Psicologia
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Artigo Científico Acesso aberto A comunicação como estratégia na relação família x escola(2023-11) STIGER,, Bárbara Duarte; SILVA,, Bianca de Carvalho; MARTINES,, Gabriella Arenda de Almeida; OLIVEIRA,, Larissa Cristina Soares de SouzaO presente estudo teve como objetivo fomentar uma análise acerca da relevância da comunicação no contexto da educação, especialmente no que se refere à interação entre a família e a escola. A problemática inicial parte da compreensão do conceito de comunicação, suas diferentes modalidades e a necessidade de implementar novas abordagens de ensino e aprendizado, em consenso com a cultura predominante na atualidade. Assim, o propósito deste estudo foi estabelecer conexões estratégicas entre os conceitos família e a escola por meio de uma comunicação eficaz e conceitualmente transparente, visto que a família e a escola são consideradas contextos cruciais para o desenvolvimento humano, sendo fundamental a existência de uma ligação apropriada entre esses dois espaços. Com base no que foi encontrado na literatura, observou-se que apesar de se saber da relevância e os benefícios da comunicação na relação família-escola, ainda há algumas problemáticas nesse processo, como o afastamento da família do ambiente escolar, provocado pelos meios excessivamente formais usados pela instituição educacional, como as tradicionais reuniões escolares. Desse modo, é necessário que novas pesquisas a respeito do tema sejam realizadas para se encontrar soluções práticas para estas dificuldades.Artigo Científico Acesso aberto A depressão e sua relação à ideação suicida no filme “Por lugares incríveis” a partir da teoria cognitivo comportamental(2023-11) TIZO, Leonardo Sena; LOPES, Douglas Sales; OLIVEIRA, Nicoly Paula de; DIAS, Paulo Vinicio; VERALDI, Lara AmaralO trabalho teve como objetivo explorar a representação da depressão no filme "Por Lugares Incríveis" sob a perspectiva da Teoria Cognitivo-Comportamental (TCC). A pesquisa buscou examinar como os elementos cognitivos, comportamentais e emocionais relacionados à depressão são retratados no enredo do filme. Por meio de uma análise qualitativa, destacamos as principais cenas para evidenciar momentos entre os personagens principais Theodore Finch e Violet Markey que foram examinados à luz dos princípios da TCC. A pesquisa investigou as distorções cognitivas, os padrões comportamentais disfuncionais e as emoções associadas à depressão, conforme apresentados no filme. Os resultados revelaram que "Por Lugares Incríveis" oferece uma representação complexa da experiência da depressão, abordando tanto os aspectos cognitivos quanto comportamentais da condição. O filme retrata com sensibilidade as distorções cognitivas comuns, como a autocrítica excessiva e a visão negativa de si mesmo e do mundo, bem como os comportamentos de evitação e isolamento sociais frequentemente observados em indivíduos deprimidos. Essa análise à luz da TCC contribuiu para uma compreensão mais aprofundada da forma como a depressão é retratada no filme. Além disso, destacou a importância de abordagens terapêuticas baseadas nessa teoria, como a reestruturação cognitiva e a modificação de comportamentos disfuncionais, no tratamento da depressão. Este estudo amplia o conhecimento sobre a relação entre o cinema e a saúde mental, evidenciando a aplicação da TCC na análise de obras audiovisuais relacionadas à depressão. Também ofereceu insights relevantes para profissionais da área da saúde mental, cineastas e espectadores interessados em entender e abordar a depressão de maneira mais efetiva.Artigo Científico Acesso fechado A dimensão social da subjetividade de pessoas com deficiência em relação à mobilidade urbana: um ensaio teórico(2023-11) SENDA, FernandaO artigo busca discutir as repercussões na formação de subjetividade da pessoa com deficiência em sua relação com a cidade a partir das vivências promovidas pela mobilidade urbana. Para avançar sobre o tema, são