Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo por Autor "Campos, Cristina de"
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Dissertação Acesso aberto Espaços residuais no entorno das estações de metrô da cidade de São Paulo: um estudo comparado das Estações Santa Cruz e Eucaliptos da Linha 5-Lilás(2023-02-14) Vicalvi, Bárbara Ramos CoutinhoA Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô é uma empresa pública, responsável pela gestão das linhas metroviárias da cidade. O meio de transporte metrô é um elemento estruturador da cidade; além desse caráter e da mobilidade urbana, as estações de metrô desempenham importante papel no cotidiano urbano, pois oferecem não só o serviço público de transporte, como também de comércios, serviços ou mesmo atividades culturais. A implantação de uma linha de metrô e suas estações causam uma série de impactos na cidade, entre eles a desapropriação de lotes que, posteriormente, se tornam espaços residuais. Como esses espaços surgem? Há tratamento adequado para eles? Qual seria o ganho de capital para a empresa Metrô, ou o ganho social para a cidade de uma ocupação adequada dessas áreas? A pesquisa foi realizada em duas Estações da Linha 5 – lilás (L5): Santa Cruz e Eucaliptos. O objetivo é o de realizar uma análise comparativa das estações, à luz de como são tratados os espaços residuais da implantação das estações; somado ao potencial de ocupação de acordo com sua vocação. O estudo entre as estações foi realizado a partir do método comparado e toma como baliza a escolha de implantação, técnicas construtivas, adequações de instalações e a existência de espaços residuais nessas estações. Os dados para a realização da pesquisa foram obtidos junto à Biblioteca Neli Siqueira, mantida pelo Metrô. As estações são inauguradas com espaços residuais, seja por falta de projeto destinado à toda a área desparopriada, seja pela inadequação do projeto de implantação. É fundamental pensar tais espaços e como evitar sua ocorrência, especialmente em novas estações, com um melhor planejamento das desapropriações e a proposição de usos de acordo com o potencial de ocupação e sua inserção urbana.Dissertação Acesso aberto Território e Educação: os resultados de aprendizagem do ensino fundamental na Subprefeitura de São Miguel, cidade de São Paulo(2022-12-14) Martins, Edivaldo WagnerCidades são locais onde dinâmicas e processos complexos se manifestam e cujas características, que nem sempre se distribuem de forma homogênea em seu território, podem ser analisadas sob diversas perspectivas. Do ponto de vista da sustentabilidade, pode-se estudar a cidade a partir de suas dimensões econômicas, ambientais e sociais, dentre as quais a educação, assim como a integração entre elas. Neste caso, parte-se do princípio de que conhecer e tratar as questões educacionais de uma cidade é essencial para permitir o desenvolvimento adequado de seus habitantes, acesso a oportunidades, geração de renda, qualidade de vida e contribuição com a sociedade. Tendo como campo de estudo uma das regiões do extremo leste da cidade de São Paulo, a Subprefeitura de São Miguel, não se identifica atualmente uma conexão clara entre o planejamento urbano local e as demandas educacionais de sua população, que são em geral tratadas por outros órgãos do governo, o que motiva uma investigação mais detalhada sobre este assunto. Objetiva-se desta forma entender como a educação, ou mais especificamente os resultados de aprendizagem do ensino fundamental das escolas públicas, se apresentam ao longo do território da Subprefeitura de São Miguel. Utiliza-se como metodologia de pesquisa uma representação cartográfica georreferenciada dos valores do indicador IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – das escolas públicas do ensino fundamental, atribuídos aos setores censitários onde cada escola está localizada e em suas proximidades, tendo como marco temporal o período entre os anos de 2010 e 2019. Os principais resultados obtidos demonstram uma desigualdade relevante dos resultados de aprendizagem no território da Subprefeitura, complementando a literatura disponível atualmente que mostra uma desigualdade entre as Subprefeituras do município, com resultados piores nas áreas periféricas. Também foi confirmada a relação direta entre os resultados de aprendizagem, o nível socioeconômico dos alunos e a vulnerabilidade social do território, em linha com estudos clássicos sobre o tema. Outro resultado importante, observa-se que, apesar do valor médio dos resultados de aprendizagem da Subprefeitura de São Miguel ser menor do que a média das regiões mais desenvolvidas da cidade, algumas áreas de seu território apresentam níveis educacionais compatíveis com as Subprefeituras mais desenvolvidas, em alguns casos mesmo quando o nível socioeconômico está abaixo da média da região. Desta forma, a representação cartográfica dos resultados de aprendizagem na Subprefeitura de São Miguel demonstra a possibilidade de se visualizar os aspectos da educação vinculados ao território, suas desigualdades de distribuição, integração entre as diversas redes de ensino e identificação de casos que podem ser tomados como referência dentro da própria região para melhoria da educação.