Design de Moda
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Monografia Acesso aberto Análise do discurso de imagem da moda outfit no Brasil em relação as marcas e ao streetwear com base na dinâmica de consumo(2019) Prade, Julia FelixVivemos em uma era de fenômenos culturais, sociais e digitais, onde o novo surge a cada dia, e desaparece com a mesma velocidade. A moda está ligada a estes fenômenos, assim como o consumo. Surge então um novo momento do luxo, onde pessoas contam em vídeos que viralizaram na internet, quanto pagaram nas peças que estão usando, uma revolução na moda, o “Quanto custa o Outfit?”. Este fenômeno está relacionado com as questões econômicas, e uma estética no mínimo instigante, mas possui uma relação com a moda e cultura. Neste trabalho será analisado o surgimento e representação da moda outfit observando a apropriação desse estilo e seu discurso de imagem, relacionando com a dinâmica de consumo.Artigo Científico Acesso aberto Análise do processo criativo de Diego Gama e Fernanda Yamamoto na criação de coleções autorais(2019) Lima, Samuel Amarante Rocha deA academia é responsável por ensinar o processo criativo dos futuros designers de moda, porém a mesma não pode ser um fator que limita os criadores. Diego Gama e Fernanda Yamamoto são reconhecidos por ter a desconstrução e inovação como assinatura, foram feitas entrevistas para que pudesse explorar e entender melhor suas criações. Os frutos que o estudo gerou ampliam a visão de liberdade na criação, o criador como responsável por ter um processo criativo autêntico.Monografia Acesso aberto Análise do uso de metodologias em relação as criações das coleções de marcas catarinenses(2019) Moraes, KeilaThe justification of this project refers to the contemporary world, in which man lives surrounded by a cultural effervescence and a constant search for updates, innovations, trends and new products. There are currently several companies specializing in trend studies that capture the wants and needs of man and it is from this concept that many companies create their collections. Within this context, it is based on the importance of the present work to analyze from the project methodologies presented throughout this project, how the methodologies are appropriated to better define the marketing strategies and build more lasting bonds with their consumers in order to satisfy and retain them.Monografia Acesso aberto Análise, a partir da grife Gata Crioulla a criação de acessórios tendo como base o Design Emocional e a Gestalt(2019) Souza, Mercinara Beatriz de OliveiraThis Course Conclusion Paper refers to an analysis of the designer Gata Crioulla and how it brings the power of empowerment in the roots, having as its ideal to provoke reflection on society's greatest yearnings: the constant and incessant search for welcome, for recognition. , for recognizing oneself in the world. Aiming to seek through self-image, self-recognition, self-worth, working through self-love, reconnection with one's own strength, making the self-pride reverberate through an inner dive, this being a healing process of the author. Using Gestalt and Emotional Design theories to explain how this builds the relationship between designer and his own authority. The research reveals accessories that start from the soul, that recreate stories, eternalize memories, being priceless relics, totally exclusive accessories, that can transcend fashion presenting a rescue of old traditions, in which the valuation started from the base, as happened with relics and family heirlooms, which were passed down from generation to generation, by their meaning, keeping alive an entire ancestry that sought self-transformation. Because it is invaluable, viscerally and palpably relaying family secrets, memories, affective memories, cultures, values, into accessories, having the familiar association of naturally moving pride, the deep energy of the power of empowerment. Therefore, the general objective of this work is, from the analysis of accessories brand Gata Crioulla, to understand how the fashion designer from the theories of Emotional Design and Gestalt, can make the accessories tools of empowerment, being these objects of power.Monografia Acesso aberto Aplicabilidade da consultoria de imagem e estilo na construção do figurino de um personagem(2019) Vecchio, Ana Cláudia dos Santos PereiraThis project consists of the presentation of arguments that demonstrate, through a practical study, the validity and essentiality of the application of the tools of image and style consulting in the construction of a character's costume. The focus of the research is the study of the costumes of the character Alison Dilaurentis from the television series Pretty Little Liars, played by actress Sasha Pieterse. During the recordings the actress gained about thirty pounds, negatively influencing the maintenance of her character's costumes, indirectly reinforcing the importance for the costume designer in performing a continuous work of quality, having knowledge in the area of Image and Style Consulting, or the assistance of a professional who has it, for the construction and maintenance of