Letras Língua Portuguesa
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Letras Língua Portuguesa por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 46
Resultados por página
Opções de Ordenação
Monografia Acesso embargado Análise do livro O pequeno príncipe pelo viés da alegoria(2020) Pinto, Beatriz LuizThe present work of conclusion of the course seeks to analyze the allegories in the work The Little Prince by Antoine de Saint-Exupéry that evidence elements of ethical value for adults and to answer whether this content allows an application in adult education in their daily lives. The research methodology used was bibliographic, using the author's own work, theses and articles, literature related to the proposed theme. The research investigates the concepts of ethics, value and ethical value. Then, it presents a study of the allegory language figure, its concept and typology. Later, he selects from the chosen work the figure of Love, Friendship and the Act of Learning, as passages that can be allegorically interpreted as proposals for the transmission of ethical values to adults.Monografia Acesso aberto O arquétipo da bruxa: uma análise de A bruxa (2016), de Robert Eggers(2019-12) Blasius, Milena BeltrameEste trabalho teve por objetivo analisar, do ponto de vista da teoria do imaginário de Gilbert Durand, a quebra da imagem do arquétipo de bruxa em A Bruxa (2016), dirigido por Robert Eggers. Para dar conta desse objetivo, vamos identificar as marcas simbólicas que geram uma expectativa de sentido em função da construção simbólica da personagem principal na narrativa A Bruxa. E discutir a imagem arquétipo de bruxa no imaginário coletivo e sua importância na quebra de expectativa na produção de sentido na narrativa em análise. Os resultados sugerem a produção de uma análise do funcionamento, do ponto de vista da teoria do imaginário de Gilbert Durand, da quebra da imagem arquétipo de bruxa.Monografia Acesso aberto Os arquétipos presentes na imagem de Emma Bovary no filme Madame Bovary (1991)(2020) Webber, Laiane Guedert; Batista, Ana Flávia Filisbino; Elibio, Amanda PazThis Course Conclusion Project aims to analyze the film work “Madame Bovary” from 1991, which seeks to study the archetypes present in the construction of the image of Emma Bovary (main character) of the film. Gustave Flaubert's Madame Bovary (French author), published in 1857, is a realistic and controversial novel, because in addition to being one of the greatest works of French literature, its plot brings strong themes that cause discomfort: such as adultery and suicide. We understand that cinema, like literature, is a technology of the imaginary that reinforces images of collective meaning because they are anchored in basic archetypes. The methodology used for this study was the bibliographic elaborated from material already published, such as: books, articles, periodicals, interviews, internet and etc. for the study, we used several bibliographies, but the main ones were Almeida (2020); Escosteguy (2005); Jacobi (2016); Jung (1986); Jung (2000) and Jung, (2011).Monografia Acesso embargado Auto e heterovigilância de hipóteses abdutivas antefactuais em situações proativas de criação de fanfictions: Análise com base na teoria de conciliação de metas(2018) Nascimento, Thalia Eluar doThis research aimed to analyze process of self and hetero epistemic vigilance of ante-factual abductive hypothesis in proactives situations of creation of fanfictions, based on goal conciliation theory (RAUEN, 2014) and notions of epistemic vigilance (SPERBER; et al, 2010), conciling the notion of relevance with the notion of goal by proping that the individual, guided by notion of relavance, abducts an ante-factual abductive hypothesis guided by the notion of goal. For that, it has been analyzed the answers of ficwriters in an eletronic questionnaire directed to the process of creation of fanfictions and to the interection with the readers. According to goal conciliation theory, the ficwriter has a practical intention, which, arbitrarily, is defined as pleasing readers, which superordinates an informational intention, which superordinates a communicative