Psicologia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Psicologia por Autor "ANDRADE, Tiago Lino"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Monografia Acesso aberto Considerações aos professores da educação infantil sobre inclusão de crianças com autismo na sala de aula(2023-11-16) LIMA, Bárbarah Fernanda Perini; VITORELLI, Bruna Ferreira; ANDRADE, Tiago LinoEmbora temas como inclusão e autismo tenham ganhado força nas últimas décadas, educadores e sistemas educacionais enfrentam dificuldades em propiciar um ensino e ambiente educacional adequados para os alunos com deficiências. O presente trabalho tem como objetivo apontar ferramentas adequadas a fim de auxiliar os professores no processo de adaptação e no processo de ensino-aprendizagem dos alunos com TEA e promover uma reflexão sobre as principais dificuldades enfrentadas pelos professores frente ao processo de inclusão de alunos com transtorno do espectro autista em sala de aula. O presente estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica nas principais fontes de artigos acadêmicos e resultou em apontamentos as principais dificuldades que os professores encontram diariamente com a crescente demanda de alunos com autismo nas salas de aula, assim como a necessidade de métodos, ferramentas e intervenções adequadas para potencializar o processo de aprendizagem e ensino de habilidades sociais destes alunos. Apresenta como principal contribuição acadêmica, um direcionamento conciso para profissionais da área da educação e da psicologia para que possam, através das informações contidas e ferramentas apresentadas no estudo, favorecer o processo de ensino aprendizagem, compreender e lidar com os desafios associados ao transtorno do espectro autista. Estudos futuros devem investigar o aumento de diagnóstico de TEA e a possibilidades de mudanças atitudinais na sociedade e no sistema educacional brasileiro.