Psicologia
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Navegando Psicologia por Autor "Campos, Alexandre"
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Artigo Científico Acesso aberto A clínica cognitiva e comportamental com crianças com transtorno do espectro autista(2022-12) Pontel, Bárbara; Maia, BrunaO autismo é um transtorno do desenvolvimento humano considerado complexo caracterizado por comprometimento nas áreas de interação social e comunicação, padrões de interesses restritos comportamentos estereotipados. Este trabalho busca modelos de intervenção na abordagem cognitivo e comportamental para pacientes autistas a fim de desenvolver suas habilidades e capacidades para uma vida mais funcional e com mais qualidade. O estudo teve como objetivo caracterizar o TEA e identificar na literatura como as técnicas Cognitivas e Comportamentais podem contribuir para o tratamento de crianças diagnosticadas com TEA. Para o desenvolvimento deste trabalho foi utilizada pesquisa bibliográfica, as buscas de materiais foram obtidas através dos livros da área e pela consulta de artigos e teses nos seguintes sites de busca: Google Acadêmico (que é um servidor que localiza produções científicas em distintas bases de dados), Scielo (Scientific Electronic Library Online) e Pepsico (Periódicos Eletrônicos em Psicologia). Os resultados mostraram que a abordagem cognitivo e comportamental tem se mostrado bastante eficaz em casos de TEA pois trabalha aspectos da cognição e mudanças comportamentais, o que possibilita resultados mais satisfatórios.Artigo Científico Acesso aberto O impacto da psicoterapia em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica(2022-12-12) Paiva, Cristiane; Silva, Dayane; Campos, Jennifer; Silva, Kecia; Pires, ShayeneRESUMO A cirurgia bariátrica é um procedimento indicado para tratar casos graves de obesidade, no intuito de proporcionar melhor qualidade de vida, assim como evitar doenças preexistentes nessa condição, uma vez que o sobrepeso impacta de forma abrangente a vida do indivíduo. Esse trabalho aborda os obstáculos enfrentados pelos indivíduos que se submetem à cirurgia, tendo como finalidade trazer os aspectos positivos que podem ser agregados quando esses indivíduos são acompanhados em psicoterapia na vertente da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), no processo pós cirúrgico, uma vez que essa abordagem oferece diversas técnicas e princípios que tendem a contribuir para mudanças de pensamentos e consequentemente, na diminuição de recaídas que conduzem esses indivíduos à prática de compulsão alimentar. A Psicologia tem um papel fundamental e indispensável, sendo este, de identificação, avaliação e manutenção, sendo que o psicólogo vai investigar qual a motivação para a realização da cirurgia, quais são as causas emocionais e biológicas que fazem com que o paciente não consiga perder peso e como ele pode manter uma vida mais saudável após passar por este procedimento cirúrgico. O estudo teve como objetivo revisar a literatura acerca do tema, trazendo as possíveis intervenções para a tratativa da obesidade no processo pré e pós cirúrgico, utilizando artigos que se encontram na base de dados: Scielo, Pepsic e Google acadêmico, além de livros e sites referentes ao tema, através de uma pesquisa bibliográfica não sistemática. Palavras-Chave: Cirurgia Bariátrica. Psicoterapia. Teoria Cognitivo Comportamental.Artigo Científico Acesso aberto Possíveis impactos do TDAH para o desenvolvimento social infantil(2022-12-17) Ribeiro, Gustavo Augusto Leal; Soares, Natally Rafaela de OliveiraO presente estudo teve por objetivo investigar e apresentar uma compreensão das relações sociais e familiares, como também os impactos dessas relações ou a falta delas durante a infância e a adolescência do indivíduo com o diagnóstico de TDAH. Neste artigo, foi realizada uma revisão bibliográfica por meio das bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) material que aborda as relações sociais, familiares e escolares de crianças e adolescentes com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Durante a pesquisa podemos observar que o TDAH é um transtorno multifatorial que envolve fatores genéticos, ambientais, psicossociais e neurobiológicos, que atinge cerca de 3 a 7% do público infanto-juvenil. Sendo uma das causas mais crescentes de encaminhamentos das escolas para um atendimento profissional, devido os seus sintomas de desatenção e/ou hiperatividade/impulsividade que afeta suas relações familiares, sociais e acadêmicas. Podemos constatar a importância do diagnóstico precoce, do envolvimento ativo da criança e dos responsáveis no tratamento e de intervenções no núcleo familiar, escolar e social para o melhor desenvolvimento da criança com TDAH e proporcionar uma adequada qualidade de vida para a mesma.Estudo de Caso Acesso aberto Psicologia perinatal: o puerpério e seus fenômenos psíquicos que afetam a saúde mental da mulher(2022-12-13) Costa, Alexia; Gandra, Bárbara; Felicio, Larissa; Assunção, MariaRESUMO Introdução: Estudos apontam que o período pós-gravídico, denominado Puerpério, pode afetar os aspectos psicológicos da mulher devido às