Gestão em Tecnologia da Informação
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Estudo de Caso Acesso aberto Adaptação ao modelo home office em tempos de pandemia numa empresa de tecnologia(2021-12-01) Lira, AndersonOs avanços tecnológicos vêm desencadeando profundas mudanças no mundo do trabalho. Características como a velocidade e a flexibilidade passaram a ser incorporadas às relações entre empresas e trabalhadores. Uma das novas realidades deste novo contexto do trabalho, trazida pelas modernas ferramentas de comunicação, é o teletrabalho, ou trabalho remoto, tema do presente estudo, onde atualmente tem sido amplamente utilizado devido à pandemia da COVID-19. O presente estudo tem como objetivo fornecer possíveis novas evidências da relação do teletrabalho com a satisfação dos colaboradores, através de um estudo que contenha menos variáveis, que foram: análise de períodos de prática do teletrabalho com pouca variação e funcionários com o mesmo cargo, sendo estes os engenheiros de software. Os resultados deste estudo permitem concluir que, a cada espaço de tempo há maior ou menor impacto de determinados fatores na satisfação dos colaboradores e por consequência na satisfação no trabalho. Espera-se que este estudo forneça aos gestores das organizações conhecimento empírico sobre a relação do teletrabalho e a satisfação do colaborador.Estudo de Caso Acesso aberto Adoção de metodologias ágeis para desenvolvimento de software no contexto de uma instituição financeira cooperativa de crédito(2019) José, Daniel AraujoA necessidade de se manter relevante no mercado financeiro gera uma grande competição entre empresas do setor financeiro que utilizam software para oferecer seus produtos e serviços aos seus clientes. Para a maioria das empresas, esse esforço faz parte natural do ciclo de vida de seus produtos, e a metodologia ágil no desenvolvimento de software se encaixa perfeitamente neste ciclo, pois apoia a adoção de práticas mais flexíveis de acordo com as constantes variações do mercado e de seus usuários. Entretanto, em grandes e tradicionais empresas financeiras cooperativas de crédito, observa-se grande conflito da adoção de tal metodologia, que impulsionada pela necessidade de se fazer relevante frente a concorrência, ocasionam diversos problemas a sustentabilidade do negócio bem como aos profissionais envolvidos. Este estudo de caso visa avaliar, por meio de pesquisa do tipo exploratória, de levantamento qualitativo, situações relacionadas ao desenvolvimento de software usando metodologia ágil, no contexto de uma grande instituição financeira cooperativa de crédito e os desafios oriundos deste cenário.Estudo de Caso Acesso fechado Análise da criação de informações nos serviços de Tecnologia da Informação(2019) dos Santos, Cristiane CovalskiA pesquisa deste trabalho foi realizada em um departamento de TI dentro de um órgão público no Rio Grande do Sul, que apresenta o problema abordado nesse trabalho, a forma como é gerenciada a criação de informações para a sustentação dos serviços de TI. O objetivo da pesquisa é verificar se as etapas e processos utilizados no setor realmente criam informações precisas para sustentar as demandas oferecidas pela TI. As análises foram feitas de maneira descritiva, demonstrando como funciona um setor de Tecnologia da informação e que sistemas são utilizados nos seus projetos, processos e desenvolvimento dos serviços, e como as informações são criadas e compartilhadas. No decorrer do trabalho podemos verificar que os sistemas e frameworks possuem boa qualidade, porém não são utilizados na sua total capacidade. Ao realizar ações de melhorias no setor com empenho dos funcionários e ferramentas de boas práticas, a área de TI alcançará êxito nos seus processos, produzindo informações precisas que sustentem de forma eficiente os serviços entregues.Estudo de Caso Acesso embargado Análise do impacto das campanhas de marketing digital no crescimento profissional dos profissionais autônomos(2020) Saldanha, AlexandreTendo em vista que a importância social da pesquisa encontra-se na possibilidade de criar uma nova perspectiva sobre o marketing digital aplicado ao dia a dia profissional dos profissionais autônomos, pesquisa-se sobre a análise do impacto das campanhas de marketing digital no crescimento profissional dos profissionais autônomos, a fim de analisar