intention. In this case, vigilance processes moderate the emergence and strength of the ante-factual abductive hypothesis in a kind of communicational vigilance that superordinates the three levels of intention, demonstrating that readers interfere in the author's creative process.Monografia Acesso aberto Bento, Capitu e o requadro: análise da adaptação para os quadrinhos de Dom Casmurro por Rodrigo Rosa e Ivan Jaf com base na teoria da adaptação de Linda Hutcheon(2019-12) Cardoso, Mylena BagioEste trabalho de conclusão de curso tem por objetivo analisar, do ponto de vista da Teoria da adaptação de Linda Hutcheon (2013), a adaptação para os quadrinhos da obra Dom Casmurro de Machado de Assis por Rodrigo Rosa e Ivan Jaf (2012). Sendo uma pesquisa explicativa e descritiva, são apresentadas a obra original e a adaptada, bem como se exploram os conceitos propostos pela Teoria da adaptação. Visto ser a obra adaptada uma transposição para a mídia dos quadrinhos, procede-se também a uma revisão dos conceitos e elementos desse gênero, conforme expressos por Eisner (2001), McCloud (2005) e Vergueiro (2009). São considerados aspectos do processo de adaptação, especialmente elementos preservados, omitidos e transformados durante a transposição de gênero e mídia. Como recorte, opta-se por momentos emblemáticos da obra original, a fim de demonstrar como se deu o processo adaptativo.Monografia Acesso aberto A casa das sete mulheres: Entre o fantástico e o insólito(2020) Oliveira, Beatriz CorreaThis work is the result of our reading of “A casa das sete mulheres” (The seven women’s house), a 2002 novel by Leticia Wierzchowski. Our intent was to analyze the work with the objective to identify the presence of the unusual in it, verifying to which extent these elements contribute to bring the novel closer to the fantastic literature. The reference to the fantastic literature is identified in other works from the author and is also quoted by her in some of her writings. Our goal was born from a first reading, that captured us through passages from the plot that bring “supernatural” elements and events. This first contact with the book mobilized us for a more daring reading, in which we started to analyze it considering evidences found there, such as the epigraph dedicated to Jorge Luis Borges, and other references, such as interviews granted by the writer. To achieve the proposed goal, we developed a qualitative bibliographic research, mediated by the discussion proposed by Todorov (1970), Eco (1967 and 1987) and Garcia (2007). At the end of the investigative path, we concluded that the unusual elements presented in Leticia Wierzchowski's narrative are not sufficient to characterize the work as belonging to the fantastic genre. However, a less insightful reader may be led to this classification.Monografia Acesso aberto Comentários sobre o vídeo “Bettina do 1 milhão de reais”: análise do ponto de vista da teoria da relevância(2019-12) Boeing, JaquelineEste trabalho de conclusão de curso visou a analisar a repercussão do vídeo “Bettina do 1 milhão de reais” da empresa Empiricus em comentários dos internautas publicados na plataforma YouTube. Para dar conta desse objetivo, revisamos os conceitos de marketing digital (KOTLER; KELLER, 2012; ARMSTRONG, 2003; TELLES, 2011) e de teoria da relevância (SPERBER; WILSON, 1986/2001, 1995), selecionamos os cinco primeiros comentários sobre o vídeo e os analisamos com as ferramentas descritivo-explanatórias da teoria da relevância. As inferências supostamente realizadas na elaboração dos comentários sugerem que, embora a empresa Empiricus tenha sido bem-sucedida em atrair a atenção de seus interlocutores, eles não validaram o conteúdo da mensagem, considerando-o implausível e ironizando-o.Monografia Acesso embargado Contos dos orixás: elementos de quadrinhos de super-heróis para valorização da mitologia africana(2020) Blasius, Marcela MaciéskiThe present work aims to analyze the extent to which the language of comic books of the superhero genre contributes to the valorization of African mythology in the work entitled Conto dos Orixás, by author Hugo Canuto. To this end, the research is of a qualitative