Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem
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Tese Acesso fechado Uma leitura discursiva da lei 10639/2003 na trilha das desigualdades étnico raciais.(0024-05) Silva, Maria Regina Maia OliveiraRESUMO O corpo negro durante séculos recebeu marcas da sociedade que passou a determiná-lo enquanto “corpo objeto” e a colocá-lo na posição de “coisa”, ação que favoreceu a opressão e o descumprimento dos seus direitos por parte do Estado. Por intermédio da historicidade buscou-se no decorrer desse trabalho conhecer os artifícios utilizados pelo poder para que esses tratamentos fossem sendo naturalizados pelos grupos hegemônicos, ao mesmo tempo, que o movimento social negro buscou meios de resistir e combater a opressão. O interdiscurso a partir da posição sujeito do analista e formação ideológica conduziu essa leitura discursiva mostrando o dito sobre o corpo negro, mas acima de tudo enfatizando que os dizeres poderiam ser outros, isto porque, a partir da redemocratização do Brasil e da promulgação da Constituição Federal de 1988 conceitos como igualdade, cidadania e autonomia passaram a compor os textos da lei, enquanto homens e muheres negros buscavam combater o racismo. A lei antirracista da educação 10639/2003 em complemento à lei 9394/1996 propôs que tais conceitos fossem mobilizados na educação por intermédio da implementação no currículo da história de África e África brasileira, no entanto, os vetos ocorridos no § 3º do art. 26-A e Art. 79-A comprometeram tal funcionamento na sua totalidade, porque pormenorizaram sua aparição no currículo. A autonomia para o negro reside na possibilidade de uma educação, que seja segundo Freire (1967) o caminho para a cidadania, emancipação e de onde se possa pensar o “homem-sujeito”, posição que ainda se mostra distante da realidade para os corpos negros. Portanto o objetivo desse trabalho foi compreender como a Lei 10639/2003 mobiliza os conceitos de igualdade, autonomia e cidadania para o combate ao racismo e a emancipação dos corpos negros. Para tanto analisou-se o que busca o movimento social negro como proposta antirracista e o que lhes é assegurado por lei e, ainda, os entraves que surgem devido ao papel desempenhado pelas instituições enquanto Aparelhos Ideológicos e Repressivos de Estado para a permanência do poder. Com isto, ficou claro que o racismo no Brasil é estrutural e que para combatê-lo será necessário mais que leis, que se mobilize as camadas populares, buscando sua maior representatividade em posição de poder, porque é de lá que continua a fluir toda decisão e de onde se parte todo tipo de manual que tenha como proposta a mudança na base do sistema. Palavras-chave: corpo negro. Autonomia. lei 10639/2003.Dissertação Acesso aberto Os estágios de desenvolvimento e as representações semióticas no contexto do processo ensino-aprendizagem na matemática(2003) Cardoso, Marleide CoanThe objective of this study is to verify the possible existent relations among intelectual development stages and the semiotic representation, in the teaching and learning Mathmatics processes, connected to the study of the function. The sample used was the specific study. The students from first serie of Dehon High School – Tubarão – SC were responsible by the research. A sequence of activities were instruments which they utilized. The activities were shared in six groups in a mathmatic class during the school year of 2002. The activities were organized according to the contents studied by the students during that period. The revision of literature is, mainly, based on studies connected to the stages of development through the Piaget’s and Peirce’ s theories, and the relations in the teaching and learning mathmatics processes according to the context. Through the theories and analyses of the activities made by the students, some conclusions discussed around the context were specified and connected to the goal of this study and people involved in the research.Dissertação Acesso aberto Antonieta de Barros: Trajetórias discursivas(2003) Dranka, Renata Aparecida PaupitzEsta dissertação analisa, à luz do referencial teórico da Análise do Discurso de linha Francesa, alguns escritos de Antonieta de Barros, publicados nos principais jornais de Florianópolis, em diferentes momentos históricos, compreendidos