Matemática
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Matemática por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 33
Resultados por página
Opções de Ordenação
Monografia Acesso aberto Análise da contextualização de questões de matemática do Enem de 2018(2019) Julião, Mylena LuizEste trabalho tem como temática a análise da contextualização de questões de matemática do ENEM de 2018. Utilizamos a metodologia da pesquisa qualitativa na modalidade documental. A educação é a base de desenvolvimento da sociedade brasileira, portanto esse direito fundamental merece atenção de todos os meios governamentais, através de políticas públicas que garantam acesso igualitário nos diversos níveis educacionais. Uma dessas políticas é o ENEM, que tem como objetivo principal avaliar o desempenho dos alunos que estão ao final do ensino médio, além de ser uma das ferramentas classificatórias para ingressar em universidades. Ao analisar a contextualização de uma prova do ENEM, percebemos como os docentes devem trabalhar os conteúdos para que tenham significado com o planejamento de exercícios contextualizados no ensino regular. Através do arquivo Microdados Enem 2018, montamos uma tabela com a análise das questões uma a uma, que nos permitiu constatar que 93% das questões da área de conhecimento Matemática e suas tecnologias são contextualizadas, e apenas 23% das questões são interdisciplinares relacionadas com as áreas de física, química, biologia, geografia, educação física. Com base nesses dados, verificamos que a contextualização tem sido bem explorada nas questões, por outro lado a interdisciplinaridade precisa ser melhor representada nas questões para condizer com a Matriz de Referência do ENEM.Monografia Acesso embargado Aplicação da equação logarítmica e exponencial: atividades contextualizadas(2019) Nascimento, GiuliaLogaritmos e exponenciais são assuntos desafiadores a serem ministrados aos estudantes do ensino médio, visto que a maioria apresenta grande dificuldade de compreensão, pois geralmente são apresentados de forma mecânica, não estabelecendo uma ligação entre esses assuntos e suas reais aplicações. O presente trabalho propõe uma abordagem dos conteúdos de logaritmos e exponenciais através de atividades contextualizadas, utilizando como motivação as suas aplicações nas diversas áreas do conhecimento, oferecendo assim, possibilidades de trabalho interdisciplinar. O trabalho inicia-se com uma breve história da invenção dos logaritmos, sua definição e propriedades, seguido de aplicações em diversas áreas do conhecimento. Ressalta e justifica ainda, o uso de importantes tendências em educação matemática: a contextualização, a interdisciplinaridade, a resolução de problemas e a modelagem matemática. E, por fim, traz uma proposta de atividade no âmbito de uma de suas aplicações, o crescimento populacional, o qual observa a presença e o crescimento da bactéria Escherichia coli presentes na urina de pacientes de um laboratório do sul de Santa Catarina, através do teste laboratorial denominado Urocultura, que é considerado o padrão-ouro para a confirmação do quadro de uma infecção do trato urinário, e neste contexto sugere-se possibilidades de trabalho.Monografia Acesso aberto Aplicações financeiras por renda familiar, com perspectivas para o ensino-aprendizagem no contexto da educação financeira na cidade de Rio Fortuna - SC(2018) Roecker, EdevanO presente trabalho ressalta a importância dos conhecimentos em Educação Financeira e sua inserção no ensino da matemática. Conhecer conceitos e situações a respeito do tema torna as pessoas capazes de tomar decisões apropriadas ao que é proposto. A pesquisa é fruto de uma pesquisa bibliográfica pautada em diferentes autores e fontes. Partindo da renda média mensal das famílias Riofortunenses, apresenta-se possibilidades em aplicações financeiras oferecido pelas instituições financeiras presentes no município de Rio Fortuna – SC com perspectivas voltadas para o ensino-aprendizagem no contexto da Educação Financeira. Utilizando a metodologia de Resolução de Problemas, que é capaz de proporcionar raciocínio lógico, reflexão, criatividade, pensamento crítico e autonomia, propôs-se diversos problemas discutindo alternativas de aplicações financeiras adequadas para a renda local.Monografia Acesso aberto Aplicações matemáticas na exploração espacial: alguns desafios envolvidos na missão do Telescópio Espacial James Webb(2022-06-28) Souza, Jhonatan Nunes; Sabino, Fabrício MedeirosO James Webb Space Telescope (JWST) foi construído para ser o grande sucessor do telescópio Hubble lançado em 1990, dando início a nova era da observação espacial. O telescópio espacial James Webb está em um ponto do espaço conhecido