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Monografia Acesso embargado Entre sedas e rendas: história do estilista Evertom Moraes(2017) Bertotti, Quésia FariasO presente trabalho monográfico tem como objetivo geral levantar a história de vida profissional do estilista Evertom Moraes e como objetivo específico verificar se o estilista estudou para aprender a arte ou nasceu com o talento.Para dar base a essa pesquisa, foram realizadas entrevistas com familiares, x-funcionários e amigos do estilista, bem como pesquisa bibliográfica.O método de pesquisa é o qualitativo descritivo,utilizando as técnicas de história de vida e a técnica de entrevista.Através das entrevistas realizadas, conclui-se que Evertom nasceu com o talento para o estilismo,tendo em vista que desde pequeno ele já fazia seus croquis, sem que ninguém houvesse o ensinado.Além disso, o estilista se especializou somente através de cursos básicos, nunca tendo cursado uma faculdade de moda.Monografia Acesso aberto Consciência no consumo de artigos de moda: estudo de caso de mulheres da cidade de Laguna do Bairro Portinho(2017) Henrique, Daniele AlbinoEsta monografia é uma pesquisa sobre o consumo consciente dos artigos de moda, assunto tão relevante para sociedade. Através de um estudo de casos com o método quantitativo são aplicados dois questionários com perguntas fechadas, em que o primeiro é direcionado às mulheres de 15 a 30 anos do bairro Portinho da cidade de Laguna, e o segundo para donas de brechós, um segmento que contribui para um consumo consciente, e diminuição na aquisição de peças novas, o qual através da análise procura-se responder os seguintes problemas: “Se há pratica de um consumo consciente? e se possivelmente há um entendimento sobre o consumo consciente?”. A análise foi em cima de gráficos montados de acordo com o resultado obtido na pesquisa de campo. Em que os resultados indicam certa mudança no modo como as mulheres estão consumindo, e uma relutância ainda pelo comércio colaborativo e peças de segunda mão. Em que a grande maioria não sabe o que é consumo consciente. Apesar de uma mudança notável na forma como consomem, falta muito para um consumo consciente sobre artigos de moda.Monografia Acesso aberto Vitrinismo nas lojas de roupas femininas de Orleans/SC: estudo comparativo das técnicas nas lojas Audace e Top Fashion(2017) Sandrini, Daniela CândidoO presente trabalho tem como objetivo analisar as técnicas de vitrinismo em lojas de roupas femininas em Orleans/SC, além de analisar como essa ferramenta é capaz de influenciar o consumidor no ato da compra. Através de revisões bibliográficas e estudos de caso, buscou-se informações acerca do tema, partindo do princípio de que, antes de se entrar numa loja, analisa-se a vitrina, despertando o interesse, que convida a entrar para consumir. Analisou-se aqui elementos como cor, composição, luz e outros aspectos capazes de tornar a vitrina atrativa ou não. Os resultados obtidos com esta pesquisa buscam mostrar aos profissionais que trabalham com as vitrinas, que independente da segmentação do público alvo pode-se utilizar técnicas iguais, porém o que irá diferencia-las são as características estéticas escolhidas.Monografia Acesso fechado A Vitrina como ferramenta de vendas: estudo de caso da loja Diforo(2017) Maciel, Larissa BeckerEste trabalho busca desenvolver um estudo de caso a partir da análise das vitrinas da Di Foro moda feminina na cidade de Tubarão/SC. O objetivo principal da pesquisa é verificar a aplicação das normas de vitrinismo, a representação dos signos, os aspectos mais importantes na concepção e montagem de uma vitrina, e outras análises a respeito do marketing visual envolvido em todo o processo. Também é desenvolvida uma avaliação sobre os aspectos gerais da loja, tais como público alvo, práticas adotadas, valores, etc. A avaliação é baseada em uma entrevista com uma funcionária da loja, para elucidar todas as questões levantadas no presente trabalho, e também através de visitas na loja e análises fotográficas das vitrinas envolvidas.Monografia