o impacto do marketing digital no desenvolvimento dos trabalhadores autônomos no âmbito profissional. Para tanto, é necessário descrever o marketing digital contemporâneo, verificar as estratégias de marketing digital contemporâneas utilizadas no cotidiano dos profissionais autônomos e identificar aspectos favorecedores e desfavorecedores da utilização das campanhas de marketing digital para os profissionais autônomos. Realiza-se, então, uma pesquisa exploratória e descritiva. Diante disso, verifica-se que o marketing digital já está presente no cotidiano dos profissionais autônomos, a campanha de marketing digital é uma excelente ferramenta para melhoria de resultados operacionais e que é necessário utilizar ferramentas de marketing digital para a captação de leads, o que impõe a constatação de que o marketing digital e as campanhas de marketing possuem função fundamental no desenvolvimento profissional dos profissionais autônomos.Estudo de Caso Acesso fechado Análise do setor de estoque: otimizando o setor de estoque numa lancheria com o LEC(2018) Pereira, Joni AndrettaO estoque é um fator de extrema importância em qualquer empresa, sendo em empresas de pequeno, médio ou grande porte, inclusive em micro empresas. Para empresas que se baseiam em uma produção empurrada, com uma antecipação do estoque, podem utilizar para o seu melhor controle, o Lote Econômico de Compra, denominado como LEC, que é caracterizado em primeira instância, como a quantidade que deve ser adquirida pela empresa para que os custos de armazenamento e pedidos sejam os menores possíveis, proporcionando assim, a otimização do estoque (CAMPOS, 2000). O LEC desenvolve um conceito de estoque ideal e é dividido em dois estudos inter-relacionados, os custos de arma-zenamento de estoque, que incluem os custos de capital empatado, armazenagem, obsolescên-cia,e os de pedidos, evidenciando os custos nos descontos dos preços, transporte dos empre-gados e fornecedores, entre outros(SLACK,2009).Este trabalho tem como objetivo implemen-tar o LEC em uma lanchonete familiar, buscando minimizar os custos e otimizar os processos de estoque, ajudando assim a maximizar a produção dos lanches com menor custo do estoque. Como procedimento metodológico adotado, em função dos objetivos, foi concebido como uma pesquisa exploratória e descritiva. As pesquisas exploratórias, segundo GIL (1995), são desenvolvidas com objetivo de proporcionar visão geral, de tipo aproximativo, acerca de de-terminado fato. Portanto, este estudo é amplamente qualificado para o estudo onde se há a grande problemática de quanto será a redução de custos e o aumento da produção depois da implementação do Lote Econômico de Compras, o LEC, na lanchonete.Estudo de Caso Acesso fechado Análise ergonômica do trabalho: o caso de uma empresa de Tecnologia da Informação em Manaus-AM(2019) Pereira, Nilton SilvaA tecnologia no contexto atual é de fundamental importância para o avanço da consolidação e acesso às informações e para tal além do recurso computacional é necessário também o recurso humano. Assim sendo o objetivo deste artigo é empregar a AET – Análise Ergonômica do Trabalho, que estuda as atividades, procurando diagnóstico e soluções para os problemas encontrados com os trabalhadores. Para tal a metodologia dessa análise foi aplicada em uma empresa de tecnologia da informação localizada em Manaus no Amazonas, pretendo a proposição de melhorias no ambiente organizacional, buscando maior bem-estar, conforto, saúde, e segurança dos trabalhadores. O estudo possui natureza qualitativa/exploratória e foi desenvolvido por meio de instrumentos estruturados (questionários) e observações das situações do trabalho durante o período de cincos dias. Verificou-se postos de trabalhos críticos e necessidade urgente de melhorias de âmbito postural, além disso constatou-se há necessidade uma série de melhorias, relativas ao ambiente de trabalho.Estudo de Caso Acesso aberto Aplicação do novo marco legal de ciência, tecnologia e inovação: estudo de caso do MPLabs/MPPE(2021-11-19) Dias, ThiagoEsse trabalho se propõe analisar o projeto do MPLabs, órgão do Ministério Público do Estado de Pernambuco, para contratação pública de inovação se utilizando dos dispositivos implementados através do Novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, que surgiu no ano de 2018 como um esforço de