nature, with a methodological approach of case study, based on bibliographic materials by Eisner, McCloud, Lee and Buscema. Therefore, it will be analyzed a rich set of tales and beliefs that are the basis of African religions practiced on the ground Brazilian, often victims of prejudice and stigmatization, as well as some the elements that compose comics, such as speech marks,frames, requirements and gutter.Monografia Acesso aberto "Eles grasnam, mas ninguém sai da frente": Análise de Tira Conforme a Teoria da Relevância(2021-11-22) Sá, Sônia Maria LeiteMobilizando o aparato descritivo-explanatório da teoria da relevância de Sperber e Wilson (1986, 1995), analisamos neste trabalho de conclusão de curso três questões de interpretação de uma tira das personagens Frank & Ernest, de Bob Thaves, publicada originalmente em O Estado de S. Paulo e selecionada para abrir o nono capítulo do terceiro volume da coleção Português: contexto, interlocução e sentido, de Abaurre, Abaurre e Pontara (2016) destinado à articulação das orações. Na tira, Frank alerta Ernest que “os gansos são muito mal-educados em trânsito... Eles grasnam, mas ninguém sai da frente”, sugerindo que o comportamento dessas aves migratórias é análogo ao comportamento de motoristas. Se as duas primeiras questões visam a localizar informações no enunciado de Frank e a identificar a estrutura adversativa do final de seu comentário, a terceira questão é verdadeiramente interpretativa. Ela demanda que o estudante revise a interpretação mais evidente de que a fala de Frank se refere ao comportamento das aves em migração em direção a uma interpretação segundo a qual a crítica da tira se dirige ao comportamento “irracional” de os motoristas buzinarem em situações de engarrafamento, mesmo sabendo que os demais motoristas não podem sair da frente. Essa analogia somente é possível se o estudante perceber a utilização estratégica dos itens lexicais ‘em trânsito’ na primeira parte do enunciado de Frank.Monografia Acesso aberto Entre a dislexia do desenvolvimento e as competências da produção textual do exame nacional do ensino médio: uma análise à luz da neurociência(2019-12) Pereira, Helena LiberatoEsta monografia propõe por objetivo analisar, através do material de apoio criado pela Associação Brasileira de Dislexia – ABD, à luz da Neurociência: “Como interagir com o disléxico em sala de aula”, a pertinência das competências do Exame Nacional do Ensino Médio referentes à produção textual para alunos com dislexia do desenvolvimento. Para dar conta desse objetivo, selecionamos e analisamos cada uma dessas competências, através de uma pesquisa empírica qualitativa descritiva, correlacionando-as ao material de apoio supracitado. Esta pesquisa justifica-se, pois, os alunos com dislexia do desenvolvimento não possuem a aptidão necessária para serem avaliados sob os mesmos critérios que outros alunos que não possuem nenhum tipo de distúrbio de aprendizagem. Os dados sugerem que o aluno com dislexia do desenvolvimento possui a conectividade funcional cerebral diminuída, ou até mesmo ausente, nas regiões da rede da leitura. Portanto, ele não consegue desenvolver a habilidade de leitura da mesma forma que o indivíduo que não tem esse transtorno. Logo, conclui-se que, se continuarem sendo avaliados dessa maneira, os alunos com dislexia do desenvolvimento permanecerão na categoria “insuficiente”.Monografia Acesso aberto Entre o sagrado e o profano: uma análise de Claude Frollo na animação o Corcunda de Notre Dame sob a perspectiva da teoria da narrativa(2019-12) Machado, Emanuel RodriguesConsiderando a relevância dos estudos sobre a representação de aspectos religiosos no campo artístico, pesquisa-se sobre as concepções filosóficas de sagrado e profano a fim de analisar o antagonista Claude Frollo da animação O Corcunda de Notre Dame sob a perspectiva da teoria da narrativa. Para tanto, foram examinadas três cenas – O Pecado em Cada Ser (Exceto em Si), Os Ciganos Não Sobrevivem Entre Quatro Paredes e Fogo do Inferno – com intuito de problematizar e refletir sobre como o sagrado e o profano colaboram para a complexidade da personagem. Propondo-se lograr tais