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Monografia Acesso aberto Estratégias de marketing digital para e-commerces de moda: análise do comportamento do consumidor atual e fidelização no pós-venda(2015) Felipe, Alice KühlkampNowadays, the term "marketing" refers to the act of causing and obtaining from the costumers their wants and needs. For this purpose, every company needs to emotionally engage its end users, through interactive and informative content about the costumers' global concerns. This research proposal, which objective is related to students, business people and/or interested in fashion retail, aims to discuss and display digital marketing strategies to attract and retain customers to the brand, so that they can understand the purchase and its relationship with company as personal and exclusive. It briefly describes the history of fashion system and its evolution to the present day. Then, it analyzes the current consumer behavior and their views (sources of trends and icons, as well as social and cultural phenomena over time). After concatenating the impact that consumer's needs has on a company, it presents the advantages of creating a brand e-commerce instead of a physical one, through numbers and statistics of taxes, expenses and profits. From this theorical substantiation and the literary, graphic and experimental references, the goal is the development of strategies to reach a target audience according to their perspectives, on a digital mode. The topics addressed here are: consumer behavior, fashion communication, new media forms, digital marketing management, growth of virtual retail sector fashion and methods in post-sales relationship.Monografia Acesso aberto Manifestação do espírito do tempo no vestuário e estilos enunciados na revista Arquitetura & Construção, no período de 2014 a 2016(2017) silva, Eliana SantosCom o propósito de entender o que influencia gostos, desejos e o consumo contemporâneo, este trabalho tem como finalidade entender o que é o Zeitgeist ou Espírito do Tempo, como definiu Hegel, “o espírito inerente das próprias coisas”, como exerce influência, como se materializa e relaciona artes aplicadas, como moda e design de interiores. Para isso o objeto de estudo será a revista Arquitetura & construção de 2014 a 2016, onde analisando o seu discurso visual poderão constatar-se sinais que apontam tendências, criadas desse espírito contemporâneo. Nas imagens verificar-se a materialização deste espírito em objetos e no ambiente que se quer criar, e a influência da moda nesse cenário com a finalidade de satisfazer gostos e desejos na busca do bem estar. E nestas duas artes de ofícios aparece esse espírito como fonte inspiradora. Para isto a pesquisa procurará entender as tendências que influenciaram no período escolhido. Nas revistas alem de belas imagens, existe todo um cuidado para expor essa leitura com a finalidade de satisfazer o desejo de ter um lugar agradável para viver, materializando a busca do bem estar, somando no ambiente gostos, necessidades e memórias. Com o advento da modernidade desenfreada e a velocidade da tecnologia, o homem almeja um refúgio onde possa fazer uma pausa na correria do dia a dia, e assim recarregar suas energias, conviver com seus afetos, tendo a tecnologia como uma aliada para otimizar o seu tempo e melhorar sua qualidade de vida. A Revista traduz em imagens esse espírito contemporâneo, e ao mesmo tempo o está construindo através de releituras.Monografia Acesso embargado Entre tramas: observações acerca do empoderamento LGPTQ como discurso estético(2017) Urbano, Giane de CássiaPor trás de tanto preconceito e violência na cena LGBTQ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros e Queers) existe uma luta diária pelos direitos de igualdade social. Em meio às questões de gênero que problematiza a relação de representação dos sujeitos. A teoria queer indica um campo de debate para a aceitação de discussões sobre gênero e sobre a liberdade de expressão estética de sujeitos que vão além das categorias de moda. As formas de inclusão são diversas e o empoderamento LGBTQ vem criando forças através de reportagens, letras de música, temas de desfiles de moda ou documentários. Agentes fomentadores de abertura comportamental e estética como Pabllo Vittar, Liniker e Linn da Quebrada serão essenciais para detectar dentro do cenário brasileiro da moda possíveis influenciadores estéticos do empoderamento LGBTQ. A realização de entrevista in loco com drag queens se faz necessário para apontar se de fato esta autoridade de sujeitos LGBTQ acontece na cidade de Florianópolis.Monografia Acesso aberto Sexy, charmosa e fatal: análise dos estereótipos femininos a partir do o figurino das vilãs em Batman (1989-2016)(2017) Bruno, Rafaela FranciscoResumo: O cinema é um grande veículo de construção de imagem e também de identidade, os filmes de super-heróis nas ultimas décadas ganhou força e espaço no gosto do grande público, principalmente entre adolescentes. O objetivo desse trabalho é analisar como a imagem do feminino é construída