Engenharia de Produção

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  • Monografia Acesso aberto
    Estudo da certificação fsc gráfica ANS : estudo de caso
    (2024-12) SANTOS, Alexandre Cleff dos
    Este estudo propôs explorar a implementação do selo FSC em uma gráfica, detalhando passo a passo o processo de obtenção e os custos envolvidos. A metodologia empregada baseou-se em um estudo de caso, utilizando pesquisas e entrevistas com a diretora da empresa para uma análise aprofundada. Em um cenário de mercado consumidor em constante evolução, as empresas gráficas enfrentam a crescente demanda por práticas ambientais modernas, impulsionada pela facilidade de acesso à informação online e preocupações com o futuro do planeta. Assim, as escolhas feitas pelas empresas refletem diretamente na comercialização de produtos, muitos dos quais ostentam os chamados "selos verdes". Empresas atualizadas e adaptáveis ao seu mercado reconhecem a importância de se diferenciar, agregando valor, qualidade e confiabilidade aos seus produtos. A certificação FSC emerge como uma ferramenta valiosa para a humanidade, não apenas pelos benefícios ambientais que proporciona, mas também ao oferecer condições dignas de trabalho e contribuir para um futuro melhor para a sociedade em geral. Além disso, a certificação FSC se torna uma estratégia de marketing comercial eficaz para empresas certificadas, permitindo que se destaquem perante os concorrentes, conferindo-lhes uma vantagem competitiva no mercado. Nesse contexto, a pesquisa, focada de maneira limitada no setor gráfico, constatou que a certificação FSC efetivamente ampliou a carteira de clientes da empresa estudada, especialmente ao adotar a certificação de cadeia de custódia, promovendo a rastreabilidade completa dos produtos ao longo da cadeia produtiva. Dessa forma, a busca por uma ferramenta de diferenciação conduziu ao estudo da certificação FSC, revelando que a empresa certificada experimentou um aumento significativo na aceitação de seus produtos. Essa certificação não apenas valida a preocupação ambiental da empresa, mas também demonstra seu compromisso com práticas sustentáveis e, ao mesmo tempo, representa uma estratégia onipresente de vantagem competitiva no mercado
  • Monografia Acesso aberto
    Processo de melhoria na implementação de jigas automáticas no teste de placas eletrônicas industriais
    (2023-06) Pereira, Paulo Isidoro Siqueira
    Com o desenvolvimento tecnológico nos dias atuais as empresas tendem a buscar soluções para seus processos produtivos a fim de continuarem cada vez mais competitivas no mercado. Este trabalho tem como objetivo analisar quais foram as melhorias e os ganhos de produtividade que uma empresa da área industrial eletrônica obteve no projeto de automação de jiga de teste de placas eletrônicas no setor de produção. Através de análises feitas no processo, foram identificadas as três principais causas para a demora no teste de placas na fábrica como sendo jiga de testes de modo manual, demora na medição com instrumento se fadiga operacional no processo. O teste com a jiga manual demanda um maior tempo para ser executado comparado com o da jiga automática, pois as suas etapas de execução dependem muito do ritmo do operador para serem feitas, o que pode ocorrer numa demora na a execução dos testes. Contudo, o processo apresenta muitas variáveis, o que pode ocasionar em um tempo maior de execução. A metodologia utilizada neste trabalho foi a de estudo de caso de caráter de pesquisa qualitativa. Através do estudo do processo produtivo foi identificado com o uso da jiga de teste automática que a empresa obtém um ganho significativo em relação à produtividade, assim como uma maior qualidade no processo, fazendo com que o investimento em tecnologia valha à pena. Com a implementação da jiga de testes automática, a empresa obteve também um maior controle operacional, podendo ainda surgir oportunidades de melhorias depois de sua implementação. Com o uso da ferramenta 5W2H foi proposto um plano de melhoria para o processo estudado e um maior controle da eficiência operacional.