costumes.Monografia Acesso aberto Apropriação cultural da marca italiana Moschino em referência a comunidade queer(2019) Canhola, Arthur HoppenO Trabalho de Conclusão de Curso tem como foco principal analisar visualmente a apropriação da cultura queer dentro de diferentes desfiles de moda de uma das maiores grifes dos últimos tempos, a Moschino. Durante o processo do trabalho, história da moda, história da comunidade queer, explicações de gênero e identidade, contextualização da marca escolhida e a análise de imagens serão constantes abordadas no decorrer do TCC. Abordando a moda como uma ferramenta social, abraçando uma comunidade reprimida e excluída da sociedade que, conforme o passar dos anos, ganha mais força e representatividade no mundo, mostrando a infinidade criativa presente no grupo, mostrando infinitas possibilidades de criações, ideias etc. Que com o “poder” da influência de uma empresa como a Moschino, que está no ramo desde 1984 e tem seu espaço conquistado e consolidado, alavanca e da representatividade à esse grupo social acuado trazendo-o para os holofotes do mundo modista e do mundo.Monografia Acesso aberto Aproveitamento no mundo da moda: "Couro Vegano"(2019) Rosa, Kaynan Silva daO presente trabalho teve como objetivo conhecer que recursos as marcas de roupas, bolsas e calçados, no Brasil, que têm uma proposta voltada para o veganismo estão utilizando para substituir o couro animal. Além disso, procurei saber, ainda, que alternativas sustentáveis essas marcas conhecem que podem substituir o couro de origem animal na produção de seus produtos. Para alcançar o objetivo proposto, realizei uma pesquisa qualitativa com abordagem exploratória, e como metodologia, para a coleta de dados, usei um questionário enviado por e-mail para dez marcas brasileiras que declararam que seus produtos são veganos. Ao analisar os dados coletados, pude verificar que as referidas empresas têm conhecimento dos não tecidos vegetais, mas nem todas são adeptas ao uso. A análise feita me levou a concluir que todas as empresas encontram recursos para substituir o couro animal, mas ainda estão distantes de um produto que apresente qualidade e valores condizentes com aquele que o produto a ser substituído oferece.Monografia Acesso aberto Arte e autoralidade na moda: como identificar a autoralidade de marcas de moda que agregam valor emocional e afetivo em seu processo criativo(2021) Freitas, Nicole Ulian deEsta pesquisa busca entender a moda autoral e como marcas de moda trabalham afeto, empatia e arte, propondo uma significação emocional às suas criações; de que forma o valor artístico é agregado ao processo criativo e como expressam e interpretam a autoralidade em seus produtos. Observando a arte e o sistema slow fashion de moda, os benefícios que trazem às mentes criadoras e o ciclo de consumo, bem como a moda inserida no contexto global e seu valor na cadeia criativa, percebe-se a importância de analisar cada criação com o intuito de obter um repertório artístico autoral. Por meio de leituras visuais com base na análise semiótica foram realizadas análises de marcas de moda nacional e internacional, assim como os projetos da autora que por seu envolvimento com a arte, buscou realizar esta pesquisa para melhor entendimento, com a finalidade de apurar o olhar e descobrir o momento em que a arte se apropria do vestuário como objeto expressivo e como linguagem, materializando a arte vestível.Monografia Acesso aberto Arte, moda e suas possíveis relações: futurismo, surrealismo, arte contemporânea e pop art(2019) Bertolo, Isadora QuintasThis work, aimed to determine the possible relations between art and fashion, analyzing this possibility according to some criteria that may causebsome effects on these two variables. During this, it will be discussed about fashion and cenceptual fashion, presenting their modes of expression. Art and its manifestos in Futurism, Surrealism, Postmodernism, Pop Art and how these movements were translated into fashion, questioning even nowadays there are inspirations of some designers towards Works of art at the time of their creations.Estudo de Caso Acesso aberto O artesanato têxtil e os ODSS como diferencial na valorização das criações de Martha Medeiros(2020) Baumgarten, Luciana DinizA intenção deste trabalho é perceber de que maneira o artesanato têxtil pode agregar valor à moda atual, através da análise do trabalho da designer Martha Medeiros em sua marca e Instituto. Pelo olhar do design emocional, foi analisado não só o produto em si, mas a empresa como um todo, e o instituto ligado a ela. Desde o enquadramento da empresa dentro da economia criativa, como ela trabalha as questões culturais, a questões da sustentabilidade e claro, as questões estéticas. Martha Medeiros vai muito além de produzir vestidos lindos unindo a renda artesanal à moda, ela trabalha com a auto estima das rendeiras, com as necessidades básicas como água e alimentação, trazendo vida nova ao sertão nordestino.Monografia Acesso fechado A belle époque brasileira e a influência da moda na sociedade carioca do início do século XX(2021) Moura, Dyessika PereiraO contexto do Rio de Janeiro do início do século