Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

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  • Dissertação Acesso fechado
    Indicadores de autonegligência e fatores de risco de violência em pessoas idosas
    (2023-09-22) Ogassavara, Dante
    Esta pesquisa trata da autonegligência, sendo entendida como a inabilidade do indivíduo manter um padrão de autocuidado em grau aceito socioculturalmente, com potencial de gerar consequências ruins para a saúde e bem-estar e até para a comunidade. Em convergência ao aumento da quantidade de idosos no Brasil, a autonegligência está incluída no grupo de condições vulneráveis cada vez mais frequentes, entretanto neste caso se tem o problema de não haver uma definição consensual e consequentemente dificuldades para se identificar a ocorrência da autonegligência. Desta forma esta pesquisa teve como objetivo avaliar indicadores de autonegligência em população idosa. Enquanto objetivos secundários verificou-se as possíveis correlações entre sintomatologia depressiva, prejuízo cognitivo, déficits de autocuidado e negligência. A amostra investigada apresentou baixo risco de vitimização por alguma modalidade de abuso, ausência de sintomatologia depressiva e funcionamento cognitivo preservado, não encontrando-se em autonegligência, de forma geral. Foram estabelecidas correlações entre as variáveis estudadas com a autonegligência, sendo correlações positivas com a presença de sintomas depressivos e risco de vitimização e de caráter negativo com o funcionamento cognitivo. Estes achados alinham-se com a literatura científica disponível de diferentes formas, havendo inter-relações entre os componentes dos elementos estudados. Ao dialogar com as contribuições previamente existentes, torna-se evidente a necessidade de refinar o arcabouço teórico acerca da autonegligência, com o intuito de compreender mais profundamente a natureza da autonegligência e os fatores de risco para seu estabelecimento.
  • Tese Acesso aberto
    Projetar arquitetura: um estudo de morfogênese digital
    (2023-10-23) Campoy, Carlos Quedas
    Interessa-se pelo ato de projetar Arquitetura, como a construção de um pensamento inventivo ou um trabalho em movimento, especificamente nos primeiros momentos em que partidos arquitetônicos e algumas estruturas começam a ser geradas. O computador é duplamente posicionado como um parceiro leve e ativo para a morfogênese digital (abordagem paramétrica digital para geração, derivação e estruturação de formas, neste último caso). Atém-se, teórica e conceitualmente, ao Design Thinking, de Bryan Lawson e de Nigel Cross, e ao Design Intelligence, de Michael Speaks, que, por sua vez, defende um meta-processo independente de prescrições, assim como modelos de programação, embora limitados, encapsulando e promovendo conhecimentos. Aborda-se este trabalho dentro do contexto brasileiro de projeto e acadêmico, que levanta uma questão central: devido à resistência cultural à aprendizagem, o aproveitamento de um potencial que os computadores têm a oferecer está aquém de uma realidade plausível. Aceitando que existe uma primeira demanda exigindo extrapolar essa condição, desenvolve-se uma primeira hipótese: é plausível empregar a modelagem indireta realizada pelas programações de modelos algorítmico-paramétricos no Grasshopper. Integram-se os Sistemas Generativos, a tecnologia BIM e a Prototipagem Rápida. Outras duas hipóteses decorrentes surgem: esse potencial plausível é mais interessante para os professores (arquitetos) do que para os estudantes; os modelos tendem a suavizar a barreira cultural de aprendizagem. O objetivo geral consiste na elaboração de uma metodologia de auxílio ao ato projetivo (inventivo). O objetivo específico é configurar uma dimensão metodológica operacional, embora esteja em uma relação de reciprocidade com outra conceitual, que tende a fundamentar a primeira. Inspira-se nos conceitos e em algumas operações desenvolvidas pelo arquiteto Greg Lynn, cujo trabalho nesses sentidos revela robustez desde a década de 1990. Desenvolve-se a tese de que a metodologia proposta, até em conjunto com desenhos analógicos, pode auxiliar os arquitetos e os estudantes brasileiros a construírem e a organizarem os seus pensamentos inventivos, sejam direcionados ao nascimento e à transformação de partidos arquitetônicos com algumas estruturas, ou para o próprio meta-processo. Todavia, procura-se entender em que medida e como esse auxílio pode acontecer. As validações das hipóteses e da tese demandam investigação específica, que se realiza por um laboratório de testes formado por alunos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu. A abordagem teórica e conceitual se desenvolve por meio de uma revisão bibliográfica e incorporação de interpretações locais. Para a aproximação empírica ao desenvolvimento das programações (o objeto da pesquisa) e para chegar aos estudos práticos, emprega-se a metodologia Design Science Research. Conclui-se que a sustentação da tese e as validações das hipóteses são fortemente dependentes de aspectos ambientais e principalmente pessoais, não exclusivamente condicionadas pela metodologia de projeto proposta. Contudo, contribui-se metodologicamente com uma, entre tantas outras possíveis construções do pensamento inventivo arquitetônico – ainda que parcialmente pela perspectiva das formas e do meta-processo. Ademais, proporciona-se uma alternativa plausível para auxiliar na elaboração de certos estudos preliminares.