e transmitida para esse público a partir de uma análise feita dos figurinos das vilãs do Batman, descobrindo que tipos de estereótipos são usados e como eles afetam a imagem da mulher dentro da cultura de massa. Palavras-chaves: feminino, figurino, vilãs.Monografia Acesso aberto A narratividade identitária e estética na construção do herói: uma análise do personagem Superman da DC Comics(2017) Cordeiro, Isabela ÁvilaPartindo da premissa de analisar a construção identitária do primeiro herói da DC Comics, Superman, do ponto de vista estético e discursivo, levando-se em consideração as mudanças sofridas, ao longo de pelo menos três décadas, na semiose do personagem. Esta ruptura vinculada aos discursos de nação é visivelmente identificada no último filme deste protagonista em três níveis: enredo, estético e categoria de identidade vinculada aos discursos de nação.Artigo Científico Acesso embargado Na onda Hallyu: a influência da cultura sul coreana em grupos de estilo no Brasil do século XXI(2017) Francisco, Karoline CandidoEsta é uma pesquisa de base qualitativa, que pretende explorar alguns dos padrões da cultura pop coreana que são dinamizados na mídia, exportados e consumidos por jovens brasileiros. Quais padrões de beleza são considerados interessantes? Quais estilos “diferenciais” de moda vem da Coreia do Sul? Qual a influencia do K-pop, em termos de beleza e estilo, entre os jovens fãs no Brasil? Neste sentido, por conta da falta de bibliografia especializada sobre o tema, esta é uma pesquisa que se aprofunda em sites, blogs (nacionais) e vídeos no youtube (nacionais e internacionais), que divulgam a cultura pop coreana entre fãs e curiosos. Para além destas fontes de acesso a cultura do K-pop, foram feitas entrevistas online e presencial. As online abordaram grupos de fãs no facebook e usuários do aplicativo de celular K-pop Amino. As entrevistas presenciais aconteceram na 9a Edição do Anime Gakuen, um evento de anime que acontece duas vezes por ano e que reúne muitos fãs de K-pop de Santa Catarina. Esta última edição foi sediada em São José, SC, em setembro de 2017. Todas as entrevistas buscavam saber, dos fãs brasileiros da cultura Sul Coreana, qual o nível de influência do estilo em suas relações com a moda no Brasil.Monografia Acesso aberto A rua como mecanismo de apropriação estética: a narrativa visual da música, da arte e da moda no Hip Hop(2017) Bortolozzo, CamilaA presente pesquisa procura analisar o Hip Hop, que possuí dentro de si diversas tipologias visuais e artísticas, como o break, graffiti, DJ, MC que são movidas por uma vertente ideológica. A moda é considerada uma linguagem visual que faz uma correlação com todos os demais elementos presentes dentro deste movimento. Então, compreende-se como foi formado pela cultura de rua e se constituiu dentro da sociedade moderna por meio do seu DNA que tem formação nos Estados Unidos. Desta maneira, transmite suas características para dentro do cenário brasileiro, onde conseguiu assumir um hibridismo quando unido aos elementos que compõem a cultura desta etnia. Para isto, é feita análise a marca LAB (Laboratório Fantasma), que consegue comprovar esta miscigenação do Hip Hop no Brasil.Monografia Acesso aberto Discurso sobre padrões de beleza através de ídolos teen na revista digital Capricho(2017) Silva, Francielle daO presente trabalho analisará de que forma a Revista Digital Capricho discursa sobre padrões de beleza da sociedade, através de seus ídolos para adolescentes. Entendendo de que forma a mídia, como principal meio de comunicação, introduz a ideia de que os jovens precisam se encaixar em padrões para fazer parte de grupos sociais, abordando assuntos como cuidados com a pele, cabelo, corpo; tendências de moda; cirurgias e outras intervenções físicas que podem vir a serem feitas para alcançar tais ideais. Tendo como importante divulgadora e produtora de conteúdo a revista digital Capricho quando falamos da estética jovem.Monografia Acesso aberto Mídias sociais e mercado de moda: estudo de caso na empresa Sorellina(2017) Ramos, LuizaO presente trabalho busca investigar como as plataformas de redes sociais, o marketing digital e a ação com influenciadoras digitais interferem no consumo de moda. Para o estudo foi selecionada a empresa do ramo de moda íntima, Sorellina, com foco no projeto de embaixadoras da marca, onde foram selecionadas quatro influenciadoras da grande Florianópolis para representar a empresa e as ações de marketing realizadas com elas. Foi feito um estudo de caso considerando a repercussão dessas ações nas redes sociais de cada embaixadora, com a análise das vendas, engajamento e alcance, com dados retirados das redes sociais e do site da marca.Monografia Acesso aberto Moda e tecnologia - uma análise da relação da moda com a tecnologia vestível no século XXI(2017) Busch, SibeleOs wearables, que significam tecnologia vestível, são produtos que estão cada vez mais presentes no mercado, e vem crescendo dia a dia. Tendo em vista a importância destes produtos, este trabalho tem como proposta a seguinte