  • Monografia Acesso aberto
    O impacto do marketing digital e suas ferramentas de anúncios online: um estudo de caso aplicado no ramo de impressão 3D
    (2023-06-23) Ramos, Paulo Gilberto Folli
    Este trabalho apresenta a importância do marketing digital como estratégia de negócio para pequenas empresas, destacando sua efetividade na promoção da marca no mercado e no aumento das vendas. Para validar essa relevância, foram realizadas diversas ações que comprovam a importância do marketing digital para a viabilidade e crescimento dos negócios. A identificação de deficiências nos processos de planejamento e divulgação da empresa estudada gerou a oportunidade de aplicação de ferramentas de análise, como a matriz SWOT e a metodologia 5W2H, para facilitar o planejamento de ações de melhoria. Uma pesquisa qualitativa foi realizada para investigar as experiências e perspectivas dos consumidores em relação ao marketing digital, visando compreender seu engajamento com campanhas publicitárias online e a percepção da presença da marca nas mídias sociais, permitindo uma compreensão mais profunda e abrangente do fenômeno estudado. Por fim, a nova abordagem da marca nas redes sociais apresenta um grande potencial de expansão de público, com um aumento de até 10 vezes, acompanhado de um crescimento esperado de até 20% no número de pedidos da empresa. A utilização das redes sociais como plataforma de comunicação com os clientes também pode proporcionar uma maior interação e engajamento, permitindo a identificação de suas necessidades e preferências.
  • Monografia Acesso aberto
    Modelagem e simulação: um estudo de caso sobre a ocorrência de custos em projetos de engenharia
    (2023-06-23) Maidana, Alexandre Lovato
    O objetivo deste estudo é realizar uma análise aprofundada sobre a incidência dos custos em projetos de engenharia multidisciplinar, com o intuito de identificar estratégias eficientes para reduzir esses custos e otimizar a estimativa do valor de venda nos orçamentos de projetos com o auxílio da simulação de Monte Carlo. Para realizar este estudo, o presente trabalho foi desenvolvido em uma empresa que presta serviços na área de projetos de engenharia multidisciplinar. Este trabalho é um estudo de caso, pois será investigado a incidência de custo dentro de projetos de engenharia já realizados no passado, fazendo a análise de alocação de horas da orçamentação até a entrega do projeto, por meio da coleta de dados de mais de um banco de dados como evidências, o que caracteriza uma pesquisa qualitativa onde o tipo de investigação é exploratório, pois foi analisado mais de um caso para definir o tema pesquisado. Foi desenvolvido um método para criar um modelo piloto utilizando a simulação de monte carlo, e, com a ajuda do diagrama de pareto, foi mapeado a disciplina que apresentou os dados históricos de horas previstas e realizadas que mais tem representatividade no total. Com isso, foi feita a análise do consumo de horas por intervalo de faixa de horas previstas, onde foi simulado cenários que recalcularam o valor de venda conforme a porcentagem de consumo de horas de para as categorias de engenheiro e projetista. Com a elaboração e o desenvolvimento do método, foi possível validar um reajuste de aumento de até 51,79% no valor de venda de orçamentos que ficam no intervalo de faixa de horas de 0 a 100 horas, aumento de 20,70% no valor de venda de orçamentos que ficam no intervalo de faixa de horas de 100 a 200 horas, aumento de 32,59% no valor de venda de orçamentos que ficam no intervalo de faixa de horas de 200 a 300 horas e um aumento de 19,21% no valor de venda de orçamentos que ficam no intervalo de faixa de horas de 300 a 400 horas. Foi aplicado o método em projetos finalizados em 2023 e foi concluído que os orçamentos podem ser reajustados em média 112,46% com base em consumo de horas recentes por intervalo de faixa de horas.