apresentadas a evolução do conceito de deficiência ao longo do tempo, a experiência de exclusão da pessoa com deficiência nas bases da mobilidade urbana e, por fim, os principais conceitos da psicologia ambiental e da psicologia social acerca dos efeitos dessa dinâmica na formação da subjetividade da pessoa com deficiência.Artigo Científico Acesso fechado A percepção pública sobre parricídio no Brasil(2023-11) MONTEIRO, Isabella Suedt; LIMA JUNIOR, Magno Loyola; REIS, Maressa RibeiroParricídio é a nomenclatura dada aos homicídios cometidos por filhos contra seus pais e mães. Apesar de estatisticamente raros, os parricídios costumam gerar demasiada perturbação social e, consequentemente, grande repercussão midiática, além de receberem punições legais mais severas em relação a outros tipos de homicídio. Embora haja literatura sobre esse tema, ela é escassa e pouco perpassa a questão da percepção pública sobre ele, assim, justifica-se o presente estudo e seu propósito de delinear e compreender a percepção pública do parricídio. Foram coletadas opiniões de 108 pessoas acima de 18 anos, por meio de um questionário online com questões acerca do parricídio e análise destas em comparação com a literatura existente acerca desse fenômeno. Não houve considerável dissonância entre os resultados obtidos nesta pesquisa e as informações encontradas na literatura concernente ao parricídio.Artigo Científico Acesso fechado A perpetuação da violência doméstica: análise do filme “Eu, Tonya” acerca dos aspectos intergeracionais(2023-11) NUNES, Caroline Rodrigues; SOARES, Dayane Aurélia de Azevedo Abreu; COHEN, Lorena Calvino PinheiroA violência é uma construção social aprendida que causa desordem e, relações afetivas são, por diversas vezes, cenários propícios para a práticas violentas que visam o domínio do outro. A violência assistida e/ou vivida no seio familiar é fator preditor de modelos de violência futuros por conta da continuidade do padrão comportamental. Portanto, esta análise filmográfica busca identificar na produção cinematográfica “Eu, Tonya”, o processo intergeracional da violência doméstica, com o objetivo de compreender os fatores determinantes e presentes na vida de Tonya, uma brilhante patinadora dos anos 90 que teve sua vida arruinada após um crime cometido por seu ex-cônjuge, que também sofria devido à sua estrutura familiar, exemplificando, neste caso real, a transmissão intergeracional da violência no desenvolvimento de práticas violentas ou no permanecimento do papel de vítima. Com isto, busca-se apresentar uma abordagem, a Teoria do Aprendizado Social, que explique os crescentes casos de violência nos relacionamentos afetivos, identificar fatores associados e de risco, enfatizar a problemática, explanar a intergeracionalidade, pensar em estratégias de prevenção, psicoeducação e expurgar a ideia de comportamentos violentos como forma de resolução de conflitos, aspecto este que é, de acordo com a hipóteses das pesquisadoras, um dos motivos precursores da violência nas relações cotidianas e na perpetuação do fenômeno.Artigo Científico Acesso fechado Abandono afetivo e as consequências psicossociais no decorrer da vida: uma revisão narrativa(2022-12-15) Bezerra, Nataly da Silva; Melo, Jessica FerreiraO presente estudo teórico abre reflexões sobre o abandono afetivo e suas consequências no decorrer da vida do sujeito e ressalta a importância do afeto para a construção do indivíduo. Sendo o abandono afetivo a ausência de convivência e de vínculo emocional do cuidador com a prole. Através dos referenciais teóricos psicanalíticos e fontes, como artigos, livros e sites oficiais, foram identificadas consequências biopsicossociais partindo da criança até o adulto devido à negação do afeto. Atualmente, o Projeto de Lei n. 4.294/2008, do ex-deputado Carlos Bezerra, permite que ocorra a indenização por danos morais, uma forma que a justiça encontrou de punir os pais que abandonam, na tentativa de conscientizar e diminuir esse ato. Além disso, buscou-se traçar um