como Ponto de Lagrange L2 no sistema Terra-Sol, que está a aproximadamente 1,5 milhões de quilômetros da Terra, posição a qual não está prevista qualquer manutenção. A partir disso, este trabalho pretende apresentar o cálculo do posicionamento do James Webb no espaço, as forças envolvidas no cálculo da posição de Lagrange L2 no sistema Terra-Sol, atribuindo expressões matemáticas para referenciado ponto, a física envolvida no lançamento de foguetes e o porquê de lançar o foguete Ariane 5 na faixa equatorial do planeta Terra. Para isso, foi considerado o estudo da gravitação de Newton, enfatizando o problema restrito de três corpos (Sol-Terra-Telescópio) envolvendo grandes massas, considerando a massa do telescópio como desprezível comparados aos demais, ainda foi abordado a Mecânica Clássica Newtoniana e a equação de Tsiolkovsky para estudar o lançamento de foguetes, além de fazer uma breve revisão histórica sobre os estudos antecedentes da gravitação clássica. Com este trabalho demonstra-se uma das aplicações da mecânica clássica de Newton no lançamento de foguetes, bem como a demonstração do cálculo da distância do telescópio James Webb no ponto L2 no sistema Sol-Terra, com isto, espera-se servir de estímulo para futuros trabalhos envolvendo lançamento de foguetes e outros sistemas de corpos celestes.Monografia Acesso embargado A beleza matemática do rosto humano através do visagismo: proposta de aplicações da máscara de Marquardt em sala de aula(2018) Lima, Edilene Medeiros de; Biehl, Cinthia FernandesVisando a importância da matemática no cotidiano, o presente trabalho traz a história do número de ouro aplicado a técnicas do Visagismo e na máscara de Marquardt, além de sua existência no homem Vitruviano e na geometria de acordo com referências teóricas, buscando mostrar a simetria e a harmonia que a matemática traz na verdadeira beleza. Dessa forma, propõe-se aplicações pedagógicas em sala de aula, envolvendo o uso da máscara de Marquardt, em que os alunos terão contato com todo referencial teórico para seu próprio entendimento; por fim identificarão as belezas encontradas na sala de aula, a partir de suas próprias medidas e da aplicação da máscara de Marquardt.Monografia Acesso embargado Dificuldades que obstaculizaram o processo de apropriação do conceito de equação do primeiro grau no 7º ano do ensino fundamental(2019) Nunes, Josiane de VasconcelosO presente Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Matemática foi desenvolvido no contexto do Programa Residência Pedagógica, da Unisul, com financiamento do Governo Federal. Neste programa, observamos que os estudantes apresentavam muitas dificuldades no processo de aprendizagem em matemática, que obstaculizavam a aprendizagem dos conteúdos correspondentes ao do sétimo ano do Ensino Fundamental. A partir de tal constatação, delimitamos o seguinte problema de pesquisa: quais dificuldades obstaculizam o processo inicial de apropriação do conceito de equação do primeiro grau no 7º ano do Ensino Fundamental? Desenvolvemos sete tarefas introdutórias ao conceito de equação do primeiro grau com quatorze estudantes entre doze e treze anos de idade, matriculados no sétimo ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Rede Estadual de Ensino do Estado de Santa Catarina localizada no município de Laguna. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo experimental. Os oito encontros, de aproximadamente três horas de duração cada, foram fotografados e filmados, e os vídeos foram transcritos. Durante a análise, constatamos que a interconexão das significações aritméticas, algébricas e geométricas preconizadas no currículo catarinense para toda a Educação Básica ainda não foi apropriada pelos estudantes. Não compreendiam o caráter contínuo da unidade e que, portanto, tem início no zero e vai até o número um. Ao conceberem a unidade como um risco, alguns estudantes começavam a reta numérica a partir do número um. Também não compreendiam a relação interna (a universalidade, a essência) entre subtração e adição. Portanto, a relação que deveria ser o ponto de partida para a introdução das operações no ensino desde o 1º ano escolar, ainda era novidade para os estudantes do 7º ano. A falta de compreensão ou compreensão empírica de conceitos básicos da matemática obstaculiza o processo de aprendizagem do conceito de equação do primeiro grau.Monografia Acesso aberto Discalculia: superação das dificuldades de ensino e de aprendizagem(2018) Silveira, Cristiane dos PassosFaced with the various learning difficulties found in the classroom, especially in mathematics, the inability to develop calculations began to be studied, mainly to avoid the labeling of children who could present some disorder, both