Arquitetura e Urbanismo
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Arquitetura e Urbanismo por Autor "Lage, Roberta"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Monografia Acesso aberto Berçário Montessoriano(2022-12-04) Santos, RayzaA forma de educação no Brasil é um assunto que vem sendo debatido há muito tempo, principalmente o ensino para crianças mais novas, aquelas ainda em idade de estarem em um berçário. O foco desse trabalho é criar um berçário para crianças com idade de 1 a 3 anos, aplicando o método Montessori, que é um método bastante eficaz quando se trata do desenvolvimento de crianças. O principal objetivo desse método é promover independência na criança fugindo do método de ensino tradicional, fazendo com que a criança desenvolva autonomia desde nova para tomar decisões, para que assim, além do ensino, ela se torne mais independente.Monografia Acesso aberto Centro de Ensino e Fomentação da arquitetura sustentável na Comunidade Serra dos Alves(2022-12-04) Mendes, ElyzaA escolha do projeto tem como objetivo proporcionar caminhos para preservação da cultura local criando um centro de ensinamentos e disseminação da sustentabilidade, sendo desenvolvido ações que fomentem o uso da permacultura nas construções de moradias e incentive ainda mais o senso de comunidade e cooperativismo local. O centro de ensinamentos será projetado com base na arquitetura existente somada à sustentabilidade e fomentação de energia limpa. Coerente com a necessidade da Serra dos Alves, aprimorar seu potencial construtivo ordenado com o perfil local se faz necessário, com o objetivo de estabelecer soluções tangíveis, capazes de assegurar o desenvolvimento da comunidade e suas tradições. Para além do projeto arquitetônico, serem traçadas novas formas de economia social, senso de comunidade, cooperação e projetosMonografia Acesso aberto Escola de Governo Municipal: resposta arquitetônica à necessidades de um centro de capacitação dos agentes públicos municipais de Itabira/MG(2022-12-04) Pereira, CarlinaEste trabalho pretende propor resposta arquitetônica à necessidades de um centro de capacitação dos agentes públicos municipais de Itabira/MG. O município, mesmo determinando em sua legislação, ações de capacitação para os seus profissionais, ainda não dispõe de estrutura própria destinada exclusivamente à promoção do desenvolvimento profissional dos seus funcionários, sendo necessário (em diversas ações), recorrer à utilização de espaços de instituições parceiras. Oliveira (2017), considera que são objetivos de um programa de educação corporativa no serviço público, disponibilizar um ambiente contínuo de aprendizagem e consolidar a cultura de aprendizagem estratégica. Entretanto, para o alcance desses objetivos, faz-se necessário uma estrutura (física, tecnológica e legal) definitiva e adequada para que as ações do programa sejam desenvolvidas. Tal necessidade será exposta no primeiro capítulo deste trabalho. No próximo, serão considerados os principais pontos históricos da capacitação de trabalhadores no mundo, recortando posteriormente para a cidade em questão, analisando os locais utilizados pela prefeitura de Itabira para promoção do desenvolvimento dos seus servidores. O terreno escolhido para a instalação do projeto proposto será detalhado no terceiro capítulo, fazendo a análise das condicionantes locais e breve estudo do seu entorno. Finalmente, o último capítulo trará três obras análogas (todas sendo ambiente para promoção de desenvolvimento e educação), que serão referências para o projeto.Monografia Acesso aberto A Importância da Arquitetura para as Escolas Integrais(2022-12-04) Fonseca, SalmaA educação é um meio importante para a preparação social do indivíduo, visto que esta influenciará nos diversos atos individuais em um meio e criará condutas de uma sociedade inteira, para que haja uma boa educação é necessária uma boa estrutura que agregue valor para a formação social de um indivíduo, sendo assim neste trabalho será abordado a forma e a importância da arquitetura para a criação de valores educacionais e desenvolvimento de uma sociedade justa, organizada e diversificada criando o projeto de uma Escola Integral na cidade de Barão de Cocais – MG, que visa ter como tripé a convivência, a criatividade e a disciplina, mostrando a todos os seus alunos que a sociedade deve ser moldada de forma a criar valores baseados na empatia, na valorização do coletivo e respeito da individualidade.Monografia Acesso aberto A Psicologia das Cores Aplicada a APAE(2022-12-04) Avelar, JuliaA Associação de Pais e Amigos dos especiais – APAE – foi criada pensando na educação dos alunos especiais, porém nos últimos anos não houve nenhuma melhoria no ensino e nem na estrutura para eles, além da pandemia que limitou a quantidade de alunos por sala, muita das vezes nem conseguindo atender a todos, prejudicando assim o desenvolvimento. O objetivo dessa pesquisa é analisar onde pode ser melhorado, desde a infraestrutura até a qualidade do ensino, criar um novo projeto arquitetônico na cidade de Itabira – MG onde será implantado a psicologia das cores aos ambientes com o intuito de despertar os melhores sentimentos de bem-estar para melhor atendê-los, e assim beneficiando-os com melhor desenvolvimento. O projeto tem a finalidade para a conclusão do curso de Arquitetura e Urbanismo, do Centro Universitário UNA – Unidade Itabira