Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

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  • Dissertação Acesso aberto
    A apropriação da língua escrita na escola: o gênero lenda como instrumento da ação didático-pedagógica no processo de alfabetização
    (2010-12) Santos,, Sebastiana Geny dos Santos
    Este estudo tem o objetivo de descrever os processos de apropriação da língua escrita por crianças em fase de alfabetização, partindo do pressuposto que a língua é usada socialmente como forma de ação e interação social, fundamentada no universo sócio histórico-cultural da criança (VYGOTSKY, 1999). A pesquisa se desenvolveu em sala de aula com trinta e uma crianças de uma turma da primeira série do Ensino Fundamental do Distrito Federal. Para explicar o percurso metodológico e analisar o processo de apropriação da língua escrita, foi coletada a produção textual em três momentos diferentes. Em 2005, a coleta da primeira amostra ocorreu em março; a segunda amostra ocorreu em junho e, por último, coletamos a terceira amostra em novembro. Com base na perspectiva do desenvolvimento da escrita (VYGOTSKY, 1999, 1998; LURIA, 1998) e na sequência didática (SCHNEUWLY, DOLZ,NOVERRAZ, 2004), foram detalhadamente preparadas atividades específicas de língua materna e colocadas à disposição das crianças. Dessas escolhas teórico metodológicas, foi organizada e preparada cada etapa de aprendizagem, na certeza de que as intervenções determinam o modo como as crianças escrevem. Foi utilizada a lenda como gênero de ação didático-pedagógica para criar situações de ensino-aprendizagem em que as crianças pudessem estabelecer contato com situações de escrita. Os resultados apontam que inicialmente as crianças não percebem a funcionalidade da linguagem escrita e ainda não sabem a função das letras no aprendizado da leitura e da escrita. E que a aplicação das atividades contribuíram para desenvolver capacidades de escrita combinadas à produção de texto. A análise dos dados apontou sobretudo que as estratégias e as intervenções adotadas colaboraram para um trabalho mais organizado e sistematizado, estabelecendo vínculos entre as práticas sociais e as práticas escolares mediadas pela ação da linguagem.
  • Dissertação Acesso aberto
    Lendo filmes e o poeminha do contra: o fechamento do cinematográfico na simultaneidade do fílmico
    (2010-12) Salla,, Mara Lúcia
    A proposta de pesquisa Lendo Filmes e o poeminha do contra – O fechamento do cinematográfico na simultaneidade do fílmico se inscreve no campo teórico da Análise do Discurso e analisa um filme produzido por alunos do Ensino Fundamental. Através da produção do filme, dos processos pelos quais passam os sujeitos e do descamar da singularidade dos elementos cinematográficos, entende-se o papel da memória, as determinações ideológicas e históricas que determinam os sujeitos ao assumir novas posições e as mudanças discursivas que permitem o efeito-autor. Objetiva a possibilidade de se entender um filme enquanto discurso. O discurso cinematográfico na relação com o discurso fílmico. Esses elementos são mobilizados na constituição de sujeitos e sentidos inscritos no Discurso Pedagógico.
  • Dissertação Acesso aberto
    A personagem miguilim no diálogo entre texto literário e adaptação cinematográfica
    (2011-12) Cunha,, Maribel Barbosa
    O presente estudo traz à baila o diálogo entre a obra Manuelzão e Miguilim (2001), de João Guimarães Rosa e a adaptação cinematográfica Mutum (2007), dirigida por Sandra Kogut e roteirizada por Ana Luiza Martins Costa. Buscando refletir e pensar o modo como o livro e o filme tratam e apresentam a personagem Miguilim, decidiu-se por traçar um painel analítico desta personagem principal, não só a partir de uma metodologia comparatista, mas, também, mostrando suas facetas, de modo intertextual, em livro e filme. Para tanto, sabe-se que para alguns profissionais da área literária a adaptação cinematográfica exerce uma relação de substituição – da narrativa fílmica em detrimento da narrativa literária – e também, uma relação de espelhamento, pois se tende a buscar as correspondências e discrepâncias nos dois modos de organizar os eventos narrativos, fazendo com que o aluno confunda as duas obras. Por essa razão, foram selecionados alguns teóricos, como: Avellar (2007), Candido (2000), Pellegrini (2003) e Stam (2008) que compõem a fortuna crítica sobre estudos narrativos e ensino de literatura e que responderão ao longo deste trabalho a uma série de implicações decorrentes do processo de adaptação das linguagens livro-filme. A relevância desta pesquisa para a comunidade escolar em geral, sustenta-se, pois o cinema e a literatura apresentam-se como ferramentas essenciais no processo de aprendizagem do aluno e também do próprio professor.