entre 1900 e 1950. Para a análise desses escritos, foi necessário conhecer outros textos que se complementam e concorrem na produção de sentidos. Neles estão presentes a historicidade constitutiva do discurso jornalístico e do político; a forma de construção da legitimidade do voto e a repercussão, nos jornais de Florianópolis, do decreto de 1932, que habilitava, de forma facultativa, as mulheres ao voto; a forma de circulação da imagem da mulher nos periódicos de Florianópolis e como Antonieta de Barros se representava e era representada neste imaginário; a ascensão política de Antonieta de Barros e sua mobilização para a valorização da mulher. Relacionando o discurso jornalístico com o interdiscurso, esta dissertação analisa as expressões “à margem” e “farrapos”, mostrando as estratégias de Antonieta de Barros para esquivar-se dos gestos interpretativos, já marcados e estabilizados, enquanto elaborava outros sentidos, à partir de seu lugar, para legitimar o seu dizerDissertação Acesso aberto Incidência de clichês como critério subjacente na avaliação de textos de vestibular(2003-12) Botelho, Albertina Conceição CostaEsta dissertação teve como objetivo “verificar a incidência de clichês como critério subjacente na avaliação das produções textuais do Vestibular unificado ACAFE 2003 da Associação Catarinense das Fundações Educacionais – ACAFE”. O corpus de análise consistiu de 38 redações, de um lote de 100 redações, divididas em dois grupos, conforme a nota se conformasse entre 1δ e 2δ abaixo e acima da média do desempenho. O tema da redação consistiu nos critérios de um capitão – nesse caso o redator – para salvar sete entre onze passageiros de um navio em naufrágio. Nas redações acima da média, foram detectados 148 clichês, numa média de 2,6 clichês para cada grupo de 100 palavras. Nas redações abaixo da média foram detectados 103 clichês e uma média de 3,1 clichês para cada grupo de 100 palavras. A média de clichês foi de 7,78 nas redações acima, contra 5,15 nas redações abaixo. Houve 43,6% a mais de clichês nas redações pontuadas acima da média; todavia, o desempenho relativo 0,866:1 foi inexpressivo. Portanto, os resultados quantitativos revelaram que no lote escolhido aleatoriamente pela Comissão de Vestibular, a incidência de clichês não foi critério subjacente para qualificação das dissertações no grupo entre +1δ e + 2δ da média geral das notas do Vestibular de Verão 2003 da Acafe. Do ponto de vista qualitativo, devido as características do tema, dado que o estudante estava diante de arquétipos de personagens, e as condições de produção do texto reforçaram a presença de estereotipias com argumentos para salvar/não salvar cada um dos personagens.Dissertação Acesso aberto Análise semiótica da introdução à geometria do livro de 5ª série da coleção ideias e relações(2003-12) Constantino, Gregório AntônioEste trabalho teve como objetivo analisar os capítulos Sólidos geométricos: prismas e pirâmides e Contando faces, vértices e arestas do livro de 5a série da Coleção Idéias e relações de Tosatto, Peracchi e Stephan (2002) com base nas 10 classes de signos propostas por Peirce (2000). Os capítulos apresentam tarefas que instigam a observação de fatos naturais e culturais em primeiridade, de modo a transcendê-los em conceitos geométricos em terceiridade, mediante sistemáticas ações relacionais em secundidade. Os dados demonstram uma trajetória que se origina de quali-signos icônicos remáticos e leva o estudante a utilizar-se de legi-signos simbólicos argumentativos dedutivos, estes necessários para a resolução de problemas geométricos mais complexos. Todavia, paralela à qualidade da coleção, emergiu com muita ênfase o valor do docente como mediador e promotor dos processos semióticos em secundidade. A otimização do potencial semiótico da obra, conforme a análise, demonstrou-se dependente de sua condução pedagógica adequada.Dissertação Acesso aberto Processos ostensivo-inferenciais do filme neve sobre os cedros, de Scott Hicks(2003-12) Silva, Célia Maria daEsta pesquisa analisou os processos ostensivo-inferenciais, conforme a Teoria da Relevância, nas ações/conversações do personagem Ishmael Chambers decorrentes das cenas de audiências jurídicas do filme Neve sobre os cedros, de Scott Hicks (1999). Os dados demonstraram a acuidade da utilização dos três níveis representacionais – forma lógica, explicatura e implicatura – de Sperber e Wilson (1986, 1995) e Carston (1988) na descrição do comportamento de Ishmael Chambers no decorrer do filme, demonstrando que a comunicação não se dá por código ou inferência exclusivamente. Por outro lado, recursos cinematográficos permitiram transcender limitações de uma audiência real e, em especial, os flashbacks permitiram monitorar processos mentais dos personagens. Com base no instrumental analítico, foi possível descrever as crenças do personagem em relação à comunidade japonesa, o comportamento potencial do júri no julgamento de Kazuo Miyamoto, possível assassino de Carl Heine, e as crenças do espectador sobre esses fatos. No início da trama, Ishmael e espectador implicam a condenação do réu. O personagem, contudo, convencido do contrário, descobre provas que o inocentariam e, no julgamento, vê-se constrangido entre o cumprimento de seu dever de cidadão e a mágoa pelo término forçado de seu namoro com Hatsue, a esposa do réu. O capítulo dezesseis, as Argumentações, é capital para sua tomada de decisão. Diante da implicação factual da condenação, Ishmael decide ajudar o réu.Dissertação Acesso aberto Progressão temática em entrevista de Anthony Garotinho a Boris Casoy: análise com base na teoria da relevância(2003-12) Coral, Ruth de FariasEsta dissertação analisou a progressão temática em uma entrevista de Anthony Garotinho concedida a Bóris Casoy, na Série Presidenciáveis da Rede Record de Televisão, em 2002, a partir das noções de forma lógica, explicatura e implicatura de Sperber e Wilson (1986, 1995) e Carston (1988). Com base na explicitação do tema subseqüente, nas noções acima citadas e na função temática ou remática dos elementos retomados, estabeleceram-se doze categorias de análise. Os dados demonstraram que houve: uma prevalência da progressão com tema explícito; um equilíbrio entre progressões com base em formas lógicas de um lado e de explicaturas e implicaturas, de outro; e, um equilíbrio entre a derivação a partir de tema ou do rema da cláusula-fonte. Com base nas categorias de análise, a progressão se deu com base em: formas lógicas temáticas, 29,71% e remáticas, 20,63%; temas explicados, 16,76% e remas explicados, 12,94%; e, temas implicados, 1,05% e remas implicados, 18,82%. Apesar de boa parte dos dados decorrentes de progressão implícita serem explicados em termos do preen- chimento de variáveis pragmáticas em nível da explicatura, a noção de implicatura descreve empiricamente e permite aprofundar a noção de salto temático de Koch (1997).Dissertação Acesso aberto O papel da língua portuguesa no contexto escolar: a perspectiva dos alunos que abandonaram o ensino fundamental(2003-12) Sangaletti, Ana Regene VarelaApresenta-se, neste estudo, uma pesquisa realizada com alunos evadidos da escola que estudam no Centro Educacional de Jovens e Adultos (CEJA), localizado no município de Araranguá/SC. Trata-se de relatar os motivos pelos quais os estudantes saíram e, posteriormente, retornaram à escola, bem como o papel da Língua Portuguesa no fenômeno da evasão, conforme se elucida no primeiro capítulo. Enfatiza-se, por conseguinte, o discurso da aprendizagem, na pesquisa, visto que a perspectiva do ensino está contemplada no referencial teórico. Nesse sentido, apresenta-se um diagnóstico da escola, ressaltando sua linguagem, o discurso pedagógico e a teoria das Inteligências Múltiplas, bem como a questão da ludicidade. O ato pedagógico, na ótica dos alunos, é o conteúdo do segundo capítulo, com a apresentação, análise e discussão dos dados coletados. Os depoimentos enfocam os conteúdos programáticos, os métodos de ensino, os professores e seus respectivos sentimentos, lembranças e traumas, com destaque especial para a Língua Portuguesa. O trabalho contém propostas para a construção de uma escola diferente, centrada em uma pedagogia radical compromissada com a transformação da sociedade. Nesse contexto, destacam-se os temas que enfocam as questões da linguagem, discurso e interpretação, os pressupostos psicopedagógicos que contemplam os sentimentos e as diferentes habilidades dos seres humanos, bem como a escola que os alunos idealizam, em termos de conteúdos, métodos e postura dos professores. Embora sejam específicas para a Língua Portuguesa, tem- se a convicção de que servem, igualmente, para os demais