XX era o de metrópole, onde as novidades aportavam, pois era a capital do país. A elite carioca daquele período almejava tudo que fosse originário da sociedade europeia transformando o Rio de Janeiro na capital da imitação. Sem considerar as diferenças climáticas marcantes entre o continente europeu e nosso, a sociedade carioca vestia-se influenciada pelo luxo das roupas importadas, em grande parte vindas de Paris, capital mundial da moda. A imitação era de tal forma presente no nosso país, que o período em questão é conhecido como Belle Époque, uma referência clara à cultura francesa. Dessa forma, roupas, acessórios e calçados de grifes famosas eram itens indispensáveis para qualquer membro da elite carioca que visava, antes de tudo, tornar público o status da família. Buscando conhecer como a moda influenciava a sociedade do Rio de Janeiro do início do século XX, investimos em uma pesquisa bibliográfica que tem por objetivo analisar até que ponto a importação dessa cultura europeia conduzia a sociedade carioca do período, levando-a a ser movida apenas pela imitação.Monografia Acesso embargado Biquini Made in Brazil, como criou-se uma identidade de moda praia Brasil a partir das marcas Rosa Chá e Cia Marítima(2018) Fernandes, Mariana AzambujaEste trabalho tem por objetivo analisar as duas mais famosas grifes brasileiras do segmento beach wear, percebendo como essas se inseriram no mercado mundial, sendo reconhecidas como referência quando se fala de moda praia.Artigo Científico Acesso aberto O biquíni: sua relação com o empoderamento feminino dos anos 70 e a exposição do corpo na era das digital influencers do século XXI(2018) Troschel, EliseA pesquisa aborda duas questões principais, a relação do biquíni em seu papel do empoderamento feminino dos anos 70 e como esta relação mudou na era moderna do século XXI. O biquíni sempre foi alvo de polêmicas, assim como no seu surgimento, já que expunha o umbigo e muito mais partes do corpo do que o usual. Nos anos 70, essa novidade ainda chocava pelas praias de Ipanema , o corpo tornou-se um meio de empoderar a mulher através da exposição de seu corpo e suas curva em meio a uma cultura repressora. Já no século XXI, o biquíni passou a não ser mais fundamental para o empoderamento feminino, mas continuou uma peça essencial para expor o corpo, hoje, em redes sociais. A origem de modelos de Instagram e Digital Influencers, impulsionou ainda mais o culto ao corpo, onde virtualmente é exposto o corpo padrão, a fim de obter reconhecimento e auto aceitação.Monografia Acesso fechado O bordado como agregador de valor em uma peça de roupa(2021) Faraco, ThaísO bordado, elemento encontrado nos vestuários desde a pré-história, foi utilizado em diversos períodos por diferentes povos como um símbolo de poder, objeto afetivo, forma de relatar histórias e de expor personalidade. Em muitos lugares se tornou uma arte de tradição. No Brasil, essa arte é mais presente alguns lugares, como Minas Gerais, Espírito Santo e na região nordeste, porém, na região sul, uma marca optou pelo uso de bordados e com eles construiu uma forte identidade e jornada de sucesso, The Gavlaks. Nos dias atuais, por tantos projetos que apoiam a causa, o bordado gera fonte de renda para muitas mulheres, para além das bordadeiras autônomas e contratadas. Muitas delas consideram essa arte uma forma de terapia, e no período de quarentena da pandemia Covid-19 ganhou ainda mais força. Existem certos tipos de bordados que podem não trazer tanto valor à peça, o que se dá por diversos fatores, dentre os principais, está a falta de originalidade, o que vai contra o que o público dos bordados normalmente procura, que é a autenticidade. Bordados feitos a máquina também podem não ser muito valorizados por um público que valoriza processos e detalhes. Grandes marcas fazem o uso de bordados para a produção das peças mais icônicas dos desfiles da alta costura. No Brasil, uma das estilistas de maior destaque nacional e internacional, Patrícia Bonaldi, tem como um de seus elementos principais de suas peças o bordado. Ela fornece a esse projeto uma entrevista exclusiva, relatando um pouco sobre suas escolhas, processo criativo e dá algumas dicas para quem deseja seguir no mercado da moda.Artigo Científico Acesso aberto A brasilidade nas coleções de moda: a análise das estampas da marca FARM nos últimos três anos(2018) Lessa, Luisa de SouzaNeste presente trabalho foi abordado o tema brasilidade desde o mito fundador, através de estampas, uma vez que muitas marcas brasileiras abordam esse assunto em suas coleções. Uma das marcas que defende em seu conceito a brasilidade é a Farm, e é interessante estudar suas estampas, visto que mostra buscar sua inspiração na fauna e flora brasileira, trazendo sempre flores, árvores, folhas e animais, além de trazer muitas cores vivas para seu vestuário e formas orgânicas. Para tanto foram analisadas as fotografias dos três últimos anos, desde julho de 2015 até julho de 2018, que podem ser encontradas na rede social Instagram, formando um total de 40 imagens, e por fim feita análise e foi possível saber se existe realmente o conceito de brasilidade na Farm.Artigo Científico