caminho para entendermos o tema desde o ambiente familiar até o abandono afetivo propriamente dito. Percebeu-se que se encontram com muita facilidade estudos e referências teóricas voltadas à mãe, porém uma escassez de estudos referentes ao abandono afetivo paterno, que é o abandono mais comum, sendo considerado um problema histórico. Devido aos vários caminhos que o tema pode seguir, o presente estudo abre possibilidades de realização de outras pesquisas para aprofundar a discussão.Artigo Científico Acesso fechado Abandono afetivo paterno e suas consequências: análise do filme “ O garoto da bicicleta"(2023-05-29) Fernandes, Emily; Nascimento, Isabella; Paulino, Juliana; Leite, RoseliO indivíduo que vivencia o abandono paterno pode sofrer comprometimentos em seu desenvolvimento afetivo, com impactos que poderão seguir até sua vida social e profissional durante a fase adulta. O abandono não é sentido pela criança apenas no momento em que ocorre, mas sim por toda a vida, caso não seja aplicada uma intervenção. Assim, esse estudo tem como objetivo refletir sobre as consequências do abandono paterno, à luz dos conceitos Fenomenológicos Existenciais, por meio da análise do filme francês de 2011 “O garoto da bicicleta". A metodologia foi estruturada no método documental, que corresponde às informações coletadas, de forma visual e consiste em coleta, classificação, seleção de toda espécie de informação. Como conclusão, esse estudo promoveu uma reflexão à luz da fenomenologia existencial, a partir da percepção de Cyril sobre sua experiência do abandono paternal, após vivenciar o abandono e o sofrimento, assim lhe foi permitido um encontro que tornou possível ressignificar sua trajetória a respeito de sua própria existência. Palavras chaves: abandono paterno; negligência ; perspectiva fenomenológica.Artigo Científico Acesso fechado Adultização infantil: uma análise documental do filme mignonnes na perspectiva da psicodinâmica(2022-11-18) Ratajczyk Rabello Sampaio, Mariana; Nunes de Mesquita, GabrielaA adultização infantil é a precipitação das fases da vida e, como influenciadora de práticas coletivas, as redes sociais podem trazer novas configurações a comportamentos infantis, levando a criança a entrar no mundo adulto antes de estar com o desenvolvimento físico e psicológico completo. No cenário em que estamos inseridos atualmente, a criança está exposta a inúmeros estímulos alusivos ao universo adulto, ocasionando uma mescla entre o mundo infantil com o do adulto. O trabalho trata-se de uma pesquisa documental, descritiva e qualitativa e teve como objetivo analisar a repercussão da adultização infantil no desenvolvimento da criança por meio do filme Mignonnes. Este estudo analisou o filme francês, traduzido no Brasil como Lindinhas, lançado em 2020 e produzido pela diretora Maïmouna Doucouré. Para que a análise documental fosse possível, foi necessário identificar como a infância é percebida na sociedade atual, compreendendo fatores sociais que resultam na adultização pelo olhar da Psicodinâmica, o papel da sociedade e da família da criança e os riscos do acesso à internet.Artigo Científico Acesso embargado Alterações cognitivas em pacientes com HIV pós-Covid-19(2022-11-21) Romero, Maristela Pereira; Cardoso, Rayra dos AnjosIntrodução: as infecções causadas tanto pelo vírus HIV como pelo vírus Sars-Cov-2 podem afetar o sistema nervoso central e acarretar alterações cognitivas. Os domínios cognitivos mais prejudicados por ambos foram: memória, função executiva, velocidade de processamento, atenção, linguagem, dificuldade de concentração. Objetivos: avaliar, por testes, alterações na memória, função executiva e humor em indivíduos com HIV pós-Covid-19. Método: foram utilizados como instrumentos de pesquisa, um questionário sociodemográfico, o HVLT, Fluência Verbal Categórica — FAS e Animais. Para avaliação do humor, as Escala de Depressão e Ansiedade Hospitalar (HADS — Hospital Anxiety and Depression Scale) e a Escala de Ansiedade, Depressão e Estresse (EADS-21 — Depression Anxiety Stress Scale-21). Conclusões: nota-se que o autocuidado, se efetivamente realizado, colabora para a manutenção de um bom funcionamento orgânico e psicológico. Os testes de intervenção que exercitam a memória vão propiciar uma melhor qualidade de vida aos pacientes, servindo para retardar o declínio cognitivo.Artigo Científico Acesso fechado Análise do filme "Divertida Mente": como os pensamentos influenciam as emoções(2023-12) MENDONÇA, Amanda Ishikawa de , MOREIRA, Beatriz de SousaTendo em vista a importância das emoções no desenvolvimento infantil, o presente trabalho teve como objetivo a possibilidade de psicoeducação sobre as emoções no filme “Divertida Mente”. Para tanto, foi adotada uma revisão teórica, com base em pesquisas, artigos e obras na área da terapia cognitivo comportamental infantil. Os resultados obtidos revelaram que os pensamentos administram a interpretação dos acontecimentos e possuem forte influência tanto nas emoções quanto nos comportamentos, porém podem ser modificados por meio da psicoeducação. Portanto, conclui-se que por meio dessa análise conseguimos passar de uma maneira visual, lúdica e de fácil entendimento para qualquer pessoa, seja do ramo da psicologia ou não, como os pensamentos têm forte influência nas emoções da criança.Artigo Científico Acesso fechado Análise do filme "red, crescer é uma fera!": como a influência familiar interfere no desenvolvimento social de meninas pré-adolescentes(2022-12-15) Del Rio, Giovanna; Bugelli, Victória; Barros, Emanuelly; Cabral, GabrielaNa fase da pré-adolescência, as meninas se deparam com mudanças corporais que a mente muitas vezes não consegue acompanhar. Em meio a essa evolução aparecem novos desejos que pertencem a essa nova fase, sendo ela o momento do autoconhecimento e um desenvolvimento do convívio com sua rede de apoio principal, a família, que por sua vez pode acabar afetando o processo de crescimento social devido sua influência nessa fase. O objetivo desse trabalho é trazer uma discussão da influência familiar e como ela afeta o desenvolvimento e a percepção dessas jovens diante disso. O método dessa pesquisa é uma análise de mídia do filme “Red: Crescer é uma fera”. Como é visto no filme, a relação entre mãe e filha é um grande exemplo sobre como a transferência funciona na prática, Ming Lee transfere suas expectativas em Mei-Mei devido à sua infância conturbada, recriando cenários com sua própria filha, que por sua vez, ao passar por sua jornada de autoconhecimento também acaba ajudando Ming Lee a se entender melhor.Artigo Científico Acesso fechado Análise do filme tully, sob a ótica da abordagem fenomenológica existencial, frente ao tema solidão na maternidade(2023-06) Souza, Edinete; Dias, Silvana; Rodrigues, Tamires; Gomes, Vanessa; Oliveira, YasmimA solidão na maternidade pode ser compreendida como uma sobrecarga de responsabilidade, angústia existencial e falta de apoio adequado, agravada pelas pressões sociais e expectativas culturais. Esses fatores podem resultar em uma ambivalência de sentimentos vivenciados pelas mães. O objetivo deste estudo é analisar o filme "Tully" (2018) sob a perspectiva da abordagem fenomenológica existencial, buscando compreender a solidão na maternidade. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental, selecionando cinco cenas do filme e relacionando-as aos conceitos da fenomenologia existencial, tais como responsabilidade, angústia, identidade, autenticidade, sentido do ser e solidão, segundo Heidegger e Sartre. A análise revelou que a vida humana é uma experiência única e repleta de questões existenciais profundas, ressaltando a importância de reconhecer e abordar tais questões para construir uma sociedade mais inclusiva e solidária, que apoie e valorize as mulheres em sua jornada como mães.Artigo Científico Acesso fechado Análise do seriado love on the spectrum(2022-11-16) Souza, Maria Júlia; Soares, Beatriz; Nascimento, GiovanaO seriado Love in the Spectrum nos mostra as relações amorosas em pessoas