in the questions of calculations and interpretations of mathematical statements. In this way, the present study approaches the learning disorder in mathematics called dyscalculia, presenting concepts, definitions, and the investigation of possible ways of overcoming in discalculic children. The work consists of a bibliographical research based on authors such as: Palácios (1996); Falcão (2003); Cool (1996); Morais (1997); Brito (2001); Boyer (1996); Pozo (1998); Duarte (1987); Dante (2005) and others. Thus, the pretension is to expand the studies about dyscalculia, taking the theme into the school not as a matter of time, but as a permanent discussion, contemplating the various dimensions of the student's life, since the learning difficulties are not only caused by a factor.Monografia Acesso embargado Docentes do ensino médio: análise de alguns indicadores educacionais relacionados aos docentes do ensino médio nos estados da região sul do Brasil no período de 2013 a 2017(2018) Caetano, Letícia LocksThe present essay has as main goal analyze the teaching aspects of the states from the Southern region of Brazil: Paraná, Santa Catarina and Rio Grande do Sul. In order to discuss this much debated topic, a brief introduction on how we can define education was initially done, according to great authors like Saviani and Giardinetto. Right after, aspects of high school education and their current curricula will be exhibited, focusing on the last three years of the final stage of Basic Education of every individual that is part of Brazilian schools, intending to prepare these young people for social life and for the labor market, dealing with matters related to their everyday life, as well as expanding them through scientific knowledge. The High School is the phase in which the presented teachers are inserted, being that the main objective of this work, which is to present the educational aspects based on the data of the National Institute of Studies and Educational Research Anísio Teixeira (INEP) and other research sources of the same relevance as well. In the face of the current devaluation of the teachers, who face a great deal of barriers in their professional and private lives, such as the level of teaching effort, career plans of the teaching profession, regularization of the teaching staff in the schools where they work, remuneration and teacher training, historical series are presented in order to recognize aspects of the teaching reality through these data.Monografia Acesso aberto Educação financeira: a importância da sua inclusão no processo de ensino aprendizagem desde o ensino fundamental(2020) Buss, Larissa da Silva; Amorim, Gabriela Vicente deFinancial Education is the key to obtaining a better quality of life by learning to have control of your finances and consume more consciously. The main objective of this work was to present the concept of Financial Education in a specific way in the scope of the child and adolescent, general characteristics of this subject, the importance of Financial Education in the life of each citizen, the benefits of having habits and conscious consumption, as the subject has been presented in official documents such as COREMEC, ENEF and BNCC, and finally how it should be worked inside the classroom since Elementary School. It was carried out from bibliographic research in books/articles that revealed how important it is to have knowledge on the subject and start working on it since the early years of the citizen's social life, since Elementary School.Monografia Acesso aberto Educação financeira: o uso do Excel no ensino de conceitos da matemática financeira para estudantes do ensino médio(2022-12-09) Joaquim, Sabrina Pereira; Marcolino, Natália EgerA educação financeira é de grande importância para se ter uma melhor qualidade de vida como cidadão. Aprender a lidar com o dinheiro, ter controle das finanças, consumir de uma forma mais consciente e saber que é necessário ter planejamento e disciplina para conseguir alcançar as metas e os objetivos traçados é extremamente necessário para se tomar as decisões corretas, tanto no contexto pessoal quanto profissional. O propósito deste trabalho foi apresentar os conceitos de matemática financeira, citar a importância da educação financeira na vida das pessoas e os benefícios de ter hábitos conscientes. Apresentou-se também sugestões de propostas didáticas para estudantes do ensino médio, tendo a tecnologia como uma importante aliada à educação. Para tal, apresentaram-se as possibilidades de trabalhar com o software Excel para as resoluções das atividades, trabalhando conceitos de matemática financeira: porcentagem, descontos, acréscimos, juros simples e