  • Dissertação Acesso aberto
    Preservação e Sociedade: Novas abordagens sobre o patrimônio ambiental urbano do bairro da Penha em São Paulo
    (2020-02) BELORTE, Barbara
    O presente trabalho busca entender a utilização das redes sociais como um instrumento para conhecer a percepção do habitante sobre o patrimônio cultural, tendo como recorte espacial a região tombada do centro histórico do bairro da Penha em São Paulo. A pesquisa partiu da insatisfação pelos métodos de inventariação tradicionais adotados por técnicos de preservação do município que pouco se articulam com a sociedade, propondo novas abordagens para essa conjuntura. Fundamentando-se na premissa de que as novas tecnologias da informação e comunicação podem contribuir para esses estudos, tal como defendido pela Declaração de Quebec em 2008, a pesquisa buscou construir um instrumental através da rede social Facebook que possibilitou a interação com moradores e frequentadores da área. Entendendo a importância de se considerar as representações sociais sobre a região estudada, este trabalho também se amparou no conceito de patrimônio ambiental urbano defendido por Ulpiano Bezerra de Meneses desde a década de 1970 e sustentado pelo autor até hoje, mesmo não sendo a visão que predominou dentro das políticas urbanas. Busca-se contribuir para a leitura do patrimônio ambiental urbano penhense, investigando métodos que potencializem práticas de preservação que tenham como foco principal as pessoas.
  • Dissertação Acesso aberto
    A mulher como agente da pintura mural e o impacto na paisagem cidade de São Paulo
    (2023-12) VERTICCHIO, Larissa Verticchio
    A partir das premissas explicitadas acima, pretendemos explorar o papel da pintura mural enquanto manifestação de arte urbana, levando em conta suas alterações no espaço urbano, considerando-as como objeto de pesquisa, tendo em vista múltiplas percepções e experiências de cidade, considerando seus propósitos estéticos, os códigos de representações, a atribuição de valores e a perspectiva de fruição dos espaços urbanos, por diferentes grupos sociais, para tanto, utilizará como recorte espacial e temático 10 pinturas feitas em empenas no centro da cidade de São Paulo que foram concebidas e pintadas por 9 mulheres, inseridas no Projeto do Museu de Arte de Rua (MAR) idealizado e patrocinado pela Prefeitura Municipal e a Secretaria de Cultura ele pretende aprimorar a vocação da cidade para a produção de arte urbana e ampliar o impacto positivo da cultura e na identidade da cidade de São Paulo, estando presente nas cinco macro-regiões da cidade (norte, sul, leste oeste e centro). Após a revisão de literatura concentrada na fundamentação teórica relacionada ao estudo da Arte Urbana e de suas relações com a Paisagem, esta pesquisa se desdobrou na coleta de entrevistas com as 10 artistas escolhidas participantes do Projeto MAR, tendo como objetivo central do estudo a análise de como esses murais conferem identidade à paisagem, por meio do reconhecimento ou dissenso, e pela representatividade para diversos sujeitos e grupos sociais.
  • Dissertação Acesso aberto
    Perspectivas femininas e feministas: A construção de comuns urbanos nos movimentos de moradia na Zona Leste de São Paulo.
    (2023-09-12) Silva, Nathalia de Oliva
    No âmbito da luta por direito à cidade e à moradia, há o reconhecimento do papel central e organizativo desempenhado por mulheres, decorrente, principalmente, da necessidade de sobrevivência imposta pela estrutura social. O objetivo deste trabalho foi compreender a atuação dessas mulheres nos movimentos de luta por moradia enquanto sujeitos de resistência às diversas opressões a que são submetidas, a fim de reconhecer e evidenciar sua contribuição na construção de comuns urbanos enquanto processos contra-hegemônicos de produção da cidade. Nesse sentido, iniciativas coletivas foram investigadas com o intuito de incentivar a reflexão acerca de novos modos de planejamento da cidade, apoiados na autogestão, bem como a construção de narrativas autorreflexivas situadas num campo de disputas, em determinado contexto histórico político, as quais possibilitam diálogos que colaboram para o alargamento da emancipação feminina na luta pelo direito à cidade. Buscando um olhar aproximado sobre o tema, direcionou-se o enfoque para a Zona Leste de São Paulo – cujo papel nesse cenário é simbólico – visando a abordagem acerca de ações femininas e feministas vinculadas a movimentos de luta por moradia e o estudo de caso do “Mutirão Paulo Freire”, em que a presença feminina foi fundamental para o processo de autogestão. Os procedimentos metodológicos exploram leituras de autores do campo urbanístico interseccionados com estudos sobre comuns urbanos, gênero, raça e classe sob uma perspectiva feminista. Em concomitância com a revisão bibliográfica de fundamentação teórica, de documentação da gestão pública e da participação popular nos processos de produção de moradia popular nesse recorte geográfico selecionado, foram realizadas entrevistas com mulheres engajadas em mobilizações. Dentre os instrumentos de natureza participativa foram adotadas adaptações dos instrumentos “photovoice” e “grupo focal”, como forma de reconhecer (e mapear) discursos e representações que possam favorecer a compreensão de múltiplas cidades e diferentes formas de experienciá-las e apreendê-las, a partir do conceito de lugar de fala atrelado à noção de emancipação cidadã, por meio da pedagogia da práxis freiriana. Os resultados vão na direção de acessar um horizonte de possibilidades em ações propositivas, autogeridas, que buscam novas formas de produzir arquitetura e cidade, em concomitância com novas formas de cooperação e sociabilidade a partir das experiências apreendidas. Dessa forma, os saberes alcançados em ações como a do Mutirão Paulo Freire colaboram para a construção de modelos alternativos e com potencial transformador que vão de encontro às discriminações acometidas e colaboram com a construção de comuns urbanos, por meio de sua capacidade de mobilizar redes de colaboração social.