componentes curriculares.Dissertação Acesso aberto Proposta curricular de Santa Catarina: língua portuguesa - estudo de caso(2003-12) Bonetti, Luana MedeirosNesta pesquisa, verifica-se o nível de conhecimento, compreensão, aceitação e aplicabilidade da Proposta Curricular de Santa Catarina, entre os professores, bem como de que modo a proposta contribui para uma reorientação no ensino de Língua Portuguesa no ensino fundamental. Para a obtenção dos dados foi realizada uma pesquisa do tipo estudo de caso com doze professoras de Língua Portuguesa de ensino fundamental de uma Escola Pública Estadual , localizada na cidade de Tubarão. O instrumento utilizado para a pesquisa foi um questionário, composto por quatorze questões. A pesquisa teve sua base teórica firmada no próprio documento da Proposta Curricular de Santa Catarina e em autores como Possenti, Bakhtin, Orlandi, Vygotsky, Geraldi, Perini e outros. Autores esses, que tratam do ensino de língua materna. Os dados coletados confirmaram a hipótese lançada de que a maioria das professoras de Língua Portuguesa, da escola pesquisada não tem a o necessário conhecimento da Proposta Curricular de Santa Catarina, texto que se refere à área de Língua Portuguesa, para empreender as mudanças sugeridas pelo documento. Concluiu-se que, em face dos resultados apresentados nesse estudo de caso, as oportunidades de estudo e esclarecimento do documento precisam ser revistas, de modo a garantir uma formação continuada e permanente de professores, proposta pelo próprio documento, para então serem ampliadas.Dissertação Acesso aberto Rupturas e contínuos da concordância nominal de número em textos orais de informantes de Tubarão (SC) e São Borja (RS)(2003-12) Andrade, Leila MinattiEste trabalho analisou a concordância nominal de número entre os elementos flexionáveis do Sintagma Nominal, a partir de dados de informantes de Tubarão, cidade do sul de Santa Catarina e São Borja, cidade do Rio Grande do Sul fronteiriça com a Argentina, com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Teoria da Variação e Mudança Lingüística e na quantificação estatística do Programa Computacional VARBRUL. As variáveis lingüísticas estudadas foram: posição dos elementos no sintagma nominal, classe gramatical dos elementos, relação com o núcleo do sintagma nominal, marcas precedentes, processo morfofonológico de formação do plural, tonicidade dos itens, grau dos substantivos e adjetivos. As variáveis extralinguísticas foram: idade, nível de escolaridade, sexo e cidade. Os resultados demonstraram que, corroborando os trabalhos de Scherre (1988) e de Fernandes (1996), os condicionamentos da aplicação da regra de concordância de número de acordo com a norma padrão pouco diferem nas cidades estudadas, sendo, de certa forma, uniformes, no português do Brasil. No presente estudo, o grau de significância dos grupos de fatores, em ordem decrescente, foi o seguinte: cruzamento de posição linear com classe gramatical, escolaridade, saliência fônica, marcas precedentes, relação com o núcleo, cidade, grau do substantivo e sexo.Dissertação Acesso aberto Funcionamento das atividades de leitura na terapia de reabilitação de paciente com afasia de broca: estudo de caso(2003-12) Gurgacz, GlaciEsta dissertação relata um estudo de caso realizado com uma paciente portadora de afasia de Broca, com o objetivo de descrever o funcionamento das atividades de leitura no processo terapêutico. A pesquisa foi realizada na Clínica-Escola do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba-PR, no período de março a outubro 2002. As sessões de terapia, realizadas por uma aluna estagiária do quarto ano do Curso de Fonoaudiologia e orientadas por uma supervisora, foram registradas em áudio, transcritas e analisadas em unidades-episódio. O desempenho lingüístico da paciente, anterior às atividades terapêuticas de leitura, foi comparado com o desempenho durante as atividades. Os dados evidenciaram as dificuldades lingüísticas da paciente e os efeitos da atividade de leitura no quadro dessas dificuldades. Além disso, os dados demonstraram que as atividades feitas pela terapeuta com foco na leitura servem de base para o jogo de interlocução entre terapeuta e paciente e como estímulo para o engajamento subjetivo da paciente na terapia.Dissertação Acesso aberto A reportagem jornalística no jornal do