objetivos, foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva fundamentada em fontes secundárias que sustentam a conclusão de que a esfericidade da personagem Frollo consiste na identificação com a instabilidade das crenças e práticas de pessoas reais.Monografia Acesso aberto Entre os relacionamentos saudável e abusivo: um olhar para as obras "Corte de espinhos e rosas" e "Corte de névoa e fúria" de Sarah J. Maas(2020) Lauriano, Paola CitadinThis work seeks to bring out the characteristics of both relationships in order to analyze and identify the construction of healthy and abusive relationships in the works “A court of thorns and roses” and “A court of mist and fury” by the American author Sarah J. Maas. The problem that will guide this work is how to build these relationships in the works that will be analyzed. This research is classified, methodologically, as qualitative and bibliographic, since the analyzes will take place through books and articles that address the theme. For analysis, content analysis by Lauren Bardin will be used. Hoping to bring the result that - in fact - the books “A court of thorns and roses” and “A court of mist and fury” bring abusive and healthy relationships in their content.Monografia Acesso aberto O escola sem partido e liberdade de expressão: a deriva dos sentidos na política(2022) Ricardo, Carolini CaroliniA partir do modo como a escola vem sendo invadida por projetos de pauta conservadora, passamos a nos interrogar como tais propostas acabam produzindo seus efeitos, mesmo tomando, em comum, o professor e a própria escola como ameaças à sociedade. Diante dessa preocupação, objetivamos neste trabalho analisar se/como o Projeto “Escola Sem Partido” (ESP), que ganhou forte destaque em relação aos demais, se transforma em maneiras de o Estado regulamentar nossos corpos pelo jogo que faz com o direito à liberdade de expressão. Sob os pressupostos da Análise de Discurso de linha materialista, nossa pesquisa usará como corpus o texto do Projeto de Lei nº 193, proposto no Senado Nacional, o texto da Constituição Federal de 1988 e o texto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), todos a partir do modo como enunciam a questão da liberdade de expressão. Ao fim da trajetória, podemos vislumbrar como o Estado utiliza de movimentos como o ESP para controlar nossos corpos.Monografia Acesso aberto O hífen entre os gêneros masculino-feminino: de que maneira o fandom brasileiro do Boygroup “BTS” enxerga a masculinidade(2019-12) Luiz, Ana Paula PachecoA pesquisa tem como objetivo analisar a maneira como as fãs brasileiras do boygroup BTS enxergam a masculinidade, fazendo uso de comentários resgatados no fansite btsbrasil_official, no Instagram. Ao analisar os comentários, categorizei-os como amantes e maternos. Para fundamentar a análise, usei autores que discutem questões de gênero, como Virginie Despentes e Jun Sun, além de trazer Foucault, que fala do homem afeminado historicamente. Os autores que discorrem sobre como nos tornamos objetos e consumidores perante a sociedade capitalista, como Byung-Chul Han e Guy Debord, também foram de extrema importância para essa pesquisa. Além disso, Sigmund Freud fundamentou questões sobre maternidade. Essa pesquisa, então, possui caráter qualitativo, além de ser documental e bibliográfica, pois selecionei comentários e analisei-os. Com a análise, cheguei à conclusão de que ambas as categorias coisificam sexualmente os cantores coreanos, por conta da masculinidade suave, porém, as fãs como figuras maternas o fazem de acordo com a maternidade compulsória e o complexo de Édipo, enquanto as fãs como amantes os sexualizam e fantasiam que são suas namoradas e proprietárias.Monografia Acesso fechado Holocausto judeu ou alemão? de Siegfried Castan: análise orientada pela relevância de características de conspiração no primeiro parágrafo do prefácio(2019-12) Zapelini, MariângelaAnalisa-se neste trabalho se o primeiro parágrafo de Holocausto Judeu ou Alemão? de Siegfried Elwanger Castan, fundamenta-se numa estrutura de teoria conspiratória. Para tanto, recorreu-se às definições de Brotherton sobre teorias da conspiração e ao modelo de análise da teoria da relevância