  • Dissertação Acesso fechado
    Análise arquitetônica pós-pandemia de edifício padrão Tipo C de creche do Proinfância implantado em Lagarto, SE
    (2023-09-29) Fontes, Andrea dos Reis
    A pandemia de Covid-19 trouxe mudanças no comportamento da sociedade, com a suspensão de várias atividades, entre elas o acesso das crianças às escolas. Este estudo tem como objetivo principal analisar os espaços da creche do Proinfância (Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil) para o atendimento ao conforto ambiental, dimensionamento e salubridade, considerando o conjunto de questões trazidas pela pandemia. Para alcançar esse intento, foram feitas análises do Projeto-padrão Tipo C do Proinfância e de um edifício implantado escolhido como estudo de caso: a Unidade Municipal de Educação Infantil Prof.ª Júlia Maria de Almeida Oliveira, na cidade de Lagarto, Sergipe. Os objetivos secundários são: analisar as especificidades da implantação do edifício padrão em Lagarto e analisar a condição de pós-ocupação após a pandemia de Covid-19. A abordagem metodológica do estudo é do tipo qualitativa, aplicada sobre documentos disponibilizados no site do Proinfância e complementada por estudo de caso, que faz uso de técnicas e procedimentos para alcançar os objetivos propostos. O estudo explora a metodologia de APO (Avaliação Pós-Ocupação) para o objeto de estudo, selecionando o universo de ferramentas a serem aplicadas. São elas: walkthrough, para a avaliação de desempenho do ambiente construído, obtendo dados junto aos usuários por meio de visita conduzida; entrevistas e questionários; dados obtidos e registrados em desenho, através de observação in loco feita pelo pesquisador. Além da análise do edifício e sua implantação, a pesquisa contempla o estudo do layout interno registrado no projeto padrão do Proinfância e a real utilização e adaptação dos espaços na creche visitada. O material coletado será sistematizado em fichas, comparando o projeto-padrão original com a situação encontrada no local e com as recomendações dos órgãos regulamentadores de saúde e educação para o retorno das aulas no pós-pandemia, com base no distanciamento social, ventilação, infraestrutura e recomendações sanitárias. Foram também aplicadas entrevistas estruturadas e direcionadas aos gestores da Secretaria de Educação do Município, com o intuito de coletar informações a respeito das orientações passadas às creches no período da pandemia e no pós-pandemia da COVID-19. Nas considerações finais, abordam-se os aspectos que se apresentaram nas fichas avaliativas, com apontamentos e sugestões de tópicos essenciais para a adequação do edifício da Unidade Escolar Prof.ª Júlia Maria de Almeida Oliveira, que poderão, em uma discussão ampliada no futuro, contribuir para a atualização do Projeto-padrão Tipo C do Programa Proinfância.
