Gestão em Tecnologia da Informação
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Navegando Gestão em Tecnologia da Informação por Autor "Ayres, Nilce Miranda"
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Estudo de Caso Acesso fechado Análise da criação de informações nos serviços de Tecnologia da Informação(2019) dos Santos, Cristiane CovalskiA pesquisa deste trabalho foi realizada em um departamento de TI dentro de um órgão público no Rio Grande do Sul, que apresenta o problema abordado nesse trabalho, a forma como é gerenciada a criação de informações para a sustentação dos serviços de TI. O objetivo da pesquisa é verificar se as etapas e processos utilizados no setor realmente criam informações precisas para sustentar as demandas oferecidas pela TI. As análises foram feitas de maneira descritiva, demonstrando como funciona um setor de Tecnologia da informação e que sistemas são utilizados nos seus projetos, processos e desenvolvimento dos serviços, e como as informações são criadas e compartilhadas. No decorrer do trabalho podemos verificar que os sistemas e frameworks possuem boa qualidade, porém não são utilizados na sua total capacidade. Ao realizar ações de melhorias no setor com empenho dos funcionários e ferramentas de boas práticas, a área de TI alcançará êxito nos seus processos, produzindo informações precisas que sustentem de forma eficiente os serviços entregues.Estudo de Caso Acesso embargado Análise do impacto das campanhas de marketing digital no crescimento profissional dos profissionais autônomos(2020) Saldanha, AlexandreTendo em vista que a importância social da pesquisa encontra-se na possibilidade de criar uma nova perspectiva sobre o marketing digital aplicado ao dia a dia profissional dos profissionais autônomos, pesquisa-se sobre a análise do impacto das campanhas de marketing digital no crescimento profissional dos profissionais autônomos, a fim de analisar o impacto do marketing digital no desenvolvimento dos trabalhadores autônomos no âmbito profissional. Para tanto, é necessário descrever o marketing digital contemporâneo, verificar as estratégias de marketing digital contemporâneas utilizadas no cotidiano dos profissionais autônomos e identificar aspectos favorecedores e desfavorecedores da utilização das campanhas de marketing digital para os profissionais autônomos. Realiza-se, então, uma pesquisa exploratória e descritiva. Diante disso, verifica-se que o marketing digital já está presente no cotidiano dos profissionais autônomos, a campanha de marketing digital é uma excelente ferramenta para melhoria de resultados operacionais e que é necessário utilizar ferramentas de marketing digital para a captação de leads, o que impõe a constatação de que o marketing digital e as campanhas de marketing possuem função fundamental no desenvolvimento profissional dos profissionais autônomos.Artigo Científico Acesso embargado Atendimento remoto: estudo de caso sobre o atendimento remoto aos clientes de uma empresa de automação(2019) Oliveira, Júlio César AlcântaraO objetivo deste estudo é o de apresentar os resultados obtidos em um projeto de atendimento remoto a clientes de uma empresa de software, de caráter complexo e considera-do como de grande porte, com a utilização de modelos ágeis, especificamente na agilidade de atendimento, em uma empresa privada de Tecnologia da Informação na cidade de São Paulo SP. Para tanto, foi realizado Estudo de Caso do tipo exploratória e com abordagem qualitati-va. Podemos extrair deste estudo que a utilização de modelos ágeis, especificamente do atendi-mento é de grande valia na obtenção de projetos realizados com qualidade, prezando pelos prazos e custos definidos, mas principalmente, pela entrega de atendimento que supra as reais necessidades do cliente.Estudo de Caso Acesso aberto Atendimento técnico remoto centralizado: proposta de modelo e benefícios do suporte remoto no âmbito da Receita Federal do Brasil(2019) Ramires, Thiago de SouzaEste trabalho propõe o modelo de “Suporte Técnico Remoto Centralizado” no setor público, e aponta benefícios e vantagens em relação ao atual modelo de assistência técnica prestado à Receita Federal, pela empresa pública SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados), visando reduzir gastos públicos e tornar a prestação de serviços