Letras
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Letras por Autor "OLIVEIRA, Maria das Dores Brandão de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso aberto Planejamento pedagógico do professor no contexto das tecnologias digitais: procedimentos, recursos e técnicas para planejar e executar aulas(2021) MATOS, Joelma Oliveira de; DUARTE, Solaine de Oliveira MartinsAs tecnologias digitais em nossa sociedade têm sido bastante utilizadas, permitindo que os indivíduos estejam conectados e obtendo diversos benefícios por meio destas e, a prática pedagógica não está exclusa do mundo digital, tendo em vista que os alunos inseridos nas instituições de ensino estão sempre querendo contato com as novas tecnologias a fim de facilitar a execução das atividades escolares. Por isso, este artigo tem como foco discorrer sobre como os recursos tecnológicos digitais podem auxiliar os professores na melhor forma de planejar e executar aulas, visto que ainda há docentes com pouco domínio das ferramentas digitais e alguns resistentes em aprender manuseá-las e ensinar o uso das mesmas aos seus alunos. A pesquisa está pautada nos aportes teóricos de Moran, Masetto e Behrens (2006) e Júnior (2020) os quais dialogam acerca dos melhores procedimentos metodológicos no uso das novas mídias digitais a fim de favorecer a ação e planejamentos pedagógicos. Para tais questões, este trabalho traz algumas orientações de como os educadores podem utilizar celulares, computadores, smartphones e diversos aparelhos tecnológicos como meios que proporcionam o melhor desempenho no ensino-aprendizagem. O artigo em questão foi discorrido por meio da metodologia qualitativa que se insere no quesito de traçar estratégias de trazer procedimentos, técnicas e recursos primordiais nas atividades docente, permitindo que a relação entre professor e aluno torne-se significativa com o uso das novas tecnologias no ensino.Artigo Científico Acesso aberto Tecnologias assistivas: recursos e métodos adequados para a educação inclusiva(2021) SILVA, Wagner Santos; SILVA, Marcela Carine MonteiroOs diversos recursos tecnológicos inseridos na sociedade têm como principal função facilitar as práticas sociais, sejam elas educacionais, de trabalho, comunicação, informação ou conhecimento. As tecnologias tem o poder de melhorar a produção em diversos ambientes que o indivíduo está inserido, no âmbito escolar não é diferente, tendo em vista que o uso de métodos e recursos necessários para a educação vem se tornando cada vez mais necessário, principalmente no que se refere ao exercício de uma educação inclusiva. Para isso, existem as tecnologias assistivas, as quais facilitam a inclusão de pessoas com deficiência ou necessidades especiais no contexto escolar. Haja vista estes aspectos, este artigo tem como objetivo discutir como e porque as tecnologias assistivas precisam ser inclusas nos ambientes de ensino, além de detalhar sobre o que elas são. Esta pesquisa segue as concepções de Bersch (2006) e (2007) sobre as Tecnologias Assistivas (TA) e como estas devem ser inseridas na escola com o intuito de haver a inclusão educacional, além disso, o trabalho traz algumas afirmações de Sassaki (1997) acerca da importância de exercer a prática de ensino de maneira que inclua todos os que obtêm deficiência no ambiente de aprendizagem. Utilizamos neste artigo a pesquisa bibliográfica qualitativa investigativa diante de outros artigos e livros publicados diante da temática, e assim fundamentar os argumentos de como diversos recursos tecnológicos são adaptados ou construídos com finalidade de incluir aqueles que por causa de uma limitação pode ser excluído do ensino e aprendizagem.