  • Dissertação Acesso aberto
    Espaços livres como catalisadores da qualificação entre porto e cidade em Santos, SP
    (2023-10-20) Guimarães, Diego Costa Rozo
    O contexto da pandemia coloca a necessidade de reconstrução da cidade e abre a oportunidade de sincronizar as demandas climáticas, ambientais, sociais, econômicas, e mesmo as de saúde pública, perante o enfrentamento da crise sanitária que nos compele a reorganizar a forma e a condição de vida urbana. O objeto de estudo é o espaço do bairro do Paquetá e suas adjacências dentro do contexto dicotômico estabelecido entre porto e cidade, no cenário da luta pelo direito à cidade democrática. Diante de tal conjuntura se estabelece como objetivo reconhecer pontos tangenciais, lugares que possibilitem a construção de uma nova tecitura urbana apoiada no sistema de espaços livres públicos e privados, estes, por sua vez, lidos e articulados como uma grande infraestrutura urbana estruturadora da paisagem e catalisadora da qualificação da convivência entre os interesses que se desenvolvem no espaço de acumulação do capital, área retroportuária e portuária do cais santista, e o espaço citadino de reprodução da vida cotidiana. Em um primeiro momento, a investigação se apoia em levantamento bibliográfico e cartográfico relativo à conformação e desenvolvimento do território que compõe a interface porto e cidade. Como ato subsequente, e ação investigativa, procura-se identificar os corredores e subáreas que se articulam sistemicamente com os espaços livres e conformam um sistema de movimentos. Como ação final, propõem-se a identificação de pontos tangenciais, locais que pronunciam a relação intrínseca entre a composição da paisagem, a forma urbana e a espacialidade da esfera pública, com intuito de desnudar o potencial latente de transformação de dada realidade socioespacial, aproximando porto e cidade, através da ativação de um sistema de espaços livres.
  • Dissertação Acesso aberto
    Imagem, fragmento e memória. Fotografias do Haiti após o terremoto.
    (2021-12) Montrezol, Alyson Cardoso
    O objetivo desta pesquisa é investigar, com uma abordagem ensaística, as áreas de fronteira entre a imaginação e a realidade no campo da fotografia. Por meio do processo de disposição de fragmentos a fim de recriar sentidos, busca-se estabelecer conexões entre a fotografia, a arquitetura e a memória. Indaga-se, dessa forma, possibilidades de representação da ancestralidade, do conceito de abrigo e da identificação das rupturas geradas a partir do terremoto de 2010 que devastou a região de Porto Príncipe, capital do Haiti. O processo metodológico escolhido para o desenvolvimento da pesquisa consiste na análise de imagens produzidas no Haiti entre os anos de 2010 e 2018 pelos fotógrafos Bruce Gilden, Cris Bierrenbach, Cristina de Middel, além das fotografias produzidas pelo autor da pesquisa no Haiti neste mesmo período. Os sobreviventes desta tragédia tiveram que repensar os espaços da cidade, ocupando habitações provisórias em meio aos escombros e desenvolvendo novas relações com os seus aparatos e suportes territoriais. A análise das obras busca uma reflexão sobre a fragilidade urbana e social, constituindo um conjunto de dados, sobrepostos à realidade, que auxiliam a ressignificação do território.
  • Dissertação Acesso aberto
    Cidade e preservação: a dimensão urbana do patrimônio cultural em Santo André
    (2020-04-02) Farias, Larissa
    Esta pesquisa busca responder à pergunta de quais são as visões de cidade e de patrimônio cultural em Santo André, na chamada Região do Grande ABC, região metropolitana de São Paulo, a partir da análise de três inventários realizados para a área central do município: o inventário realizado em 1998, por equipe coordenada pelo arquiteto Décio Tozzi; o inventário elaborado em 2006, que tinha em sua equipe nomes como Regina Prosperi Meyer e Marta Dora Grostein, professoras da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo; e o inventário realizado em 2009, que foi desenvolvido pelo corpo técnico do órgão de preservação do patrimônio municipal. Além disso, entendendo-se que o centro do município de Santo André é o lugar de formação inicial da cidade, que se desenvolveu a partir da indústria, pretende-se aqui identificar o que ainda resta da memória industrial, tendo como recorte espacial de estudo a Zona Especial de Interesse do Patrimônio da área central de Santo André (ZEIP – Centro). A problemática a ser enfrentada é a de que, apesar de terem sido realizados esses inventários, pouco da memória da cidade está reconhecida por meio de tombamento enquanto instrumento de reconhecimento de valor cultural. Procede-se, inicialmente, a um panorama das práticas de preservação do patrimônio cultural em esfera federal e no estado de São Paulo, a fim de compreender a ampliação do conceito de patrimônio cultural nas ações dos órgãos de preservação. Outros inventários são analisados por contribuírem para o debate do patrimônio cultural, como o Inventário de Proteção do Acervo Cultural da Bahia (IPAC), o Inventário Geral do Patrimônio Ambiental, Cultural e Urbano da Cidade de São Paulo (IGEPAC), e o Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC). Em seguida, aborda-se o município de Santo André, contemplando sua história, políticas urbanas e de preservação do patrimônio cultural, para, então, serem descritos e analisados cada um dos inventários do município. A investigação dos inventários aponta para uma ampliação do conceito de patrimônio cultural, que vai desde a identificação de bens isolados de seu entorno, passa pela utilização de categorias como ciclos históricos, que excluem grupos sociais mais modestos da história da cidade, até chegar no conceito de paisagem cultural. Também verifica-se a apropriação do patrimônio cultural como bem de consumo cultural, a partir da presença do uso cultural nos bens preservados, em que se perde a dimensão do cotidiano e do trabalho. Percebe-se, também, a dificuldade na integração das ações de preservação do patrimônio cultural e de planejamento urbano, que não acontecem de forma conjunta e, assim, prejudicam a preservação e manutenção do centro urbano do município de Santo André, ressaltando a presença de bens remanescentes do período industrial do município, que não estão preservados por meio de tombamento.