mais ágil, e eficiente. O estudo de caso foi realizado sob os fundamentos da pesquisa exploratória, aplicando um questionário em forma de entrevista a um funcionário do Serpro. São apresentados dados históricos, acerca do surgimento da Internet e sua evolução, descrevendo seu funcionamento e sua malha de dispositivos de comunicação específicos, interconectados entre si por diferentes meios, que cobrem todo o planeta, permitindo que equipes centralizadas geograficamente,prestem assistência técnica remota. Colocando em prática a proposta deste estudo, através de ferramentas confiáveis e adequadas, considerando uma escala aplicada à nível nacional, a Receita Federal pode reduzir consideravelmente os gastos públicos em TI, ao passo que o Serpro por sua vez, pode desenvolver um atendimento mais eficiente, trazendo para a iniciativa pública brasileira tecnologias e métodos de atendimento mais modernos, já consolidados na iniciativa privada mundial.Estudo de Caso Acesso embargado Automação de Processos Manuais(2020) De Andrade Junior, Luiz RobertoAs instituições financeiras possuem uma longa história de solução de problemas na área de informática através da criação de novas ferramentas e tecnologias de automação de processos de trabalho, para garantir uma entrega mais rápida de suas tarefas. O presente trabalho apresenta a automação de processos hoje executados manualmente e com a ajuda da ferramenta Control-M desenvolvida pela empresa BMC Software. Foi adquirida uma ferramenta capaz de verificar o estado de execução de tarefas agendadas, com a análise de seus resultados gerados. A verificação é realizada por meio de critérios de validação customizáveis pelo usuário da ferramenta em questão. O software Control-M se mostrou capaz de acompanhar a execução de tarefas agendadas que transferem arquivos em ambientes de plataforma compatível com as quais ele pode acessar, fornecendo para estes casos, informações mais confiáveis e completas e um prazo adequado para as entregas. A verificação das tarefas agendadas em um canal único de monitoramento pode ser uma solução viável para o maior controle destes componentes em plataformas heterogêneas e que possuem diferentes formas de cópias de arquivos.Estudo de Caso Acesso aberto Backup para pequenas empresas: estratégias de implementação(2019) Lopes, Marcio HoerlleEste trabalho responde à questão: “Quais as causas da não adoção de backups em pequenas empresas e como apresentar uma opção viável para sanar esta deficiência?”. Para tal, demonstra de forma concisa, um breve levantamento das causas que levam gestores de pequenas empresas a correrem riscos desnecessários por não manterem cópias de segurança de seus dados no seu dia a dia. Também demonstra a consequência financeira da continuidade deste comportamento no evento de uma perda catastrófica de dados e auxilia na percepção dos gestores sobre como é executada a implementação de uma solução de backup, bem como as respectivas demandas financeiras e organizacionais deste processo. Além do exposto, também apresenta um breve comparativo das soluções mais comuns de backup, desde servidores locais a soluções de armazenamento em nuvem, com suas particularidades, prós e contras. O trabalho conclui sua missão ao apresentar soluções viáveis econômica e cronologicamente, alinhados com a situação financeira da empresa, também levando em consideração a urgência na solução da questão.Estudo de Caso Acesso aberto Banco de dados livre para WEB: um caso de migração de sistema(2020) Borba, Alexandre FerreiraO presente trabalho relata como resolver o problema de migração do banco de dados, do MS Access para um banco de dados livre MySQL com acesso pela WEB, da empresa de projetos arquitetônicos XprojeCAD de Canoas RS. Para isso foi elaborado um estudo de caso com uma metodologia descritiva com abordagem qualitativa, utilizou-se como ferramentas de co-leta de dados a entrevista não estruturada, a observação participante e os documentos arquivados. O diagnóstico e análise apontaram para a falta de gerenciamento de dados, ineficiência dos bancos de dados da empresa e total falta de integração entre os sistemas dos setores. A solução proposta foi capacitar os colaboradores do setor de Tecnologia da Informação para executar um projeto com metodologia e ferramentas adequadas para migrar todos