Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem por Autor "Andréia da Silva Daltoé"
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Tese Acesso aberto Empoderamento feminino: a produção de sentidos na publicidade da Avon(2022-12-16) Maria Aparecida dos Santos MotaEsta pesquisa surgiu de minhas inquietações que, desde o mestrado, voltam-se para questões envolvendo a mulher na sociedade, principalmente os discursos que circulam na mídia sobre a posição e a condição da mulher. Dentre os diversos assuntos que tratam essa temática, chamou-me a atenção o uso da palavra empoderamento nas redes sociais e na mídia — e, de certa forma, a popularidade da expressão empoderamento feminino. Em face da popularidade da palavra empoderamento, deparo-me com a publicidade dos cosméticos Avon, que faz uso dessa palavra desde 2015. Sinto-me seduzida e provocada a pensar sobre a tríade mulher-beleza-publicidade, e a pensar sobre os sentidos que estão abrigados na discursivização da palavra empoderamento pela publicidade da Avon. Em razão disso, elegemos como corpus desta pesquisa a campanha Empodere-se! e o título da página da web Beleza que faz sentido, assim como os posts e o material publicitário, que reverberaram a partir dela e circularam na publicidade da Avon no período de 2015 a 2020. Diante deste corpus, questionamo-nos: como a Avon compreende, em sua publicidade, a representatividade feminina levando em conta beleza e empoderamento feminino como paralelos? Para buscar uma resposta à essa indagação, estabelecemos o objetivo de investigar como a Avon compreende, em sua publicidade, a representatividade feminina levando em conta a beleza e o empoderamento feminino. A fim de traçar esse gesto analítico, analisamos os corpora desta pesquisa com o aporte teórico da Análise de Discurso de linha materialista. Contamos, também, com contribuições teóricas de autoras feministas para conceituar empoderamento, e com alguns teóricos da comunicação para conceituar publicidade.