  • Dissertação Acesso aberto
    A presença árabe na arquitetura Paulistana do século XX: Estudo a partir de exemplares tombados em São Paulo
    (2023-06-12) Mazloum, Samia
    A presença árabe na arquitetura paulistana representa a reafirmação de uma cultura milenar em ascensão no ocidente desde o século XIX. São Paulo cresceu sob a influência de diversas culturas, se tornando uma cidade eclética que exala uma multiplicidade arquitetônica. A capital foi a maior receptora de imigrantes por volta de 1880, podemos identificar a cultura árabe como responsável pelo surgimento e crescimento de muitos bairros em São Paulo, sendo estes compostos por edificações características do Oriente, exaltando muxarabis, arcos e colunas, revestimento em pedras, azulejos esmaltados e detalhes únicos. O objetivo desta dissertação é apontar a presença árabe na arquitetura de São Paulo com a presença de elementos construtivos inseridos no ambiente urbano em construções de valor patrimonial e cultural para a cidade. Para isso foi feito um estudo e análise, a partir de exemplares tombados por órgãos municipal e estadual de patrimônio, com a realização de um inventário temático dos exemplares existentes, para identificar como os elementos da arquitetura árabes ainda estão presentes. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e iconográfica para entender a presença da arquitetura árabe na cidade de São Paulo em edifícios tombados, sendo que a primeira, a pesquisa bibliográfica, recai na presença de imigrantes árabes em São Paulo e em sua contribuição para a urbanização da cidade. Para o inventário foi adotado um recorte temporal dos anos 1910 a 1930, auge da ascensão imigrante e do ecletismo na cidade de São Paulo. O reconhecimento da existência de tal presença é imprescindível para entender a história da cidade e da cultura, além dos valores patrimoniais paulistanos.
  • Dissertação Acesso aberto
    Permanências do S.A.R.A. Brasil: fragmentos de uma cidade de conjuntos
    (2023-03-16) Pinheiro, Diego Petrini
    A cidade de São Paulo mudou radicalmente suas feições ao longo dos últimos 90 anos. Os processos contemporâneos de transformação urbana no município contribuíram e vêm contribuindo para um apagamento das referências construídas no território, principalmente, daquelas comumente consideradas desprovidas de relevância histórica. As consequências desse fenômeno podem ser percebidas, na microescala, a partir da análise dos edifícios, lotes e das quadras urbanas, uma vez que são nessas estruturas que o ambiente urbano começa a ser forjado e, por consequência, transformado. O objetivo deste estudo é compreender e comparar quais as transformações ocorridas nos conjuntos em série construídos até 1930 em um recorte geográfico do centro expandido da cidade de São Paulo, bem como nos lotes e quadras nos quais estes conjuntos se inserem. A pesquisa ora apresentada, de caráter descritivo-explicativo, desenvolve o mapeamento dos conjuntos em série existentes nas 58 folhas na escala 1:1.000 do Mappa Topographico do Município de São Paulo (S.A.R.A. Brasil, 1930) - que retratam 34,1 km² da região central da cidade - e sua posterior comparação com registros cartográficos e fotográficos contemporâneos, de forma a entender as transformações desses conjuntos edificados e de seu entorno imediato ao longo dos anos. Foram localizados 4.867 conjuntos em série no total, dos quais optou-se por analisar de forma mais aprofundada 49 exemplares (cerca de 1% do total), através de fichas de identificação padronizadas. Ao final, concluiu-se que grande parte dos conjuntos selecionados sofreram descaracterizações tipológicas e morfológicas - desde simplificação dos ornamentos das fachadas, alterações de vãos, etc., até a construção de anexos espúrios e demolições - que os tornaram muitas vezes irreconhecíveis e desconexos de seus aspectos originais, apagando referenciais edificados da memória coletiva da cidade. Os lotes e quadras, por outro lado, através de processos de remembramento de lotes, igualmente sofreram descaracterizações, apresentando contemporaneamente apenas alguns elementos de sua morfologia primitiva. Por fim, ficou evidente que o território de outrora era provido de determinadas escalas, formas e qualidades espaciais que vêm, a cada dia, se tornando mais escassas na paisagem do município de São Paulo.
