Matemática
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Monografia Acesso aberto Indicadores de acesso e permanência: retratos da qualidade do ensino médio da região sul do Brasil no período de 2008 a 2017(2018) Vilas Boas, Arthur BuenoThe present essay aims at portraying the quality of High School Education in the Southern Region of Brazil, between 2008 and 2017. For this reason, a presentation on education and high school education is done, culminating in the analysis of the concept of quality, addressing educational indicators that portray the observed reality. The indicators used allow us to analyze more precisely two aspects of quality. They are: the access and permanence category, in addition, they seek, also to highlight the main rates that involve the permanence. Simultaneously with the analysis of the indicators, it is sought to present the policies that lead Education, bringing the aspects to the present day, taking into account the economic conditions and how they can influence the concept of quality. The research was developed in the dialectical scope and presents the data provided by the PNAD and INEP about the selected educational indicators. Before that, we use basic statistical methods to present the reality that can be read through the data. Still taking into consideration comments from groups and authors of the educational field, with a view to a better understanding of the addressed subject in order to be able to portray, according to authors from the educational field, the quality of High School Education in the Southern Region of Brazil based on the two educational indicators showed. It presents the reality that no significant educational changes happened on these historical grades, however, the problems that already existed still remain in the agenda.Monografia Acesso aberto A utilização do Excel como ferramenta didática no ensino de funções de primeiro e segundo grau no primeiro ano do ensino médio(2018) Silvano, Maira Fernandes Gabriel; Oliveira, Milena FidelisFazemos parte de uma geração tecnológica. Nossa vida está em constante mudança, a inovação não para. E junto com ela, também precisamos nos atualizar, sendo que o ensino e nossas ferramentas didáticas não podem ficar de fora dessa renovação, pois a sociedade irá cobrar dos nossos alunos esse conhecimento básico, mas importante, sobre o uso desses instrumentos, e nós como professores podemos lhes proporcionar de forma simples essa aprendizagem, incluindo o uso de softwares em nossas aulas. Além disso, a utilização de meios tecnológicos na educação, atrai a atenção dos alunos, o que se torna uma grande vantagem quando falamos de aprendizagem de qualidade, pois quanto mais interessado o aluno estiver, maior será seu rendimento nas atividades propostas. O presente trabalho aborda essas questões e nos proporciona a oportunidade de refletir sobre a importância da utilização do Microsoft Excel nas aulas de matemática, mais especificamente no ensino de funções de primeiro e segundo grau no primeiro ano do ensino médio. Bem como proporcionando um conhecimento básico das funções mais comuns e mais utilizadas deste software, com demonstrações e imagens de como utilizá-las e com qual finalidade, incluindo também a função de gráficos. Após essa breve apresentação, baseada em estudos realizados em diversas fontes, segue nossa maior inspiração para a execução deste trabalho, a inovação. Uma nova maneira de trabalhar situações problema em sala de aula, utilizando o Microsoft Excel. Ideias e motivações para essa inovação, encontram-se juntamente com duas problematizações relacionadas a funções de primeiro e segundo grau, geralmente apresentado aos alunos no primeiro ano do ensino médio. A oportunidade de fazer a diferença para proporcionar aos alunos uma educação de qualidade, está em nossas mãos. Esperamos que nosso trabalho seja motivação para muitos outros docentes, e mais do que isso, seja uma ferramenta para seus futuros planejamentos didáticos.Monografia Acesso aberto Proposta de aulas lúdicas com o auxílio da tecnologia Kahoot! no ensino da matemática(2018) Nascimento, Franciele Martins LeonidaUnsurprisingly, the way math subjects are addressed in elementary and high school does not raise student interest. In general, much is due to traditional teaching methodologies. This paper aims to present an alternative to the teaching of mathematics in high school through a playful activity with the help of Kahoot technology. The methodology employed in this work was the applied qualitative research with bibliographical revision and as regards its objectives is propositive, because it aims to generate knowledge for practical application, directed to the qualification of the teaching action. It is noticed that when working with