compostos. Considera-se que as propostas didáticas se mostram interessantes para uma melhor conscientização a aprendizagem sobre educação financeira.Monografia Acesso fechado Educação financeira: propostas de atividades para docência no ensino médio(2022) Campos, Rafaela Rosa deEste estudo buscou conhecer, analisar e descrever a percepção da educação financeira para discorrer sobre como ela pode repercutir na formação de um cidadão mais consciente e preparado em relação a administração da sua vida financeira e social. Consequentemente, este trabalho tem como objetivo sugerir propostas didáticas para o ensino médio. Foi apresentado conceitos de matemática financeira levando para sala de aula exemplos do nosso cotidiano com intuito de ajudar os cidadãos a se tornarem mais conscientes. Os temas abordados para obter hábitos que controlem o orçamento doméstico e evitem o desperdício foram o planejamento financeiro, a receita e a despesa; a análise do crédito nas compras a prazo e também financiamentos. As propostas didáticas com este enfoque se mostram adequadas para um melhor processo de ensino e aprendizagem de forma a conduzir os estudantes a um comportamento mais desejável sobre sua organização econômico-financeira.Monografia Acesso aberto A importância da matemática: uma análise dos conceitos matemáticos da educação básica no Setor Pessoal da Prefeitura Municipal de São Martinho(2021) Selhorst, Isabela da RosaEste trabalho objetiva a análise da utilização Matemática no Setor Pessoal da Prefeitura Municipal de São Martinho em contexto com as habilidades desenvolvidas na Educação Básica segundo a Base Nacional Comum Curricular. Verificadas as implicações legais e teóricas para compreender e calcular as variáveis que envolvem a folha de pagamento, analisa-se minuciosamente os cálculos utilizados nos holerites de um Servidor, cedidos pelo mesmo, visando a identificação de habilidades abordadas na educação formativa. A partir das informações obtidas, considera-se de extrema importância o uso da matemática apreendida com a elaboração de folhas de pagamento para a formação de indivíduos à face do exposto nas diretrizes da BNCC. Ademais, verifica-se as vantagens de compreender seus vencimentos como trabalhador assalariado e como essa instrução auxilia nas atribuições do Departamento.Monografia Acesso aberto Indicadores de acesso e permanência: retratos da qualidade do ensino médio da região sul do Brasil no período de 2008 a 2017(2018) Vilas Boas, Arthur BuenoThe present essay aims at portraying the quality of High School Education in the Southern Region of Brazil, between 2008 and 2017. For this reason, a presentation on education and high school education is done, culminating in the analysis of the concept of quality, addressing educational indicators that portray the observed reality. The indicators used allow us to analyze more precisely two aspects of quality. They are: the access and permanence category, in addition, they seek, also to highlight the main rates that involve the permanence. Simultaneously with the analysis of the indicators, it is sought to present the policies that lead Education, bringing the aspects to the present day, taking into account the economic conditions and how they can influence the concept of quality. The research was developed in the dialectical scope and presents the data provided by the PNAD and INEP about the selected educational indicators. Before that, we use basic statistical methods to present the reality that can be read through the data. Still taking into consideration comments from groups and authors of the educational field, with a view to a better understanding of the addressed subject in order to be able to portray, according to authors from the educational field, the quality of High School Education in the Southern Region of Brazil based on the two educational indicators showed. It presents the reality that no significant educational changes happened on these historical grades, however, the problems that already existed still remain in the agenda.Monografia Acesso embargado Informática na matemática: o uso do excel no ensino-aprendizagem da matemática financeira do 3ºano do ensino médio(2018) Rafael, Thayná Fernandes; Souza, Bianca Maria InêsEsta pesquisa ressalta a importância do uso de métodos diferenciados de ensino-aprendizagem, contribuindo para melhorar o interesse do aluno em sala de aula pela disciplina de matemática, com a utilização das TIC’s, especialmente do software Excel. A fundamentação teórica da pesquisa foi efetivada por meio de livros e artigos publicados. Por meio do software Excel comprovou-se que são possíveis as resoluções dos problemas propostos através das funções oferecidas pelo software. Neste