Acesso aberto Moda plus size: uma análise de modelagem e mercado com a percepção das consumidoras de Sangão(2017) Machado, Caroline da RochaEste trabalho objetiva analisar o desenvolvimento de modelagem e da indústria plus size com colaboração das consumidoras plus size. São abordados os temas de ergonomia, antropometria, modelagens e suas relações, de forma a ponderar o processo de desenvolvimento de modelagem. Padrões de beleza, obesidade, exposição plus size na mídia e mercado plus size também foram temas estudados a fim de entender e verificar a inclusão das consumidoras plus size no mercado da moda. Para averiguar esses fatos, foi realizada uma pesquisa com 10 mulheres na cidade de Sangão e assimilar as dificuldades encontradas por essas consumidoras plus size na hora das compras.Monografia Acesso embargado Mídias sociais e o desejo de ter: um estudo sobre a rede social Instagram(2017) Machado, Gabriela GuolloDesde a criação da internet, a forma de relacionamento das pessoas mudou significativamente, mudou tanto, que nos dias atuais, os consumidores se sentem mais próximos de empresas e marcas através das redes sociais. Neste trabalho, busca-se averiguar o comportamento de 15 estudantes da 4ª fase do curso de Tecnologia em Design de Moda da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, diante de blogs de moda e da rede social Instagram, principal foco desta pesquisa. A análise visa identificar a influência dos digitais influencers sob o desejo da compra, com o propósito de ter uma visão sobre como o consumidor reage diante dessa influência. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva por meio de um questionário não estruturado. Os resultados agregam ainda mais conhecimento a este estudo, que tem como enredo, o consumo e o desejo de ter aquilo que o outro está vestindo. Palavras-chave: Influência, blogs, InstagramArtigo Científico Acesso embargado Ficha técnica: estudo de caso da funcionalidade da ficha técnica na empresa Cidazul(2017) Salvan, Sabrina FormentinA ficha técnica é um recurso de comunicação primordial para a informação fluir entre as distintas etapas do ciclo produtivo da peça de vestuário, conferindo ao trabalho diário uma maior eficiência, possibilitando o levantamento de custos e eficiência da produção. O objetivo deste estudo é avaliar a importância da elaboração, implantação, além das dificuldades encontradas na criação da ficha técnica. A pesquisa é realizada na empresa Cidazul, a fim de estudar como ela é utilizada e seu desenvolvimento para a gestão da confecção. Com a base em pesquisas bibliográficas, é desenvolvida a fundamentação teórica, associada à pesquisa qualitativa descritiva do tipo estudo de caso, feito na empresa Cidazul, com o objetivo de elaborar um estudo concreto e abrangenteMonografia Acesso aberto Identidade de gênero: a (des)construção em relação à moda(2017) Saul, Bruno RaphaelO objetivo deste artigo é averiguar se a moda é utilizada como ferramenta na (des)construção de uma identidade de gênero na comunidade LGBT. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa e de caráter exploratório, realizado através de um questionário aplicado com sujeitos do meio LGBT da região da AMUREL, no Sul de Santa Catarina. Foi aplicado um questionário em seis participantes de diferentes orientações e/ou identidades sexuais. As respostas obtidas com os questionários foram analisadas sob a perspectiva da análise de conteúdo. Os resultados apontam que os participantes compreendem o conceito de moda, porém, não conseguem defini-lo claramente, apontando somente características genéricas do fenômeno. A concepção da identidade de gênero pelos mesmos se fez presente, todos possuem a noção previa, porém ecoam de forma discorrida ao tentar explicar o fato. Os achados apontam que a correlação entre moda e identidade de gênero se faz presente em diferentes esferas, tornando-se relevante as correlações e as discussões sobre as variáveis, afinal, ao vestir-se o indivíduo carrega consigo inúmeros signos. Por fim, a pesquisa ainda apontou que a moda é utilizada