Brasil: desvendando as variantes do gênero(2003-12) Kindermann, Conceição AparecidaEsta pesquisa teve por objetivo levantar as características da reportagem no Jornal do Brasil, visando a determinar as variantes do gênero e sua função no jornal. Para isso, foram analisadas 32 reportagens veiculadas entre os dias 10 e 16 de janeiro de 2000 em quatro cadernos: Brasil, Internacional, Política e Cidade. A fundamentação teórica está apoiada na perspectiva sócio-retórica de análise de gêneros (Swales, 1990). A metodologia adotada é a mesma proposta por Bonini (2001) no projeto “Os gêneros do jornal: as relações entre gênero textual e suporte”, do qual a presente pesquisa faz parte. Tal metodologia prevê dois níveis de análise: macroestrutural (do jornal para os gêneros) e microestrutural (dos gêneros para o jornal). Em qualquer um destes níveis são considerados três focos de atenção: a literatura do meio, a estrutura textual e os aspectos pragmáticos. Em termos da presente pesquisa, realizou-se uma microanálise do gênero. A análise do corpus revelou quatro subgêneros: reportagem de aprofundamento da notícia, reportagem a partir de entrevista, reportagem de pesquisa e reportagem retrospectiva.Dissertação Acesso aberto A chegada de Hitler no inferno: percursos intertextuais ou polifônicos presentes na literatura de cordel(2003-12) Lopes, Carla Beatriz SouzaO presente trabalho propõe uma leitura do poema de cordel A chegada de Hitler no inferno, de Cuíca de Santo Amaro, a partir da idéia da literatura de cordel como um percurso intertextual e polifônico. Abordar a literatura de cordel deste ponto de vista não significa, entretanto, considerá-la literatura que só possui valor enquanto se remete a textos do passado. O objetivo do trabalho é, portanto, ler o texto já citado a partir das idéias de Mikhail Bakhtin acerca da linguagem poética enquanto dupla, ou seja, como intertextual. Para tanto, observarse-á as relações do poema de Amaro com os autos medievais, com os mitos e, ainda, com os processos que colaboram para a carnavalização do texto a ser analisado.Dissertação Acesso aberto A nota jornalística no Jornal do Brasil: um estudo do gênero textual e de sua função no jornal(2003-12) Figueiredo, Lisette FernandesO presente trabalho apresenta uma pesquisa sobre o gênero textual “nota jornalística”, desenvolvida a partir da abordagem sócio-retórica de análise de gêneros. Foi utilizada a metodologia e a proposta teórica de Swales (1990). O objetivo desta pesquisa foi identificar o padrão estrutural da nota e o seu modo de funcionamento no jornal. O corpus de análise compõe-se de 132 textos de vários cadernos do Jornal do Brasil, coletados na primeira semana de 2000. Os dados do Jornal do Brasil, de distribuição do gênero em colunas e no corpo do jornal, demonstraram uma influência sensível dos cadernos no modo como os exemplares do gênero nota jornalística estão organizados e indicaram que este gênero apresenta padrões estruturais correspondentes a três subgêneros: nota noticiosa, nota comentário e nota comentário relatado.Dissertação Acesso aberto A objetividade jornalística é (im)possível?(2003-12) Cardoso, DarleteEsta pesquisa apresenta uma reflexão sobre o que se entende por objetividade jornalística, através da análise do funcionamento discursivo e das posições de sujeito atravessadas no discurso do jornalismo. Inscrito na área de estudos da Teoria e análise de linguagens, este trabalho tem como linha de pesquisa a Análise do Discurso de orientação francesa, da qual utilizo seus procedimentos específicos, no âmbito da pesquisa, para promover uma análise comparativa entre as notícias sobre o mesmo fato (acontecimento), coletadas em dias alternados nos veículos de circulação no Estado de Santa Catarina: Diário Catarinense, A Notícia e O Estado, no período compreendido entre 1º e 31 de maio de 2002. A análise é efetuada a partir dos títulos, unidades discursivas que iniciam a cadeia narrativa do texto jornalístico. Em alguns casos analiso também o texto das matérias. O funcionamento discursivo é avaliado através dos ângulos e enfoques escolhidos pelos jornais, com vistas a verificar os efeitos de sentido e as posições de sujeito inscritas no discurso, bem como a regularidade discursiva, no esforço de compreensão da possível ou impossível objetividade do discurso jornalístico. A fundamentação