questão, os wearables por meio da Internet das Coisas, entrarão para o mundo da moda? Para responder esta questão, primeiramente foi feito um apanhado sobre os tecidos inteligentes e sua história, evolução e classificação. Também foram apresentados os conceitos de coleção de moda, wearables, internet das coisas, e wearables para internet das coisas. Em um segundo momento, o trabalho fez uma análise geral do mercado de wearables, segmentando por áreas de interesse e atuação, além de um apanhado das criações da Cute Circuit, marca de wearables de segmento fashion como estudo de caso, e encerra com uma entrevista com Pablo Tiscornia, professor de cursos de têxteis eletrônicos, e designer e criador de projetos de tecnologia vestível,autoridade no assunto de wearables, para abordar questões sobre este mercado e se ele fará parte do mundo da moda.Artigo Científico Acesso aberto Para mulher brasileira ver: moda, corpo, beleza e feminidade nas capas da Vogue Brasil (2007-2016)(2017) Reis, Aline BarbosaEn el siglo XXI, el cuerpo tomó el espacio del alma con foco de las preocupaciones sociales, políticas, científicas y filosóficas. Definido y orientado en los medios, el cuerpo prestigioso y exitoso se exhibe en las portadas de revista y en los canales de televisión, en los blogs, en los clips, en las películas. Así, este artículo tiene por objetivo analizar los estereotipos de la imagen de la mujer exhibida en las portadas de las revistas Vogue Brasil de 2007 a 2016, para entender que mujeres son esas que estampan la revista de moda más reconocida en Brasil. Se puede percibir que en uno de los países más mestizos del planeta y con la mayor desigualdad social, la revista más conocida de moda que aquí circula, refuerza el consumo de un estilo de vida lujoso y desapegado; las mujeres famosas, jóvenes y ricas que nos miran de frente en poses que resaltan una cultura de cuerpos controlados en movimientos extraordinarios, resaltando estereotipos de cuerpos magros y blancos, que caracterizan los valores arios de las clases altas y que, habitualmente, sirven de modelo de superioridad colonialista inferiorizando la belleza mestiza de la mujer brasileña.Monografia Acesso embargado Vestindo e brincando: análise semiótica de marcas brasileiras que fazem do lúdico um instrumento interativo no vestuário infantil do século XXI(2018) Andrade, Isadora da SilvaAtravés da perspectiva do design emocional e o design como ferramenta de produção de sentidos um paralelo é traçado com a moda infantil lúdica e interativa. Muito além do simples vestir, a moda infantil com o propósito de produzir sentidos faz da roupa um instrumento de brincadeira e descobertas. Uma abordagem inicial traz uma contextualização histórica do ser criança na história da sociedade até o momento presente e o papel que elas exercem hoje na atualidade. A moda infantil com essa proposição interativa é explanada e ancorada com base em autores que abordam a proposta do design como forma de produção de sentidos e trabalhos acadêmicos que levantaram a questão da moda infantil ter o poder de servir como instrumento de diversão e interatividade. Teorias da semiótica e do design emocional são apontadas e com base nesses conceitos e pelo viés semiótico são analisadas algumas peças de roupas de duas marcas brasileiras que trabalham com essa proposta de moda infantil lúdica.Artigo Científico Acesso aberto Do designer de moda para o figurinista: especificidade profissional do figurinista de teatro frente a formação acadêmica do designer de moda em Florianópolis(2018) Felete da Silva, Blanca FrancinyABSTRACT Abstract:The scenic costumes is born and evolves during the developing of human history. Inside the theater the costumes shown important as essential piece in the Communicator and brings the viewer in the story so that the actors step onstage. Despite several features that a fashion designer acquires during your training, you also need to think about the specific features that a costume designer has living and working integrated with the world of theater to add in your training. So this study aims to analyze the specificity of professional theatrical costume designer front of the fashion designer's education in the 21st century, through a comparison of the methods used by the scenic and costume designer fashion designer. Both professionals work with costumes in a similar manner, but for a fashion designer who wishes to act as a scenic costume designer need to take into account the ergonomic issues specifies of each kind of show, harmony, relationship between stage and public, consider the teamwork and have experience in the middle stage. Keywords: Fashion. Costume. Scenic.Estudo de Caso Acesso fechado Processo de personalização na produção do vestuário: breve estudo de caso do Atelier YB(2018) Rodrigues, Yasmin BrazO projeto apoia-se no conceito de planejamento da coleção com base de interagir a mão de obra do Atelier YB. Tem-se como objetivo de mostrar o processo de coleção, demonstrando a importância da inovação, proporcionando a qualidade no desenvolvimento do