como ferramenta de (des)construção de gênero e utilizada como meio de comunicação pelo indivíduos que se apropriam da mesma numa perspectiva mercadológica ou perspectiva de desenvolvimento pessoal.Monografia Acesso aberto Coolhunting: análise da temporalidade circular das tendências e suas releituras(2017) Muller, Roberta GuimarãesA presente monografia relata um estudo sobre pesquisa de tendências de moda, mais especificamente sobre coolhunting. Nos tempos modernos muito se escuta falar sobre tendência, mas de onde elas vêm? Como elas funcionam? Em um mundo extremamente globalizado, é de suma importância que profissionais da área saibam lidar com as tendências para manterem-se ativos no mercado competitivo. O estudo aprofunda-se investigando os conceitos de tendência e coolhunting, as metodologias utilizadas pelos profissionais da área, as principais agências de pesquisa, qual a importância do entendimento do assunto para a indústria, como surgem e qual a classificação das tendências e o poder dos influenciadores digitais nesse meio. Esse estudo foi realizado para que fosse possível verificar quais principais tendências da década de 1990 são vistas nos dias atuais, verificando assim, a ciclicidade das mesmas. A metodologia usada para a pesquisa foi qualitativa descritiva com observação participante. Em primeiro lugar foi feita uma coleta de informações preliminares por meio de uma análise em locais públicos e em redes sociais, observando as tendências de moda de forma geral. Em seguida, analisou-se os relatos e foi feita uma média sobre as principais tendências vistas e finalmente, uma pesquisa em blogs e plataformas de moda online sobre a origem das mesmas e como são vistas nos dias atuais. Os resultados da análise mostraram que as tendências dos anos 1990 mais vistas atualmente são o estilo grunge, minimalismo, mom jeans, sapatos de plataforma e cores vibrantes.Monografia Acesso aberto Posicionamento de marca: estudo de caso FARM(2017) Nunes, Ana Cláudia DamazioA pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema “Posicionamento de Marca - Estudo de Caso FARM”. O objetivo deste trabalho é compreender e entender o que é marketing e posicionamento de marca, e como ele é importante para a moda e como a marca FARM vem usando isso a seu favor. Compreender como o posicionamento está ajudando a divulgarem sua marca e venderem ainda mais os seus produtos e para comprovar sua importância iremos analisar a marca FARM e o que ela está fazendo para inovar nesta rede. Segundo Gomes (2014, p.50) o posicionamento da marca FARM é criar uma relação emocional com as clientes, despertar o desejo pela marca e por tudo que ela representa e promover a identificação com o estilo de vida proposto e transformar essas clientes no principal meio de promoção da marca, indicando-a para suas amigas.Monografia Acesso aberto Análise semiótica de imagens: estudo de caso de uma coleção da Chanel de 2013 produzida por Karl Lagerfeld(2017) da Silva, Júlia CorrêaA Semiótica nasceu entre o final do século XIX e início do século XX e o filósofo responsável por isso foi Charles Sanders Peirce. Ao longo dos anos, foi adotada por publicitários que buscavam atrair a atenção do público para seus produtos, já que a mesma estuda a semiose e os signos. A moda, portanto, não ficaria fora dessa, na medida em que é formada por signos. Com o surgimento da fotografia de moda, esta também passou a estudar a semiótica e buscar dentro dela mais uma forma de entendimento do seu processo. Dentro deste contexto, este trabalho busca pesquisar quais os signos presentes em cinco imagens da coleção de 2013, criada por Karl Lagerfeld para Chanel e descobrir seus significados. Primeiramente, buscou-se dados teóricos sobre semiótica, signos, fotografia e moda e, então, partiu-se para a análise das imagens. O resultado desta pesquisa mostra que os signos não são usados somente como um meio para mostrar suas criações, mas também um veículo de protesto e apoio a causas sociais.Estudo de Caso Acesso embargado Geração Z relacionamento com a