  • Tese Acesso aberto
    Caderno de resumos expandidos de pesquisas em arquitetura e urbanismo
    (2022-12-01) Vázquez, Fernando Guillermo
    Em 2022, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu organizou o X Colóquio de Pesquisa e Desenvolvimento Científico, evento no qual foram apresentados trabalhos de pesquisa de todos os discentes do Programa, numa mostra do vigor científico do PGAUR. Desse colóquio resultou o Caderno de Resumos Expandidos, que estamos aqui encaminhando, com a finalidade de solicitar que seja incluído no repositório Runa, como uma forma de proporcionar os médios necessários para a ampla divulgação dos resultados do evento.
  • Dissertação Acesso aberto
    Degradação de área pública urbana: O caso do Parque Dom Pedro II, em São Paulo.
    (2023-03-14) Xavier, Kamilla Almeida
    A abordagem desta pesquisa sobre a degradação urbana da área pública do Parque Dom Pedro II, em São Paulo. Tem por objetivo verificar os principais fatores que coadjuvaram para a instauração do fenômeno de degradação, bem como, documentar o longo processo de transformação no objeto do estudo empírico. O método adotado para a investigação segue os passos dos estudos de morfologia urbana, e consiste em considerar o viés historiográfico, morfológico, político e social, apoiando-se na literatura especializada sobre o tema, no material documental proveniente dos acervos iconográficos e históricos da cidade, nas informações oriundas de fontes digitais e disponibilizadas pela prefeitura municipal. Apropriando-se da perspectiva da escala humana e urbana para análise das suas dinâmicas. Resultando no mapeamento do sítio e na concepção de levantamentos com a finalidade de registrar e analisar o panorama do processo de degradação do espaço verde de lazer paulistano. Constatando através de uma ótica multidisciplinar a influência das diferentes condicionantes sobre tal fenômeno, como, o crescimento vertiginoso que levou a modernização da urbe, as políticas urbanas que privilegiaram os meios de transporte público e privado em detrimento ao espaço verde e levaram a perda de grande parcela da vegetação, a construção de barreiras ocasionadas pelas políticas rodoviaristas e da implantação de grandes equipamentos como o metrô e o terminal de ônibus, e as demasiadas intervenções agenciadas no espaço que alteraram significativamente o seu caráter, promovendo assim, a compreensão das complexidades locais e os processos determinantes que incentivaram a degradação descaracterizando a área que, na atualidade, se encontra exclusa do sistema de parques urbanos, passando a ser uma rótula do sistema viário de conexão entre a zona Leste e o Centro, reduzido a uma área de passagem e conjunto de ações paliativas.
  • Dissertação Acesso aberto
    Espaços residuais no entorno das estações de metrô da cidade de São Paulo: um estudo comparado das Estações Santa Cruz e Eucaliptos da Linha 5-Lilás
    (2023-02-14) Vicalvi, Bárbara Ramos Coutinho
    A Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô é uma empresa pública, responsável pela gestão das linhas metroviárias da cidade. O meio de transporte metrô é um elemento estruturador da cidade; além desse caráter e da mobilidade urbana, as estações de metrô desempenham importante papel no cotidiano urbano, pois oferecem não só o serviço público de transporte, como também de comércios, serviços ou mesmo atividades culturais. A implantação de uma linha de metrô e suas estações causam uma série de impactos na cidade, entre eles a desapropriação de lotes que, posteriormente, se tornam espaços residuais. Como esses espaços surgem? Há tratamento adequado para eles? Qual seria o ganho de capital para a empresa Metrô, ou o ganho social para a cidade de uma ocupação adequada dessas áreas? A pesquisa foi realizada em duas Estações da Linha 5 – lilás (L5): Santa Cruz e Eucaliptos. O objetivo é o de realizar uma análise comparativa das estações, à luz de como são tratados os espaços residuais da implantação das estações; somado ao potencial de ocupação de acordo com sua vocação. O estudo entre as estações foi realizado a partir do método comparado e toma como baliza a escolha de implantação, técnicas construtivas, adequações de instalações e a existência de espaços residuais nessas estações. Os dados para a realização da pesquisa foram obtidos junto à Biblioteca Neli Siqueira, mantida pelo Metrô. As estações são inauguradas com espaços residuais, seja por falta de projeto destinado à toda a área desparopriada, seja pela inadequação do projeto de implantação. É fundamental pensar tais espaços e como evitar sua ocorrência, especialmente em novas estações, com um melhor planejamento das desapropriações e a proposição de usos de acordo com o potencial de ocupação e sua inserção urbana.