que fazem parte do Espectro Autista, analisamos as implicações das dessas relações amorosas, verificamos através da observação do seriado, como ocorre o desfecho e quais são as peculiaridades das pessoas que se enquadram no espectro Autista, vamos identificar qual a relevância social das relações amorosas dos adultos e quais são as suas especificidades. Esse tema é de interesse social, através dele iremos mostrar a sociedade a importância da inclusão e ajudar a desconstruir qualquer visão errada que as pessoas tenham ao olhar uma relação amorosa em que um ou os dois parceiros sejam pessoas atípicas. Aqui consta a análise na íntegra do seriado, escolhemos personagens para comparar com a teoria psicológica da análise do comportamento, na qual foi possível encontrar resultados já esperados, como a importância das relações amorosas para as pessoas que fazem parte do espectro autista.Artigo Científico Acesso fechado Anorexia nervosa na visão da psicanálise: aplicado ao filme: “o mínimo para viver”(2022-11) Silva, Rubia; Silva, FabianaO objetivo deste artigo, foi apresentar o transtorno de anorexia nervosa pelo viés da psicanálise, por meio da representação cinematográfica ”O mínimo para viver".Através da observação de cenas que envolvem a personagem principal, investigar se os comportamentos apresentados pela mesma, podem ser explicados pela visão psicanalítica. O levantamento dos dados bibliográficos foi feito na base de dados eletrônica Scielo, Pepsic,biblioteca virtual e para complementar a pesquisa também foram realizadas visitas à biblioteca física da Universidade. Os resultados da análise fílmica apontam que por mais que a trama não deixe claro quais os motivos levaram a personagem principal ser portadora do transtorno em questão, algumas cenas são indicativas de que as condutas adquiridas pela mesma, podem ser analisadas e justificadas pela psicanálise. Termos como histeria, melancolia,trauma e pulsão de morte são esclarecidos pelos autores. Conclui-se que a análise fílmica possibilitou associar os comportamentos da personagem principal do filme “O mínimo para viver” a conteúdos estudados na disciplina de Psicanálise. Esse exercício, mesmo que por meio da ficção, também possibilitou aos acadêmicos observar os aspectos, características e sintomas do transtorno caracterizado na obra numa outra perspectiva.Artigo Científico Acesso fechado As implicações emocionais do diagnóstico de infertilidade na vida de mulheres(2023-11) SILVA, Adriane Aparecida Ferreira da; SILVA, Larissa do ÓA infertilidade consiste na incapacidade de um casal em obter êxito na gravidez dentro do período de um ano de tentativas sem uso de métodos contraceptivos, e estima-se que o número de indivíduos afetados por este diagnóstico vem aumentando nos últimos anos. O presente trabalho teve como objetivo principal compreender e analisar as implicações emocionais do diagnóstico de infertilidade na vida de mulheres brasileiras. É uma pesquisa de campo exploratória de metodologia de base qualitativa, com delineamento de estudo de caso único. Para coleta de dados foi utilizado um questionário sociodemográfico para caracterização das voluntárias, e após isso uma entrevista semiestruturada on-line com a participante que se enquadrou nos critérios de inclusão e exclusão. O resultado deste estudo é de que o diagnóstico de infertilidade dá início a um processo de luto pela perda da oportunidade e da ideia de ser mãe, que somada à pressão social e familiar, pode acarretar em sintomas de estresse, ansiedade, depressão e síndrome do pânico.Artigo Científico Acesso fechado Atenção básica de saúde: o cuidado na saúde do homem(2022-11-23) Silveira, Victoria Nohany Collina; Côrte, Isadora Della; Costa, Wesley JulianoO Cuidado na Saúde do Homem na Atenção Básica de Saúde envolve fatores sociais e governamentais. O objetivo do presente trabalho foi apresentar os fatores que influenciam o homem a buscar atendimento na atenção básica de saúde. O artigo é uma revisão integrativa e teve como critério de