resolver dificuldades encontradas pelos órgãos estatais no uso da antiga Lei de Licitação surgida em meados dos anos 90. Através de pesquisas exploratórias, entrevistas e observação direta, vimos que a iniciativa, validada pelos órgãos fiscalizadores, pode trazer grandes vantagens para o setor público brasileiro ao tornar o processo de contratação muito menos burocrático e ágil, além de estar mais conectado com o formato de trabalho que as empresas de tecnologia fazem uso em seu dia a dia. Além disso, o modelo é passível de ser replicado nos demais órgãos públicos, sem grandes dificuldades. Com isso foi concluído que o modelo pode ser um indutor do surgimento de soluções inovadoras disruptivas nos órgãos públicos, podendo trazer grande valor para a sociedade brasileira.Estudo de Caso Acesso fechado Aplicativos de comunicação na indústria aeronáutica: funcionário conectado(2017) Treteski, GersonA atividade em uma companhia de aviação é bastante dinâmica. Temos um grupo expressivo de funcionários que estão em constante deslocamento, com horários variáveis e locais distintos, sem uma rotina pré-estabelecida. Este estudo visa identificar os meios eficientes de comunicação de duas vias, empresa/funcionário, em horários e localidades variadas. O estudo se justifica por haver necessidade de comunicação direta e rápida em qualquer lugar do planeta porem com a preocupação de não interferir na privacidade do funcionário. Outra dificuldade é quanto a forma de comunicação. Em um mundo hoje conectado, aparen- temente o contato com o funcionário seria de fácil solução. Para atingir seu proposito, este estudo parte do proposito de analisar as necessidades da empresa bem como dos funcionários. Por meio de questionários e entrevistas com pessoas em postos chaves no processo. Após aplicação dos questionários e entrevista, foi analisado as possíveis soluções junto ao time de TI, gerencias envolvidas e o usuário final, apresentando a melhor solução técnica e legal.Artigo Científico Acesso embargado Atendimento remoto: estudo de caso sobre o atendimento remoto aos clientes de uma empresa de automação(2019) Oliveira, Júlio César AlcântaraO objetivo deste estudo é o de apresentar os resultados obtidos em um projeto de atendimento remoto a clientes de uma empresa de software, de caráter complexo e considera-do como de grande porte, com a utilização de modelos ágeis, especificamente na agilidade de atendimento, em uma empresa privada de Tecnologia da Informação na cidade de São Paulo SP. Para tanto, foi realizado Estudo de Caso do tipo exploratória e com abordagem qualitati-va. Podemos extrair deste estudo que a utilização de modelos ágeis, especificamente do atendi-mento é de grande valia na obtenção de projetos realizados com qualidade, prezando pelos prazos e custos definidos, mas principalmente, pela entrega de atendimento que supra as reais necessidades do cliente.Estudo de Caso Acesso aberto Atendimento técnico remoto centralizado: proposta de modelo e benefícios do suporte remoto no âmbito da Receita Federal do Brasil(2019) Ramires, Thiago de SouzaEste trabalho propõe o modelo de “Suporte Técnico Remoto Centralizado” no setor público, e aponta benefícios e vantagens em relação ao atual modelo de assistência técnica prestado à Receita Federal, pela empresa pública SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados), visando reduzir gastos públicos e tornar a prestação de serviços mais ágil, e eficiente. O estudo de caso foi realizado sob os fundamentos da pesquisa exploratória, aplicando um questionário em forma de entrevista a um funcionário do Serpro. São apresentados dados históricos, acerca do surgimento da Internet e sua evolução, descrevendo seu funcionamento e sua malha de dispositivos de comunicação específicos, interconectados entre si por diferentes meios, que cobrem todo o planeta, permitindo que equipes centralizadas geograficamente,prestem assistência técnica remota. Colocando em prática a proposta deste estudo, através de ferramentas confiáveis e adequadas, considerando uma escala aplicada à nível nacional, a Receita Federal pode reduzir consideravelmente os gastos públicos em TI, ao passo que o Serpro por sua vez, pode desenvolver um atendimento mais eficiente, trazendo para a iniciativa pública brasileira tecnologias e métodos de atendimento mais modernos, já consolidados na iniciativa