os bancos de dados em um único banco de dados integrado com funcionalidades de todos setores. Este banco de dados funcionará numa página da empresa hospedado em nuvem. O custo do projeto foi demonstrado e pelo baixo valor e pelo procedimento ser seguro mediante as metodologias, o projeto foi considerado viável. Observou-se que a Tecnologia da informação não possui plano estratégico na empresa, logo não possui alinhamento com a estratégia do negócio. Foi proposto no final do trabalho, novos estudos de caso para implantação de Governança de TI e Sistema de Gestão Integrado (ERP), como possível melhora para o sucesso da organização.Estudo de Caso Acesso aberto Benefícios da implementação de um sistema de gerenciamento de processos no escritório Romero Lopes e Rabelo(2019) Benites, Márcio BritoO objetivo do presente trabalho foi acompanhar a implantação do sistema de gerenciamento interno de dados, prazos processuais no escritório Romero Lopes e Rabelo Advogados, bem como avaliar os impactos causados nas rotinas de tarefas diárias e cumprimento dos prazos processuais e administrativos. A metodologia utilizada nesse estudo de caso descritivo para coleta de dados foi baseada em entrevistas realizadas com os integrantes do escritório foco desse estudo. Os resultados demonstraram uma grande economia de tempo com a inclusão do software jurídico para realização das práticas rotineiras dentro do escritório de advocacia e a execução das obrigações processuais de forma virtual. O presente estudo concluiu que apesar do preconceito e da resistência humana em enfrentar mudanças nas rotinas diárias, o processo de implantação do sistema proporcionou consequências diretas e imediatas que anularam totalmente as dificuldades antes encaradas como barreiras.Estudo de Caso Acesso aberto Big data nas empresas: o uso de dados como diferencial estratégico do setor de programação em uma empresa de televisão(2017) Meneses, Carlos Alberto AlvesEste estudo de caso visa a apresentar e discorrer sobre o uso do Big Data como um diferencial estratégico para as empresas. O estudo se justifica principalmente devido ao Brasil viver uma época com sua economia estagnada. Nesse cenário, as empresas precisam ser cada vez mais competitivas e seus gestores buscam vencer a concorrência utilizando-se de novas estratégias. No setor de Telecomunicações, as empresas de sinal aberto ainda enfrentam a concorrência das TVs por assinatura e os transmitido pela internet. Para atingir seu propósito, foi realizada uma análise no setor de programação de uma emissora de TV de sinal aberto, afiliada da Rede Globo em João Pessoa na Paraíba. Desta foi apresentado um projeto piloto para a implantação do Big Data neste setor e que pode ser estendido futuramente para toda a organização. Além dessa análise, baseada em entrevista, foi realizada pesquisa bibliográfica de modo exploratório. A partir dessa análise foi desenvolvido o estudo proposto. Uma vez aplicado os questionários e entrevista, pudemos partir para uma análise da realidade e identificação dos pontos fortes e fracos a serem trabalhados para os melhores aproveitamentos da mineração dos dados coletados. Os resultados apontam que ao utilizar o Big Data, a empresa poderá melhorar suas estratégias baseando-as em dados, manter e conquistar novos telespectadores através da análi-se de suas preferências e opiniões sobre a programação da emissora e conquistar melhores índices de audiência em relação a seus concorrentes.Estudo de Caso Acesso aberto Captivate como ambiente virtual de aprendizagem(2020) Tamanqueira, Luciano Santos da SilvaO objetivo do presente trabalho é apresentar e analisar as principais ferramentas de utilização para melhorar o ensino a distância com o uso da tecnologia. Informando as questões de suma importância para o ensino e suas tecnologias. O ambiente virtual de avaliação, como base para uma boa aprendizagem é fundamental, demonstrando como criar este ambiente que facilita o caminho do ensino. Para melhor apresentação é utilizado um sistema chamado Captivate como ambiente virtual de aprendizagem, que foi usado numa escola, para ensinar matemática usando a educação financeira. Através deste software é possível criar aulas interativas com o uso do vídeo, voz, desenhos e textos ilustrativos em um único lugar. Essa escola foi usada como