  • Dissertação Acesso aberto
    Escola vivida, fragmentos do ethos do Colégio Dehon: uma análise discursiva em depoimentos de alunos, professores e dirigentes
    (2012-12) Popoaski, Erly Perini
    O presente estudo é uma análise discursiva a partir dos depoimentos de alunos, professores e dirigentes, recortados do livro: Memória Pedagógica do Colégio Dehon (2008). A partir do referencial teórico da Análise do Discurso (Pêcheux e Orlandi) e da noção de ethos (Maingueneau), procurou-se problematizar os dizeres identificando processos e sentidos que os constituíram e os constituem. Em seu processo constituidor, a linguagem só poderá ser estudada considerando a realidade social, pois seus sentidos são histórico-sociais. O estudo procurou compreender como os sujeitos e os sentidos se mostram [ethos] no espaço discursivo dos depoimentos. Ao recorrer ao termo ethos, procurou-se evidenciar a noção de corpo enunciante e cenografia (Maingueneau) que se apresentam na enunciação, ampliando para a compreensão da escola como organização cultural (Morgan). Estes cruzamentos permitiram pôr em evidência uma ação conjunta desse Estabelecimento Escolar sobre seus professores, alunos e dirigentes, articulada através de maneiras de conceber, de pensar, organizar e realizar a educação e a prática escolar. A ideia de ethos escolar surge na década de oitenta, nas abordagens simbólicas da escola como organização. Trata-se de entender o ethos como um processo de construção social das representações da vida interna da escola e das suas relações com a realidade sócio-histórica em que se constitui. Nesta perspectiva, constata-se que a escola tem crenças, valores e significados compartilhados, fragmentados ou integrados, que se manifestam na linguagem e nos sentidos. Observando este movimento nos depoimentos que são objeto deste estudo, percebe-se a presença de um ethos humanista que ultrapassa o tempo e a história e se faz presença na concepção de educação, na missão, nos objetivos, nas relações interpessoais, nos projetos interdisciplinares, no espaço físico e nos símbolos que fazem a maneira de ser do Colégio Dehon – ou seja, sua identificação histórica.
  • Dissertação Acesso aberto
    Processos ostensivo-inferenciais do jogo cenas improváveis de um improvavel - um espetáculo provavelmente bom: estudo de caso com base na teoria da relevância
    (2013-12) Oliveira,, Layla Antunes de
    Improvável – um espetáculo provavelmente bom, produzido pela Cia. Barbixas de Humor, consiste num espetáculo de improvisação teatral. No jogo Cenas improváveis, a plateia sugere esquetes absurdos a serem preparados de improviso. Reconhecendo que os princípios de relevância (cognitivo e comunicativo) guiam o atendimento destas sugestões, esta pesquisa analisa, com base na Teoria da Relevância de Sperber e Wilson (1986/2001, 1995), os processos ostensivo-inferenciais em dois esquetes deste jogo, verificando a pertinência do mecanismo de interpretação guiado pela relevância para descrever e explicar como os estímulos ostensivos dos atores/jogadores supostamente são processados pela plateia; a pertinência do par incongruência/resolução na descrição e explicação da (não) deflagração do riso; e o papel dos estímulos não verbais e dos esquemas narrativos como coadjutores do processamento. Com base nos achados, conclui-se que: (a) a adequada manipulação do mecanismo de interpretação guiado pela relevância permite ao humorista propor incongruências; (b) a competência dos humoristas para gerar estímulos ostensivos que encaminham a audiência ao ponto focal onde se instala uma incongruência solucionável explica por que a plateia ri da cena e vice-versa; (c) os estímulos não verbais concorrem em importância com os estímulos verbais para a proposição/resolução da incongruência; (d) as cenas configuram-se como narrativas em ordem direta, maximizando efeitos cognitivos e minimizando esforços de processamento; e (e) a resolução das incongruências destas cenas depende da geração de implicaturas.