play activities the teacher promotes a better integration of the students, develops the initiative, interest, curiosity, analysis capacity and reflection of the mathematical concepts, being an excellent pedagogical support for the teacher.Monografia Acesso embargado A beleza matemática do rosto humano através do visagismo: proposta de aplicações da máscara de Marquardt em sala de aula(2018) Lima, Edilene Medeiros de; Biehl, Cinthia FernandesVisando a importância da matemática no cotidiano, o presente trabalho traz a história do número de ouro aplicado a técnicas do Visagismo e na máscara de Marquardt, além de sua existência no homem Vitruviano e na geometria de acordo com referências teóricas, buscando mostrar a simetria e a harmonia que a matemática traz na verdadeira beleza. Dessa forma, propõe-se aplicações pedagógicas em sala de aula, envolvendo o uso da máscara de Marquardt, em que os alunos terão contato com todo referencial teórico para seu próprio entendimento; por fim identificarão as belezas encontradas na sala de aula, a partir de suas próprias medidas e da aplicação da máscara de Marquardt.Monografia Acesso aberto Discalculia: superação das dificuldades de ensino e de aprendizagem(2018) Silveira, Cristiane dos PassosFaced with the various learning difficulties found in the classroom, especially in mathematics, the inability to develop calculations began to be studied, mainly to avoid the labeling of children who could present some disorder, both in the questions of calculations and interpretations of mathematical statements. In this way, the present study approaches the learning disorder in mathematics called dyscalculia, presenting concepts, definitions, and the investigation of possible ways of overcoming in discalculic children. The work consists of a bibliographical research based on authors such as: Palácios (1996); Falcão (2003); Cool (1996); Morais (1997); Brito (2001); Boyer (1996); Pozo (1998); Duarte (1987); Dante (2005) and others. Thus, the pretension is to expand the studies about dyscalculia, taking the theme into the school not as a matter of time, but as a permanent discussion, contemplating the various dimensions of the student's life, since the learning difficulties are not only caused by a factor.Monografia Acesso embargado Informática na matemática: o uso do excel no ensino-aprendizagem da matemática financeira do 3ºano do ensino médio(2018) Rafael, Thayná Fernandes; Souza, Bianca Maria InêsEsta pesquisa ressalta a importância do uso de métodos diferenciados de ensino-aprendizagem, contribuindo para melhorar o interesse do aluno em sala de aula pela disciplina de matemática, com a utilização das TIC’s, especialmente do software Excel. A fundamentação teórica da pesquisa foi efetivada por meio de livros e artigos publicados. Por meio do software Excel comprovou-se que são possíveis as resoluções dos problemas propostos através das funções oferecidas pelo software. Neste trabalho apresentaram-se possibilidades de se trabalhar com a matemática financeira no 3º ano do ensino médio de forma informatizada e sem deixar de cumprir o plano de ensino da disciplina, utilizando a metodologia de resolução de problemas proposta por George Polya. Embora, alguns professores tenham dificuldades no processo de mudança, espera-se que as atividades desenvolvidas, estimule o aprendizado do aluno, como também facilite a metodologia de ensino do professor, pois as tecnologias tornam-se grandes aliadas no processo ensino-aprendizagem, possibilitando crescimento pessoal e profissional do professor e consequentemente, tornando os alunos mais críticos para alcançarem melhores desempenhos e adquirirem maior interesse pelas aulas de Matemática.Monografia Acesso aberto Aplicações financeiras por renda familiar, com perspectivas para o ensino-aprendizagem no contexto da educação financeira na cidade de Rio Fortuna - SC(2018) Roecker, EdevanO presente trabalho ressalta a importância dos conhecimentos em Educação Financeira e sua inserção no ensino da matemática. Conhecer conceitos e situações a respeito do tema torna as pessoas capazes de tomar decisões apropriadas ao que é proposto. A pesquisa é fruto de uma pesquisa bibliográfica pautada em diferentes autores e fontes. Partindo da renda média mensal das famílias Riofortunenses, apresenta-se possibilidades em aplicações financeiras oferecido pelas instituições financeiras presentes no município de Rio Fortuna – SC com perspectivas voltadas para o ensino-aprendizagem no contexto da Educação Financeira. Utilizando a metodologia de Resolução de Problemas, que é capaz de proporcionar raciocínio lógico, reflexão, criatividade, pensamento crítico e autonomia, propôs-se diversos problemas discutindo alternativas de aplicações financeiras adequadas