inclusão artigos entre 2017 e 2022, em português e na íntegra. Os critérios de exclusão foram artigos exclusivamente estrangeiros. Foi utilizado como base de dados Scientific Eletronic Library Online, Biblioteca Virtual em Saúde, Portal de Periódicos da CAPES, Periódicos Eletrônicos de Psicologia e National Library of Medicine, totalizando 13 artigos escolhidos. Analisando os artigos, parte dos homens não buscam atendimento por motivos ligados às questões de gêneros, falta de informações e qualidade no atendimento. É necessário que alguns aspectos sejam trabalhados desde a infância e que os investimentos e ações de promoção à saúde sejam mais recorrentes para que a busca pelo atendimento seja facilitada.Monografia Acesso aberto Considerações aos professores da educação infantil sobre inclusão de crianças com autismo na sala de aula(2023-11-16) LIMA, Bárbarah Fernanda Perini; VITORELLI, Bruna Ferreira; ANDRADE, Tiago LinoEmbora temas como inclusão e autismo tenham ganhado força nas últimas décadas, educadores e sistemas educacionais enfrentam dificuldades em propiciar um ensino e ambiente educacional adequados para os alunos com deficiências. O presente trabalho tem como objetivo apontar ferramentas adequadas a fim de auxiliar os professores no processo de adaptação e no processo de ensino-aprendizagem dos alunos com TEA e promover uma reflexão sobre as principais dificuldades enfrentadas pelos professores frente ao processo de inclusão de alunos com transtorno do espectro autista em sala de aula. O presente estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica nas principais fontes de artigos acadêmicos e resultou em apontamentos as principais dificuldades que os professores encontram diariamente com a crescente demanda de alunos com autismo nas salas de aula, assim como a necessidade de métodos, ferramentas e intervenções adequadas para potencializar o processo de aprendizagem e ensino de habilidades sociais destes alunos. Apresenta como principal contribuição acadêmica, um direcionamento conciso para profissionais da área da educação e da psicologia para que possam, através das informações contidas e ferramentas apresentadas no estudo, favorecer o processo de ensino aprendizagem, compreender e lidar com os desafios associados ao transtorno do espectro autista. Estudos futuros devem investigar o aumento de diagnóstico de TEA e a possibilidades de mudanças atitudinais na sociedade e no sistema educacional brasileiro.Artigo Científico Acesso fechado Cuidando de quem cuida: a ótica do paciente oculto.(2023-11) CARVALHO, Andressa da Silva; NASCIMENTO, Elisângela do; SANTOS, Luana Caetano dosO presente estudo se trata de uma revisão bibliográfica integrativa, realizada por meio de artigos encontrados no portal de Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC) e no Google Acadêmico. Para tanto, como referencial teórico, foi utilizada a visão da Psicologia e as teorias mais recentes sobre a vivência de pessoas, em grande parte familiares, que estão passando pelo desafio de amparar integralmente pacientes oncológicos em cuidados paliativos, e as influências ocasionadas na saúde mental desse público. Foram incluídos neste estudo, artigos em português brasileiro publicados entre 2018 e 2023, realizados e publicados no campo da psicologia, que se referem à pergunta norteadora “Em cuidados paliativos, como é a caracterização do paciente oculto diante das demandas do paciente oncológico” Por meio da interpretação e análise dos resultados, foi possível identificar oportunidades de estudo e desenvolvimento no campo de análise estudado, bem como a prestação de assistências especializadas e designadas para o público abordado (cuidadores familiares). Essa assistência visa oferecer apoio emocional e social, reduzindo significativamente o desgaste provocado pelo comprometimento com os cuidados prestados aos pacientes em cuidados paliativos oncológicos, além de atender às diversas implicações associadas ao papel de apoio desempenhado pelo cuidador familiar. Desse