alterações físicas, emocionais, hormonais e sociais. Objetivo: Revisar os fenômenos psíquicos associados ao puerpério que afetam a saúde mental da mulher. Método: Revisão da literatura publicada em português dos anos de 2000 até 2022, com base em dados disponibilizados por artigos e pesquisas no geral. Resultados e discussão: Foram encontradas dezessete referências as quais foram selecionadas para análise e leitura. Nota-se que a depressão pós parto tem maior visibilidade devido à ausência de pesquisas e informações que contemplam as diversas consequências que a fase puerperal pode trazer. Conclusão: Os artigos revisados evidenciam o desafio da fase do puerpério, ressaltando a importância da rede de apoio e do acompanhamento psicológico com o objetivo de acolher a mãe, conscientizar a família e prepará-los para este momento.Artigo Científico Acesso aberto Transtorno de personalidade antissocial: um ensaio sobre os fatores genéticos e ambientais do diagnóstico(2022-12) Maia, Iara; Carvalho, Jeniffer; Souza, LorenaO Transtorno de Personalidade Antissocial é elencado como um dos 10 quadros clínicos de Transtornos de Personalidade propostos pelo DSM-V. Ele é caracterizado pelo descaso aos desejos, direitos e sentimentos dos outros, o que causa dificuldade em se ajustar-se socialmente, já que demonstram objeção para seguir às normas e regras sociais. Esse transtorno tem uma íntima ligação com os comportamentos criminosos. O presente estudo tem como objetivo descrever os fatores de risco para o desenvolvimento do Transtorno de Personalidade Antissocial, levando em consideração os aspectos biológicos e ambientais. A metodologia adotada na construção deste estudo foi a revisão narrativa da literatura, de modo que foi realizado um levantamento bibliográfico das obras publicadas nas bases de dados Scielo, PepSic, Google Acadêmico, bem como demais revistas científicas e livros. O Transtorno da Personalidade Antissocial é multifatorial, se dá por meio da interação entre os fatores genéticos, biológicos e biossociais. Os estudos apontam para uma grande influência da carga genética nos comportamentos antissociais, cerca de 50%. No que se refere ao ambiente, sabe-se que crianças e adolescentes que cresceram em famílias violentas e negligentes, muitas vezes, com consumo abusivo de álcool e drogas tem maiores chances de desenvolver o transtorno. Observa-se, no entanto, que apesar de existirem influências genéticas e ambientais, verifica-se que o fator genético tem maior influência sobre o comportamento antissocial.Artigo Científico Acesso fechado O uso da internet e das mídias sociais pela população adolescente e suas interferências na saúde mental: revisão dos impactos biopsicossociais(2022-12-21) Crispim, Emille Aparecida Botelho; Silva, Juliane Alves da; Gomes, Valdenice Aparecida Caldeira; Reis, Vivian Henrique de PaivaOs adolescentes estão cada vez mais conectados às redes sociais, especialmente com o surgimento dos dispositivos digitais móveis. Para além dos dispositivos, são muitos estímulos que os levam a pertencer o maior grupo de usuários de internet e redes sociais da atualidade. Tais questões merecem atenção devido aos possíveis impactos na vida desses usuários. O presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica que objetivou investigar possíveis impactos causados pelo uso excessivo das tecnologias digitais na saúde mental dos adolescentes. Verificou-se que o uso abusivo das tecnologias pode causar alterações na saúde biopsicossocial desse grupo etário, danos que podem ser potencializados quando se reconhecem presentes fatores de risco. Se faz possível verificar distúrbios da alimentação, comportamento antissocial, depressão ansiedade e baixa autoestima. Os achados ressaltam a importância de acompanhamento específico, uma vez que o consumo da internet tem aumento significativo, para melhor compreensão de possíveis impactos causados na saúde mental do usuário adolescente, a partir de uma perspectiva biopsicossocial.Artigo Científico Acesso aberto A utilização da realidade virtual para o tratamento de transtornos psicológicos: uma revisão bibliográfica(2022-12-12) Ribeiro, Mariane; Fonseca, Raquel; Monteiro, JéssicaEsta revisão propôs-se a investigar a eficácia da realidade virtual (RV) como ferramenta auxiliar no tratamento psicoterapêutico de transtornos psicológicos. Foram localizados 56 artigos e após aplicados os critérios de exclusão, 32 artigos compuseram a amostra final, tendo sido a maioria dos estudos publicados nos últimos cinco anos. No âmbito da terapia, a RV pode ser utilizada para avaliação e modificação de cognições, emoções e comportamentos. Os primeiros estudos realizados com RV no contexto terapêutico foi sobre fobias e os resultados foram satisfatórios e comprovou ser uma ferramenta útil para realizar terapia de exposição virtual (TEV). Alguns dos resultados promissores identificados foram a redução de sintomas depressivos, estresse e medo, maior regulação emocional, diminuição do comportamento evitativo, dentre outros. Esta revisão aponta para possibilidades de intervenção terapêutica com o uso da RV como ferramenta auxiliar no tratamento de transtornos psicológicos.