Engenharia de Produção
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Engenharia de Produção por Autor "SILVA, Lisandro Martins"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Monografia Acesso aberto Estudo da certificação fsc gráfica ANS : estudo de caso(2024-12) SANTOS, Alexandre Cleff dosEste estudo propôs explorar a implementação do selo FSC em uma gráfica, detalhando passo a passo o processo de obtenção e os custos envolvidos. A metodologia empregada baseou-se em um estudo de caso, utilizando pesquisas e entrevistas com a diretora da empresa para uma análise aprofundada. Em um cenário de mercado consumidor em constante evolução, as empresas gráficas enfrentam a crescente demanda por práticas ambientais modernas, impulsionada pela facilidade de acesso à informação online e preocupações com o futuro do planeta. Assim, as escolhas feitas pelas empresas refletem diretamente na comercialização de produtos, muitos dos quais ostentam os chamados "selos verdes". Empresas atualizadas e adaptáveis ao seu mercado reconhecem a importância de se diferenciar, agregando valor, qualidade e confiabilidade aos seus produtos. A certificação FSC emerge como uma ferramenta valiosa para a humanidade, não apenas pelos benefícios ambientais que proporciona, mas também ao oferecer condições dignas de trabalho e contribuir para um futuro melhor para a sociedade em geral. Além disso, a certificação FSC se torna uma estratégia de marketing comercial eficaz para empresas certificadas, permitindo que se destaquem perante os concorrentes, conferindo-lhes uma vantagem competitiva no mercado. Nesse contexto, a pesquisa, focada de maneira limitada no setor gráfico, constatou que a certificação FSC efetivamente ampliou a carteira de clientes da empresa estudada, especialmente ao adotar a certificação de cadeia de custódia, promovendo a rastreabilidade completa dos produtos ao longo da cadeia produtiva. Dessa forma, a busca por uma ferramenta de diferenciação conduziu ao estudo da certificação FSC, revelando que a empresa certificada experimentou um aumento significativo na aceitação de seus produtos. Essa certificação não apenas valida a preocupação ambiental da empresa, mas também demonstra seu compromisso com práticas sustentáveis e, ao mesmo tempo, representa uma estratégia onipresente de vantagem competitiva no mercado