para a renda local.Monografia Acesso aberto Resolução de problemas: resolução das questões da prova do ENEM de 2016 e 2017 aplicando o método proposto por George Polya(2018) Moreira, Gabriel AndradeEste estudo teve como principal objetivo a ser alcançado, analisar as questões relacionadas a função nas provas do Enem de 2016 e 2017 através do método de resolução de problemas proposto por George Polya. Buscando alcançar o objetivo proposto, fizemos um breve estudo histórico de Polya, as principais características e o funcionamento do método a ser utilizado, a presença da resolução de problemas nos documentos oficiais que regem a educação no país, características das provas do Enem e suas competências e habilidades, além da análise das cinco questões chave obtidas. Dessa forma, através do tratamento dos dados da pesquisa, verificamos que o método contribui de forma significativa para a resolução de problemas de função, e que pode ser tratado como um método de ensino, embora algumas dificuldades dos professores possam fazer desse processo um caminho mais difícil, o engrandecimento a personalidade e ao conhecimento dos alunos será notório.Monografia Acesso embargado Docentes do ensino médio: análise de alguns indicadores educacionais relacionados aos docentes do ensino médio nos estados da região sul do Brasil no período de 2013 a 2017(2018) Caetano, Letícia LocksThe present essay has as main goal analyze the teaching aspects of the states from the Southern region of Brazil: Paraná, Santa Catarina and Rio Grande do Sul. In order to discuss this much debated topic, a brief introduction on how we can define education was initially done, according to great authors like Saviani and Giardinetto. Right after, aspects of high school education and their current curricula will be exhibited, focusing on the last three years of the final stage of Basic Education of every individual that is part of Brazilian schools, intending to prepare these young people for social life and for the labor market, dealing with matters related to their everyday life, as well as expanding them through scientific knowledge. The High School is the phase in which the presented teachers are inserted, being that the main objective of this work, which is to present the educational aspects based on the data of the National Institute of Studies and Educational Research Anísio Teixeira (INEP) and other research sources of the same relevance as well. In the face of the current devaluation of the teachers, who face a great deal of barriers in their professional and private lives, such as the level of teaching effort, career plans of the teaching profession, regularization of the teaching staff in the schools where they work, remuneration and teacher training, historical series are presented in order to recognize aspects of the teaching reality through these data.Monografia Acesso aberto Smartphone como recurso didático: proposta para aula de matemática do ensino médio(2018) Souza, Elias Mendes de; Albino, Waldeir AmorimEste trabalho tem como temática a utilização de aplicativos para smartphones, como recurso didático com influências positivas no processo de ensino-aprendizagem de matemática, ampliando e diversificando novas formas de compreender e executar este processo. Na educação existem diversas técnicas de ensino, com contextos e particularidades distintos devido ao grande avanço tecnológico da sociedade. O professor precisa definir e utilizá-las de acordo com a realidade atual, por isso, quanto mais amplo os métodos e técnicas de ensino, maior poderá ser o alcance e sucesso no processo de aprendizagem. O projeto foi complementado através de pesquisa bibliográfica e baseado na experiência obtida através dos estágios o que possibilitou um breve conhecimento sobre o assunto abordado, descrevendo sobre os métodos tradicionais de ensino e suas transformações sofridas através do tempo. As novas tecnologias caminham junto com a educação, e os smartphones como potenciais instrumentos de distração nas aulas, podem se tornar um aliado importante no aprendizado. A proposta visa propiciar um método eficiente de aprendizagem ao discente, capaz de proporcionar-lhe a construção do próprio conhecimento através dos aplicativos Geogebra 3D e Khan Academy, no conteúdo de geometria espacial.Monografia Acesso embargado Utilização de recursos educacionais no ensino-aprendizagem de matemática na educação básica(2018) Moraes, Bruno WensingEste trabalho ressalta a importância da inserção das novas tecnologias no espaço escolar e sua coerente aplicabilidade, visto a gama de possibilidades por elas ofertadas. Conhecer os fundamentos históricos e situações a respeito deste tema torna os sujeitos envolvidos diariamente com esta realidade, capazes de jugar apropriado