vestuário.Monografia Acesso embargado Marcas veganas brasileiras: uma leitura sobre moda ética na atualidade(2018) Provin, Ana PaulaO presente trabalho visa explanar os estudos acerca do veganismo em relação à indústria da moda citando diversos vieses sobre o assunto como conceitos de moda consciente, eticidade e sustentabilidade, a qual originou uma nova terminologia: o Ecoveganismo. Para tal, foram analisadas algumas marcas nacionais que se intitulam veganas ou veganas e sustentáveis com o intuito de observar e ponderar os seus discursos e, desta forma, definir o que é considerada uma moda ética num contexto relativo ao consumo e a individualidade instaurada no decorrer do século XXI. Neste sentido, foram realizadas discussões paralelas entre autores conceituados de diversas áreas com as práticas expostas por essas marcas em suas redes sociais, tendo por finalidade averiguar sua legitimidade perante o que é considerado de fato vegano e/ou sustentável.Artigo Científico Acesso aberto Moda fitness a cultura do corpo perfeito, evidenciadas por mulheres fitness e com sobrepeso das academias Red Mob Crossfit(2018) Jorge, Amanda de SouzaThe present work tries to emphasize the fitness fashion, and the excessive search, of the women for the perfect body in the present days. A case study was done to identify the wants and needs of women called fitness and identified overweight women, in question the ergonomics for the practice of high intensity sport, Crossfit. For the study was selected the company Red Mob Crossfit operating in the market of Florianópolis about two and a half years. Research proposal, aimed at entrepreneurs in the area of fitness and interested students, in this study of women's satisfaction with their bodies and ergonomics of their sportswear with the objective of problematizing and identifying improvement strategies for the evolution of fitness brands, related of attracting a market differential for all biotypes. The behavior of consumers and their points of view, trends and comfort are analyzed. Approaching topics such as: behavior and consumer satisfaction. Keywords: Fashion fitness. Women fitness. Overweight women. Crossfit.Artigo Científico Acesso aberto A brasilidade nas coleções de moda: a análise das estampas da marca FARM nos últimos três anos(2018) Lessa, Luisa de SouzaNeste presente trabalho foi abordado o tema brasilidade desde o mito fundador, através de estampas, uma vez que muitas marcas brasileiras abordam esse assunto em suas coleções. Uma das marcas que defende em seu conceito a brasilidade é a Farm, e é interessante estudar suas estampas, visto que mostra buscar sua inspiração na fauna e flora brasileira, trazendo sempre flores, árvores, folhas e animais, além de trazer muitas cores vivas para seu vestuário e formas orgânicas. Para tanto foram analisadas as fotografias dos três últimos anos, desde julho de 2015 até julho de 2018, que podem ser encontradas na rede social Instagram, formando um total de 40 imagens, e por fim feita análise e foi possível saber se existe realmente o conceito de brasilidade na Farm.Monografia Acesso embargado Biquini Made in Brazil, como criou-se uma identidade de moda praia Brasil a partir das marcas Rosa Chá e Cia Marítima(2018) Fernandes, Mariana AzambujaEste trabalho tem por objetivo analisar as duas mais famosas grifes brasileiras do segmento beach wear, percebendo como essas se inseriram no mercado mundial, sendo reconhecidas como referência quando se fala de moda praia.Estudo de Caso Acesso aberto Discursos sobre moda: entre estruturas jornalísticas, a revista Vogue e a construção do conceito de moda e estilo no Brasil do século XXI(2018) Bachega, Maria Julia IgnacioConsiderada uma das revistas mais influentes do mundo, a Revista Vogue possui um enorme papel no desenvolvimento do sujeito interligado com a moda. Através dela, conceitos importantes são desenvolvidos e, símbolos são criados. Nesse trabalho, iremos abordar a importância e influência dessa - renomada – revista de moda, tais como as técnicas e gêneros jornalísticos abordados em suas matérias ao decorrer dos anos, em diferente décadas. Além disso, será realizada a comparação entre as eras pré modernas e hipermodernas, tais como os seus respectivos sujeitos. Através dos conceitos de moda e estilo, faremos a relação entre os estilos com o jornalismo de moda e o seu papel na revista. E, por fim, será realizada uma análise entre duas revistas VOGUE BRASIL, do ano de 1989 e 2018. Através dessa análise identificaremos a diferença apresentada na estrutura jornalística com a mudança dos anos com imagens comprovando a veracidade de tais: os discursos de moda.Artigo Científico Acesso aberto O discurso fetichista nas campanhas da marca Dolce & Gabbana(2018) Cruz, FloraEsta pesquisa aborda a representação da tendência do fetiche fashion nas campanhas da marca Dolce&Gabbana, analisada sob perspectiva histórica e social, abordando todos os elementos fetichistas, suas origens e significados e como a mídia se apropria desta ferramenta de marketing para o comércio de seus produtos.