  • Monografia Acesso aberto
    Análise de viabilidade de expansão de provedores de internet em novos mercados: um estudo de caso no Rio Grande do Sul
    (2023-06-23) Teixeira, Vítor Rovisco
    Frente ao cenário da disputa de mercado nos dias de hoje, as empresas sempre estão em busca de ter alguma vantagem em relação ao concorrente, e para isso, processos com qualidade e eficiência são necessários para tal vantagem. Desta maneira, foi feita uma análise em uma empresa de provedores da região centro oeste do estado do Rio Grande do Sul, com o intuito de observar o passo a passo dos processos a serem feitos para a expansão do seu mercado para uma nova localidade, e também analisou-se as melhorias que deveriam ser feitas para facilitar o andamento do projeto. Este trabalho é um estudo de caso, pois sua principal característica é a execução de uma análise detalhada do processo de expansão de uma empresa para uma nova localidade, ainda trata-se de uma pesquisa qualitativa, uma vez que o analisado é uma proposta de melhoria em uma empresa. Para a busca de melhorias e solução de problemas encontrados durante o processo de expansão, foram utilizadas ferramentas da qualidade e planejamento estratégico, como Matriz SWOT, Histograma, Fluxograma, Ciclo PDCA, Diagrama de Causa e Efeito e Plano 5W2H. Com a utilização destas ferramentas foi possível analisar diversos resultados positivos para a empresa estudada, como diminuição de tempo em diversos processos, uma organização mais nítida das etapas e da distribuição de tarefas, otimização dos recursos humanos e também de material, fazendo com que a empresa diminuísse seu desperdício de gastos irregulares com todo o projeto. Com o projeto de expansão, foi possível analisar ganhos para empresa como o aumento de 27,61% de clientes e também que a nova cidade, no caso Bagé, começou a contribuir com aproximadamente 20,70% de faturamento, onde inclui todas as unidades existentes da empresa.
  • Monografia Acesso aberto
    Aplicação DMAIC para melhoria de processo em empresa do segmento bancário
    (2022-12-21) Pereira, Ariane de Souza
    O presente estudo de caso começa no setor de crédito de uma empresa do segmento bancário, estratificando os dados do processo de formalização de contratos de limite de crédito, a fim de definir um problema para atuar. A partir da definição do problema, é decidido então pela concentração de esforços para melhorar a performance do processo, em que se estabeleceu os KPI’s de redução do tempo total do processo, disponibilização de informação sobre os processos em andamento e tempo de processamento interno despendido no processo de formalização de contratos de limite de crédito. Para tal resolução, na revisão bibliográfica são levantados diferentes programas de melhoria da produtividade e qualidade, como PDCA, BPM, Processo e Seis Sigma, comparando-os e argumentando a escolha da metodologia DMAIC, proveniente do Seis Sigma. Utilizando o roteiro DMAIC busca-se, a cada passo, entender, justificar e aplicar cada ferramenta e diretriz para a redução do tempo de retorno do cliente, tempo do processo interno e disponibilização da informação de forma centralizada. São aplicadas algumas das ferramentas básicas da qualidade, gráficos, cálculo de média, estratificação de dados, amostra aleatória, entre outros. Neste trabalho é possível identificar oportunidades de melhoria que foram detectadas, além dos resultados alcançados com as soluções implantadas e com teste de eficácia realizado. Com os resultados do presente trabalho pode-se observar como a inclusão e utilização das ferramentas da gestão de qualidade podem ser usuais no ramo de serviços, para ter controle de atividades, controle dos processos e melhoria significativa na entrega dos serviços realizados. Utilizando a melhoria contínua nos processos e outras funções é possível influenciar diretamente na satisfação do cliente, alcançando assim o atingimento das métricas do projeto e a estabilização do processo reduzindo o tempo de resposta da operação bancária.
  • Monografia Acesso aberto
    Relevância da gestão do conhecimento no processo de certificação de condicionadores de ar: um estudo de caso em uma empresa brasileira
    (2022-12) Barcos, Fabíula Sarmento
    O conhecimento, como fator competitivo, comprova que as empresas têm aceitado o desafio da Gestão do Conhecimento (GC), visando as recompensas que este empreendimento pode gerar, em um mundo onde a informação está em constante atualização. Empresas que não utilizam o melhor dos seus recursos intelectuais, deixam de explorar e desenvolver funcionários, de criar vantagens competitivas, e não tomam ciência do impacto econômico que a globalização do conhecimento pode acarretar. Assim, o objetivo geral deste trabalho é apresentar os benefícios que a utilização da GC pode trazer ao processo de certificação de condicionadores de ar. Sendo o presente trabalho um estudo de caso de caráter exploratório e qualitativo. Através da confirmação dos conceitos GC, este trabalho se propôs a descrever os processos de certificação de condicionadores de ar de uma organização de nível multinacional, situada em território nacional, e comprovar os benefícios da utilização da GC para definição de oportunidades e sugestão de melhorias. Como comprovação dos benefícios da GC para este processo destaca-se como ganho tangível, uma estimativa de saving capaz de amparar 12 planos de certificação de avaliação inicial, considerando ensaios de desempenho e ensaios de segurança elétrica. Bem como ganhos intangíveis sendo a redução do risco de cancelamento de registros junto ao INMETRO, bem como a possibilidade de aplicação das oportunidades sugeridas poderem ser aplicadas em outros processos de certificação e possibilidade de aplicação par demais mecanismos de avaliação da conformidade, ficando como sugestão para futuros trabalhos.
