Arquitetura e Urbanismo

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Submissões Recentes

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  • Monografia Acesso aberto
    Centro esportivo e cultural inclusivo em Belo Horizonte - MG
    (2024-06) MOREIRA, Gabriela Duarte Rosa
    O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo para a realização do projeto de um Centro Esportivo e Cultural Inclusivo, com a finalidade de incluir o portador com deficiência nos momentos de esporte e lazer na sociedade. Uma pesquisa histórica e social foi realizada, um levantamento de dados da região referente ao lote escolhido, um estudo sobre três obras análogas, volumetrias, setorizações, condicionantes físicas do entorno, foram aspectos abordados para melhor entendimento e resultado do projeto.
  • Monografia Acesso aberto
    Centro Cultural Vicente Gonzaga
    (2023-12) REIS, Marcos Paulo Gonzaga dos
    O presente trabalho tem como objetivo propor um anteprojeto para a criação de um centro cultural contemporâneo no bairro Fênix, em Itabira-MG, de modo a incentivar e promover maior aporte à produção e consumo de arte independente na cidade. Com isso, a metodologia para fundamentação teórica do trabalho consistiu no estudo morfológico e diagnóstico do entorno da área de estudo, no levantamento de dados da cidade, e no estudo de obras análogas. Deste modo, os estudos preliminares sobre o tema indicaram a insuficiente ação do Estado, em promover espaços culturais na cidade que tenham sentido e contexto com as formas de apropriação e ocupação das pessoas dentro da cidade.
  • Monografia Acesso aberto
    Berçário Montessoriano
    (2022-12-04) Santos, Rayza
    A forma de educação no Brasil é um assunto que vem sendo debatido há muito tempo, principalmente o ensino para crianças mais novas, aquelas ainda em idade de estarem em um berçário. O foco desse trabalho é criar um berçário para crianças com idade de 1 a 3 anos, aplicando o método Montessori, que é um método bastante eficaz quando se trata do desenvolvimento de crianças. O principal objetivo desse método é promover independência na criança fugindo do método de ensino tradicional, fazendo com que a criança desenvolva autonomia desde nova para tomar decisões, para que assim, além do ensino, ela se torne mais independente.
  • Monografia Acesso aberto
    Escola de Governo Municipal: resposta arquitetônica à necessidades de um centro de capacitação dos agentes públicos municipais de Itabira/MG
    (2022-12-04) Pereira, Carlina
    Este trabalho pretende propor resposta arquitetônica à necessidades de um centro de capacitação dos agentes públicos municipais de Itabira/MG. O município, mesmo determinando em sua legislação, ações de capacitação para os seus profissionais, ainda não dispõe de estrutura própria destinada exclusivamente à promoção do desenvolvimento profissional dos seus funcionários, sendo necessário (em diversas ações), recorrer à utilização de espaços de instituições parceiras. Oliveira (2017), considera que são objetivos de um programa de educação corporativa no serviço público, disponibilizar um ambiente contínuo de aprendizagem e consolidar a cultura de aprendizagem estratégica. Entretanto, para o alcance desses objetivos, faz-se necessário uma estrutura (física, tecnológica e legal) definitiva e adequada para que as ações do programa sejam desenvolvidas. Tal necessidade será exposta no primeiro capítulo deste trabalho. No próximo, serão considerados os principais pontos históricos da capacitação de trabalhadores no mundo, recortando posteriormente para a cidade em questão, analisando os locais utilizados pela prefeitura de Itabira para promoção do desenvolvimento dos seus servidores. O terreno escolhido para a instalação do projeto proposto será detalhado no terceiro capítulo, fazendo a análise das condicionantes locais e breve estudo do seu entorno. Finalmente, o último capítulo trará três obras análogas (todas sendo ambiente para promoção de desenvolvimento e educação), que serão referências para o projeto.