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Navegando UNIRITTER por Autor "ACKERMANN, Andres Eberhard Friedl"
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Monografia Acesso aberto Análise da implantação do sistema Toyota de produção em uma empresa de logística: um estudo de caso(2024-07) EGGESS, Joice KarineO presente trabalho tem como tema de pesquisa a implementação do Sistema Toyota de Produção (STP) no setor de expedição, analisando quais são as principais dificuldades e benefícios da implantação. O setor desempenha um papel importante nas operações logísticas, sendo responsável pelo controle e distribuição de produtos e materiais. Nesse contexto, a eficiência e a precisão das atividades desempenhadas neste setor são fundamentais para garantir a satisfação dos clientes e o sucesso das operações da empresa como um todo. O objetivo geral desta pesquisa é demonstrar os impactos verificados com a implantação do Sistema Toyota de Produção e suas metodologias dentro do setor de expedição de uma indústria petroquímica localizada na Região Carbonífera, RS. Essa pesquisa foi desenvolvida por meio de métodos, procedimentos e técnicas científicas disponíveis e se caracteriza como um estudo de caso. Os princípios lean manufacturing foram utilizados como guia para condução da análise dos processos no diagnóstico do setor, tornando possível a identificação dos principais problemas operacionais e entendendo em que etapa do processo eles estão inseridos. Em relação aos ganhos, eles representaram melhorias significativas para o setor de expedição. A melhoria na gestão de performance permitiu uma atuação mais assertiva e direta para a entrega do resultado diário. A atuação preventiva no processo possibilitou a tomada de ação antecipada para evitar gaps acumulados, enquanto a implementação da Curva ABC no armazém melhorou significativamente a distribuição dos produtos e o fluxo de saída. Além disso, a implementação do sistema online de performance individual proporcionou uma maior visibilidade e controle sobre o desempenho dos colaboradores, contribuindo para o aumento da eficiência e produtividade do setor. Esses ganhos foram essenciais para o sucesso da implantação do Sistema Toyota de Produção na área de expedição da empresaMonografia Acesso aberto Implantação do sistema de execução de manufatura em uma empresa de termoplásticos: um estudo de caso(2024-07) DAMACENO, Francine da RosaO termo Manufacturing Execution Systems (MES) ou, Sistema de Execução de Manufatura, é responsável pelas etapas de produção em tempo real do processo fabril, além de promover integração com o sistema Enterprise Resource Planning (ERP) ou Planejamento de Recursos da Empresa. O presente trabalho é desenvolvido através de um modelo de pesquisa ampla sobre um assunto específico, caracterizado como um estudo de caso, o qual permite aprofundar o estudo sobre o tema MES. Este sistema de gerenciamento de produção acumula informações do chão de fábrica, alimentando os sistemas de planejamento, com o propósito de gerir a produção, permitindo comparações com o que foi planejado e o que de fato foi realizado. O objetivo geral deste trabalho é demonstrar a realização da implantação do sistema de execução de manufatura e quais serão as dificuldades e benefícios desta ferramenta, tendo em vista o tipo de pesquisa como estudo de caso. Este por sua vez, foca na aplicação do sistema de gerenciamento na empresa de termoplásticos, onde a principal área é o processo produtivo, ou no chão de fábrica, mais conhecido como Gemba. Neste cenário, é importante destacar que a produção pode ser definida como uma rede funcional de processos e operações e que os princípios básicos para a construção desta rede estão estruturados no mecanismo da função produção, no princípio do não custo e nas perdas dos sistemas produtivos que são superprodução, transporte, retrabalho, defeitos, esperas, movimentação e estoque. Sobre a empresa pesquisada, já se encontra com mais de 60 anos no mercado brasileiro, consolidada no setor da indústria de plásticos, a empresa possui um portfólio de mais de 450 itens, dos quais grande partem pertencem a construção civil em geral. Por meio da implementação e utilização do sistema MES, foi possível visualizar e trazer neste trabalho as dificuldades enfrentadas pela empresa, dificuldades estas que poderiam ser antecipadas na construção e execução do projeto.Monografia Acesso aberto LEAN SIX SIGMA: um estudo de caso em uma empresa do segmento metalmecânico para aumento da eficiência de uma máquina de corte laser(2023-12) MICHEL, Tiago PedrosoO presente estudo teve como foco a implementação da metodologia Lean Six Sigma no processo de corte a laser de uma indústria metalúrgica, visando a sustentável melhoria da eficiência global de uma máquina específica. Os objetivos incluíram a aplicação da metodologia DMAIC, diagnóstico do processo e a proposta de um plano de melhoria. A pesquisa, realizada como um estudo de caso empírico, teve como foco aprimorar um processo produtivo específico por meio da implementação de uma metodologia estruturada. Ao integrar abordagens qualitativas e quantitativas, o projeto busca identificar estratégias eficazes e compreender como essa combinação pode resultar em melhorias sustentáveis nos processos industriais. Por meio da aplicação da metodologia, foram delineados objetivos específicos, incluindo a análise abrangente do processo de corte laser e a elaboração de um plano de melhoria estruturado com base na compreensão aprofundada do processo analisado, levantamento dos dados e a identificação de áreas de oportunidade de melhoria. Tais oportunidades foram categorizadas em disponibilidade, performance