laboratório de testes para o trabalho desenvolvido; contribuiu também para gerar ideias aos docentes e discentes, melhorando assim a qualidade do ensino e aprendizagem. Realizando a interatividade do ambiente virtual de aprendizagem, juntamente com os alunos da instituição de ensino, tendo avaliação com esta plataforma. Criando também uma pesquisa de satisfação, para saber no fim, como foi a experiência de aprender através daquela ferramenta, cujo o aluno só visualizou o trabalho final que é a aula/avaliação. Os professores tiveram acesso em algumas criações afim de adquirir informações para melhorar suas aulas, com ferramentas tecnológicas.Estudo de Caso Acesso fechado Central de serviços de TI - desmistificando a terceirização da central de serviços(2018) Andretta, Anahy De Vargas RibeiroA terceirização da Central de Serviços já não é mais novidade no mercado de TI e aos poucos está tomando o espaço em outras áreas. Podemos dizer que hoje a Central é vista como investimento a longo prazo, pois apesar do alto emprego financeiro, as empresas entrevistadas são taxativas ao dizer que passaram a se dedicar muito mais tempo ao cliente final do "negócio", trazendo assim ganhos na organização e até mesmo na lucratividade. Será abordado alguns aspectos do cotidiano como a contratação de pessoas e até mesmo cumprimento de prazos, possibilitando ao leitor conhecer os prós e contras na adoção deste serviço. Como dito acima, não é apenas a Tecnologia da Informação que precisa prestar um suporte centralizado, mas outros setores da empresa que possuem tarefas de rotina, podem elencar à Central de Serviços essa demanda. A Central de Serviços por sua vez terá como desafio, automatizar essas tarefas e entregar cada vez mais um serviço de qualidade em um menor tempo.Estudo de Caso Acesso aberto Computação em nuvem pública análise de caso de uso em uma PME(2020) Sophiatti, Jeferson AbrahaoEste trabalho trata-se de uma pesquisa sobre a hipótese de que a adoção da Computação em Nuvem pode auxiliar as Pequenas e Médias Empresas na melhor utilização de Tecnologia de Informação para suprir diversas de suas fraquezas organizacionais e no uso de TI. É realizada uma descrição teórica das características e vantagens desta tecnologia. O estudo tomou como base um caso prático de uso da Computação em Nuvem por uma PME, a Netinstruments Informatica Ltda de Caxias do Sul. Utilizando-se como metodologia ferramentas na forma exploratória e abordagem qualitativa, foi analisada, através da coleta de indicadores e entrevistas a situação anterior e posterior a adoção da tecnologia de Computação em Nuvem. No estudo do caso da empresa Netinstruments pode-se observar um cenário onde a tecnologia, para sustentação do negócio e a própria atividade-fim, tinha uma realidade que não supria as necessidades da empresa Pode-se observar que, nesta empresa, a hipótese motivadora deste estudo. Observou-se através dos indicadores numéricos e de entrevista com seu sócio que a maior parte das vantagens da tecnologia descritas na literatura podem ser alcançadas.Estudo de Caso Acesso embargado Comunicação e tecnologia dentro do ensino a distância(2019) Rocha, Leandro TietbohlThe purpose of this paper is to show the role of teachers and students in distance learning, taking into account the influences of communication and information technology regarding the method of building and capturing knowledge. This case study has an exploratory research methodology to demonstrate the potential that distance learning has on a large company and in the lives of people in general. Vipal Borrachas is proud to have Univipal as its core. institution for the development of distance learning in the corporation. This paper presents the results of a case study, which aimed to analyze the quality and opportunities for distance learning improvement offered by a particular institution. As a conclusion, it is possible to assess that those of distance learning activities in Brazil are increasingly under development and this fact becomes relevant as large-scale distance specializations are developed, demanding financial resources without a proposal for an evaluative approach. This work is believed to contribute to the development of new appraisal projects in Distance Learning.Estudo de Caso Acesso fechado Controle de informação: gestão