Acesso aberto Brechó: modelo de negócio de moda vertente da economia circular(2021) Sandreschi, Luiza de Castro CarvalhoO presente trabalho visa apresentar o brechó, estabelecimento de compra e venda de artigos de segunda mão, como vertente da economia circular, citando as beneficiadas pautas social, ambiental e econômica. Assim sendo, foram dissertadas parte história do comércio de segunda mão, desde os primários tempos industriais aos contemporâneos negócios de moda seriada, argumentações vinculadas aos potenciais redutores de rejeitos têxteis – por parte da reutilização de peças através dos brechós -, anexadas às passíveis gerações de renda e arrecadação para o futuro mercado de moda, as quais impactam positivamente no âmbito socioeconômico. Para o enriquecimento das informações, aplica-se um questionário, o qual objetiva compreender o comportamento das gerações Millennial e Z perante o consumo de segunda mão no estado de Santa Catarina.Estudo de Caso Acesso aberto Como uma jovem mulher brasileira se constrói como marca no Instagram: uma análise da digital influencer Nati Vozza(2021) Boeing, RebecaO presente trabalho objetiva compreender de que forma uma jovem mulher brasileira se projeta como marca dentro da rede social Instagram através do uso da sua imagem construída pela aplicação de signos que a diferenciam das outras pessoas, mostrando a sua personalidade única, porém, sendo compreensível para as demais pessoas dentro da sociedade. Pretende-se então entender sobre as dinâmicas da atual sociedade de consumo e em que cenário esta jovem mulher encontra-se, assim como os novos desafios e oportunidades que a mesma irá encontrar. Propõe-se também assimilar sobre o significado das roupas para o indivíduo e como o mesmo as usa para a construção de uma identidade visual forte e diferenciada. Neste cenário, buscaremos observar o funcionamento da mídia social Instagram, como uma ferramenta de divulgação de marcas pessoais, pelo aspecto da profissão de digital influencer, fazendo um estudo de caso da Nati Vozza, e como a mesma utiliza o marketing pessoal dentro da plataforma.Artigo Científico Acesso aberto Construção de estilo individual: como os editoriais de moda presentes na revista Todateen influenciam na construção de estilo individual(2019) Passos, Bruna Letícia Ulanoski dosThis job talks about the realization of a questionnaire designed for TodaTeen magazine young readers, for analyzing who is the interference level of the fashion editorials published in this magazine in the personal style construction.Monografia Acesso aberto Consultoria de imagem voltada para viagem: a criação do método de arrumação de malas cápsulas no século XXI(2019) De Marco, JoanaA arte de consumir experiências no século XXI despertou o interesse pela criação de uma consultoria de imagem aperfeiçoada para a produção de malas de viagem. Deste modo, desenvolver uma metodologia para a elaboração de uma mala inteligente a partir dos métodos de organização e consultoria já conhecidos no mundo da moda foi o objetivo principal deste trabalho que teve como inspiração Marie Kondo e Courtney Carver, percursoras de um estilo de vida pautado nos ideais do minimalismo. As denominadas malas cápsulas foram construídas a partir das consultorias de imagem voltadas para viagem realizadas com mulheres da geração millennial, entre 20 e 39 anos, na cidade de Florianópolis. A abordagem qualitativa desta pesquisa foi feita a partir de um questionário aberto que permitiu relatos mais precisos dessas mulheres que participaram da consultoria e em seguida viajaram com uma mala cápsula. A consultoria valorizou a troca de experiências entre consultora e cliente e, ambas obtiveram resultados positivos. Nesse sentido, as entrevistadas conseguiram aumentar sua autoestima, obtendo mais looks do que o esperado e ainda ganharam liberdade de locomoção nos aeroportos por estarem com uma mala compacta, reduzindo também os excessos de bagagens. Por outro lado, agora, a consultoria de imagem conta com um método eficaz sendo uma nova possibilidade de trabalho para o profissional que tiver interesse em atuar nessa área. Dessa forma, novas perspectivas foram criadas, caracterizando um nicho de mercado para a consultoria de imagem que se destaca pelo uso de um método que une ideais minimalistas capazes de contribuir para um novo estilo de viagem pautado em experiências e não apenas no consumo.Estudo de Caso Acesso aberto Consumo e pudor: moda evangélica no século XXI num estudo de caso da marca Balimar(2021) Ribeiro, LariceRESUMO A moda evangélica é um segmento de mercado que vem crescendo nos últimos anos, com isso os evangélicos buscam roupas de qualidade, bons tecidos e que se destaquem. Diante disso esse trabalho irá analisar a marca Balimar, se a marca realmente consegui alinhar a moda e o pudor no universo gospel, o presente trabalho irá fazer uma pesquisa no Instagram da marca, analisando fotos, roupas, imagens, com isso veremos se a marca se adequa a doutrina evangélica. Portanto pretendo mostrar para o leitor que roupas comportadas não são sinônimo de vestimentas sem graça ou que não sigam tendências. Palavra-chave: Moda, moda evangélica, pudor.