privada mundial.Estudo de Caso Acesso fechado A atuação de um líder de TI em projetos internacionais: gerenciando times espalhados pelo mundo(2017) Morais, Leonardo Maciel deEste trabalho estará analisando o método de liderança de um líder de TI atuando em projetos internacionais onde os participantes estão espalhados pelo mundo. Dentre as atividades analisadas estão os métodos como o líder realiza as atividades e delega as tarefas aos participantes, enfrentando barreiras como dificuldades de fuso horário e a distância. Também são identificados os pontos fortes e fracos das atividades do líder. Durante o estudo, foi observado que alguns participantes da Índia enfrentaram dificuldades devido ao fuso horário, não conseguindo um contato mais próximo ao líder do projeto, causando dificuldades na realização de tarefas delegadas à eles. Nestas situações, foram identificados alguns pontos fracos da atuação do líder, foi percebido certo nível de insatisfação e desânimo dos participantes distantes e, pensando nisso, propus ações de melhoria para reverter este quadro de insatisfação e melhorar a atuação do líder. Propus também reuniões via Skype meeting diárias, ainda em horário de trabalho, para garantir que todos os participantes estivessem presentes e sugeri até viagens para reunir o time pessoalmente para auxiliar na interação entre todos. Com isso, além de garantir o sucesso do nosso projeto internacional, estas ações poderiam servir como modelo aos demais líderes de projetos internacionais dentro da empresa.Estudo de Caso Acesso aberto Atualização tecnológica na gestão pública: estudo de caso sobre a atualização tecnológica dos sistemas de gestão do DAER(2019) Oliveira, Gerson Lhul deO Estado do Rio Grande do Sul está na vanguarda quando o assunto a utilização de sistemas de informação na gestão dos órgãos do governo. Porém, com o passar dos anos, os sistemas que trouxeram muita automatização aos processos do passado, hoje encontram-se fora da realidade ideal para os governos digitais, que necessitam de sistemas modernos que permitam o trabalho descentralizado em todos os seus órgãos e secretarias, mas possibilitem uma gestão centralizada, de fácil obtenção de dados gerenciais e adaptável às alterações da legislação estadual. Utilizando o exemplo do DAER, estudado nesse trabalho, exemplificamos as deficiências dos sistemas atualmente em uso e a necessidade, por parte do Governo do Estado, de atualizar esses sistemas, preferencialmente com a implantação de um sistema unificado, já em uso em outras secretarias, fundações e autarquias do estado. Através de reuniões com os gestores dos departamentos, estudamos a fundo o modelo atual e identificamos os principais processos a serem adaptados para implantação do novo sistema. O estudo de caso ilustra as dificuldades encontradas, resistência à mudança por parte das pessoas, que muitas vezes não se sentem confortáveis a ter que se adaptar a novos sistemas e novos métodos de trabalho, mas que precisam ser demovidas dessa comodidade para que novas formas de gestão pública possam ser aplicadas em prol da população.Estudo de Caso Acesso embargado Automação de Processos Manuais(2020) De Andrade Junior, Luiz RobertoAs instituições financeiras possuem uma longa história de solução de problemas na área de informática através da criação de novas ferramentas e tecnologias de automação de processos de trabalho, para garantir uma entrega mais rápida de suas tarefas. O presente trabalho apresenta a automação de processos hoje executados manualmente e com a ajuda da ferramenta Control-M desenvolvida pela empresa BMC Software. Foi adquirida uma ferramenta capaz de verificar o estado de execução de tarefas agendadas, com a análise de seus resultados gerados. A verificação é realizada por meio de critérios de validação customizáveis pelo usuário da ferramenta em questão. O software Control-M se mostrou capaz de acompanhar a execução de tarefas agendadas que transferem arquivos em ambientes de plataforma compatível com as quais ele pode acessar, fornecendo para estes casos, informações mais confiáveis e completas e um prazo adequado para as entregas. A verificação das tarefas agendadas em um canal único de monitoramento pode ser uma solução viável para o maior controle destes componentes em plataformas heterogêneas e que possuem diferentes formas de cópias de arquivos.Estudo