  • Monografia Acesso fechado
    Aplicação de business intelligence para tomadas de decisões e monitoramento de indicadores de desempenho: Estudo de caso em uma empresa de papel e celulose
    (2022-12-18) Fritscher, Douglas de Souza
    No atual cenário de competitividade em um mercado cada vez mais acirrado é inevitável que a busca por inovações e melhoria continua nos processos não cresça em conjunto também, portanto empresas que não buscarem alternativas para tais inovações correm um grande risco de ficarem obsoletas, os dados são as principais fontes de informações que uma empresa pode possuir, além disso é preciso garantir que a qualidade da fonte dos dados seja analisada de maneira correta.O proposito deste trabalho, englobou uma serie de analises, e aplicações de ferramentas para a elaboração e aplicação no cotidiano, ferramentas como PDCA, foi fundamental para a criação do painel de incêndios florestais da empresa. A partir dos resultados obtidos, foi possível facilitar ao gestor da área uma melhor tomada de decisão, uma clareza nas informações e a transparência na disseminação de informações para relatórios gerenciais e para a diretoria. Além disso, foi possível obter uma maior gestão sobre as equipes com um menor tempo de resposta até a chegada ao incêndio, foi possível obter alocação correta das equipes em pontos estratégicos e ainda um facilitador na hora de divulgar sobre os eventos que ocorreram nos anos e nos meses.
  • Monografia Acesso aberto
    Estudo de caso com análise gerencial de indicadores financeiros para auxílio aos administradores na gestão financeira e tomada de decisão
    (2022-12-12) Clós, José Eduardo Sant'Anna
    A pesquisa em questão expõe a importância do conhecimento aprofundado dos principais indicadores financeiros, aplicáveis a quaisquer empresas, bem como as correlações existentes entre si, para viabilizar uma gestão financeira eficiente com decisões fundamentadas dos administradores, sócios e empresários acerca do negócio. Para isso, demonstrou-se os resultados financeiros e números práticos de uma empresa da indústria de papel e celulose, a fim de aplicar o conhecimento discorrido e analisar as consequências correlacionadas entre os indicadores de rentabilidade, lucratividade, endividamento, composição de capital e outros relativos ao operacional do financeiro da empresa.
  • Monografia Acesso aberto
    Plano de melhoria da produtividade na linha de envase de aromatizadores: um estudo de caso em uma empresa do sul do Brasil
    (2022-12) Barcellos, Hipólito Santos
    No mercado atual a competividade das empresas está relacionada com a eficiência dos seus processos produtivos, quanto mais competitivo for o mercado, maior será a necessidade de demonstrar seu potencial de resposta. O objetivo geral deste trabalho é encontrar maneiras, utilizando o STP, de deixar a linha do envase mais produtiva analisando de forma minuciosa seus processos e com isso buscar as melhorias necessárias para obter o resultado esperado utilizando as ferramentas da qualidade, como Diagrama de Ishikawa, Diagrama de Pareto, PDCA e 5W2H. A pesquisa realizada foi classificada como um estudo de caso exploratório e teórico. Foram identificados nos processos os principais problemas na linha de produção do envase de aromatizadores de ambientes junto com suas causas raiz. Os problemas identificados foram classificados como gargalos para ajudar a compreender onde serão implementadas as ações de melhoria. Para concluir o estudo utilizou as ferramentas da qualidade para ajudar investigar a perda de produtividade na linha de envase dos aromatizadores. O presente estudo buscou obter através da aplicação do plano de ação de melhorias o aumento da produtividade da linha de envase e consequentemente o lucro da empresa. Desta forma a aplicação do PDCA e as melhorias aplicadas na linha de produção proporcionaram um ganho de aproximadamente R$210.000,00 para empresa por mês. Sendo assim, também foi obtido ganhos através de treinamento, diminuição em etapas produtivas onde não se agregava valor e outros ganhos qualitativos.