e segurança da cadeia de custódia da polícia cientifica do Paraná(2018) Palu, Francis ClaudiniNa necessidade da implantação de uma cadeia de custódia na Polícia Científica do Paraná para a gestão e acondicionamento das provas de crimes de exames periciais, será proposto um sistema especializado para auxiliar na garantia da confiabilidade, autenticidade e fidedignidade dos documentos, considerando que a cadeia de custódia é fundamental para preservar a confiabilidade e a transparência da produção da prova pericial até a conclusão do processo judicial. Como metodologia será utilizada entrevista com os peritos oficiais envolvidos no processo de implantação da cadeia de custódia, bem como discussões em formato de reuniões coleta de dados e observação do protocolo, respeitando a legislação vigente sobre as normas de implantação. A solução encontrada foi um sistema para coletar, separar, identificar e acondicionar as evidências de exames periciais na normatizações da cadeia de custódia. Esperamos como resultado um processo de busca facilitada uma vez que a quantidade de materiais é muito grande. O presente trabalho pode servir de base para auxiliar outras unidades a seguir esta organização e facilitar o trabalho na gestão da cadeia de custodia.Estudo de Caso Acesso embargado Datacenters: soluções para aumentar a escalabilidade e minimizar custos(2018) Silva, Charles Silva daEste estudo de caso visa apresentar e discorrer sobre a presente defasagem de tecnologia presentes em Data Centers Privados e clássicos, presentes em muitas empresas que não optam por hosting ou computação em nuvem por possuírem dados muito valiosos e sigilosos para a empresa ou devido outros motivos. O estudo se justifica pelo crescente desafio gerado pelo aumento do processamento de dados e evolução da TI, que exige a atualização dos ambientes para conseguir atender esta demanda. Assim sendo, este estudo trata da resolução de um grande problema enfrentado pelos gestores de TI: como aumentar a escalabilidade em Data Centers minimizando custos. Para atingir seu propósito, este trabalho recorre ao método explorativo, partindo do estudo do mercado e utilizando de entrevista de um colaborador de uma multinacional especializada na entrega de soluções de TI, na busca de insumo para a conclusão do estudo. A partir dessas análises foi desenvolvido o estudo proposto, elencando pontos fortes e fracos, indicando soluções tecnológicas para solucionar o problema, assim como a viabilidade, visando oportunizar que empresas pequenas, médias e até grandes possam conseguir atualizar seu parque de máquinas, com soluções atuais e futuras, gerando economia a curto e longo prazo, sem deixar de usufruir de performance e possibilidade de escalabilidade fácil, sem impacto e batata.Estudo de Caso Acesso embargado As dificuldades do SAC e a tecnologia da informação em prol do mercado: a importância da aplicação da TI para as modalidades Omnichannel para o comércio(2019) Santos, Rúbia EduardaEsse estudo descreve os problemas enfrentados pelos clientes no relacionamento com as empresas de varejo no Brasil, a pesquisa foi feita através de arquivos, textos, estudos de casos, comentários em fóruns de reclamações do consumidor feitos pela internet com o objetivo de levar à compreensão das dificuldades desse processo, porém relata também propostas que ao serem tomadas prometem a melhoria desse contato e a maior satisfação dos usuários levando a empresa aumentar seus lucros, a fidelização dos clientes e a visibilidade da marca. No presente texto foi explicado o significado do conceito Omnichannel, onde também são listadas as vantagens e barreiras para a aplicação do mesmo e como é feito o processo de implantação desse conceito, demonstrando ainda a sua viabilidade para implementação. Ao final do estudo é possível constatar os reais benefícios da aplicação do omnichannel e o procedimento detalhado de como deve-se aplicar o método com intuito de esclarecer e auxiliar os gestores em como e porque é importante a aplicação desse procedimento á organização demonstrando na prática através de gráficos e figuras a sua eficácia.Estudo de Caso Acesso embargado FOP2: problemas e desafios(2018) Vilanova, Alexandre dos SantosEsse estudo de caso visa apresentar uma forma de casos atuais sobre a utilização da ferramenta FOP2 como