modo, foi possível observar que o cuidado com o paciente oncológico vai muito além de ministrar remédios e cuidados físicos diários; vem repleto de demandas psicológicas, que o cuidador familiar não tem a capacidade de mensurar e categorizar, em paralelo ao quadro de sofrimento de quem está sendo cuidado.Estudo de Caso Acesso embargado Doença de alzheimer: o desgaste psicológico dos cuidadores informais(2022-11-10) Brasil, Allyson Vinicius Barbosa; Balboa, Ingrid; Silva, Jamilly Aparecida Da; Amaral, Juan SalesA presente pesquisa visou entender como a doença de Alzheimer (DA) pode afetar a estrutura psicológica de cuidadores informais. O objetivo principal desta pesquisa foi identificar as contingências que caracterizam a relação paciente e cuidador informal, elencando os fatores motivadores (reforçadores) e as condicionalidades de controle aversivo presentes nessa dinâmica, portanto aferindo as sobrecargas físicas, emocionais e perfil psicológico, tendo também objetivos mais específicos como identificar os aspectos clínicos mais relevantes sobre o desenvolvimento da doença de Alzheimer. Foi realizado um estudo através do modelo de entrevista qualitativa roteirizada feita virtualmente, foram realizadas 04 entrevistas com indivíduos que viveram/vivem com portadores da DA. Para a coleta de dados deste estudo, foram necessários instrumentos como um termo de consentimento livre e esclarecido, um questionário sociodemográfico e um roteiro de entrevista semiestruturado. Os voluntários entraram em contato através de um número de WhatsApp anteriormente divulgado em diversas redes sociais, junto a uma carta convite, e em seguida, foram realizadas entrevistas por meio da plataforma Zoom. Após a transição, os relatos foram analisados com base na Análise de Conteúdo de Bardin. Por fim, os resultados obtidos se dividem em três categorias de conteúdo: 1) Aspectos motivadores para redução do desgaste psicológico dos cuidadores, 2) Aspectos coercitivos que podem aumentar o estresse do cuidador e 3) Aspectos relacionados ao curso de evolução da DA que podem influenciar no desgaste psicológico do cuidador.Artigo Científico Acesso embargado Os efeitos de um modelo de treinamento de ensino por tentativa discreta para terapeutas iniciantes(2022-11-09) Viana, Anna Beatriz; Leão, Larissa Xavier; Viana, Larissa NeresA Análise do Comportamento Aplicada (ABA) tem embasado os procedimentos mais eficazes na intervenção a pessoas diagnosticadas com autismo. O aperfeiçoamento científico a respeito da eficácia e aplicabilidade da terapia ABA, junto a constante evolução do diagnóstico do TEA, corroborou para o aumento da demanda de profissionais, gerando escassez na mão de obra qualificada. O objetivo do presente estudo foi verificar o efeito de um modelo de treinamento e a correlação no desenvolvimento de profissionais ingressantes na atuação em ABA. O treinamento foi realizado no Núcleo de Intervenção Comportamental (NIC), participaram do estudo cinco graduandos de Psicologia. O delineamento experimental utilizado foi o de linha de base múltipla com sujeito único e condições controle. A variável independente utilizada foi a intervenção em momentos distintos entre os participantes, e a variável dependente foi o percentual de desempenho de cada participante nas cinco categorias definidas e o score final. Os resultados mostram que o procedimento de treino descrito, baseado em modelação, feedbacks e ensaios foi eficaz como modelo de ensino para novos ingressantes na intervenção de crianças atípicas, validando a viabilidade de sua implementação. Os dados apontam que os cinco participantes da pesquisa demonstraram facilidade e dificuldade em categorias distintas do treinamento, onde nenhum dado demonstra similaridade na forma progressiva de aprendizado dos mesmos, e não foi possível a pontuação de 100% de aquisição em nenhuma das cinco categorias, de forma ambígua nenhum participante pontuou 0% em nenhuma das categorias, justificando a implementação de um treinamento individualizado.