trabalho apresentaram-se possibilidades de se trabalhar com a matemática financeira no 3º ano do ensino médio de forma informatizada e sem deixar de cumprir o plano de ensino da disciplina, utilizando a metodologia de resolução de problemas proposta por George Polya. Embora, alguns professores tenham dificuldades no processo de mudança, espera-se que as atividades desenvolvidas, estimule o aprendizado do aluno, como também facilite a metodologia de ensino do professor, pois as tecnologias tornam-se grandes aliadas no processo ensino-aprendizagem, possibilitando crescimento pessoal e profissional do professor e consequentemente, tornando os alunos mais críticos para alcançarem melhores desempenhos e adquirirem maior interesse pelas aulas de Matemática.Monografia Acesso embargado A modelagem matemática e o ensino da matemática: uma aplicação no cultivo do tabaco(2020) Scotti, Ederson Florencio; Saccon, Higor CoelhoWe live in times when information rotates at an incredible speed and technological advances follow this speed, and it is with this in mind that it is necessary to develop and improve the quality of teaching methods, especially the teaching of mathematics. Therefore, this research provides an overview of the new trends in the teaching of mathematics, and among them is Mathematical Modeling. In this work, the general objective was to explore the potential of Mathematical Modeling in the teaching-learning process, discussing its relations and demonstrating that Mathematics can be experienced outside the school environment, and with a different and significant methodology, through which the student understands the content using it in practice. Mathematical Modeling techniques are presented, with their definitions and the methodology adopted for applicability in the classroom. The research is of a basic, explanatory, qualitative, bibliographic and field nature. The object of research was the property of Mr. José Carlos Saccon, in the community of Rio Laranjeiras, in the interior of the municipality of Orleans, south of Santa Catarina, so that the accomplishment of this work had as purpose the use of mathematics in the cultivation of tobacco. With the data collected in loco and after a lot of reading, some problems arising from tobacco farming are exposed to the exploration of the applicability of the mathematical modeling method as a result, hoping that it will be inspiring to other teachers so that the evolution in the way of teaching is constantly improved.Monografia Acesso embargado Modelagem matemática no processo de ensino e aprendizagem: uma aplicação no cultivo de abacaxi pérola em Jaguaruna/SC(2022-06-28) Rosa, Camille; Goulart, TainaraNo presente trabalho de pesquisa se analisa a matemática do ensino básico na agricultura do abacaxi por meio de uma metodologia específica, além de apresentar outras tendências de ensino. O objetivo geral do estudo foi explorar as contribuições da modelagem matemática na aprendizagem do aluno, quando aplicada ao cultivo de abacaxi. Este ensaio se deu pela investigação das etapas e variáveis envolvidas no processo de cultivo da fruta na cidade de Jaguaruna, no estado de Santa Catarina, mais especificamente na zona rural de Sanga Grande Baixa. A sequência de informações extraídas da propriedade ocorreu por intermédio de entrevista, proporcionando a análise de cada etapa desde a preparação do solo até o transporte e comercialização do abacaxi na localidade. A partir dos dados obtidos, construíram-se situações problemas didáticas envolvendo situações reais das etapas, utilizando-se da modelagem matemática como principal meio para resolver e encontrar um modelo válido, facilitando e aprimorando a aprendizagem escolar.Monografia Acesso embargado Modelagem Matemática: o uso das funções na evolução da transmissão da Covid-19(2020) Jesus, Hiago Alves de; Camargo, Leila da Silva NunesThe motivation for the construction of this work came with the current situation experienced by the whole world. The COVID-19 pandemic presented us with countless possibilities for learning mathematics. From this, this work aims to propose didactic situations for basic education involving mathematical modeling with the use of functions in the evolution of COVID-19. It is always a great challenge for the teacher to take mathematics related to real situations to the classroom and propose something different. In this context, it is known that the content of functions is directly linked to various activities of daily life and therefore its study is extremely important. In addition, the use of mathematical modeling as a facilitator of this learning instigates the student to investigate, research and be more critical. In this way, we