  • Dissertação Acesso aberto
    Território e Educação: os resultados de aprendizagem do ensino fundamental na Subprefeitura de São Miguel, cidade de São Paulo
    (2022-12-14) Martins, Edivaldo Wagner
    Cidades são locais onde dinâmicas e processos complexos se manifestam e cujas características, que nem sempre se distribuem de forma homogênea em seu território, podem ser analisadas sob diversas perspectivas. Do ponto de vista da sustentabilidade, pode-se estudar a cidade a partir de suas dimensões econômicas, ambientais e sociais, dentre as quais a educação, assim como a integração entre elas. Neste caso, parte-se do princípio de que conhecer e tratar as questões educacionais de uma cidade é essencial para permitir o desenvolvimento adequado de seus habitantes, acesso a oportunidades, geração de renda, qualidade de vida e contribuição com a sociedade. Tendo como campo de estudo uma das regiões do extremo leste da cidade de São Paulo, a Subprefeitura de São Miguel, não se identifica atualmente uma conexão clara entre o planejamento urbano local e as demandas educacionais de sua população, que são em geral tratadas por outros órgãos do governo, o que motiva uma investigação mais detalhada sobre este assunto. Objetiva-se desta forma entender como a educação, ou mais especificamente os resultados de aprendizagem do ensino fundamental das escolas públicas, se apresentam ao longo do território da Subprefeitura de São Miguel. Utiliza-se como metodologia de pesquisa uma representação cartográfica georreferenciada dos valores do indicador IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – das escolas públicas do ensino fundamental, atribuídos aos setores censitários onde cada escola está localizada e em suas proximidades, tendo como marco temporal o período entre os anos de 2010 e 2019. Os principais resultados obtidos demonstram uma desigualdade relevante dos resultados de aprendizagem no território da Subprefeitura, complementando a literatura disponível atualmente que mostra uma desigualdade entre as Subprefeituras do município, com resultados piores nas áreas periféricas. Também foi confirmada a relação direta entre os resultados de aprendizagem, o nível socioeconômico dos alunos e a vulnerabilidade social do território, em linha com estudos clássicos sobre o tema. Outro resultado importante, observa-se que, apesar do valor médio dos resultados de aprendizagem da Subprefeitura de São Miguel ser menor do que a média das regiões mais desenvolvidas da cidade, algumas áreas de seu território apresentam níveis educacionais compatíveis com as Subprefeituras mais desenvolvidas, em alguns casos mesmo quando o nível socioeconômico está abaixo da média da região. Desta forma, a representação cartográfica dos resultados de aprendizagem na Subprefeitura de São Miguel demonstra a possibilidade de se visualizar os aspectos da educação vinculados ao território, suas desigualdades de distribuição, integração entre as diversas redes de ensino e identificação de casos que podem ser tomados como referência dentro da própria região para melhoria da educação.
  • Dissertação Acesso aberto
    Loteamentos residenciais fechados em Itupeva/SP: uma nova forma de morar
    (2022-09-29) Silva, Sandra Pinheiro da
    Desde os anos 1990, assiste-se à proliferação de loteamentos residenciais fechados em diversas cidades brasileiras. Itupeva, no interior do Estado de São Paulo, é um município de pequeno porte que tem apresentado taxas de crescimento demográfico acentuadas nas últimas décadas e uma expansão de seu perímetro urbano capitaneada por novos loteamentos fechados. À luz deste processo em curso pretende-se contribuir para a reflexão sobre a dinâmica do crescimento urbano segregado, o desenvolvimento destes loteamentos fechados, a restrição da utilização das áreas públicas internas a estes empreendimentos, além da legislação sobre o parcelamento do solo vigente nos âmbitos federal, estadual e municipal. A partir de um levantamento quantitativo e qualitativo dos loteamentos fechados em Itupeva-SP, buscou-se consolidar um estudo sobre o modelo de desenvolvimento urbano em curso neste município. A escolha de dois loteamentos como objeto de estudo detalhado permitiu uma análise mais aprofundada dos aspectos relacionados à inserção urbana, relação com o entorno expandido e imediato, bem como ao intramuros desses empreendimentos, com o objetivo de compreender os impactos urbanísticos e ambientais positivos e negativos desse fenômeno. Pretende-se, assim, contribuir para a elaboração de diretrizes e parâmetros urbanísticos que promovam a qualificação urbano-ambiental dos existentes e, principalmente, dos novos loteamentos no país.
  • Dissertação Acesso aberto
    Reflexões e Contribuições para Espaços Escolares com Vistas à Inclusão da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
    (2022-11-09) BEZERRA, ELIANA SOUZA
    Mudanças recentes na estrutura legal do sistema educacional brasileiro trouxeram a exigência do atendimento às pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino regular, demandando revisões importantes nos edifícios escolares. Assim, esta pesquisa teve por objetivos identificar características e fatores do espaço escolar que afetam positivamente e/ou negativamente o processo de ensino-aprendizagem e de inclusão de estudantes com TEA, com base na escuta de familiares e profissionais que trabalham com autismo. Pretende-se, deste modo, contribuir para o debate sobre essa temática, problematizando o processo de elaboração de programas de necessidades arquitetônico. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica de caráter multidisciplinar, entrevistas e análise temática ou categorial, visando compreender especificidades de crianças com TEA, bem como percepções e sugestões frente às barreiras arquitetônicas presentes nos edifícios escolares, as quais comprometem a inclusão deste grupo. Espera-se que essa pesquisa forneça subsídios para a elaboração de programas de necessidades arquitetônicos e estratégias projetuais para a inclusão com qualidade de pessoas com TEA no ensino regular, contribuindo para a construção do ambiente social dos projetos de inclusão escolar.