controle de atendimento em ambientes de televendas, mostrando na pratica a melhoria do setor de atendimento e consecutivamente refletindo na satisfação do cliente e redução custos. Para atingir seu proposito esse trabalho recorre no método descritivo, partindo de uma análise superficial onde a empresa de nome confidencial não possuía dados e estatísticas. A maioria dos problemas foram com os vendedores, onde apresentavam muita resistência devido já se acostumarem com as técnicas utilizadas e sem controle no atendimento.Estudo de Caso Acesso fechado Gerenciamento de mudanças em ambiente de desenvolvimento DevOps: tornando a TI mais ágil(2019) Herrmann, MéryEste estudo de caso se propõe a analisar uma solução para a evolução do processo de gerenciamento de mudanças e discorrer sobre a sua adaptação em ambientes de desenvolvimentos ágeis que utilizam DevOps. Sendo este, um conjunto de boas práticas que pretendem proporcionar um fluxo rápido de trabalho na TI, unindo áreas como desenvolvimento e operações, resultando num desempenho de alta performance. O estudo se justifica pela necessidade que as empresas possuem em manter seus processos ITIL frente às novas metodologias ágeis, que prometem ser disruptivas e trazer competitividade frente às empresas de alto desempenho. Foram avaliadas as métricas e indicadores do processo de gerenciamento de mudanças do Grupo Azul, onde foi observado que o processo atual vem cumprindo com seus objetivos primários de proteger os serviços, mitigando riscos e controlando as implementações. Porém, o excesso de documentações necessárias para garantir o controle e qualidade, excesso de reuni-ões de comitê e muitas ocorrências de mudanças emergenciais resultam num processo burocrático onde se torna evidente a sua necessidade de evolução. A partir das análises realizadas e estudos acerca das boas práticas de mercado, foi abordada uma proposta para a adequação do processo de gerenciamento de mudanças que poderá conviver em ambientes mistos de metodologias de desenvolvimento, sem perder os benefícios decorrentes da governança de TI. Com isto, a TI poderá se tornar mais produtiva, eliminando desperdícios, trazer uma mudança cultural visando maior eficiência na utilização dos recursos tanto tecnológicos como humanos e, ampliando as possibilidades de inovação.Estudo de Caso Acesso embargado Gestão das configurações: utilizando o Ansible como ferramenta para gestão das configurações da infraestrutura(2019) Heinz, Patrick Alexander AmaranteA finalidade deste trabalho é, através de um estudo de campo, apresentar o Ansible como ferramenta que pode ser utilizada como Sistema de Gerenciamento de Configurações Este estudo de caso foi construído com uma abordagem exploratória.Estudo de Caso Acesso fechado A gestão de TI nos sistemas de comando, controle, inteligência, vigilância e reconhecimento das operações interagências(2020) Andrade, Allan Godoy de MenezesEste trabalho explora o ambiente das operações interagências com objetivo de verificar os problemas existentes e propor melhorias para uma gestão eficiente dos atuais processos de Comando, Controle, Inteligência, Vigilância e Reconhecimento. Para tanto, buscou-se na literatura disponível, por meio de entrevista com profissionais experientes, a orientação e identificação de melhores práticas na condução de sistemas complexos. Por meio da observação direta, foram analisadas as legislações existentes, assim como o trâmite regular das demandas de produtos produzidos neste cenário. A explicação e análise dos conceitos foram realizadas de forma fragmentada para melhor significação de seus conteúdos, a saber: Comando e Controle (C²), Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR), Operações Interagências e Gestão. Com o mapeamento da situação atual e as possibilidades de aperfeiçoamento para aproveitamento máximo das estruturas organizacionais e doutrinárias presentes nas instituições nacionais, verificou-se alguns pontos de melhorias para maior integração dos processos e busca de eficiência em atendimento à demanda dos diversos atores. Dessa forma, a pesquisa procurou uma forma de facilitar a implantação de boas práticas de gestão dos produtos e processos de IVR, com base no atendimento aos atores que atuam no ambiente interagência.
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