e vantajoso o seu uso em sala de aula como ferramenta de ensino-aprendizagem. O trabalho é fruto de uma pesquisa bibliográfica pautada em diferentes autores e fontes. Partindo do estudo do uso de Recursos Educacionais Abertos, apresenta-se possibilidades de seu proveito na elaboração de sequências didáticas inovadoras. Uma vez que, o uso destes recursos educacionais abertos auxilia na construção do conhecimento e na conscientização da comunidade escolar sobre a importância de empregar qualidade ao avanço da educação.Monografia Acesso aberto A valorização do professor de matemática do ensino médio de escolas públicas de Santa Catarina(2019) Alves, Josiane ClaudinoThis study aimed to investigate the limitations and possibilities of initial training and some aspects of working conditions, such as the bond, remuneration and continuing training of high school mathematics teachers in Santa Catarina state schools. It presents the discussion based on the data related to the acknowledgment of high school math teachers from Santa Catarina, extracted from the 2013 and 2018 School Census microdata, with the help of SPSS statistical software. Data from the educational indicator of Adequacy of Teacher Training from 2013 and 2018 were also used. Through dialectical methodology, it was found that the data suggest limitations related to the propositions brought by goals 15, 16, 17 and 18 of the National Education Plan (2014-2024) and goals 15, 16 and 17 of the Santa Catarina State Education Plan (2015-2024), indicating challenges related to improving the initial training of undergraduate mathematics courses and adjustments in working conditions for the teachers of this subject. Thus, it points to the need of raising from 36% to 100% the amount of properly trained math teachers. It indicates that 72% of math teachers are hired on a temporary basis and are not fully covered by Law No. 11.738/2008, as they are not entitled to 1/3 of the workload for planning, receive salaries that do not value the profession and do not encourage continuing education, since most have only lato sensu postgraduate degrees. It also indicates that the urgency of teacher acknowledgment is not included in the reform of High School, brought by Law No. 13,415/2017, which focuses on curricular flexibility. Furthermore, it suggests great changes in public policies for the last stage of Basic Education, since a High School education with social quality requires teachers with adequate training and with working conditions that are attractive and encourage the pursuit of the teaching career.Artigo Científico Acesso aberto A utilização do software Mathway na análise do comportamento de funções do segundo grau(2019) Oenning, MaisonEste trabalho ressalta a importância do uso dos softwares no contexto da educação buscando compreender o uso do software Mathway na análise do comportamento de funções de segundo grau. Analisando conceitos históricos das funções de segundo grau ou quadráticas, suas definições e características, testou-se o uso do aplicativo com vistas a visualização e interpretação dos resultados. A inserção consciente e planejada é pauta desta pesquisa, visando uma educação de qualidade e atrativa aos discentes. Fruto de uma pesquisa bibliográfica pautada em diversos autores e fontes, partindo do estudo das funções e dos avanços da tecnologia no contexto do ensino da matemática e considerando que o uso de tecnologias no processo de ensino auxilia na construção do conhecimento, apresentou-se possibilidades de uso da ferramenta analisando comportamentos e particularidades das funções de segundo grau.Monografia Acesso embargado Smartphones e geometria: a utilização dos aplicativos calculadora gráfica GeoGebra 3D e A.R. Platonic Solids no processo de ensino e aprendizagem dos sólidos de Platão no terceiro ano do ensino médio(2019) Corrêa, Luciane da Silva; Coelho, MarianyEste trabalho possui uma temática voltada ao uso de dois aplicativos desenvolvidos para dispositivos móveis que podem ser muito úteis quando usados como recurso didático, no processo de ensino e aprendizagem da disciplina matemática. Tendo como maior motivação as novas tecnologias, apresentamos um estudo referente ao uso dessas dentro da sala de aula, relacionando práticas de ensino com inovações tecnológicas. O projeto visa à exploração de novas formas de interação com o conteúdo matemático e para isso, utiliza a tecnologia de realidade aumentada no ensino dos sólidos de Platão. Isso porque, acreditamos que educação e tecnologia se complementam e, a partir disso, surge uma infinidade de novas possibilidades que podem contribuir significativamente na melhoria do ensino. Ressaltamos ainda que este trabalho foi baseado em vivências e experiências adquiridas no estágio