moda(2017) Firminio, Talita SantosO presente trabalho é um estudo sobre a Geração Z e a moda. Através da pesquisa verificamos de que forma essa Geração age, suas características, o que a Geração Z mais consome no mundo da moda e de que forma buscam tendências e o e o que buscam em uma marca, pesquisado avaliar a principal forma de compra da Geração Z e quais as suas principais escolhas, dessa forma foi aplicado questionário quantitativo. A pesquisa de campo feita aponta que são os jovens participantes buscam cada vez mais sua individualidade em uma compra, eles não investem seu dinheiro em algo que realmente não goste. Concluindo que são jovens idealistas que estão na direção para mudar a forma que consumismo gira. Palavras-chave: Design de moda. Geração Z. comportamento. Moda. Relacionamento.Monografia Acesso embargado Planejamento e controle de produção: estudo de caso da Bangalô Confecções(2017) Oliveira, Deise AguiarO trabalho tem como objetivo, apresentar a ficha técnica do planejamento e controle de produção, partindo do principio do conceito do planejamento e controle de produção. mostrando a visão dos autores sobre o tema, e tem como objetivo garantir uma maior flexibilidade da empresa quanto ao atendimento da demanda. E ao final do trabalho o detalhamento da importância da aplicação da técnica de planejamento e controle de produção na empresa Bangalô Confecções.Monografia Acesso embargado Sustentabilidade na indústria têxtil do Sul de Santa Catarina: estudo do tratamento de água de tingimentos(2017) Pizzetti, Yuri PeregrinoO presente trabalho tem como objetivo pesquisar um estudo de caso em 5 (cinco) empresas do vestuário da região de Criciúma, analisando os processos utilizados no tingimento de tecidos, e o que está sendo feito em relação à sustentabilidade, se a empresa está de acordo com o ecologicamente correto e as medidas para economizar a água descartada depois do processo concluído. A pesquisa ainda analisa as informações coletadas individualmente das empresas, comparando-as. O trabalho aponta na sua fundamentação teórica os tratamentos sustentáveis utilizados atualmente na indústria da moda e outros métodos e movimentos que agregam valor ao meio ambiente. Assim, a pesquisa tem um interesse em questionar o futuro da indústria da moda e perceber se adere aos conceitos e valores éticos de sustentabilidade ambiental e econômica. A pesquisa qualitativa aplicada nas empresas tem o intuito de indagar se as estas estão preocupadas no que concerne ao quesito sustentável e se tem noção de que o planeta está seriamente comprometido em relação aos recursos renováveis que já não dispomos mais em abundância como em outrora. Os resultados apontam que nem todas as empresas adotam medidas sustentáveis, ainda que algumas delas reutilizam a água do processo de tingimento.Monografia Acesso embargado Padrão de beleza e o consumo de moda na rede social Instagram: pesquisa com mulheres estudantes que utilizam o aplicativo(2017) Back, LaísO presente trabalho é um estudo sobre o padrão de beleza e o consumo de moda dentro da rede social Instagram. Verifica a influência do aplicativo com estudantes que utilizam o mesmo, bem como saber se seguem perfis de influenciadoras digitais, celebridades ou blogueiras, descobrir como se sentem perante a aparência dessas pessoas, e como se comportam em meio à propaganda do consumo dentro do Instagram. Tais informações foram investigadas através da aplicação de um questionário estruturado, com método quantitativo. Para isso estudou-se autores que abordam sobre o papel das mídias e redes sociais na internet, consumo de moda e o padrão de beleza dentro do aplicativo Instagram. O resultado da pesquisa de campo aponta que a rede social estudada é popular entre as entrevistadas, tendo 100% de utilização na resposta do questionário. Conclui-se que o padrão de beleza afeta o comportamento das estudantes que utilizam o Instagram, já o consumo de moda gera o interesse, porém não as leva ao ato da compra, não alterando o comportamento das mesmas.Monografia Acesso aberto Semântica das cores : estudo de caso da subcultura gótica(2017) Cordeiro, MaiaraDevido ao comportamento de indivíduos fora da subcultura gótica, a pesquisa teve como objetivo analisar se o preto é um dos fatores de preconceito na subcultura, buscando entender quais as razões e como podem afetar a vida de um gótico.Monografia Acesso aberto A influência da subcultura punk dos anos 1970 nas coleções de moda atual(2017) Andrade, Vitória Lorenzoni deEsta monografia é uma pesquisa sobre a influência que a subcultura punk gerou na moda dos anos 1970 e continua gerando até os dias de hoje. Através da análise de imagens de coleções de moda atual pretende-se destacar que tipos de roupas definiam os punks nos anos 1970, como a cultura e a sociedade da época influenciavam nas roupas e até que ponto existe a influência do punk nas coleções de moda atual. As imagens foram analisadas de forma individual e em cada uma delas foi destacada a referência da subcultura punk. Os resultados da análise indicam que essa subcultura ainda gera grandes influências nas roupas usadas nos dias de hoje, embora os ideais deste grupo não sejam seguidos por todos que se vestem como eles. Foi possível perceber que com o passar dos anos o punk se tornou um estilo comercial, abraçado por grande parte da população.Monografia Acesso aberto Moda nos anos 1990: a influência do estilo grunge na moda atual(2017) Saturno, Sthefany de OliveiraEsta monografia relata uma pesquisa sobre as influências do grunge na moda atual. Através dela, pretende-se responder dois problemas: ‘Há influências do estilo grunge na coleção de inverno 2017 de Chanel e Balenciaga? De que forma essa influência aparece na coleção?’. Em um primeiro momento, foram escolhidas quatro imagens da coleção de Chanel e quatro de Balenciaga da coleção inverno 2017, com relação aos subtemas abordados como: o visual grunge, a influência da música na moda e a relação do jovem atual com a subcultura, estas receberam a análise de conteúdo e a interpretação de dados para chegar aos objetivos propostos. Os resultados da pesquisa indicam que os estilistas passaram a prestar muita atenção na rua, música e nas subculturas, criando roupas através da influência de artistas da música para atrair os jovens, levando milhares de pessoas a adquirir o produto. As coleções estudadas, conseguiram ter um desses estilistas, que fizeram do visual grunge uma grande fonte de inspiração, recriando seus próprios clássicos looks dentro de uma das subculturas mais despojadas existentes.Monografia Acesso fechado Design e ergonomia na moda infantil: um estudo de caso na marca Del Ros(2018) Lessa, Nicolli de BitencourtA moda infantil fundamenta-se numa série de etapas, dentre elas o design, ergonomia, modelagem infantil, aviamentos e tecidos, processos de finalização de peças, como: bordado, estamparia e lavação. Portanto, no presente trabalho busca-se investigar o processo produtivo que torna a roupa infantil importante e que necessita de cuidado em todas as fases, da concepção ao desenvolvimento do produto. Ressalta-se a atenção para como os materiais usados em cada fase. Sendo assim, este trabalho caracteriza-se como uma oportunidade de oferecer e proporcionar o conhecimento mais profundo dos cuidados na moda infantil.Estudo de Caso Acesso aberto Moda sustentável: posicionamento da marca Insecta Shoes(2018) Figueiredo, Ellen RibeiroO presente trabalho visa demonstrar a importância de um bom posicionamento de marca, atraindo consumidores e criando credibilidade sobre a marca. Foi estudada uma marca que possui um posicionamento voltado para as questões ambientais, que transmite transparência e clareza aos seus consumidores. Cada vez as pessoas vêm se conscientizando mais da importância de preservar o meio ambiente e de desacelerar todo o processo que gera grande poluição, marcas que estão se posicionamento a favor dessa causa vem ganhando reconhecimento. Foram feitas pesquisa bibliográfica e uma pesquisa qualitativa descritiva do tipo estudo de caso com a empresa Insecta Shoes.
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