e qualidade, concentrando esforços na organização do ambiente de trabalho, treinamento de operadores e padronização de procedimentos. As ações resultaram em aumento da performance diária, disponibilidade da máquina e a precisão nos dados. Destaca-se uma redução significativa de 20,33% no tempo total de parada da máquina. Apesar de a performance mensal atingir 83% no segundo mês de estudo ser notável, a ênfase se deu na estabilização e na redução significativa da variabilidade dos indicadores, que apontaram performances que variavam entre 21% e impossíveis 172% no primeiro mês de estudo. A análise de resultados revelou uma evolução positiva na acurácia e confiabilidade dos dados, resultando em um aumento de 5% na eficiência e disponibilidade da máquina, além dos dados de performance agora representarem a realidade do processo. Embora os resultados mensais até o segundo mês e o resultado parcial do mês seguinte indicarem uma eficiência de pelo menos 70% ao seu fechamento, as ações futuras concentrarem-se na redução de paradas, tempos de processo e criação de indicadores robustos de qualidade, apontando a tendência de atingir a meta de 80% até o final de 2023.Monografia Acesso aberto Leio do Bem: um estudo de caso aplicado em escritório de consultoria de incentivos fiscais(2023-12) CARLESSO, Victor Henrique De LatorreA necessidade de inovação no mercado é uma demanda antiga, acentuada pela crescente competitividade. Este Trabalho de Conclusão de Curso foca nos incentivos fiscais à inovação e tecnologia no Brasil, conforme estabelecidos pela Lei 11.196/2005, conhecida popularmente como Lei do Bem. O propósito principal deste estudo foi promover a disseminação e compreensão abrangente dos benefícios da Lei do Bem, com a intenção de incentivar a aplicação e o reconhecimento dessa legislação em diferentes setores, com o objetivo de impulsionar a inovação no Brasil. A solução encontrada para a aplicação do benefício da Lei do Bem no escritório estudado foi o desenvolvimento de uma plataforma do tipo sistema-web moderna, intuitiva e rápida, proporcionando uma ótima experiência para os clientes, podendo ter acesso à parte do seu serviço de forma remota. Este trabalho se insere na metodologia de estudo de caso, a qual envolve uma investigação minuciosa e detalhada de um ou de poucos casos, possibilitando uma compreensão profunda e exaustiva dos mesmos. Essa abordagem é amplamente reconhecida como um método apropriado para a análise de fenômenos contemporâneos e reais. O desenvolvimento do Portal foi dividido em 3 fases principais, a fase que será apresentada neste trabalho se trata da 1ª fase do projeto, em que foram desenvolvidas as primeiras interfaces e funcionalidades do sistema. As fases 2 e 3 de desenvolvimento da plataforma serão realizadas com o intuito de automatizar o cálculo dos incentivos fiscais, mas estas fases ainda estão em estágios iniciais de pesquisa. O uso da Lei do Bem resultou em benefícios fiscais para o escritório, estimulado pela criação de uma plataforma web para otimizar a gestão de incentivos fiscais. A implementação do Portal P&D oferece uma experiência excepcional aos clientes, permitindo o acesso remoto a parte de seus serviços. A automação dos cálculos na terceira fase do Portal tem o potencial de trazer ganhos significativos em termos de eficiência e redução de erros.Monografia Acesso aberto Proposta de análise de acidentes de trabalho e avaliação de impactos em uma concessionária de veículos pesados no Estado do Rio Grande do Sul(2024-07) ARNHOLD, Mateus SmaniottoDiante do levantamento dos impactos que um acidente de trabalho com afastamento causa em uma empresa do segmento de serviços, especificamente uma concessionária de veículos pesados, se busca entender quais são os impactos qualitativos e quantitativos. O presente estudo de caso teve o objetivo de identificar os aspectos, analisar dados, caracterizar indicadores de acidentes e estimar impactos monetários de um acidente de trabalho com afastamento. Para o desenvolvimento deste trabalho, foram aplicadas as ferramentas de Qualidade como, Diagrama de Ishikawa, 5 Porquês e a Técnica 5W2H. Bem como também foram utilizadas as ferramentas de Saúde e Segurança como a Pirâmide de Segurança e a Curva de Bradley. Utilizando como base de dados a empresa pesquisada com foco em um setor de Oficina, onde o período analisado foi de 2019 a 2023. Buscou-se ter uma avaliação profunda dos setores com maior incidência de acidentes. Como resultado entende-se claramente os impactos que um acidente de trabalho tem em uma Concessionária de Veículos pesados, pois um acidente de trabalho reflete em todo um cronograma de serviços que deve ser ajustado para que todas as atividades que estão previstas junto ao planejamento de produção, possam ser executadas plenamente e entregues nos prazos acordados, além dos impactos qualitativos como impactos sociais em ter um cidadão afastado de suas atividades laborais e o sentimento que o time detém quando um colega acaba se lesionando no exercício de suas atividades.Com base em todos os aspectos e dados levantados a empresa estudada terá ganhos em ter um mapa de calor de onde os acidentes estão acontecendo, sua correlação entre idade, tempo na função e demais indicadores desenvolvidos. Além do levantamento dos principais custos relacionados a um acidente de trabalho. Que impactam diretamente no resultado da empresa. Além disso com a evolução da maturidade de segurança se almeja que acidentes graves deixem de existir o que acaba refletindo em ganhos operacionais sem perder HHT, melhorando a imagem da organização perante a sociedade, maior capacidade de atendimento a clientes e melhor resultado financeiro.