supervisionado e, além disso, ele foi fundamentado em pesquisas bibliográficas. Os aplicativos Calculadora Gráfica GeoGebra 3D e A.R. Platonic Solids usados neste material, possuem a tecnologia de realidade aumentada, um moderno mecanismo que utiliza a câmera do dispositivo móvel para fazer projeções diretamente no espaço real. É relevante salientarmos que neste trabalho propomos sequências didáticas com o intuito de mostrar uma das inúmeras possibilidades em estar fazendo uso desse recurso tecnológico durante uma aula de matemática. Acreditamos, assim, que a realidade aumentada é uma tecnologia encantadora que explora a imaginação do ser humano, mantendo-o ativo no mundo real.Monografia Acesso aberto Proposta interdisciplinar de ensino-aprendizagem de regressão linear simples utilizando o método dos mínimos quadrados com base em experimentos físicos(2019) Carvalho, Lucas Martins; Viana, Rafael GonçalvesO presente estudo apresenta uma proposta interdisciplinar entre matemática e física onde se analisa a velocidade de um móvel em relação ao tempo, expressa por meio de um modelo de função polinomial do primeiro grau, com uso de ferramentas de regressão linear utilizando o método dos mínimos quadrados. O trabalho apresenta conceitos relacionados à interdisciplinaridade, sua importância e como deve ser introduzida em sala de aula. Em seguida, aborda-se a origem do termo regressão linear, o método dos mínimos quadrados e sua aplicação para que se busque o ajuste mais preciso de um conjunto de dados coletados. Por fim, utiliza-se a função polinomial de primeiro grau para a modelagem do problema proposto. Através da regressão linear pode-se criar um modelo matemático para determinar a influência que uma variável exerce sobre outra. É comum a sua utilização para determinar preços de produtos e serviços, por exemplo, na influência que o amadurecimento de um vinho exerce sobre o seu valor. Outro exemplo é a influência que a localização, estado de conservação e tamanho exercem sobre o valor de um imóvel. Para se alcançar os objetivos propostos, foi utilizado um experimento físico capaz de ser modelado por uma função polinomial de primeiro grau que, após os dados coletados, foi fundamental para a aplicação do método dos mínimos quadrados. Conclui-se que a proposta pode ser aplicada de forma eficaz dentro da sala de aula e que o método escolhido para a regressão linear se adéqua ao experimento proposto, possibilitando a execução tanto no ensino superior quanto no médio.Monografia Acesso aberto Modelagem matemática: um novo olhar sobre a praça 19 de dezembro da cidade de Armazém/ SC(2019) Maciano, Daniela MachadoO estudo deste trabalho foi realizado sobre Modelagem Matemática, uma disciplina que se destacou para a docente durante a sua graduação. Abordou-se o contexto da Modelagem Matemática, e a educação dentro do ambiente escolar, demostrando a Modelagem de diversas visões e conceitos encontrados nas bases curriculares, nos livros, artigos e sites sobre a educação Matemática. O objetivo geral foi demonstrar que se pode utilizar a Matemática no dia a dia escolar como uma metodologia diferenciada e bem-conceituada, transmitindo-se ao aluno que o ensino da Matemática é fundamental, e que ela está em toda parte. A Modelagem tem como objetivo mostrar a Matemática em situações e lugares em que não se percebe o quanto de matemática ali se encontra, fazendo com que o aluno veja a disciplina com outros olhos, para que não falem que não é preciso aprender os conteúdos, pois não irão utilizar fora da escola. Desta forma, pensou-se em um ambiente público que todos têm acesso, para aplicação da Modelagem, assim escolheu-se uma praça no município de Armazém, uma pequena cidade do Sul de Santa Catarina, que se localiza bem à frente da escola estadual da cidade. E assim foi possível desenvolver atividades bem diversificadas e dinâmicas.Monografia Acesso embargado Dificuldades que obstaculizaram o processo de apropriação do conceito de equação do primeiro grau no 7º ano do ensino fundamental(2019) Nunes, Josiane de VasconcelosO presente Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Matemática foi desenvolvido no contexto do Programa Residência Pedagógica, da Unisul, com financiamento do Governo Federal. Neste programa, observamos que os estudantes apresentavam muitas dificuldades no processo de aprendizagem em matemática, que obstaculizavam a aprendizagem dos conteúdos correspondentes ao do sétimo ano do Ensino Fundamental. A partir de tal constatação, delimitamos o seguinte problema de pesquisa: quais dificuldades obstaculizam o processo inicial de apropriação do conceito de equação do primeiro grau no 7º ano do Ensino Fundamental? Desenvolvemos sete tarefas introdutórias ao conceito de equação do primeiro grau com quatorze estudantes entre doze e treze anos de idade, matriculados no sétimo ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Rede Estadual de Ensino do Estado de Santa Catarina localizada no município de Laguna. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo experimental. Os oito encontros, de aproximadamente três horas de duração cada, foram fotografados e filmados, e os vídeos foram transcritos. Durante a análise, constatamos que a interconexão das significações aritméticas, algébricas e geométricas preconizadas no currículo catarinense para toda a Educação Básica ainda não foi apropriada pelos estudantes. Não compreendiam o caráter contínuo da unidade e que, portanto, tem início no zero e vai até o número um. Ao conceberem a unidade como um risco, alguns estudantes começavam a reta numérica a partir do número um. Também não compreendiam a relação interna (a universalidade, a essência) entre subtração e adição. Portanto, a relação que deveria ser o ponto de partida para a introdução das operações no ensino desde o 1º ano escolar, ainda era novidade para os estudantes do 7º ano. A falta de compreensão ou compreensão empírica de conceitos básicos da matemática obstaculiza o processo de aprendizagem do conceito de equação do primeiro grau.Estudo de Caso Acesso aberto Otimização de funções polinomiais utilizando conceitos de cálculo diferencial e algoritmos genéticos(2019) Rodrigues, Henrique; Machado, Nixon César SeveroIncreasingly, humans are looking for optimal solutions to their most diverse problems, seeking maximum profits and minimum costs. It is also growing, as entrance exams and competitions address optimization problems, stimulating the search for different resolution methods. This paper presents an area of artificial intelligence that has been growing a lot in the last years: the evolutionary algorithms. These algorithms mimic nature, which does not refer to the search for the optimal solution, based on Charles Darwin's natural selection. This study aims to compare solutions that can solve upper limit problems and use genetic algorithms and differential calculus. Genetic algorithms attempt to abstract and mimic the evolutionary mechanisms in problem solving that are applicable, search and optimization. To achieve the proposed objectives, two optimization problems applied in ENEM tests from previous years were solved. Use the genetic algorithm method to arrive at the approximate solution and the differential calculation to arrive at the exact solution. The methodology adopted for the work was an exploratory research through case studies. Constant, although genetic algorithm troubleshooting is in some cases approximate, it is ideal when derived from the complicated display functions.Monografia Acesso aberto Sistema previdenciário brasileiro: o déficit e a reforma(2019) Vicente, Matheus de SouzaO sistema previdenciário brasileiro vem ao longo dos anos sendo discutido e ajustado, porém essas mudanças realizadas não resolveram mas sim adiaram o problema por um tempo. Este trabalho vai tratar dos elementos que tornam o sistema previdenciário deficitário e a importância da reforma para que isso diminua e o governo volte a investir áreas vitais para os brasileiros.Monografia Acesso aberto Análise da contextualização de questões de matemática do Enem de 2018(2019) Julião, Mylena LuizEste trabalho tem como temática a análise da contextualização de questões de matemática do ENEM de 2018. Utilizamos a metodologia da pesquisa qualitativa na modalidade documental. A educação é a base de desenvolvimento da sociedade brasileira, portanto esse direito fundamental merece atenção de todos os meios governamentais, através de políticas públicas que garantam acesso igualitário nos diversos níveis educacionais. Uma dessas políticas é o ENEM, que tem como objetivo principal avaliar o desempenho dos alunos que estão ao final do ensino médio, além de ser uma das ferramentas classificatórias para ingressar em universidades. Ao analisar a contextualização de uma prova do ENEM, percebemos como os docentes devem trabalhar os conteúdos para que tenham significado com o planejamento de exercícios contextualizados no ensino regular. Através do arquivo Microdados Enem 2018, montamos uma tabela com a análise das questões uma a uma, que nos permitiu constatar que 93% das questões da área de conhecimento Matemática e suas tecnologias são contextualizadas, e apenas 23% das questões são interdisciplinares relacionadas com as áreas de física, química, biologia, geografia, educação física. Com base nesses dados, verificamos que a contextualização tem sido bem explorada nas questões, por outro lado a interdisciplinaridade precisa ser melhor representada nas questões para condizer com a Matriz de Referência do ENEM.