believe in the relevance of this type of didactic proposal that can contribute to the study of functions with high school students. Keywords: Mathematical modeling. Functions. COVID-19.Monografia Acesso aberto Modelagem matemática: um novo olhar sobre a praça 19 de dezembro da cidade de Armazém/ SC(2019) Maciano, Daniela MachadoO estudo deste trabalho foi realizado sobre Modelagem Matemática, uma disciplina que se destacou para a docente durante a sua graduação. Abordou-se o contexto da Modelagem Matemática, e a educação dentro do ambiente escolar, demostrando a Modelagem de diversas visões e conceitos encontrados nas bases curriculares, nos livros, artigos e sites sobre a educação Matemática. O objetivo geral foi demonstrar que se pode utilizar a Matemática no dia a dia escolar como uma metodologia diferenciada e bem-conceituada, transmitindo-se ao aluno que o ensino da Matemática é fundamental, e que ela está em toda parte. A Modelagem tem como objetivo mostrar a Matemática em situações e lugares em que não se percebe o quanto de matemática ali se encontra, fazendo com que o aluno veja a disciplina com outros olhos, para que não falem que não é preciso aprender os conteúdos, pois não irão utilizar fora da escola. Desta forma, pensou-se em um ambiente público que todos têm acesso, para aplicação da Modelagem, assim escolheu-se uma praça no município de Armazém, uma pequena cidade do Sul de Santa Catarina, que se localiza bem à frente da escola estadual da cidade. E assim foi possível desenvolver atividades bem diversificadas e dinâmicas.Monografia Acesso fechado Organização do ensino de matemática a partir da gênese constitutiva de sistemas conceituais: uma proposição à luz da atividade orientadora de ensino e da teoria do ensino desenvolvimental(2020) Garcia, Maria Aparecida Cardoso Nunes; Lunardi, Marcelo da SilvaComo organizar o ensino de Matemática com potencialidades para promover a aprendizagem de conceitos científicos e o desenvolvimento do pensamento teórico? Essa foi a pergunta que desencadeou a presente pesquisa. Realizamos um experimento didático desenvolvimental com acadêmicos do Curso de Pedagogia de uma universidade localizada no sul do Estado de Santa Catarina, Brasil, com o seguinte objetivo: investigar as potencialidades do modo de organização do ensino de Matemática à luz da Atividade Orientadora de Ensino e da Teoria do Ensino Desenvolvimental na formação inicial de professores. Por conta do momento pandêmico, as aulas foram realizadas via Plataforma Zoom, ao longo do segundo semestre de 2020. Desenvolvemos Situações Desencadeadoras de Aprendizagem por meio das quatro ações de estudo davidovianas. Na especificidade do presente trabalho, apresentaremos as reflexões referentes ao sistema conceitual de número natural, número fracionário, adição, subtração, divisão e multiplicação, na indissociabilidade entre aritmética, álgebra e geometria. Os resultados indicam que quando o ensino é organizado em torno da relação geneticamente inicial, que dá origem a um sistema conceitual, promove a aprendizagem de conceitos científicos e desenvolve o pensamento teórico que capacita os estudantes a se orientarem por um procedimento geral durante a busca pela solução de um problema desencadeador.Estudo de Caso Acesso aberto Otimização de funções polinomiais utilizando conceitos de cálculo diferencial e algoritmos genéticos(2019) Rodrigues, Henrique; Machado, Nixon César SeveroIncreasingly, humans are looking for optimal solutions to their most diverse problems, seeking maximum profits and minimum costs. It is also growing, as entrance exams and competitions address optimization problems, stimulating the search for different resolution methods. This paper presents an area of artificial intelligence that has been growing a lot in the last years: the evolutionary algorithms. These algorithms mimic nature, which does not refer to the search for the optimal solution, based on Charles Darwin's natural selection. This study aims to compare solutions that can solve upper limit problems and use genetic algorithms and differential calculus. Genetic algorithms attempt to abstract and mimic the evolutionary mechanisms in problem solving that are applicable, search and optimization. To achieve the proposed objectives, two optimization problems applied in ENEM tests from previous years were solved. Use the genetic algorithm method to arrive at the approximate solution and the differential calculation to arrive at the exact solution. The methodology adopted for the work was an exploratory research through case studies. Constant, although genetic algorithm troubleshooting is in some cases approximate, it is ideal when derived from the complicated display functions.