Pinheirinho
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Pinheirinho por Autor "FERREIRA, Júlio Cesar"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso aberto Otimização do processo de fabricação de um produto por meio da aplicação da ferramenta diagrama de espaguete em uma empresa de produtos para diagnóstico in vitro(2021-12-14) MACEDO, Emilia de JesusA essência do lean manufacturing é a contínua eliminação de desperdícios. O diagrama de espaguete é uma ferramenta lean que ajuda a estabelecer o layout ideal a partir das observações das distâncias percorridas na realização de uma determinada atividade ou processo, visando reduzir as movimentações desnecerrárias. O objetivo deste estudo é analisar as movimentações de um processo de fabricação de uma indústria de produtos para diagnóstico in vitro, por meio da ferramenta Diagrama de Espaguete. Para tal, foi selecionado um setor da área produtiva e foram mapeados os produtos fabricados nesta área. Por meio deste mapeamento, foi efetuada uma análise de demanda destes produtos e foi selecionado o item com maior valor agregado (demanda e margem de lucro). Com isso, foi definido o processo a ser estudado. Os resultados obtidos foram otimizações a curto e a longo prazo. Foram recomendadas ações simples e de baixo investimento, sem alterar o layout atual, visando aumentar a produtividade a curto prazo. Posteriormente, foram propostas ações de automação e redefinição de layout para reduzir a movimentação e tornar o fluxo do processo coerente e lógico. Contudo, para aderir a proposta, tem-se necessário alto investimento em automação e reforma da fábrica.Estudo de Caso Acesso aberto Processo de implementação da ferramenta da qualidade "5S" laboratórios da Unicuritiba Campus Pinheirinho(2021-05-24) BORTOLETO, Fábio; BARBOSA, Rogério LuizO presente artigo tem como finalidade implementar melhorias e qualidade de ensino nos laboratórios usando a ferramenta 5S, criando um ambiente padronizado e organizado no UNICURITIBA, câmpus Pinheirinho, podendo se expandir ao outro câmpus da instituição. Assim, com foco em qualidade, atendimento a seus alunos e criando um ambiente totalmente padronizado para obter vantagens competitivas ao mercado. Como principal resultado, um ambiente organizado e agrádavel, satisfazendo todos que buscam aprendizado nesses locais.Estudo de Caso Acesso aberto Smart Row: aplicativo para gestão de filas(2021-12-13) CARDOSO, Celine GrandoO atendimento é um dos principais fatores que afetam a experiência do cliente, principalmente o tempo de espera num estabelecimento, pois possui grande impacto na satisfação e na opinião do consumidor tanto para decisão de compra quanto para a probabilidade de ele voltar ao estabelecimento. A fila é formada porque a demanda pelo serviço é maior do que a capacidade do sistema de resolver este mesmo serviço. Com base nisso, o aplicativo Smart Row tem como objetivo proporcionar comodidade e eliminar algumas situações incômodas que o consumidor vivencia nos momentos de lazer, além de trazer facilidade e agilidade ao tempo de espera na entrada e na saída do cliente no estabelecimento.