicado em um e-commerce de pequeno porte no ramo de moda feminina e acessórios(2018) Flores, Waldo AbrahãoMuitas pessoas desejam abrir o próprio negócio, depender somente de si para sobreviver e acabam escolhendo a internet para começar, pois os dados mostrados em mídias especializadas são animadores para este tipo de comércio. Em contrapartida especialistas em comércio eletrônico, não aconselham o investimento em e-commerce para empreendedores iniciantes porquê o prejuízo pode ser grande e rápido. Segundo o SEBRAE a taxa de mortalidade entre as Microempresas (ME) e Microempreendedores Individuais (MEI) são de aproximadamente 60% antes de completar 2 anos. Este artigo mostra a razão das empresas falirem em poucos anos mesmo em um cenário de crescimento do comércio eletrônico, e como uma pequena loja virtual de acessórios femininos utiliza o marketing digital para continuar sobrevivendo na internet.Artigo Científico Acesso embargado Fake News: A utilização da página do Facebook do Movimento Brasil Livre e sua disseminação de notícias falsas(2018) Portella, DiegoThis work makes an analysis of Movimento Brasil Livre's posts on Facebook in order to realize the methods used by group to propagate Fake News over the social media. This article identifies different ways used, as a utilization of specific fonts, extern links of MBL's partners, colors that remind a memory, images, and any feature that helps in the manipulation information and clarify some patterns used by Movimento to reach its target with the calleds "Fake News". In this research, there is an intention to help the internet user to have knowlege to identify for themself, the veracity of a news.Artigo Científico Acesso fechado Marketing social na era digital: estudo de caso do Instituto do Câncer Infantil(2018) Prass, Flávia JacobsEste artigo tem como principal objetivo abordar o marketing social na era digital em que estamos vivendo. Momento em que as novas tecnologias geraram e continuam gerando diversas transformações na vida das pessoas, tornando o acesso à informação mais rápido, além de possibilitar maior interatividade. Em tempos em que cada vez mais o terceiro setor emerge como alternativa para suprir a ineficiência do Estado diante das grandes demandas da sociedade civil, o digital mostra-se um eficiente meio de divulgação e fortalecimento de marca, em especial através da transparência e mobilização social, não esquecendo o famoso “boca-a-boca” que ainda se mostra eficiente. Neste artigo são abordados assuntos ligados ao tema, como o terceiro setor, o conceito de marketing, marketing digital e marketing social, bem como o objeto de estudo: o Instituto do Câncer Infantil e o resultado da pesquisa realizada. Chegamos ao final da pesquisa comprovando que o marketing digital, pode contribui de forma significativa para o marketing social, não deixando de dar importância para as outras formas de divulgação / mobilização.Artigo Científico Acesso aberto Planejamento de marketing digital para a microempresa HAZLO Acessórios(2018) Lenz, Danusa deO trabalho tem como objetivo elaborar subsídios para desenvolver um planejamento de marketing digital para a microempresa Hazlo Acessórios, com o intuito de impulsioná-la no meio digital. A empresa atua no ramo de acessórios femininos com foco em bijuterias fabricadas de forma artesanal. A construção do plano contempla a fundamentação teórica necessária e tem por base a metodologia dos 8Ps do Marketing Digital, e neste estudo foi enfatizado os dois primeiros Ps (pesquisa e planejamento). No delineamento da pesquisa, fez-se a combinação entre a pesquisa qualitativa e quantitativa, não probabilística, empregando o método de estudo de caso e levantamento. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram: brainstorming, observação do participante, entrevistas e questionários. A coleta de dados procurou analisar o ambiente externo e interno, de forma a identificar as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas da empresa para o desenvolvimento do planejamento, sendo todos os resultados da coleta apresentados e comentados ao longo deste documento.Plano de Negócio Acesso aberto Estratégias de marketing digital para alcançar mais clientes: empresa Andréa Convites(2018) Silva, Andréa AparecidaNeste estudo é apresentado como a empresa Andréa Convites aplicou as melhores estratégias de marketing digital para o nicho de convites de casamento econômicos, como aumentou o interesse dos clientes em potencial nas mídias sociais da empresa e como conseguiu mais clientes, aumentando o lucro e preparando o terreno para futuras vendas.