  • Dissertação Acesso aberto
    Reflexões e Contribuições para Espaços Escolares com Vistas à Inclusão da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
    (2022-11-09) Bezerra, Eliana souza
    Mudanças recentes na estrutura legal do sistema educacional brasileiro trouxeram a exigência do atendimento às pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino regular, demandando revisões importantes nos edifícios escolares. Assim, esta pesquisa teve por objetivos identificar características e fatores do espaço escolar que afetam positivamente e/ou negativamente o processo de ensino-aprendizagem e de inclusão de estudantes com TEA, com base na escuta de familiares e profissionais que trabalham com autismo. Pretende-se, deste modo, contribuir para o debate sobre essa temática, problematizando o processo de elaboração de programas de necessidades arquitetônico. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica de caráter multidisciplinar, entrevistas e análise temática ou categorial, visando compreender especificidades de crianças com TEA, bem como percepções e sugestões frente às barreiras arquitetônicas presentes nos edifícios escolares, as quais comprometem a inclusão deste grupo. Espera-se que essa pesquisa forneça subsídios para a elaboração de programas de necessidades arquitetônicos e estratégias projetuais para a inclusão com qualidade de pessoas com TEA no ensino regular, contribuindo para a construção do ambiente social dos projetos de inclusão escolar.
  • Dissertação Acesso aberto
    Reflexões e contribuições para espaços escolares com vistas à inclusão da pessoa com transtorno do espectro autista (tea)
    (2022-11-09) Bezerra, Eliana Souza
    Mudanças recentes na estrutura legal do sistema educacional brasileiro trouxeram a exigência do atendimento às pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino regular, demandando revisões importantes nos edifícios escolares. Assim, esta pesquisa teve por objetivos identificar características e fatores do espaço escolar que afetam positivamente e/ou negativamente o processo de ensino-aprendizagem e de inclusão de estudantes com TEA, com base na escuta de familiares e profissionais que trabalham com autismo. Pretende-se, deste modo, contribuir para o debate sobre essa temática, problematizando o processo de elaboração de programas de necessidades arquitetônico. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica de caráter multidisciplinar, entrevistas e análise temática ou categorial, visando compreender especificidades de crianças com TEA, bem como percepções e sugestões frente às barreiras arquitetônicas presentes nos edifícios escolares, as quais comprometem a inclusão deste grupo. Espera-se que essa pesquisa forneça subsídios para a elaboração de programas de necessidades arquitetônicos e estratégias projetuais para a inclusão com qualidade de pessoas com TEA no ensino regular, contribuindo para a construção do ambiente social dos projetos de inclusão escolar.
  • Dissertação Acesso aberto
    Slams na cidade São Paulo: experiências e narrativas urbanas femininas
    (2022-11-04) Pires, Angelina Pompeu Furtado
    A pesquisa se detém em reflexões acerca das relações entre centro e periferia na cidade de São Paulo no contexto contemporâneo, tendo como recorte geográfico a Zona Leste. O estudo tem por objetivo, reconhecer e mapear alguns grupos envolvidos em atividades culturais de rua, procurando compreendê-las como ações de reivindicação por ampliação de direitos sociais e urbanos. Interessa colher evidências do impacto dessas manifestações no cotidiano das pessoas, no sentido de avaliar como favorecem as relações de sociabilidade e de fortalecimento de vínculos de identidade e pertencimento. O recorte temático se concentra nos Slams, cuja origem é identificada na poetry slam, “batalha das letras”, abordando especialmente os que têm a participação e liderança de mulheres. A investigação abarca as origens dos Slams no exterior e sua difusão no Brasil, as relações que estabelecem com outras manifestações populares e de rua, como o Hip Hop, e suas peculiaridades. Os procedimentos metodológicos abrangem uma revisão bibliográfica sobre estudos urbanos, dando atenção especial à antropologia urbana e à vida cultural da área de estudo, para que dê suporte teórico aos estudos empíricos. Os resultados apontam para as possibilidades de reconhecer o papel das mulheres na liderança desses movimentos, por meio do acompanhamento e relato de certas atividades, identificandoquem são as lideranças, os temas abordados, os modos de comunicação, e a repercussão no espaço da cidade, e na vida das pessoas, nas suas formas de convivência, nas trocas de experiências, enquanto mobilizações voltadas à superação dos limites e carências que afetam as relações cotidianas, com base na afirmação do sujeito social.