teórica é composta de duas partes. Na primeira, busco no campo da Análise do Discurso a formação do sujeito afetado pela ideologia e pelo inconsciente. Faço um viés para reflexão da noção de sujeito na ciência, destacando-se o paradigma da complexidade empreendido por Edgar Morin e os estudos de Humberto Maturana. Promovo algumas reflexões acerca da noção de sujeito para investir na relação dialética da objetividade e da subjetividade na linguagem. Na segunda parte, trato do jornalismo como discurso social da realidade, passando pelo processo de produção da notícia para chegar à reflexão sobre a problemática da objetividade no jornalismo, geralmente tratada como mito pelo próprio meio. Na terceira parte, empreendo a análise propriamente dita. A idéia, mais que apontar caminhos para um fazer jornalístico responsável, é propor o debate sobre a pretensão de objetividade no discurso do jornalismo como dever ético, sem esquecer que a apreensão do objeto – o fato jornalístico – está permeado pela subjetividade do jornalista, na medida em que a condição humana é própria da existência do homem e está indissoluvelmente ligada à linguagem.Dissertação Acesso aberto O uso do hipertexto e da hipermídia no desenvolvimento das inteligências múltiplas para uma aprendizagem mais eficaz e prazerosa(2003-12) Moreira, Enzo de OliveiraEste estudo focaliza os efeitos da tecnologia na educação, especialmente a contribuição do hipertexto e hipermídia para uma aprendizagem mais eficaz e prazerosa. A revisão de literatura faz uma retomada histórica das principais teorias da aprendizagem humana, dando ênfase aos estudos de Howard Gardner sobre a teoria das Inteligências Múltiplas. Nesta pesquisa, são apresentados estudos sobre como desenvolver projetos na escola para atender os diferentes tipos de inteligência dos alunos. Outro foco teórico desta dissertação é sobre o ambiente virtual, com base em Pierre Lévy, e sobre a montagem de hipertextos e hipermídia no ambiente computacional. Com a apresentação da base teórica, esta dissertação traça os rumos norteadores para se desenvolver projetos de montagem de hipertextos e hipermídia com alunos do ensino médio, utilizando suas diferentes inteligências, objetivando desenvolver temas ligados ao ensino da Geografia. Após a montagem e a apresentação dos trabalhos, foi feito um levantamento das opiniões dos alunos e do professor envolvidos, para avaliar a contribuição que o uso do hipertexto e da hipermídia pode dar ao desenvolvimento das Inteligências Múltiplas, para uma aprendizagem mais eficaz e prazerosa.Dissertação Acesso aberto Vozes docentes: avaliando a proposta curricular de Santa Catarina(2003-12) Magnanti, Celestina InezO presente estudo tem como tema a avaliação da Proposta Curricular da Secretaria de Estado da Educação (SC) na (pela) voz do professor, com o objetivo de investigar a consistência teórico-prática dos seus princípios epistemológicos e metodológicos entre os docentes de Língua Portuguesa. O trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa exploratória, descritiva e explicativa, com coleta de dados via questionário, entrevistas e observação. Para tanto, foram enviados 40 questionários para os professores que, entre agosto e setembro de 2002, atuavam, em sala de aula, no ensino da Língua Portuguesa, nas 06 (seis) escolas da rede estadual do município de Maravilha. As entrevistas e as observações foram realizadas com 03 (três) professores, dentre os 40 (quarenta). Os dados obtidos foram analisados utilizando-se alguns procedimentos da análise do discurso, associados aos fundamentos teóricos da Proposta, de caráter sócio-interacionista (Bakhtin) e histórico-cultural (Vygostsky). Os resultados desta análise apontam para um conflito: as vozes remetem a formações discursivas antagônicas, seja no âmbito teórico, seja na relação teoria/prática. Ora os professores se expressam pelo discurso sócio-interacionista, ora suas imagens são aquelas da tradição positivista, visto que vivem ideologicamente uma situação contraditória. À igualdade da visão democrática se contrapõe uma visão marcadamente hierárquica, em que a nitidez da “ordem” estabelece um lugar para cada qual. Os três momentos da pesquisa possibilitaram-nos observar que o professor, mesmo estando sujeito a regulações do sistema educacional que estabelece uma relação de dominação, uma