de Caso Acesso embargado Avaliação da integridade dos conjuntos de dados e informações: visão de usuários sobre segurança da informação(2020) Machado, Guilherme AntonioThis case study focused on problems of information integrity of organizations. In order to demonstrate the importance of preserving the integrity of a set of data, confidential arranged in a database, of companies extending the problem for personal use, which need to be available with the possible mechanisms in the technological environment. Known as Pentest®, a test that is carried out with authorization in accordance with LAW No. 12,737, Art. 154ª, and terms for awareness of the act, keeping the Pentester free from problems. In order to demonstrate the basic flaws, pertinent of a company regardless of what purpose, due to practically or partially all organizations demand the need to use technology. Using with an exploratory research and with a method of qualitative research approach by online questionnaire. With five people participating in the research.Estudo de Caso Acesso aberto Backup para pequenas empresas: estratégias de implementação(2019) Lopes, Marcio HoerlleEste trabalho responde à questão: “Quais as causas da não adoção de backups em pequenas empresas e como apresentar uma opção viável para sanar esta deficiência?”. Para tal, demonstra de forma concisa, um breve levantamento das causas que levam gestores de pequenas empresas a correrem riscos desnecessários por não manterem cópias de segurança de seus dados no seu dia a dia. Também demonstra a consequência financeira da continuidade deste comportamento no evento de uma perda catastrófica de dados e auxilia na percepção dos gestores sobre como é executada a implementação de uma solução de backup, bem como as respectivas demandas financeiras e organizacionais deste processo. Além do exposto, também apresenta um breve comparativo das soluções mais comuns de backup, desde servidores locais a soluções de armazenamento em nuvem, com suas particularidades, prós e contras. O trabalho conclui sua missão ao apresentar soluções viáveis econômica e cronologicamente, alinhados com a situação financeira da empresa, também levando em consideração a urgência na solução da questão.Estudo de Caso Acesso aberto Backup, restore e armazenamento: conceitos e práticas aplicados a solução HPE data protector(2017) Philereno, EduardoEste estudo de caso visa apresentar os principais conceitos de backup, restore e armazenamento, apontando para o crescente volume de informações e de como o mesmo pode ser administrado e através da solução HPE Data Protector, elaborar um cenário de backup mos-trando uma visão geral desta ferramenta bem como realizar um comparativo com outra ferra-menta de backup de destaque no cenário de backup e restore. O estudo se justificou pelo grande desafio que a TI proporciona frente ao grande volume de dados e informações armazenadas atualmente, e de que forma planejá-lo estrategi-camente, já que a informação é à base de uma empresa, e a mesma deve ser gerida de forma confiável e segura, tanto por profissionais que detenham o conhecimento quanto por soluções que propiciem esta acessibilidade e facilidade ao armazenar e recuperar uma informação. O estudo baseou-se na observação direta e analise de documentos e mostra a importância de um ambiente bem planejado para que a recuperação em caso de desastre ocorra de maneira eficiente e segura.Estudo de Caso Acesso aberto Banco de dados livre para WEB: um caso de migração de sistema(2020) Borba, Alexandre FerreiraO presente trabalho relata como resolver o problema de migração do banco de dados, do MS Access para um banco de dados livre MySQL com acesso pela WEB, da empresa de projetos arquitetônicos XprojeCAD de Canoas RS. Para isso foi elaborado um estudo de caso com uma metodologia descritiva com abordagem qualitativa, utilizou-se como ferramentas de co-leta de dados a entrevista não estruturada, a observação participante e os documentos arquivados. O diagnóstico e análise apontaram para a falta de gerenciamento de dados, ineficiência dos bancos de dados da empresa e total falta de integração entre os sistemas dos setores. A solução proposta foi capacitar os colaboradores do setor de Tecnologia da Informação para executar um projeto com metodologia e ferramentas adequadas para migrar todos os bancos de dados em um único