  • Dissertação Acesso aberto
    A CONSTITUIÇÃO DA LINGUAGEM DA CRIANÇA QUE BRINCA: EM BUSCA DA AUTORIA EM JOGOS DIGITAIS EDUCATIVOS
    (2024-04) WEISHEIMER, Fernanda Minghetti
    Neste estudo, nosso principal objetivo é investigar minuciosamente como a materialidade digital determina a autoria durante o processo de aquisição da linguagem. Para isso, vamos explorar de forma abrangente este processo pensando por uma perspectiva do social. Além disso, propomos uma reflexão crítica do conceito de "aquisição" a se referir a linguagem, uma vez que a linguagem numa perspectiva interacionista é entendida como um elemento constituinte do sujeito. Um ponto de destaque será a investigação das relações do brincar na infância com o desenvolvimento da linguagem, bem como suas estreitas conexões com os conceitos de autoria e autonomia, sob a ótica da abordagem franco-brasileira da Análise de Discurso e das teorias interacionistas pertinentes à aquisição da linguagem. Reconhecemos a importância do brincar como um meio pelo qual a criança explora e experimenta o mundo ao seu redor, construindo significados, absorvendo experiências e constituindo a si mesma. Assim, nosso foco será nos jogos pedagógicos digitais para a primeira infância, e considerando noções como autoria e autonomia, interação e interlocução, nos perguntamos: será que jogar um jogo digital realmente é brincar? Além disso, nossa análise buscará contextualizar a materialidade digital no cenário contemporâneo da infância, pensando em como o digital modifica as experiências da infância, bem como suas relações sociais, desde o cerceamento dos sentidos até as limitações corpóreas e a privação do político. Assim, examinaremos como estes jogos digitais se relacionam com o discurso pedagógico e educacional, e como o discurso do marketing os atravessa, questionando-se sobre onde o corpo da criança se encontra nas experiências digitais.
  • Dissertação Acesso aberto
    Língua e (é) política: implicações nas normas que visam proibir a linguagem não binária no Brasil
    (2024-06) SANTOS, Renata Luiz dos
    A presente pesquisa pretende analisar o Projeto de Lei Federal n. 5.198 de 2020, o Decreto Estadual n. 1.329 de 2021 de Santa Catarina e o Projeto de Lei Municipal n. 40/2021 – que deu origem à Lei Ordinária n. 7.942 de 2021 do município de Criciúma/SC – todos relacionados à proibição da linguagem não binária em escolas e documentos públicos, com o objetivo de entender por que determinada classe política tem empreendido esforços para legislar sobre os usos da Língua Portuguesa no país. A análise se pauta nas pistas deixadas nos textos legais em questão, buscando refletir sobre a relação entre Estado e língua, e entre Estado e suas formas de gestão do indivíduo. O exame deste recorte legislativo dar-se-á sob a perspectiva dos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de linha materialista, campo do saber situado entre a Linguística e as Ciências Sociais, que nos permite investigar os mecanismos ideológicos que permeiam a produção e a reprodução de sentidos na contemporaneidade brasileira. Esta dissertação valer-se-á de conceitos fundamentais como gênero, sujeito, ideologia, discurso e aparelhos de Estado, que serão articulados na análise do corpus selecionado. A pesquisa aspira contribuir para diversos campos de estudo, ao pensar a língua enquanto território de disputa de/por sentidos. Com a problematização da intersecção entre os domínios político, linguístico e educacional, busca-se fomentar uma compreensão crítica das dinâmicas sociais e discursivas em nosso país, promovendo uma reflexão sobre as relações entre linguagem, poder estatal e construção de subjetividades.
