Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem por Autor "Anjos, Camila Borges dos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto Movimentos de autoria nas aulas de inglês(2015) Anjos, Camila Borges dosO objetivo deste estudo é investigar se/como acontece o processo de autoria nas aulas de Língua Inglesa, enquanto um segundo idioma. Nesse movimento, não estamos tratando de um falante ideal, que aprenderá uma segunda língua na escola como se fosse sua primeira, mas de um aluno que vivenciará o idioma e os valores culturais de outros países sem a exigência de falar como um nativo. O percurso metodológico se dá no espaço da sala de aula, a partir de um estudo de campo realizado com alunos do ensino médio de uma escola pública, onde se observou que as práticas de ensino, voltadas principalmente à tradução, classificação gramatical e decodificação textual, não possibilitavam ao aluno um trabalho de construção de sentidos na língua, para constituição do sujeito autor. E, na tentativa de que isso fosse possível, a escola em que se desenvolveu a pesquisa foi palco de propostas de ensino e de aprendizagem de língua inglesa voltadas à prática discursiva da língua-alvo a partir de atividades com vídeos, banners, etc. O trabalho possibilitou ao aluno ensaiar outras formas de construção de sentidos, por meio da linguagem imagética, que atravessou a música e a produção audiovisual. A ideia era que estas atividades pudessem contribuir para o aluno assumir o espaço de autor num segundo idioma em práticas de leitura, escrita e interação na língua. Buscando respostas a um ensino que possibilite um trabalho com a língua de modo que não a dissocie das situações significativas em que ocorre, é que esta pesquisa fundamenta-se na perspectiva da Análise do Discurso de linha francesa, onde julgamos encontrar possibilidade de pensar as questões do ensino no espaço da polissemia, da produção de novos sentidos, fugindo, desse modo, de práticas de ensino que ainda se resumem à cópia e à repetição na língua.