Unimonte
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Unimonte por Autor "Aguilera, Camila Garcia"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Monografia Acesso aberto Espaço de Cultura da Pinacoteca de Santos(2022-11-28) Aquim, Giovanna FerreiraO presente trabalho tem como propósito a junção do antigo e do novo, visando beneficiar a cidade de Santos com um Centro Cultural. O objetivo Central é criar salas de dança, música, informática, auditório e uma infraestrutura que possa agregar valores a todos os tipos de público e trazer um novo olhar a Pinacoteca Benedito Calixto que será ligada ao centro cultural pelo belíssimo jardim. A escolha deste tema surgiu da necessidade de valorizar o casarão e proporcionar novas experiências aos usuários, com direito a arte, educação, lazer e descanso em um só lugar. Onde um monumento histórico da arquitetura Santista se encontra com um novo ambiente arquitetônico. Assim, torna-se um projeto de grande valia a cidade.Monografia Acesso aberto Experimentarium: Centro de educação complementar(2022-12-02) Antonioli, Tauana FaustinoCom o objetivo de oferecer educação, apoio, abrigo e segurança a crianças de baixa renda. O tema proposto neste Trabalho Final de Graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo, é um Centro de Educação Complementar na cidade de Praia Grande - São Paulo, que funcionará no contraturno escolar de forma integrada e como uma extensão do ensino fundamental. Justificado pela necessidade social do tema, o centro é uma opção para as famílias que não possuem uma rede de apoio segura ou assistência do governo para cuidar de seus filhos fora do horário escolar, por isso muitas crianças passam parte do dia na rua ou na casa de parentes e como conseqüência, acabam sendo expostas a diversas situações que prejudicam seu desenvolvimento. A instituição terá a finalidade de despertar a criatividade e o talento dos estudantes, melhorar o desempenho em sala de aula, enriquecer a vivência acadêmica e favorecer o processo de formação, além de desenvolver habilidades sociais e principalmente minimizar a vulnerabilidade social entre as famílias atendidas. O espaço arquitetônico também atuará como um dos agentes de aprendizado: seguro, acolhedor, um local de novas descobertas e experiências. Todo o projeto irá apoiar-se em pesquisas a fim de entender quais as demandas e vulnerabilidades da população onde a instituição estará localizada, estudar as melhores formas de implementar o conceito, além de soluções arquitetônicas que permitam um total aproveitamento, funcionalidade e conforto dos espaços.