  • Dissertação Acesso aberto
    Monotongação dos ditongos /aj/, /ej/, /ow/ no português falado em Tubarão (SC): estudo de casos
    (2004-12) Pereira, Gerusa
    Esta dissertação trata da descrição do apagamento das semivogais /j/ e /w/ dos ditongos orais /aj/ /ej/ e /ow/em textos orais de Tubarão (SC) na fala de informantes de faixa etária diversificada. Como pressupostos teórico-metodológicos, partimos da Teoria da Variação e Mudança Lingüística, nos moldes da Sociolingüística de William Labov. Os resultados alcançados na pesquisa nos levam à constatação de que monotongação por que estão passando os respectivos ditongos estão evidenciando uma mudança, visto que os apagamentos das semivogais em contextos lingüísticos específicos (nestes ditongos) foram categóricos nas três faixas etárias investigadas: crianças, adultos e idosos.
  • Dissertação Acesso aberto
    Literatura e história: intertextos em memorial do convento, de José Saramago
    (2004-12) Antunes, Marilda Coan
    Esta dissertação abrange uma leitura analítica do romance “Memorial do Convento”, de José Saramago, direcionada pela intertextualidade História-Literatura, para mostrar como o discurso estético, ao apropriar-se do discurso da História projeta um outro olhar sobre os fatos históricos. Então, abordam-se teorias sobre ideologia e discurso, bem como relativamente à Historia, em dois sentidos: História narrativa, fatual, documento e História do cotidiano problematizadora. A intertextualidade, no que concerne a esta leitura analítica de “Memorial do Convento” organiza-se no sentido de projetar este romance, dito também crônica-história, como paródia, contracanto da narrativa histórica de fatos que marcaram o reinado de D. João V, mais especificamente a construção do Convento de Mafra e a Inquisição. Categorias narrativas, abrangendo tempo, espaço, personagens e narrador tornam-se nucleadoras da leitura analítica, que vai sendo desencadeada a partir de uma análise das formações discursivas enunciadas pelo universo ficcional que vai construindo D. João V, Dona Maria Ana Josefa, Dana Maria Bárbara, Baltazar Sete Sois e Blimunda.
  • Dissertação Acesso aberto
    Influência de implicaturas na elaboração de resumo sem consulta ao texto de base: estudo de caso com base na teoria da relevância
    (2004-12) Godoi, Jaqueline Marcos Garcia de
    Neste estudo de caso, verificou-se a influência de implicaturas na elaboração de resumo informativo sem consulta ao texto de base por parte de um acadêmico do Curso de Administração da Unidade de Içara da Universidade do Sul de Santa Catarina. Para tanto, em primeiro lugar, analisou-se texto de base e resumo, aplicando-se os conceitos de forma lógica, explicatura e implicatura de Sperber e Wilson (1986, 1995) e Carston (1988); e, em segundo lugar, compararam-se as suposições retiradas da forma lógica proposicional das sentenças do texto de resumo com as implicaturas e as suposições retiradas da forma lógica proposicional das sentenças do texto de base. Os dados evidenciaram que, dentre as 34 suposições do texto de resumo, 13 decorreram de retomadas de suposições de formas lógicas proposicionais do input linguístico e 21 derivaram de implicaturas (38,24% e 61,76%, respectivamente). Esses resultados permitem concluir que as implicaturas do texto de base exerceram significativa influência na elaboração do resumo, uma vez que o resumo foi preponderantemente construído a partir da combinação de suposições retiradas da forma lógica das sentenças do texto de base com o conhecimento enciclopédico do autor do resumo.
  • Dissertação Acesso aberto
    Reabilitação fonoaudiológica do afásico em uma perspectiva focalizada no cotidiano
    (2004-12) Pacheco, Roberto
    Esta pesquisa avaliou procedimentos para a reabilitação fonoaudiológica do Afásico a partir de uma perspectiva focalizada no cotidiano, com base na hipótese que, inicialmente, devem-se estabelecer critérios, atividades e instrumentos de trabalho com base na história de vida, sendo necessário, portanto: a) assumir uma postura teórica que permita transcender os clássicos critérios neurológicos e lingüísticos, buscando, sobretudo, redimensionar os conceitos de cotidiano, linguagem, comunicação, relação e incapacidade; e, b) assumir uma postura profissional que não fique apenas no âmbito do consultório, centrada exclusivamente em atividades orais e escritas objetivadas a atenuar os sintomas afásicos. Fundamentado na Pragmática lingüística, na abordagem Neurolingüística em afasiologia, no conceito sociológico de vida cotidiana, na perspectiva funcional de reabilitação e na Biologia do Conhecer, foram estabelecidos critérios e elaboradas atividades com base no cotidiano, ou seja, com base na vida humana real. O roteiro de atividades foi testado mediante estudo de caso com um Afásico, acompanhado durante onze sessões compostas de atividades domiciliares, extra-domiciliares e de consultório. Os resultados indicam a modalização dos critérios para a reabilitação da afasia; a necessidade do resgate da condição de humanidade no processo de reabilitação do Afásico e da ampliação das discussões sobre o papel terapêutico do fonoaudiólogo; e, um diálogo possível entre as ciências da linguagem, sociais e da saúde.
  • Dissertação Acesso aberto
    A sujeição ao outro: o lugar-comum da representação do discurso político
    (2003-12) Anjos, Andréia da Silva Daltoé dos
    Esta dissertação enfoca o Discurso Político (DP) como representação previsível de um processo eleitoral. Com auxílio da Análise do Discurso, através de estudos sobre o sujeito e sua submissão ao dizer, somado a algumas entradas na teoria psicanalítica, o texto reflete sobre a relação de demanda entre o sujeito e o outro, ambos numa constante busca do preenchimento de seus vazios, inaugurados desde a concepção e representados pelo mundo simbólico da linguagem. Para tal intuito, utilizou-se um corpus formado por entrevistas num antes (set./2000) e num depois (jan./2003) do processo eleitoral em dois pequenos municípios da Região Sul de Santa Catarina, sob a hipótese de que funcionem em terreno (re)conhecido, marcado pelo lugar-comum, das identificações com o ideal, submetendo o sujeito ao outro numa troca oportuna de “favores”. Então, com o recurso a dois momentos – pré e pós-eleição – foram confrontados os dados da entrevista, apontando-se no DP, não a contradição entre um dizer e outro, mas a necessária adaptação ao outro, todos sofrendo o condicionamento do contexto sócioideológico.
  • Dissertação Acesso aberto
    Rupturas e contínuos da concordância nominal de número em textos orais de informantes de Tubarão (SC) e São Borja (RS)
    (2003-12) Andrade, Leila Minatti
    Este trabalho analisou a concordância nominal de número entre os elementos flexionáveis do Sintagma Nominal, a partir de dados de informantes de Tubarão, cidade do sul de Santa Catarina e São Borja, cidade do Rio Grande do Sul fronteiriça com a Argentina, com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Teoria da Variação e Mudança Lingüística e na quantificação estatística do Programa Computacional VARBRUL. As variáveis lingüísticas estudadas foram: posição dos elementos no sintagma nominal, classe gramatical dos elementos, relação com o núcleo do sintagma nominal, marcas precedentes, processo morfofonológico de formação do plural, tonicidade dos itens, grau dos substantivos e adjetivos. As variáveis extralinguísticas foram: idade, nível de escolaridade, sexo e cidade. Os resultados demonstraram que, corroborando os trabalhos de Scherre (1988) e de Fernandes (1996), os condicionamentos da aplicação da regra de concordância de número de acordo com a norma padrão pouco diferem nas cidades estudadas, sendo, de certa forma, uniformes, no português do Brasil. No presente estudo, o grau de significância dos grupos de fatores, em ordem decrescente, foi o seguinte: cruzamento de posição linear com classe gramatical, escolaridade, saliência fônica, marcas precedentes, relação com o núcleo, cidade, grau do substantivo e sexo.
  • Dissertação Acesso aberto
    A face da bruxa sem lado esquerdo
    (2004-12) Fiamoncini, Mazilda
    Este estudo propõe uma abordagem discursiva do tema da formação conflituosa da imagem da mulher, na qual se projeta a imagem da bruxa que desvirtua, que ilude e que destrói, questionando essa idéia maniqueísta, que permeia os contos de fada e outras narrativas literárias, bem como a própria história da mulher, procurando-se mostrá-la como construtora de um eu mais firme, capaz de enfrentar e vencer as forças destrutivas que “habitam” o ser humano e estigmatizam a imagem da bruxa, mostrando-a como uma mulher; mostrando a face integral do ser que se modela e se constrói alicerçado no confronto das oposições, cuja coexistência se faz imprescindível à sua constituição. Explora também o sentido do “esquerdo” instaurado historicamente como o lado do mal, do negativo, restabelecendo sua importância para a afirmação do bem. Para uma melhor compreensão dos efeitos da dominação do discurso masculino sobre o feminino, procedeu-se a um retrospecto histórico da construção da imagem da mulher desde os tempos mais remotos, perpassando os séculos XVI, XVII e XVIII – quando a Inquisição estava no auge –, alcançando os tempos hodiernos. A revisão teórica focaliza o discurso em sua interface com o ideológico e o psicanalítico, bem como, subsidiariamente, alguns aspectos da estrutura narrativa dos contos. Com o aprofundamento do estudo pôde-se perceber a complexidade da tarefa de distinguir o mal do bem, face ao intricado das vozes que se entrelaçam e se alternam nos discursos das personagens femininas dos contos analisados e às conseqüências de suas ações. São vozes atravessadas por várias formações discursivas e por isso mesmo passíveis de contradição.
  • Dissertação Acesso aberto
    Proposta curricular de Santa Catarina: língua portuguesa - estudo de caso
    (2003-12) Bonetti, Luana Medeiros
    Nesta pesquisa, verifica-se o nível de conhecimento, compreensão, aceitação e aplicabilidade da Proposta Curricular de Santa Catarina, entre os professores, bem como de que modo a proposta contribui para uma reorientação no ensino de Língua Portuguesa no ensino fundamental. Para a obtenção dos dados foi realizada uma pesquisa do tipo estudo de caso com doze professoras de Língua Portuguesa de ensino fundamental de uma Escola Pública Estadual , localizada na cidade de Tubarão. O instrumento utilizado para a pesquisa foi um questionário, composto por quatorze questões. A pesquisa teve sua base teórica firmada no próprio documento da Proposta Curricular de Santa Catarina e em autores como Possenti, Bakhtin, Orlandi, Vygotsky, Geraldi, Perini e outros. Autores esses, que tratam do ensino de língua materna. Os dados coletados confirmaram a hipótese lançada de que a maioria das professoras de Língua Portuguesa, da escola pesquisada não tem a o necessário conhecimento da Proposta Curricular de Santa Catarina, texto que se refere à área de Língua Portuguesa, para empreender as mudanças sugeridas pelo documento. Concluiu-se que, em face dos resultados apresentados nesse estudo de caso, as oportunidades de estudo e esclarecimento do documento precisam ser revistas, de modo a garantir uma formação continuada e permanente de professores, proposta pelo próprio documento, para então serem ampliadas.
  • Dissertação Acesso aberto
    A nota jornalística no Jornal do Brasil: um estudo do gênero textual e de sua função no jornal
    (2003-12) Figueiredo, Lisette Fernandes
    O presente trabalho apresenta uma pesquisa sobre o gênero textual “nota jornalística”, desenvolvida a partir da abordagem sócio-retórica de análise de gêneros. Foi utilizada a metodologia e a proposta teórica de Swales (1990). O objetivo desta pesquisa foi identificar o padrão estrutural da nota e o seu modo de funcionamento no jornal. O corpus de análise compõe-se de 132 textos de vários cadernos do Jornal do Brasil, coletados na primeira semana de 2000. Os dados do Jornal do Brasil, de distribuição do gênero em colunas e no corpo do jornal, demonstraram uma influência sensível dos cadernos no modo como os exemplares do gênero nota jornalística estão organizados e indicaram que este gênero apresenta padrões estruturais correspondentes a três subgêneros: nota noticiosa, nota comentário e nota comentário relatado.
  • Dissertação Acesso aberto
    A chegada de Hitler no inferno: percursos intertextuais ou polifônicos presentes na literatura de cordel
    (2003-12) Lopes, Carla Beatriz Souza
    O presente trabalho propõe uma leitura do poema de cordel A chegada de Hitler no inferno, de Cuíca de Santo Amaro, a partir da idéia da literatura de cordel como um percurso intertextual e polifônico. Abordar a literatura de cordel deste ponto de vista não significa, entretanto, considerá-la literatura que só possui valor enquanto se remete a textos do passado. O objetivo do trabalho é, portanto, ler o texto já citado a partir das idéias de Mikhail Bakhtin acerca da linguagem poética enquanto dupla, ou seja, como intertextual. Para tanto, observarse-á as relações do poema de Amaro com os autos medievais, com os mitos e, ainda, com os processos que colaboram para a carnavalização do texto a ser analisado.