rígida ordem hierárquica, incidindo sobre suas atitudes e representações, no contexto da rede estadual, há a possibilidade de ruptura, da construção do novo, de projetos educativos propiciada pela PC-SC, através de sua fundamentação teórica e dos seus encaminhamentos metodológicos. O imaginário que se construiu pode ser ressignificado porque funciona como elemento de contraste e de possibilidade de novo conhecimento. Apesar do desconforto que pode provocar a tessitura contraditória do material discursivo analisado, traz questionamentos positivos, que servirão de marco para o trabalho futuro nas escolas de Santa Catarina.Dissertação Acesso aberto Os estágios de desenvolvimento e as representações semióticas no contexto do processo ensino-aprendizagem na matemática(2003-12) Cardoso, Marleide CoanO presente trabalho tem como objetivo verificar as possíveis relações que existem entre os estágios de desenvolvimento mental, as representações semióticas no processo ensino-aprendizagem da matemática atreladas ao estudo das funções. A amostra utilizada foi o estudo de caso, tendo como sujeitos da pesquisa alunos da primeira série A do Ensino Médio do Colégio Dehon – Tubarão-SC. Os instrumentos utilizados para a pesquisa foram uma seqüência de atividades divididas em seis blocos aplicadas em sala de aula no contexto das aulas de matemática durante o ano letivo de 2002. As atividades foram estruturadas respeitando-se a seqüência dos conteúdos estudados pelos sujeitos durante o ano letivo em curso. A revisão da literatura baseia-se principalmente em estudos relacionados com os estágios de desenvolvimento à luz das teorias Piagetiana e Peirciana e suas relações com o processo de ensino-aprendizagem no contexto da matemática. A partir das teorias e da análise das atividades realizadas pelos alunos, procurou-se delimitar algumas conclusões discutidas no contexto das considerações finais e conclusões relacionadas com o objeto de estudo em questão e os sujeitos envolvidos na pesquisa.Dissertação Acesso aberto Livro de la vida, de Teresa de Jesus: a autobiografia como manifestação literária feminina(2003-12) Espíndola, Dulce PanseraEsta pesquisa examina a autobiografia de Teresa de Jesus, Libro de la Vida, alicerçada principalmente nas teorias de gênero, na história e na literatura. Objetiva-se demarcar a posição da autobiografia feminina dentro do cânone literário, assim como registrar a importância desse tipo de produção como uma das formas de as mulheres estabelecerem sua incorporação à literatura e à história sem que precisassem promover um abalo na chamada grande literatura, produzida por homens, uma vez que se situam à margem do cânone oficial. Libro de la Vida surgiu a partir da necessidade de a Igreja Católica controlar os êxtases místicos experimentados por Teresa de Jesus, visto que só a confissão oral já não dava conta de tranqüilizar seus confessores. A obra analisada trata, então, do relato da história de vida de Teresa de Jesus, com ênfase aos detalhes descritivos de seus transes místicos e aos ensinamentos espirituais inovadores que ela defende, como a oração mental.Dissertação Acesso aberto A sujeição ao outro: o lugar-comum da representação do discurso político(2003-12) Anjos, Andréia da Silva Daltoé dosEsta dissertação enfoca o Discurso Político (DP) como representação previsível de um processo eleitoral. Com auxílio da Análise do Discurso, através de estudos sobre o sujeito e sua submissão ao dizer, somado a algumas entradas na teoria psicanalítica, o texto reflete sobre a relação de demanda entre o sujeito e o outro, ambos numa constante busca do preenchimento de seus vazios, inaugurados desde a concepção e representados pelo mundo simbólico da linguagem. Para tal intuito, utilizou-se um corpus formado por entrevistas num antes (set./2000) e num depois (jan./2003) do processo eleitoral em dois pequenos municípios da Região Sul de Santa Catarina, sob a hipótese de que funcionem em terreno (re)conhecido, marcado pelo lugar-comum, das identificações com o ideal, submetendo o sujeito ao outro numa troca oportuna de “favores”. Então, com o recurso a dois momentos – pré e pós-eleição – foram confrontados os dados da entrevista, apontando-se no DP, não a contradição entre um dizer e outro, mas a necessária adaptação ao outro, todos sofrendo o condicionamento do contexto sócioideológico.