banco de dados integrado com funcionalidades de todos setores. Este banco de dados funcionará numa página da empresa hospedado em nuvem. O custo do projeto foi demonstrado e pelo baixo valor e pelo procedimento ser seguro mediante as metodologias, o projeto foi considerado viável. Observou-se que a Tecnologia da informação não possui plano estratégico na empresa, logo não possui alinhamento com a estratégia do negócio. Foi proposto no final do trabalho, novos estudos de caso para implantação de Governança de TI e Sistema de Gestão Integrado (ERP), como possível melhora para o sucesso da organização.Estudo de Caso Acesso aberto Bancos de dados relacionais: uma análise comparativa entre ferramentas SGBD livre e proprietária(2019) Pimentel, Chrystian CostaUm banco de dados relacional é uma aplicação de armazenamento que permite a persistência de dados e a sua implementação de funcionalidades. Diante de uma crescente necessidade no armazenamento de dados e onde os mesmos passam a aumentar de forma exponencial frente a aplicação em diversos sistemas, surge a dúvida se vale a pena adotar um banco de dados gratuito. O presente estudo de caso tem como objetivo apresentar uma reflexão através dos resultados de uma análise comparativa de uma ferramenta livre e outra proprietária de Sistema de Gestão de Base de Dados Relacionais na experiência de uso. Espera-se que este estudo possa contribuir com empresas e profissionais da área de Tecnologia da Informação quanto ao planejamento e adoção de um adequado banco de dados.Estudo de Caso Acesso aberto Benefícios da implementação de um sistema de gerenciamento de processos no escritório Romero Lopes e Rabelo(2019) Benites, Márcio BritoO objetivo do presente trabalho foi acompanhar a implantação do sistema de gerenciamento interno de dados, prazos processuais no escritório Romero Lopes e Rabelo Advogados, bem como avaliar os impactos causados nas rotinas de tarefas diárias e cumprimento dos prazos processuais e administrativos. A metodologia utilizada nesse estudo de caso descritivo para coleta de dados foi baseada em entrevistas realizadas com os integrantes do escritório foco desse estudo. Os resultados demonstraram uma grande economia de tempo com a inclusão do software jurídico para realização das práticas rotineiras dentro do escritório de advocacia e a execução das obrigações processuais de forma virtual. O presente estudo concluiu que apesar do preconceito e da resistência humana em enfrentar mudanças nas rotinas diárias, o processo de implantação do sistema proporcionou consequências diretas e imediatas que anularam totalmente as dificuldades antes encaradas como barreiras.Estudo de Caso Acesso aberto Big data nas empresas: o uso de dados como diferencial estratégico do setor de programação em uma empresa de televisão(2017) Meneses, Carlos Alberto AlvesEste estudo de caso visa a apresentar e discorrer sobre o uso do Big Data como um diferencial estratégico para as empresas. O estudo se justifica principalmente devido ao Brasil viver uma época com sua economia estagnada. Nesse cenário, as empresas precisam ser cada vez mais competitivas e seus gestores buscam vencer a concorrência utilizando-se de novas estratégias. No setor de Telecomunicações, as empresas de sinal aberto ainda enfrentam a concorrência das TVs por assinatura e os transmitido pela internet. Para atingir seu propósito, foi realizada uma análise no setor de programação de uma emissora de TV de sinal aberto, afiliada da Rede Globo em João Pessoa na Paraíba. Desta foi apresentado um projeto piloto para a implantação do Big Data neste setor e que pode ser estendido futuramente para toda a organização. Além dessa análise, baseada em entrevista, foi realizada pesquisa bibliográfica de modo exploratório. A partir dessa análise foi desenvolvido o estudo proposto. Uma vez aplicado os questionários e entrevista, pudemos partir para uma análise da realidade e identificação dos pontos fortes e fracos a serem trabalhados para os melhores aproveitamentos da mineração dos dados coletados. Os resultados apontam que ao utilizar o Big Data, a empresa poderá melhorar suas estratégias baseando-as em dados, manter e conquistar novos telespectadores através da análi-se de suas preferências e opiniões sobre a programação da emissora e conquistar melhores índices de audiência em relação a seus concorrentes.