de Sperber e Wilson. Os resultados sugerem que, para Castan, há uma conspiração anglo-judaica que impede a divulgação da verdade sobre o holocausto, dado que o verdadeiro holocausto foi germânico e não judeu; e a interpretação que judeus foram massacrados no conflito é justamente uma demonstração de como os conspiradores foram incrivelmente competentes e extraordinariamente maquiavélicos. Todavia, apesar de competentes e maquiavélicos, há anomalias nesta interpretação que se revelam nas supostas verdades trazidas à tona pelo autor: verdades estas que se desvelam no livro e são praticamente irrefutáveis.Monografia Acesso aberto Imanência demoníaca: estudo da ausência do diabo no filme mãe! de Darren Aronofsky(2019-12) Silva, Diego José daA dada pesquisa consiste numa análise sobre a ausência da figura do diabo no filme Mãe! O filme trabalha uma série de metáforas e figuras bíblicas, porém a figura do diabo por alguma razão não aparece. Neste trabalho faço uma análise dos personagens presentes no filme com o intuito de chegar ao ausente o Diabo. Para tanto, parto de um referencial teórico de uma filosofia estruturalista de Umberto Eco, até chegar a uma filosofia pós-estruturalista, usando autores como Foucault, Derrida e Deleuze. Fazendo essa análise que parte do presente e caminha até o ausente, descubro um Diabo que se manifesta no filme Mãe! por meio de um plano de imanência que é inserido em todos os personagens presentes do filme, inclusive o próprio Deus.Monografia Acesso aberto A importância dos clássicos literários a partir da obra Os Bruzundangas, de Lima Barreto(2021-12) Melo, Ronaldo Alves deO trabalho tem como objetivo problematizar a importância dos clássicos literários no contexto escolar, defendendo a sua permanência e inclusão na Educação Básica como um instrumento que possibilita a reflexão e a compreensão sobre o contexto político brasileiro, sobretudo no início do século XXI. Neste sentido, o estudo procura demonstrar a relevância da leitura interpretativa da obra Os Bruzundangas, do autor Lima Barreto, considerando a obra, um retrato satírico do Brasil durante o século XX no período da Primeira República, como possibilidade para dialogar, em determinados aspectos, com o contexto político do início deste século XXI. Sendo assim, a escolha da obra Os Bruzundangas, se justifica, principalmente, por conta da relação que ela estabelece com a atualidade, isto é, devido às significações que ela nos permite fazer sobre nossa contemporaneidade na realização de sua leitura. Para alcançar o êxito no referido objetivo, o presente trabalho divide-se em quatro capítulos principais que tematizam a leitura na escola, a importância dos clássicos literários na escola, a obra de Lima Barreto, e o livro Os Bruzundangas, sendo realizadas, respectivamente, discussões sobre a leitura enquanto atividade escolar; sobre os clássicos literários, como obras atemporais e necessárias na escola; sobre a vida e obra de Lima Barreto; e sobre a obra Os Bruzundangas, enquanto possibilidade de evidenciar o diálogo entre aspectos do contexto brasileiro no início do século XX e a atualidade. A pesquisa se caracteriza como bibliográfica, tendo como aporte teórico autores que nos ajudam a refletir sobre as temáticas abordadas em cada capítulo e assim apresentadas: A leitura na escola: Ivanda Martins (2009), Regina Zilbermann (2009), Roland Barthes (1987), Annie Rouxel (2012), Tzvetan Todorov (2012); A importância dos clássicos literários na escola: Thomas Stearns Eliot (2014), Italo Calvino (1993), Celdon Fritzen (2017), Antônio Candido (1989), José Luiz Fiorin (1999), Ana Maria Machado (2002), Arthur Schopenhauer (2012), Marinês Paloschi Rodrigues (2016); A obra de Lima Barreto: Lilia Schwarcz (2017), Carlos Emílio Faraco e Francisco Marto de Moura (1991), Jonatan de Souza Santos (2016); Os Bruzundangas: uma sátira à classe política brasileira: Valentin Facioli (2001), Alfredo Bosi (1994), Roberto Remígio Florêncio, Carlos Alberto dos Santos e Vlader Nobre Leite (2020), José de Souza Martins (1994), Décio bento José da Silva (2014), Daniela Palhuca do Nascimento Queiroz (2020).Monografia Acesso aberto Jogo da rima em quinta categoria: análise do ponto de vista da teoria da relevância(2019-12) Vicente, Marina Sabino; Eliseu, Talita SabinoEste trabalho de conclusão de curso buscou analisar, sob a perspectiva da Teoria da Relevância de Sperber e Wilson (1986/2001, 1995), processos ostensivo-inferenciais necessários para o desenvolvimento de três cenas do quadro Jogo da Rima, do programa Quinta Categoria, da MTV, observando a plausibilidade do mecanismo de interpretação guiado pela relevância para descrever e explicar como os estímulos ostensivos dos atores/jogadores são, em tese, processados pela plateia e pelos próprios atores/jogadores durante as interações. No que tange ao Humor de Improvisação, nossa base teórica em improvisação teatral foi pautada em Spolin (1998) e Chacra (1991). De modo geral, os achados demonstraram que o mecanismo de interpretação proposto pela teoria da relevância mostrou-se plausível para descrever e explicar como plateia e atores/jogadores supostamente processam estímulos comunicacionais em situações de improvisação teatral. Ademais, as análises corroboraram que o estabelecimento da rima e do tema paraíso ad hoc exigia dos atores/jogadores um esforço de processamento muito alto, que, por vezes, impossibilitava a continuidade da interação. Além do mais, em uma interação padrão, o falante seleciona estímulos ostensivos a fim de minimizar o esforço de processamento e aumentar o efeito cognitivo do ouvinte, contudo, em situações de duelo, como no Jogo da Rima, o contexto comunicativo sugeria uma intenção justamente oposta, a saber: aumentar o esforço de processamento para que o oponente não fosse capaz de interpretar o enunciado e, rapidamente, esboçar uma resposta. Nesse contexto, destacamos que a noção de até onde vale a pena o esforço de processamento variou de indivíduo para indivíduo e conforme a situação. Logo, por vezes, o efeito cognitivo não era suficiente para justificar o esforço de processamento exigido para estabelecer a rima e manter a temática paraíso, fazendo o ator/jogador perder o duelo.Monografia Acesso aberto Uma leitura espectrológica de Lovecraft: análise de A cor que caiu do céu, O chamado de Cthulhu e Sussurros na escuridão(2020) Corrêa, Lucimara da SilvaLa presente pesquisa trabaja con la escritura lovecraftiana a partir de una lectura espectrológica. El objetivo es construir un análisis de tres obras lovecraftianas, los cuentos The colour out of space, The call of Cthulhu y The whisperer in darkness delante de las nociones espectrológicas de la disyunción en el ser y de outside, del filósofo Fabián L. Romandini. El trabajo es una pesquisa bibliográfica, de carácter exploratorio y cualitativo. Fue delimitada la producción literaria lovecraftiana que trajese la aparición de elementos cósmicos e inhumanos. El análisis muestra que el horror cósmico lovecraftiano trabaja con el constante miedo de la disyunción, de la pérdida de identidad y referencia. Y así, la espectrología se muestra precisa cuando es utilizada para analizar a Lovecraft y sus obras, porque permite contemplarlos de un modo amplio. A partir de la espectrología es posible establecer una pregunta necesaria para iniciar cualquier debate en Lovecraft: delante del horror cósmico, ¿qué se espectraliza de lo humano?Monografia Acesso aberto "Ler pode salvar sua vida": Literatura e inteligência emocional na série Anne with an E(2020) Hemkemeier, StefaniThe present work aims to analyze the experiences of reading cultivation in the formation of personality, in the maturation of emotional intelligence and in improving the ability to resolve conflicts of the protagonist of the series Anne with an E, from Netflix. The research constitutes a qualitative bibliographic case study and is based on the studies of Gallian (2017), Compagnon (2009), Todorov (2009), Oatley (2016) and Jaeger (2001) on the importance of cultivating reading and the teaching of literature. The study presents four examples, albeit fictional, of the benefit of cultivating reading in the formation of personality, in the maturation of emotional intelligence and in improving the ability to resolve conflicts and overcome adversity.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »