Letras Língua Portuguesa
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Navegando Letras Língua Portuguesa por Autor "Eliseu, Talita Sabino"
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Monografia Acesso aberto Jogo da rima em quinta categoria: análise do ponto de vista da teoria da relevância(2019-12) Vicente, Marina Sabino; Eliseu, Talita SabinoEste trabalho de conclusão de curso buscou analisar, sob a perspectiva da Teoria da Relevância de Sperber e Wilson (1986/2001, 1995), processos ostensivo-inferenciais necessários para o desenvolvimento de três cenas do quadro Jogo da Rima, do programa Quinta Categoria, da MTV, observando a plausibilidade do mecanismo de interpretação guiado pela relevância para descrever e explicar como os estímulos ostensivos dos atores/jogadores são, em tese, processados pela plateia e pelos próprios atores/jogadores durante as interações. No que tange ao Humor de Improvisação, nossa base teórica em improvisação teatral foi pautada em Spolin (1998) e Chacra (1991). De modo geral, os achados demonstraram que o mecanismo de interpretação proposto pela teoria da relevância mostrou-se plausível para descrever e explicar como plateia e atores/jogadores supostamente processam estímulos comunicacionais em situações de improvisação teatral. Ademais, as análises corroboraram que o estabelecimento da rima e do tema paraíso ad hoc exigia dos atores/jogadores um esforço de processamento muito alto, que, por vezes, impossibilitava a continuidade da interação. Além do mais, em uma interação padrão, o falante seleciona estímulos ostensivos a fim de minimizar o esforço de processamento e aumentar o efeito cognitivo do ouvinte, contudo, em situações de duelo, como no Jogo da Rima, o contexto comunicativo sugeria uma intenção justamente oposta, a saber: aumentar o esforço de processamento para que o oponente não fosse capaz de interpretar o enunciado e, rapidamente, esboçar uma resposta. Nesse contexto, destacamos que a noção de até onde vale a pena o esforço de processamento variou de indivíduo para indivíduo e conforme a situação. Logo, por vezes, o efeito cognitivo não era suficiente para justificar o esforço de processamento exigido para estabelecer a rima e manter a temática paraíso, fazendo o ator/jogador perder o duelo.