  • Dissertação Acesso aberto
    Funcionamento das atividades de leitura na terapia de reabilitação de paciente com afasia de broca: estudo de caso
    (2003-12) Gurgacz, Glaci
    Esta dissertação relata um estudo de caso realizado com uma paciente portadora de afasia de Broca, com o objetivo de descrever o funcionamento das atividades de leitura no processo terapêutico. A pesquisa foi realizada na Clínica-Escola do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba-PR, no período de março a outubro 2002. As sessões de terapia, realizadas por uma aluna estagiária do quarto ano do Curso de Fonoaudiologia e orientadas por uma supervisora, foram registradas em áudio, transcritas e analisadas em unidades-episódio. O desempenho lingüístico da paciente, anterior às atividades terapêuticas de leitura, foi comparado com o desempenho durante as atividades. Os dados evidenciaram as dificuldades lingüísticas da paciente e os efeitos da atividade de leitura no quadro dessas dificuldades. Além disso, os dados demonstraram que as atividades feitas pela terapeuta com foco na leitura servem de base para o jogo de interlocução entre terapeuta e paciente e como estímulo para o engajamento subjetivo da paciente na terapia.
  • Dissertação Acesso aberto
    A reportagem jornalística no jornal do Brasil: desvendando as variantes do gênero
    (2003-12) Kindermann, Conceição Aparecida
    Esta pesquisa teve por objetivo levantar as características da reportagem no Jornal do Brasil, visando a determinar as variantes do gênero e sua função no jornal. Para isso, foram analisadas 32 reportagens veiculadas entre os dias 10 e 16 de janeiro de 2000 em quatro cadernos: Brasil, Internacional, Política e Cidade. A fundamentação teórica está apoiada na perspectiva sócio-retórica de análise de gêneros (Swales, 1990). A metodologia adotada é a mesma proposta por Bonini (2001) no projeto “Os gêneros do jornal: as relações entre gênero textual e suporte”, do qual a presente pesquisa faz parte. Tal metodologia prevê dois níveis de análise: macroestrutural (do jornal para os gêneros) e microestrutural (dos gêneros para o jornal). Em qualquer um destes níveis são considerados três focos de atenção: a literatura do meio, a estrutura textual e os aspectos pragmáticos. Em termos da presente pesquisa, realizou-se uma microanálise do gênero. A análise do corpus revelou quatro subgêneros: reportagem de aprofundamento da notícia, reportagem a partir de entrevista, reportagem de pesquisa e reportagem retrospectiva.
  • Dissertação Acesso aberto
    Os estágios de desenvolvimento e as representações semióticas no contexto do processo ensino-aprendizagem na matemática
    (2003-12) Cardoso, Marleide Coan
    O presente trabalho tem como objetivo verificar as possíveis relações que existem entre os estágios de desenvolvimento mental, as representações semióticas no processo ensino-aprendizagem da matemática atreladas ao estudo das funções. A amostra utilizada foi o estudo de caso, tendo como sujeitos da pesquisa alunos da primeira série A do Ensino Médio do Colégio Dehon – Tubarão-SC. Os instrumentos utilizados para a pesquisa foram uma seqüência de atividades divididas em seis blocos aplicadas em sala de aula no contexto das aulas de matemática durante o ano letivo de 2002. As atividades foram estruturadas respeitando-se a seqüência dos conteúdos estudados pelos sujeitos durante o ano letivo em curso. A revisão da literatura baseia-se principalmente em estudos relacionados com os estágios de desenvolvimento à luz das teorias Piagetiana e Peirciana e suas relações com o processo de ensino-aprendizagem no contexto da matemática. A partir das teorias e da análise das atividades realizadas pelos alunos, procurou-se delimitar algumas conclusões discutidas no contexto das considerações finais e conclusões relacionadas com o objeto de estudo em questão e os sujeitos envolvidos na pesquisa.